«É a gasóleo?»

Com o selo azul escarrapachado na traseira do carro é bem visível um veiculo a GPL, agora com o minúsculo dístico verde colado no vidro quem é que vai distinguir se determinado veiculo anda ou não a GPL?
A maioria dos parques tem ainda aquele símbolo(que não existe no código da estrada) colocado na entrada do parque, mas os mesmos já tem ventilação e todas as condições referidas na portaria.

A primeira vez que fiz referencia ao símbolo de proibição afixado na "Braga Parques" o funcionário respondeu: "não se preocupe amigo, o seu carro é daqueles que já podem estacionar nos subterrâneos, nos só temos aquele símbolo na entrada para alertar os "outros".

A partir dai (já vão fazer 3 anos) nunca mais liguei a isso, faço uma vida perfeitamente normal.

Última edição:
Dado que a crise do subprime foi em 2008, altura da regulamentação dos parques, e que desde essa altura houve uma crise brutal na construção, isto é, poucas obras, diria que grande, grande, parte dos centros comerciais são pré regulamentação, ou seja, sem possibilidade de estacionamento dentro do parque. Pelo menos no Porto, não me recordo de ver um parque fechado que permita estacionamento a GPL.
Já em Lisboa não me estou a recordar de parques das grandes superfícies com proibição de GPL.

Como te disse, até vários centros tens lugares reservados a GPL. Exemplo: Forum Sintra.

Portanto, não generalizes que sai asneira.

rafsantos... desiste... ahahaha... eles nunca se vão conformar com isso.

Eu não quero convencer ninguém, mas nada melhor para elucidar sobre estas questões do que um proprietário de um veiculo a GPL de fabrica "novo".
Existem preconceitos, duvidas, desconhecimento e eu estou cá para "tentar" esclarecer esses aspetos.

Malta... todos os parques tê lá aquele circulo branco delimitado a vermelho com as letras GPL devido ao veículos que não cumprem a portaria e são identificados com o dístico azul. Esse é que só podem estacionar em parques que tenho a ventilação bla bla bla.

Agora os "descaracterizados"... com vinheta verde, não têm essa limitação.

Embora isso custe muito à malta dos fumarentos... esses sim é que deviam ser proibidos de estacionar em recintos fechados.

Malta... todos os parques tê lá aquele circulo branco delimitado a vermelho com as letras GPL devido ao veículos que não cumprem a portaria e são identificados com o dístico azul. Esse é que só podem estacionar em parques que tenho a ventilação bla bla bla.

Embora isso custe muito à malta dos fumarentos... esses sim é que deviam ser proibidos de estacionar em recintos fechados.

Carro pode ser impedido
As marcas de automóveis a GPL, sobretudo a partir de 2013, garantem aos consumidores que podem estacionar os seus modelos em qualquer parque. Os veículos a GPL mais recentes já incluem um selo que pretende atestar a sua construção segundo as prescrições técnicas da lei de 2013, que permite estacionar em parques fechados e abaixo do nível do solo. A mesma lei indica também, entre outros, que os parques devem ser ventilados e cumprir os requisitos do regulamento de segurança publicado em 2008.
Mas o avanço técnico nesses veículos esbarra nos parques que ficaram parados no tempo. Muitos não procederam às alterações exigidas pela lei. Assim, como distinguir os que permitem os veículos a GPL? Alguns parques retiraram a sinalética de proibição de GPL, mas outros não, o que ajudar a diferenciar os locais onde os leitores como Horácio Matos ainda não podem estacionar.
Na dúvida, para distinguir os parques que permitem o estacionamento de veículos a GPL, veja se não há avisos de proibição à entrada.

Artigo 4.ºEstacionamento em locais fechados de veículos que utilizem GPL
1 — Os veículos abastecidos com GPL cujos componentes tenham sido aprovados e instalados de acordo como regime a que se refere o artigo 3.º podem estacionar em parques de estacionamento fechados e abaixo do nível do solo.
2 — Os parques de estacionamento referidos no númeroanterior devem ser ventilados e cumprir as disposições do regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro, e demais legislação aplicável ao estacionamento de veículos.

Em que é que ficamos?

Ja que se discute tudo aqui espero que nao se importem parece que o mal nao e dos Portugueses mas de Portugal.

Neste topico toda a gente vive no carro (mais de 20 000 kms/ano segundo as justificacoes para o diesel) e gasolina 30% mais caro que diesel. Agora percebo.

Eu vivo em Zurique ha 5 anos e uso o forum para perceber e voces tem sido fenomenais. Eu estou com 35 anos e convivo com pessoas com 3 e 4 filhos. Vir para o work de bicileta (ha chuveiros etc).

Os carros sao para o fim de semana (Tour Suica ou ir a Alemanha (45min) etc). Falamos de 500 a1000 kms/fds e claro que nao e os 52 no ano. Provavemente nem 20.

Eu fiz 8000 kms/ano passado

Parece e que o ppl aqui do forum passa o tempo todo no carro. Toda a gente faz 20 000 ou mais/ano. E ninguem aqui tem 2 ou 3 carros. Portanto mesmo que comprem 3 carros para casa e tudo a diesel pq fazem os 3 20 000 ou mais/ano.

Eu tenho 2 em Portugal: um com 14 anos fez 120 000 e a passat de 2001 fez 300 000 e renovei o motor na VW.

Hei-de analisar o mercado de usados. Carros com 3 anos tem todos 100 000 ou mais estou a ver....

