Diesel pode chegar à F1 !?

porquê? se a potencia final for semelhante, vai dar ao mesmo.
diesel e otto são tipos de motor diferentes, logo nunca poderão ser "iguais" como tu pretendes defender. cada um usa a tecnologia que bem entende para obter a potencia. se for equilibrado, tanto faz o que é que usam.

como??? AHAHAHAHAH era bonito se assim fosse...
atmosféricos com atmosféricos. turbinados com turbinados. ou querem comparar binários acelarações etc entre atmosféricos e turbinados?! mais nada não?[:)] [:)]

meu amigo, são motores diferentes com tecnologias diferentes - cada um usa o que precisa para atingir determinado nível competitivo. é para isso que servem as regras, para assegurar competitividade.

se queres que um diesel apenas possa ter o mesmo que um otto, temos pena mas isso é impossível. não são motores iguais, usam tecnologias e princípios de funcionamento DIFERENTES.

consegues perceber isso?

Consigo perceber, mas tens de aceitar os pontos de vista dos outros!

A questão aqui é se um dia o Diesel poderá chegar à F1. E eu digo que se os regulamentos forem iguais não conseguirá.
Mas para mim a questão passa também pelo facto de porque raio deverão ser os regulamentos diferentes? Se são tecnologias diferentes temos pena. Ou consegues fazer um motor competitivo com as regras ou não. Seja ele a gasolina, diesel ou água.

Mas o teu ponto de vista da competitividade vai de encontro com o meu comentário. Então se os regulamentos é para aumentar a competitividade pq é que há carros na F1 a fazer 4 ou 5 segundos por volta pior? Se calhar esses deviam poder usar um motor de avião não?

Para mim um desporto tem de ser justo para todos os lados. Se não daqui a pouco vêm dizer que há equipas de futebol que podem fazer as substituições que quiserem ou usar sapatos xpto pq se não não são competitivas ou até mesmo usar doping, ficava tudo mto mais ao mesmo nível.

As regras são claras. Tens X cc para fazer um motor. O resto é ctg. Se com o diesel n és competitivo então é pq o diesel não serve!

meu amigo, são motores diferentes com tecnologias diferentes - cada um usa o que precisa para atingir determinado nível competitivo. é para isso que servem as regras, para assegurar competitividade.

se queres que um diesel apenas possa ter o mesmo que um otto, temos pena mas isso é impossível. não são motores iguais, usam tecnologias e princípios de funcionamento DIFERENTES.

consegues perceber isso?

OH PAH, SERÁ QUE TU NÃO CONSEGUES ENTENDER QUE É IMPOSSIVEL COMPARAR UM DIESEL A UM OTTO???!!!!! NUNCA NA VIDA UM DIESEL PODE CHEGAR A UM OTTO, PELA PROPRIA LEI DA NATUREZA!!! [8b]
só se for um motor otto 1.0l contra um diesel 2.0l. e que esse tipo de situações não se podem comparar, sobre tudo em alta competição... [8b]

as regras são iguais para todos, neste caso da F1 não há que ter diesel com turbos mais cilindrada e essa treta toda só para equivaler a um otto. se não é possivel porquÊ inventar??? [8b]
fazer trinta por uma linha a algo que não é verdade??? é pah sejam lá é realistas!!!! e não se enganem a vós proprios...

JPMAZDASPEED, todos temos o direito á nossa opinião, eu até concordo com a tua.

Mas tens de ter mais calma nos teus comentários!

ok, eu peço desculpa, mas não me vão levar a mal, o cego não é aquele que não vê, é aquele que não quer ver. é que depois parece que se põem atirar areia para os olhos...
mas ficam as minhas desculpas a todos!:)

JPMAZDASPEED

Se os regulamentos dessem primazia ao consumo e à poluição em CO2 até podias ter os diesel mais competitivos que os Ottos.
Até podia ser que um F1 a vapor ou electrico fosse a formula ganhadora.

Depende dos regulamentos.
Se já tens imensas competições onde os diesel competem e ganham.... não vejo pq tal não podia acontecer na F1.

Agora tb não vejo qual o interesse em tal.

Eu quero é ver corridas competitivas e para isso tem que ser tudo o mais semelhante possível.
Como nos tempos dos Ford-Cosworth.

Se colocamos uns com 8 cilindros e outros com 10 e outros com 12 andam depois a "inventar" formulas de compensar (geralmente no peso) as diferenças.

