«É a gasóleo?»

Claro que também há casos em que a diferença não é 8000 mas sim 2000, o que muda tudo.

Mas quanto às performances, obviamente que em aceleração pura um gasolina equivalente em potência, ganha ao diesel, o que questiono é se no dia a dia se torna mais agradável o diesel ou o gasolina, e aqui, só experimentando, olhar apenas para os números não conta.

No caso do FIAT Panda, um segmento A... a diferença é de €2500... e mesmo assim, o Diesel tem menos 10cv... subindo de segmentos a diferença é maior... os €8000 é o caso do VW Golf.

Quanto às performances, estamos de acordo... quanto à agradabilidade de condução, isso tem mais a ver com o factor turbo do que com o combustível, portanto... um turbinado a gasolina, sendo sempre menos turbo dependente é sempre mais agradável e progressivo, mesmo tendo baixa bastante fortes também.

Um motor a gasolina tem quase sempre mais binário por cm3 que um motor a diesel... daí os motores diesel terem que ter cilindradas maiores para conseguir equilibrar essa lacuna.

Se há N modelos economicamente mais viáveis que um Diesel, lembro-me de outro: Guilieta 1.4T GPL, não só mais barato que a versão Diesel de 105cv, como tem os andamentos do Diesel de 120cv, menor manutenção, menor custo de combustível por cada 100km...

Porque se compra Diesel? Marketing, lobbie, falta de vontade das marcas Europeias que se rodearam de um combustível sem futuro... Portanto, deixem o argumento de ser racional Diesel porque posso passar o dia a dar exemplos de Veículos mais económicos que Diesel.

Então porque se compra Diesel? Influência das marcas e marketing associado. Simples. É por necessidade? Hoje em dia... Nao. Tirando raros casos de quem faz muitos km, mas esses geralmente tem carros de empresa e tal por isso...

Basicamente, as marcas europeias tentam impingir o diesel por apenas uma coisa... margem de lucro. Conseguem aumentar os preços por unidade sem aumentar em muito o custo de fabrico.

Se o GPL é a maravilha que anunciam porque é que poucos lhe pegam, e no mercado de usados ninguém os valoriza muito pelo contrário.

Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

Isso é obvio... quem é que quer andar com uma bilha aos trambulhões na bagageira? Quer dizer, se eu até já tenho Gás Natural em casa, porque raio tenho que andar a acartar com uma bilha sempre que o carro fica sem GPL? Depois... é extremamente perigoso... conheci um caso do tio-avô do padrasto da sogra da amiga da empregada de uma colega minha que o carro deu um toque no passeio e explodiu!

Queres apostar que, se fizeres uma sondagem, grande maioria dos inquiridos pensa que o que disse acontece?

Quando em 2013, optei por meter GPL, um dos primeiros comentários foi... "Onde é que vais meter a bilha???"

Lá está... gostam mais do tipo de condução de um turbinado... se é diesel ou gasolina... é igual.

Muita dessa gente se entrar num turbinado a gasolina, nem nota a diferença se é a diesel ou gasolina, só se for pela ausência do matraquear.

Tu dizes que como gostas de andar rápido e sem preocupação com os consumos, o diesel é a melhor opção... mas não esquecer que pode ser mais barato no abastecimento e ter maior autonomia, mas regra geral, nos segmentos mais usuais, um diesel é bem mais caro que o modelo equivalente a gasolina, muitas vezes o diesel mais fraco é mais caro que o gasolina mais potente.

A história da poupança é sempre um contracenso nos diesel... pagam muito mais na aquisição, mais pois preocupam-se em poupar uns míseros euritos em cada abastecimento.

Estas verdades absolutas.

Que carro a gasolina (LPG está fora de questão devido às limitações de estacionamento ainda existentes) devo escolher para fazer os 40k km anuais que percorro? Terá que no mínimo igualar a Megane ST 110 que tenho, e nada de caixas automáticas.

PS: Tempo de utilização de 10 anos.

Última edição:
Porque temos politicos que não têm interesse em que o pessoal adira ao GPL...

Isso não é verdade. É barato porque as pessoas não aderem muito. Se aderissem deixava de ser barato.
O GPL não é bem visto, porque simplesmente as marcas não apostam na generalidade em modelos de fabrica com este combustível, porque não existem bombas para abastecer em todo o lado, porque por muitos anos eram limitados no estacionamento, etc.

É verdade isso que dizem do GPL, sem duvida, mas fora de Lisboa há pouca oferta GPL embora na minha opinião isso não seja um bom argumento porque muita gente vive a poucos KM de um posto GPL mesmo em zonas mais rurais ( estarei enganado ? )

É verdade isso que dizem do GPL, sem duvida, mas fora de Lisboa há pouca oferta GPL embora na minha opinião isso não seja um bom argumento porque muita gente vive a poucos KM de um posto GPL mesmo em zonas mais rurais ( estarei enganado ? )

Nos 160 km dia que faço cruzo-me com apenas duas bombas. E são da Golp, logo o preço é de fugir [:D]

Se andar aqui pela terra, a bomba mais próxima fica a 30 km.

