As campanhas legalmente valem zero, mas importa o que se passa à população.
Eu não baralho cartas nenhumas... eu disse aquilo que ali vejo, e não vejo nada mais. Se não houvesse ambiguidade na lei, não haviam aqui pessoas diferentes a fazer diferentes leituras...
Pois fica sabendo, eu estaciono em todos os parques... GPL é tão restritivo nesse aspecto, como gasolina ou gasóleo.
Podes estacionar à vontade que ninguém te chateia...
E se o que tu queres é pensar no porquê da lei, em vez de apenas cumprir por cumprir... o GPL é seguro.
Olha todos nós temos gás em casa. Ou canalizado ou em bilha...
Quando é canalizado, ele passa por todo o tipo de sítios, profundezas e obviamente locais mal arejados. Muitas são as vezes em que estas canalizações passam anos e anos sem nunca serem inspeccionadas ou vistoriadas... e ninguém se preocupa com elas.
E ninguém se preocupa por uma questão muito simples: todos estamos muito familiarizados com uso de gás doméstico...
Quando há uma coisa que é novidade, estranha, ou simplesmente diferente do que conhecemos... as pessoas são resistentes à mudança. E resistem a ela de muitas e diferentes maneiras.
Claro que sou a favor da segurança... apenas denoto aqui a ambiguidade que existe entre a preocupação com os carros a gás, e a preocupação com o gás canalizado nas nossas casas. Essa diferença de preocupação não faz muito sentido... e se calhar essas instalações deviam ser inspeccionadas mais frequentemente. Não que ocorram acidentes regularmente... mas já ocorreram.
Nos carros a GPL... olha, as únicas situações em que vi alguém "relatar" a explosão de um carro a GPL, eram vídeos de Youtube manhosos em que o autor diz que se trata de um carro a GPL...
Mas sei o seguinte: Há uns anos houve um acidente aparatoso algures em Portugal... creio que numa auto-estrada lá para o Norte. O carro ardeu todo (não sei me lembro se explodiu... mas ficou todo carbonizado) e como era a GPL, desconfiou-se que tivesse sido o GPL. Foi-se a ver, e o tanque estava intacto... e ainda com GPL lá dentro.
Também sei
isto, a partir do minuto 6.
Também vi já há bastante tempo um documentário em que a polícia de um estado ou cidade nos EUA (não me lembro qual...) estudava a hipótese de usar GPL nos carros patrulha. Nos testes de segurança tiveram muito mais dificuldade em explodir com um depósito de GPL do que com um depósito de gasolina... basicamente precisaram de um calibre muito maior do que o que precisaram para rebentar com o tanque de gasolina. Ainda tentei encontrar isto no youtube para partilhar mas não encontrei.