Duvidas sobre motor 1.4 hdi do grupo psa

O meu 307 com esse motor também deu-me poucos problemas. De 11/2003 e com 104.000 km's, só foi mudado:

Na garantia:
- 1 manete dos piscas;
- sistema de sofagem.

Depois...

- Pneus, óleo, filtro de óleo, lâmpadas(médios).

Em breve vou mudar-lhe o filtro de ar. Daqui a algum tempo serás os discos da frente e as pastilhas e a médio prazo os amorteceodres. E na próxima mudança de óleo(Daqui a 9000 km's), vou ter que mudar a junta do carter...

De resto não posso queixar-me. Na relação problemas/km's está muito bom. Se não fosse a junta do carter e o sistema de sofagem, poderia dizer que o carro tinha 0 problemas!

O meu carro em estrada a 120/130 também faz um consumo instantâneo de 6 a 7 l/100km, dai a fazer essa média ainda vai muito... [;)]

O 1.6 HDi da minha irmã consegue fazer médias de 5l/100 em auto-estrada, o consumo instantâneo é mais baixo, claro está...

as revisoes na peugeot nao sao propriamente baratas, para uma simples mini-revisao(mudar o oleo e o filtro de ar mais nd) a peugeot leva maais de 60€, uma revisao completa que eu nunca fiz na peugeot, faço numa oficina de confiança ao pe da minha casa, mas a peugeot com uma revisao completa leva mais de 100€ e ficas meio dia sem o carro, sem carro de substituiçao[/], axo eu.
Quanto a motor, ele e muito bom, como ja dito nao e um ferrari, mas em cidade e muito bom, em nacionais nem regimes calmos quase nem se ouve o motor quer no carro de familia como a minha 307 break quer num comercial(107-1007-206-207-307-partener, isto sao os comerciais peugeot com esse motor), em AE um carro que facilmente atinge os 150km/h com medias de 5l, e a puxar bem e consegues leva-lo aos 190km/h, um carro nao poluiente(a natureza reconheçe a tecnologia diesel mais avançada - anuncio do 307 com o pombo) por isso se comprares depois da alteraçao do IA nao muda quase nada no preço, um motor muito fiavel(4 anos com 49.000km sem problemas) mas nao e um motor que seja sempre para andar em regimes altos, e um bom motor e tal mas lembra-te que e um 1.4 diesel e nao foi feito para andar sempre em altos regimes a partir das 4000rpm ele gasta bem, em regimes calmos com medias que ja fiz com uma 4ª a 80-90km/h as 2500rpm a gastar 4L e um conforto do outro mundo

Desculpa la mas esta tinha de responder...

Então mas tu achas que mudar um Oleo e filtro 60 euros é caro ? :sh)

Carro de substituição para revisões ? Só aqui e Alfragide entram 100 carros por dia....mais os que ficam mais que um dia, acidentes etc etc...tinha de ter alguns 130 carros de substituição...

as revisoes na peugeot nao sao propriamente baratas, para uma simples mini-revisao(mudar o oleo e o filtro de ar mais nd) a peugeot leva maais de 60€, uma revisao completa que eu nunca fiz na peugeot, faço numa oficina de confiança ao pe da minha casa, mas a peugeot com uma revisao completa leva mais de 100€ e ficas meio dia sem o carro, sem carro de substituiçao, axo eu.
Quanto a motor, ele e muito bom, como ja dito nao e um ferrari, mas em cidade e muito bom, em nacionais nem regimes calmos quase nem se ouve o motor quer no carro de familia como a minha 307 break quer num comercial(107-1007-206-207-307-partener, isto sao os comerciais peugeot com esse motor), em AE um carro que facilmente atinge os 150km/h com medias de 5l, e a puxar bem e consegues leva-lo aos 190km/h, um carro nao poluiente(a natureza reconheçe a tecnologia diesel mais avançada - anuncio do 307 com o pombo) por isso se comprares depois da alteraçao do IA nao muda quase nada no preço, um motor muito fiavel(4 anos com 49.000km sem problemas) mas nao e um motor que seja sempre para andar em regimes altos, e um bom motor e tal mas lembra-te que e um 1.4 diesel e nao foi feito para andar sempre em altos regimes a partir das 4000rpm ele gasta bem, em regimes calmos com medias que ja fiz com uma 4ª a 80-90km/h as 2500rpm a gastar 4L e um conforto do outro mundo

tou a ler bem? um 1.4 hdi com 70cv dá 190km/h??

a minha namorada tem um e chega aos 170, é bem bom!

eu tenho um 2.0 hdi e não chega aos 190!

Carro de substituição para revisões ? Só aqui e Alfragide entram 100 carros por dia....mais os que ficam mais que um dia, acidentes etc etc...tinha de ter alguns 130 carros de substituição...
A Renault disponibiliza carros de aluguer, 20 euros o Twingo e 25 o Clio, tendo em conta o que levam nas revisões nem é caro.

No Clio 1.2 uma revisão "normal" são 150 a 200 euros. Fazem-se de 20 em 20 mil km ou de 2 em 2 anos. O pior é os extras que leva entre revisões, bombas de água antes de tempo, elevadores de vidros, foles, etc etc etc [:p]

A Renault disponibiliza carros de aluguer, 20 euros o Twingo e 25 o Clio, tendo em conta o que levam nas revisões nem é caro.

No Clio 1.2 uma revisão "normal" são 150 a 200 euros. Fazem-se de 20 em 20 mil km ou de 2 em 2 anos. O pior é os extras que leva entre revisões, bombas de água antes de tempo, elevadores de vidros, foles, etc etc etc [:p]

Isso não é assim...pensa-la um pouco...