Ê pâ o GPL, tem menos oferta de abastecimento, rouba espaço ao carro, se for no local do pneu suplente é um tanque minúsculo, tem limitações de estacionamento, é mais um mecanismo dentro do carro... etc

Ê pâ o GPL, tem menos oferta de abastecimento, rouba espaço ao carro, se for no local do pneu suplente é um tanque minúsculo, tem limitações de estacionamento, é mais um mecanismo dentro do carro... etc
Um tanque com uma autonomia de 500 km é um tanque minusculo (sim um tanque no lugar da roda suplente)? Eu já fiz viagens para o Algarve, Gerês, Espanha e nunca tive dificuldades em abastecer, nem foi preciso andar km a gasolina por falta de GPL.
Isso é um mito que se criou, fica sabendo também que o sistema GPL é mais fiavel que injetores e bombas de alta pressão dos carros a Diesel.

O melhor disto tudo é atestar o deposito com apenas 18 euros e só lá voltar dai a 500 km.[:D]

Isso não é verdade. É barato porque as pessoas não aderem muito. Se aderissem deixava de ser barato.
O GPL não é bem visto, porque simplesmente as marcas não apostam na generalidade em modelos de fabrica com este combustível, porque não existem bombas para abastecer em todo o lado, porque por muitos anos eram limitados no estacionamento, etc.

Há países em que a percentagem de veiculos a GPL é bastante grande, atingindo 37% na Turquia.

https://en.wikipedia.org/wiki/Autogas

Portanto, era muito bem possível em Portugal a alternativa à gasolina ser o GPL e não o Diesel. Seria muito melhor para os nossos pulmões e saúde em geral.

Estas verdades absolutas.

Que carro a gasolina (LPG está fora de questão devido às limitações de estacionamento ainda existentes) devo escolher para fazer os 40k km anuais que percorro? Terá que no mínimo igualar a Megane ST 110 que tenho, e nada de caixas automáticas.

PS: Tempo de utilização de 10 anos.
Um Guilieta 1.4T a GPL deve chegar.

A carrinha, uma Astra 1.4T com o mesmo motor.
É bem mais económico que Diesel, manutenção a roçar o nula, limitação de estacionamento cada vez menos presente, tanque suficiente para não andares sempre na bomba, rouba espaço se o carro tiver suplente de origem que é cada vez mais raro...

Nos 160 km dia que faço cruzo-me com apenas duas bombas. E são da Golp, logo o preço é de fugir [:D]

Se andar aqui pela terra, a bomba mais próxima fica a 30 km.

Em alguns distritos, fora da capital de distrito reconheço que há zonas sem cobertura. Mas eu moro numa capital de distrito do interior, tenho 2 postos de GPL pertissimo, vou a qualquer lado do país sem acabar o GPL, e até viajo pela Europa sem problemas, excepto em Espanha.

Em alguns distritos, fora da capital de distrito reconheço que há zonas sem cobertura. Mas eu moro numa capital de distrito do interior, tenho 2 postos de GPL pertissimo, vou a qualquer lado do país sem acabar o GPL, e até viajo pela Europa sem problemas, excepto em Espanha.
O meu GPS tem todos os postos de abastecimento de GPL existentes em Portugal e Espanha, não tenho a minima dificuldade em viajar na Peninsula Iberica.[;)]

A oferta é francamente pequena. Basta sair meia dúzia de km das cidades e já não há oferta então é alguns locais do interior...
Não é a mesma que os combustíveis tradicionais em que podemos levar o carro à reserva que logo mais à frente aparece um posto.

LooL abriste o link ao menos?

Mas está bem, continua a acreditar nisso.

LooL abriste o link ao menos?

Mas está bem, continua a acreditar nisso.

Abri.
Qual é o vosso problema em admitir que há uma oferta pequena de GPL? Ou que ficam com menos espaço de mala? Juro que não entendo, não é por aí que a vossa escolha não é certa ou errada. Juro que não entendo, quer dizer até entendo.

Abri.
Qual é o vosso problema em admitir que há uma oferta pequena de GPL? Ou que ficam com menos espaço de mala? Juro que não entendo, não é por aí que a vossa escolha não é certa ou errada. Juro que não entendo, quer dizer até entendo.
Não entendes nada, pois um veiculo a GPL tem mais autonomia que um a gasoleo que tanto apregoas, o meu bifuel faz 1300km sem parar se necessario, quem quer andar sempre a poupar é que não deixa chegar ao fim o GPL.

O meu carro tem 502 litros de bagageira com os bancos traseiros na posição normal, se o mesmo modelo a gasolina ou a Diesel tem a mesma capacidade não vejo onde perco espaço?

Voltar
Superior