Se isto já acontece nos Ottos em diversos campeonatos... faria se existissem gasóleos, etanóis, metanóis e mais o "catano".

o gasoleo foi feito mais para veiculos de trabalho, não para a competição! têm um metodo de trabalho totalmente diferente dos otto. para um diesel equivaler a um otto, necessita de muitas mais aplicações e essas coisas... como já aqui foi dito, é algo que de certa forma injusta. se as regras da F1 ditam um motor atmosferico de 8 cilindros, os diesel se quiserem entrar não são mais que os outros, se tiverem "pernas para andar", para a frente que é caminho, senão arruma para o lado! não tem segredo nisto amigos...
as regras são iguais para todos ;)
grande abraço

JPMAZDASPEED

Se os regulamentos dessem primazia ao consumo e à poluição em CO2 até podias ter os diesel mais competitivos que os Ottos.
.

sabes porquê? é facil de explicar. se evoluires só para o lado dos Diesel os otto até caem no ridiculo, MAS se evoluirem ambos, os Diesel mais uma vez não têm hipoteses algumas... é o que tem acontecido nos dias de hoje... o diesel de facto é excelente na economia. isso ninguem lhes bate, em relação ao resto, são puros fumarolas! e não haja duvidas...

atenção a uma coisa, que fique bem claro que eu não sou expert na matéria, mas acho que tenho espirito critico e é o que penso em relação ao assunto.
é a minha opinião! LOL

Até podia ser que um F1 a vapor ou electrico fosse a formula ganhadora.

Olha que não seria assim. Se bem que o CO2 seria menor sabe-se muito bem que os Diesel poluem de outras formas bem mais nocivas e então não seria de todo mais amigo do ambiente.

Em termos de consumo teria tb algumas dúvidas. O Audi de Le Mans fazia apenas mais uma volta que os restantes carros sendo que não se sabe bem as capacidades dos depósitos. De qualquer forma o consumo seria mto perto do da gasolina.

Depende dos regulamentos.
Se já tens imensas competições onde os diesel competem e ganham.... não vejo pq tal não podia acontecer na F1.

Tens???

Se me arranjares alguma competição de automóveis em que um diesel bata um otto com a mesma cilindrada e o mesmo turbo (o a falta dele) então levas uma apr:).

Já agora deixo aqui um esclarecimento uma vez que já fomos tanto para offtopic que se perde a ideia inicial.

A resposta à pergunta do tópico é fácil: SIM, o diesel pode chegar à F1. Agora a meu ver pode chegar com mtas atenuações. Ou seja, actualmente será muito muito complicado que um motor diesel consiga ter o mesmo nível de performance que um otto de F1 se o regulamento for o mesmo para ambos. Se fizerem uma manobra de marketing como fizeram em Le Mans e passarem a permitir regras diferentes para o diesel com recurso a nomeadamente turbos é evidente que talvez o diesel venha mesmo até à F1 e posso até ganhar corridas / campeonatos.

Para terminar deixo o comentário que tenho vindo a fazer ao longo de alguns post. Eu não concordo em NADA com o facto de se fazerem regulamentos diferentes para motores diesel e motores otto. Se com um determinado regulamento o diesel não consegue o mesmo nivel de competitividade que consegue um otto então é pq pura e simplesmente o diesel não serve para esse propósito. Se tal como fizeram com Le Mans abram excepções feitas de proposito para encaixar com certos motores de grandes marcas europeias acho errado uma vez que fazem com que seja virtual a questão do regulamento e queiram apenas igualar a potencia acima de tudo. Mas no fundo as diferenças entre os otto e diesel são grandes e para as mesmas potências diria que o diesel possa ter alguma vantagem, mesmo que marginal. Ou seja tampam de um lado e destapam do outro.

Não é correcto mas é possivel, e neste mundo dos €€€ vale tudo para que alguns consigam a tão desejada publicidade.

The-Prophecy

The-Prophecy

Eu concordo com tudo o que dizes.

Se reparares eu falei apenas em CO e não em partículas ou NO ou etc.
E se reparares eu ando a dizer o mesmo do que tu defendes para os regulamentos, tudo igual.
Daí achar que a penalização que os RWD levam nos campeonatos de turismo ser injusta, por exemplo.

E daí eu dizer desde sempre que F1 a Diesel é possível, tudo depende dos regulamentos.

Daí a desejar tal vai um grande passo, como já tinha dito.

P.S. Em termos de consumo foi o pq da VW ir para o Dakar com um 5cilindros TDI. Viu-se bem que apenas a grande experiência Mitsu impediu a escolha acertada diesel. Adorei ver aquela troca de embraiagem da Mitsu. Espetacular e daqui a uns 20 anos os nossos carros serão assim.... ESPERO.

Evoluíram muito sim, pq não tinham qualquer vertente desportiva e por questões diversas o diesel começou a massificar-se e assim sendo veio a necessidade de tentar meter potencia no motor visto que ng quer ter um carro que não anda nada. Porém qualquer pequena evolução que se faça em carros a gasolina parece que mete os diesel um bom bocado para trás outra vez.

