Evoluíram muito sim, pq não tinham qualquer vertente desportiva e por questões diversas o diesel começou a massificar-se e assim sendo veio a necessidade de tentar meter potencia no motor visto que ng quer ter um carro que não anda nada. Porém qualquer pequena evolução que se faça em carros a gasolina parece que mete os diesel um bom bocado para trás outra vez.
O novo Audi S3 tem um 2.0 Turbo com 265cv e 350Nm de binário das 2.500rpm às 5.000rpm .
Penso que o 2.0 TDi mais pontente que existe neste momento tem 170cv e 350Nm de binário às 1500rpm.
Ou seja para a mesma cilindrada o motor a gasolina debita quase mais 100cv de potência e obtém o mesmo binário. Apesar de começar com o binário mais tarde tem o seu valor máximo durante mto mais tempo que o seu irmão diesel.
Ou seja o diesel pode ter evoluido mto, mas ainda lhe falta um bom bocado para chegar aos valores apresentados pelos carros a gasolina. E penso que qdo passamos para a alta competicao como e a F1 as diferenças ainda são maiores.
exacto, e quando se voltou a evoluir os otto, sai um golf gt por exemplo. claro ke ja se sabe o concorrente tdi de 170cv ganha nas prestações todas e tal... [

] uma coisa é só evoluir os Diesel, outra coisa é evoluir os Diesel e os otto.
em relação a teres 2 diesel isso não foi aqui chamado, nem em causa está.
e outra coisa, na matemática se 1+1=2 NUNCA PODERA SER 3,4,5,6, 1000, 100000, 100000000, acho ke me faço entender...[8b]
Boas
Bem amigos cada um com a sua... eu quando me referi aos diesel na F1 como possibilidade (corridas de turismo e resistência e afins incluidas) foi apenas para o usufruto de todos nós de todas as evoluções tecnologicas que possam dai sair, tanto no diesel como nos tão imbativeis otto(o que não desminto mas não faço disso cavalo de batalha nem de descriminação), sim porque quando podemos ter duas variantes em competição embora em patamares diferentes e possivelmente com regulamentos diferentes e mais exigentes se pode tirar vantagens disso, para os dois.
E falei em ter dois diesel não para justificar nada apenas para dizer que já tive as duas variantes e posso dizer que o que me deu maus gozo foi sem duvida o meu datsun 1200, e mesmo podendo ter uma qualquer variante escolhi os diesel pelo menor consumo, que tambem poder ser uma das vertentes que pode evoluir como a parte poluente.
E o motor com 2 sobrealimentações não é novidade nop não é, deve de ser interessante mas não me parece uma evolução assimmmm......
Abraços