«É a gasóleo?»

Pois, pois, se fosse assim, toda a gente comprava Dacia Sandero a GPL.
A maior parte do pessoal vai por modas e status.

Conheço muita gente que gista mais do tioo de conduçao dos diesel, por isso nao é só modas.
E eu, wue gosto de andar rápido e sem me preocupar com consumos, o diesel é realmente a melhor opção.

Lá está... gostam mais do tipo de condução de um turbinado... se é diesel ou gasolina... é igual.

Muita dessa gente se entrar num turbinado a gasolina, nem nota a diferença se é a diesel ou gasolina, só se for pela ausência do matraquear.

Tu dizes que como gostas de andar rápido e sem preocupação com os consumos, o diesel é a melhor opção... mas não esquecer que pode ser mais barato no abastecimento e ter maior autonomia, mas regra geral, nos segmentos mais usuais, um diesel é bem mais caro que o modelo equivalente a gasolina, muitas vezes o diesel mais fraco é mais caro que o gasolina mais potente.

A história da poupança é sempre um contracenso nos diesel... pagam muito mais na aquisição, mais pois preocupam-se em poupar uns míseros euritos em cada abastecimento.

Última edição:
Lá está... gostam mais do tipo de condução de um turbinado... se é diesel ou gasolina... é igual.

Muita dessa gente se entrar num turbinado a gasolina, nem nota a diferença se é a diesel ou gasolina, só se for pela ausência do matraquear.

E podem ter um andamento igual com o mesmo custo?
Gpl não é alternativa para a maior parte das pessoas, até porque as bombas não abundam.

Tu dizes que como gostas de andar rápido e sem preocupação com os consumos, o diesel é a melhor opção... mas não esquecer que pode ser mais barato no abastecimento e ter maior autonomia, mas regra geral, nos segmentos mais usuais, um diesel é bem mais caro que o modelo equivalente a gasolina, muitas vezes o diesel mais fraco é mais caro que o gasolina mais potente.

A história da poupança é sempre um contracenso nos diesel... pagam muito mais na aquisição, mais pois preocupam-se em poupar uns míseros euritos em cada abastecimento.

Eu tenho 25000€ para comprar um carro ( valor atirado ao ar), por isso vou ao mercado procurar a melhor opcao tendo rm conta o dinheiro que tenho para gastar.
Nao vou comprar um equivalente nais barato e depois a difetenca de preço compensa o custo mensal mais elevado!
Na teoria pode funcionar, na pratica só funciona para alguns!
O dinheiro que iria poupar na aquisição, iria gastar noutras coisas (umas ferias melhores, por exemplo) e depois o carro ficava encostado na garagem!

E podem ter um andamento igual com o mesmo custo?
Gpl não é alternativa para a maior parte das pessoas, até porque as bombas não abundam.

Não. Provavelmente se somarmos todos os itens dum carro, aquisição/custo, pelo mesmo custo um gasolina terá mais andamento/mais potência.

Uma conta simples, pega no preço de aquisição, junta os impostos de 5 anos, mais o custo do consumo de 100000 km,e divide por 5... aí terás o custo desse automóvel por ano (20000km), durante cinco anos...

Um exemplo (coloquei os consumos urbanos no gasolina, e misto no diesel):

VW Golf VII 1.4 TSI 150cv Highline

Aquisição: €28929,51
IUC: €130,10 x 5 = €650,50
Consumo (Urbano): 6,0L (100km) / 60,0L (1000km) / 600,0L (10000km) / 6000L (100000km) -> 6000L x €1,469 = €8814,00

Total: €38394,01 : 5 anos = €7678,80 por ano / 20000km

VW Golf VII 2.0 TDI 150cv Highline

Aquisição: €37192,04
IUC: €194,30 x 5 = €971,50
Consumo (Combinado): 4,2L (100km) / 42,0L (1000km) / 420,0L (10000km) / 4200L (100000km) -> 4200L x €1,204 = €5056,80

Total: €43220,34 : 5 anos = €8644,07 por ano / 20000km

O diesel "custa" aproximadamente "mais" €1000 por cada 20000km ou um ano que o motor a gasolina, e como são ambos turbinados e com a mesma potência, o andamento deve ser parecido (apesar do TSI ter acelerações melhores).

PS: O diesel vai compensando com o passar de mais anos, mas se na equação colocares o GPL, o diesel perde em toda a linha, pois nem o consumo o salva.

Última edição:
Diz me um carro s gasolina que tenhs custos mensais nais baixos que um a gasoleo.

E so ler o topico:
Opel Corsa 1.0 Turbo 116 cavalos
Opel Corsa 1.3 CDTI 95 cavalos.

Bmw 118i (136 cavalos) vs bmw 118d (150cavalos).

Bmw 430i vs 430d (a diferenca de aquisicao sao 16000 euros). Depois motores mais pesados; mais amortecedores, mais pastilha de travao (maior peso no eixo) Rotulas, oleo muito mais especifico e com o AdBlue agora com o Euro6.