Nós tambem o fazemos...agora nunca teriamos, á partida 150 para alugar...nem eles o têm e só mediante marcação é que eles lá teriam mais que um determinado numero para alugar....

Isso não é assim...pensa-la um pouco...

Nós tambem o fazemos...agora nunca teriamos, á partida 150 para alugar...nem eles o têm e só mediante marcação é que eles lá teriam mais que um determinado numero para alugar....

Até posso confirmar isso. Qdo o meu 307 estava na garantia e teve que lá passar 3 dias, eles emprestaram-me um 406... já não queria voltar para o stand... [:D]

Há quem tenha sorte, a mim cederam-me 1 206 1.4HDi, portanto 1 carro com o mesmo motor, q como já disse, tb ñ tem grande rendimento, nem tal coisa se pode esperar num motor de 70Cv! 190Km/h?!!!! Isso só a descer...e muito!!!! 175km/h em recta e muito bem embalado, com 5pessoas dentro... Pelo menos, a minha 307, pode haver algumas "extraterrestres" [:D]
Revisão dos 80000Kms, por qs 500€, achas pouco?! E ñ tenho aqui o "caderno de encargos" neste momento, mas ñ foi nada de transcendente...

Claro, quando se marca a revisão tem que se pedir. Ao menos tem essa opção, alguns nem a pagar dão alternativa. Chamam um Táxi e já é uma sorte [:p]

Há quem tenha sorte, a mim cederam-me 1 206 1.4HDi, portanto 1 carro com o mesmo motor, q como já disse, tb ñ tem grande rendimento, nem tal coisa se pode esperar num motor de 70Cv! 190Km/h?!!!! Isso só a descer...e muito!!!! 175km/h em recta e muito bem embalado, com 5pessoas dentro... Pelo menos, a minha 307, pode haver algumas "extraterrestres" [:D]
Revisão dos 80000Kms, por qs 500€, achas pouco?! E ñ tenho aqui o "caderno de encargos" neste momento, mas ñ foi nada de transcendente...

eu estou a falar no caso do c2 que e a realidade que eu conheço

A velocidade max tem directamente a ver com a potência do veículo...

correctissimo, o peso influencia o arranque [;)]
depois de embalado, a força de tracção tem de lutar contra o atrito do vento, por exemplo, o 207 1.6 hdi de 110cv pesa 1260kg, tem uma velocidade máxima de 193km/h, ao passo que o 407 pesa 1560 kg (nem vi se era o SW ou não), tem o mesmo motor e uma velocidade máxima de... 192km/h

quem estudou fisica, sabe que ao empurrar um objecto, o tempo que demora a atingir certa velocidade vai demorar da fricção e do peso, se estiver a uma velocidade constante, a força aplicada vai ser igual à força de atrito, na velocidade máxima de um automovel o que se sucede é que o atrito do vento passa a ser igual á força aplicada pelo motor, se por algum motivo a força do vento aumentar ou diminuir, o automóvel diminui ou aumenta a sua velocidade respectivamente.

a descer, já existe a força gravitica a ajudar, e aí a massa do autóvel influencia, mas como é lógico, e no caso de um C2, quando menor for a massa, menos é a sua gravidade

correctissimo, o peso influencia o arranque [;)]
depois de embalado, a força de tracção tem de lutar contra o atrito do vento, por exemplo, o 207 1.6 hdi de 110cv pesa 1260kg, tem uma velocidade máxima de 193km/h, ao passo que o 407 pesa 1560 kg (nem vi se era o SW ou não), tem o mesmo motor e uma velocidade máxima de... 192km/h

quem estudou fisica, sabe que ao empurrar um objecto, o tempo que demora a atingir certa velocidade vai demorar da fricção e do peso, se estiver a uma velocidade constante, a força aplicada vai ser igual à força de atrito, na velocidade máxima de um automovel o que se sucede é que o atrito do vento passa a ser igual á força aplicada pelo motor, se por algum motivo a força do vento aumentar ou diminuir, o automóvel diminui ou aumenta a sua velocidade respectivamente.

a descer, já existe a força gravitica a ajudar, e aí a massa do autóvel influencia, mas como é lógico, e no caso de um C2, quando menor for a massa, menos é a sua gravidade

Exactamente, a força resultante é = 0 N (numa situação ideal de velocidade realmente constante), e o q importa é a força q o motor é capaz de desenvolver, ñ influenciando em nada o peso do veículo! Entram tb questões aerodinâmicas claro, que influenciam a força de atrito... "Ah e tal, carro +leve, com motor =, vai andar +"... Pura ilusão! Velocidade e aceleração são coisas muito diferentes...

O 307 em plano atinge os 170 e a descer um "penhasco" atinge 190km/h. A partir dos 150km/h nota-se já um grande esforço do motor. Na minha opinião a relação velocidade/consumo ideal é 110km/h, assim consegue-se um consumo jeitozinho entre os 5-6 L.

cumps

Já conduzi um C3 1.4 Hdi (70 cv) e é um carro com um motor bastante surpreendente tendo em conta a sua potência e cilindrada.

Se não te preocupas com uma montagem e materiais de, vamos ser urbanos, *****, uma caixa um pouco incerta e uma direcção demasiado assistida, o C3 com esse motor é um carro bastante jeitoso e, para mim, um dos preferidos no seu segmento de mercado.

Voltar
Superior