O novo Audi S3 tem um 2.0 Turbo com 265cv e 350Nm de binário das 2.500rpm às 5.000rpm .
Penso que o 2.0 TDi mais pontente que existe neste momento tem 170cv e 350Nm de binário às 1500rpm.

Ou seja para a mesma cilindrada o motor a gasolina debita quase mais 100cv de potência e obtém o mesmo binário. Apesar de começar com o binário mais tarde tem o seu valor máximo durante mto mais tempo que o seu irmão diesel.

Ou seja o diesel pode ter evoluido mto, mas ainda lhe falta um bom bocado para chegar aos valores apresentados pelos carros a gasolina. E penso que qdo passamos para a alta competicao como e a F1 as diferenças ainda são maiores.

exacto, e quando se voltou a evoluir os otto, sai um golf gt por exemplo. claro ke ja se sabe o concorrente tdi de 170cv ganha nas prestações todas e tal... [:)] uma coisa é só evoluir os Diesel, outra coisa é evoluir os Diesel e os otto.
em relação a teres 2 diesel isso não foi aqui chamado, nem em causa está.
e outra coisa, na matemática se 1+1=2 NUNCA PODERA SER 3,4,5,6, 1000, 100000, 100000000, acho ke me faço entender...[8b]

Boas

Bem amigos cada um com a sua... eu quando me referi aos diesel na F1 como possibilidade (corridas de turismo e resistência e afins incluidas) foi apenas para o usufruto de todos nós de todas as evoluções tecnologicas que possam dai sair, tanto no diesel como nos tão imbativeis otto(o que não desminto mas não faço disso cavalo de batalha nem de descriminação), sim porque quando podemos ter duas variantes em competição embora em patamares diferentes e possivelmente com regulamentos diferentes e mais exigentes se pode tirar vantagens disso, para os dois.

E falei em ter dois diesel não para justificar nada apenas para dizer que já tive as duas variantes e posso dizer que o que me deu maus gozo foi sem duvida o meu datsun 1200, e mesmo podendo ter uma qualquer variante escolhi os diesel pelo menor consumo, que tambem poder ser uma das vertentes que pode evoluir como a parte poluente.

E o motor com 2 sobrealimentações não é novidade nop não é, deve de ser interessante mas não me parece uma evolução assimmmm......

Abraços

a evolução foi pegar num motor 1.4l que até agora debitava uns 75 cavalitos e colocalo com 170 cavalitos... [:p]
e injecção directa tb...

Boas

Não é evolução nem uma nem outra..... e quanto a turbinados de baixa cilindrada ja esqiecemos os F1 de inicio dos 80?????

E quanto ás vantagens que podemos, nós os utilizadores do dia a dia podem retirar da utilização de varios tipo de motores, tecnologias e combustiveis na competição????? Isto não é só dizer que os diesel não andam tanto como os otto!!!! isso em condições iguais não é novidade!!!! Para falar mal todos sabemos mas justificar!!!!!!

Abraços

Boas

Não é evolução nem uma nem outra..... e quanto a turbinados de baixa cilindrada ja esqiecemos os F1 de inicio dos 80?????

E quanto ás vantagens que podemos, nós os utilizadores do dia a dia podem retirar da utilização de varios tipo de motores, tecnologias e combustiveis na competição????? Isto não é só dizer que os diesel não andam tanto como os otto!!!! isso em condições iguais não é novidade!!!! Para falar mal todos sabemos mas justificar!!!!!!

Abraços

Bravo Vinheiras. comparar a F1 aos carros civis apr:)
estás lá... olha compara ja agora a aviação aos automoveis... :sh)

aliás os motores a gasolina de injecção directa e turbinados já existem A BUE DE ANOS... não foi algo recentemente implantado... [8b]
a mania ke eu sou senhor e sei tudo :sh)

aliás os motores a gasolina de injecção directa e turbinados já existem A BUE DE ANOS... não foi algo recentemente implantado... [8b]
a mania ke eu sou senhor e sei tudo :sh)

Boas
Como ja disse cada um com a sua!!!

Já vi que só lês o que queres e entendes como apetece!!!!! Acho bem!!!

Não comparei carros de competição com os do dia a dia simplesmente te lembrei que a tecnologia não era recente como a injecção directa e por sinal usados nos diesel!!!!!!!!! mas deixa lá se não és o senhor de todo o conhecimento por vezes parece.

E já agora a questão que eu coloco desde o inicio??? nunca se tirou vantagens da competição?????

Abraços

Voltar
Superior