VW Golf 1.4 TSI vs 2.0 TDI 150 cavalos.

Essa conversa de tenho 25000 euros e vou ver o melhor e estupida por natureza. Entao se fizer 100% cidade e tiver 2 carros em casa vai comprar um fiat 500 abarth so por ter 25 000 euros?

Eu tenho 25000€ para comprar um carro ( valor atirado ao ar), por isso vou ao mercado procurar a melhor opcao tendo rm conta o dinheiro que tenho para gastar.
Nao vou comprar um equivalente nais barato e depois a difetenca de preço compensa o custo mensal mais elevado!
Na teoria pode funcionar, na pratica só funciona para alguns!
O dinheiro que iria poupar na aquisição, iria gastar noutras coisas (umas ferias melhores, por exemplo) e depois o carro ficava encostado na garagem!

Essa é uma verdade que na realidade a maior parte das pessoas faz, depois do dinheiro gasto esqueceu, parte-se do zero, ninguém mete 2 ou 3 ou 4 mil € numa conta à parte para combustível.
Aqui neste fórum provavelmente todos fazem, mas na vida real não.

Pois... é esse esquecimento seletivo que faz o diesel "compensar".

"Ah e tal gasto €100 por mês em gasóleo, se tivesse ido para o motor a gasolina gastaria €150."

Mas como acho que requer mais esforço pagar à cabeça mais €8000 do que mais €50 por mês...

Voces estao a simplificar muito a forma como as pessoas vivem.

Entao eu quero dar 1 automovel a minha mae. Como vivo Em Zurique a minha mentalidad mudou um pouco: Um automovel e algo que tem d ser seguro e confortave: o meu objectivo e mais bi-xenon, aquecimento bancos, tecto panoramico, sensores e auto travagem em caso de colisao.

O opel corsa tem isto tudo por 18 000 (preco em negociacao): caixa de 6 e 116 cavalos.

Corsa diesel sempre acima de 21 e o plano de manutencao (basta contactar a Opel AG)e mto mais caro um diesel que um gasolina alem de ter apenas 95 cvs.

Quem e que particular p manter 10 anos vai comprar um diesel (pelo menos mais 3000 euros) perder 20 cavalos. So quem vender apos 4 anos mas eu falei 10..12 anos

Pois... é esse esquecimento seletivo que faz o diesel "compensar".

"Ah e tal gasto €100 por mês em gasóleo, se tivesse ido para o motor a gasolina gastaria €150."

Mas como acho que requer mais esforço pagar à cabeça mais €8000 do que mais €50 por mês...

Pode ser, mas na maior parte das vezes, quem vai comprar um carro vai com determinado orçamento, não vai com determinado modelo e depois resolve mudar o combustível e poupar dinheiro, na melhor das hipóteses muda de combustível sobe de modelo ou mete extras e gasta o mesmo.

Claro que também há casos em que a diferença não é 8000 mas sim 2000, o que muda tudo.

Mas quanto às performances, obviamente que em aceleração pura um gasolina equivalente em potência, ganha ao diesel, o que questiono é se no dia a dia se torna mais agradável o diesel ou o gasolina, e aqui, só experimentando, olhar apenas para os números não conta.

Diz me um carro s gasolina que tenhs custos mensais nais baixos que um a gasoleo.
Sem ver, Dacia Sandero 1.2 GPL. Prius a GPL. OPEL Astra 1.4T bifuel vs 1.3 CDTI... Podia estar aqui o dia todo. Mas é por essas palas que se faz vénias aos Diesel e os fabricantes gozam connosco com emissões forjadas e problemas de saúde inerentes, e nos feitos parvos a comprar aqui e ainda muitos pensam que é muito pouco poluidor, é fiável e tal... Depois chega a realidade, e é vermos a Europa a preferir e a comprar cada vez mais carros a gasolina... Mas nós, como é tipicamente conhecido, não conhecemos o mundo e Portugal é o universo... Mas não é.

Última edição:
Se há N modelos economicamente mais viáveis que um Diesel, lembro-me de outro: Guilieta 1.4T GPL, não só mais barato que a versão Diesel de 105cv, como tem os andamentos do Diesel de 120cv, menor manutenção, menor custo de combustível por cada 100km...

Porque se compra Diesel? Marketing, lobbie, falta de vontade das marcas Europeias que se rodearam de um combustível sem futuro... Portanto, deixem o argumento de ser racional Diesel porque posso passar o dia a dar exemplos de Veículos mais económicos que Diesel.

Então porque se compra Diesel? Influência das marcas e marketing associado. Simples. É por necessidade? Hoje em dia... Nao. Tirando raros casos de quem faz muitos km, mas esses geralmente tem carros de empresa e tal por isso...

Se o GPL é a maravilha que anunciam porque é que poucos lhe pegam, e no mercado de usados ninguém os valoriza muito pelo contrário.

Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

Voltar
Superior