Ficamos nisto:

os parques têm lá aquele circulo branco delimitado a vermelho com as letras GPL devido ao veículos que não cumprem a portaria e são identificados com o dístico azul. Esse é que só podem estacionar em parques que tenho a ventilação bla bla bla.

Dístico Azul ≠ Vinheta Verde

Ficamos nisto:

Dístico Azul ≠ Vinheta Verde

Lê com atenção. O artº 4 destina-se aos da vinheta verde. O estacionamento só é permitido se os parques reunirem as condições necessárias.

Artigo 4.ºEstacionamento em locais fechados de veículos que utilizem GPL
1 — Os veículos abastecidos com GPL cujos componentes tenham sido aprovados e instalados de acordo como regime a que se refere o artigo 3.º podem estacionar em parques de estacionamento fechados e abaixo do nível do solo.
2 — Os parques de estacionamento referidos no número anterior devem ser ventilados e cumprir as disposições do regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro, e demais legislação aplicável ao estacionamento de veículos.

Com o selo azul escarrapachado na traseira do carro é bem visível um veiculo a GPL, agora com o minúsculo dístico verde colado no vidro quem é que vai distinguir se determinado veiculo anda ou não a GPL?
A maioria dos parques tem ainda aquele símbolo(que não existe no código da estrada) colocado na entrada do parque, mas os mesmos já tem ventilação e todas as condições referidas na portaria.

A primeira vez que fiz referencia ao símbolo de proibição afixado na "Braga Parques" o funcionário respondeu: "não se preocupe amigo, o seu carro é daqueles que já podem estacionar nos subterrâneos, nos só temos aquele símbolo na entrada para alertar os "outros".

A partir dai (já vão fazer 3 anos) nunca mais liguei a isso, faço uma vida perfeitamente normal.
As palavras do funcionário do Braga Parques vão de encontro ao comentário do user Panda4x4.

Para os verdadeiramene interessados nesta questão dos parques para GPL.
Vem um artigo na DECO deste mês sobre parques de estacionamento. Tem uma página inteira sobre a questão dos GPL nos parques.
É sucinto, explica a origem das confusões que por aqui se vêm e tem estatísticas.

Tipo isto mas mais completo.

Atenção a esta frase que está no link, cria a ideia que os parques são obrigados a proceder às alterações, mas isso não é verdade.

Mas o avanço técnico nesses veículos esbarra nos parques que ficaram parados no tempo. Muitos não procederam às alterações exigidas pela lei.

O acharem que têm tudo chegou ao ridículo de a reportagem que a SIC fiz em 2013, a mostrar que podiam estacionar em todo o lado, ter sido gravada num parque que não cumpre os requisitos.

Concordo na generalidade com a legislação, no entanto acho que tem uma série de falhas que poderiam melhorar a vida de todos.
- A instalação de LPG deveria ser alvo de uma inspecção mais profunda aquando da IPO;
- Os parques poderiam optar por criar uma zona para estacionamento de carros a LPG onde tivessem todas as medidas de segurança, tipo o estacionamento para eléctricos/híbridos, idosos, famílias...
- A IPO B para o adaptados antes de 2013 não deveria existir. Um relatório de revisão e termo de responsabilidade de um instalador bastaria.

Não prejudicaria quem se preocupa com a sua segurança e dos outros, e apertaria o cerco a certas irresponsabilidades. Basta dizer que tenho um amigo, cuja viatura a LPG (e39) tem uma fuga no sistema, e nada nem ninguém neste país consegue fazer com que seja reparada. Isto para mim é inconcebível no séc. XXI.

Ja que se discute tudo aqui espero que nao se importem parece que o mal nao e dos Portugueses mas de Portugal.

Neste topico toda a gente vive no carro (mais de 20 000 kms/ano segundo as justificacoes para o diesel) e gasolina 30% mais caro que diesel. Agora percebo.

Eu vivo em Zurique ha 5 anos e uso o forum para perceber e voces tem sido fenomenais. Eu estou com 35 anos e convivo com pessoas com 3 e 4 filhos. Vir para o work de bicileta (ha chuveiros etc).

Os carros sao para o fim de semana (Tour Suica ou ir a Alemanha (45min) etc). Falamos de 500 a1000 kms/fds e claro que nao e os 52 no ano. Provavemente nem 20.

Eu fiz 8000 kms/ano passado

Parece e que o ppl aqui do forum passa o tempo todo no carro. Toda a gente faz 20 000 ou mais/ano. E ninguem aqui tem 2 ou 3 carros. Portanto mesmo que comprem 3 carros para casa e tudo a diesel pq fazem os 3 20 000 ou mais/ano.

Eu tenho 2 em Portugal: um com 14 anos fez 120 000 e a passat de 2001 fez 300 000 e renovei o motor na VW.

Hei-de analisar o mercado de usados. Carros com 3 anos tem todos 100 000 ou mais estou a ver....

No meu caso moro a 80km do local de trabalho. Portanto um carro ao fim de 3 anos nas minhas mãos estará a rondar os 120k km (fora os que já trazia).

É como a suspensão do meu C5, não deixo ninguém tocar naquilo......já vi mecânicos não citro a dizerem cada disparate.....[:D] Só deixo os mecanicos da citroen ou que não o sejam mas lidem com citros há muitos anos e saibam o que estão a fazer.

É como a suspensão do meu C5, não deixo ninguém tocar naquilo......já vi mecânicos não citro a dizerem cada disparate.....[:D] Só deixo os mecanicos da citroen ou que não o sejam mas lidem com citros há muitos anos e saibam o que estão a fazer.

Não será apenas o caso da Citroen como de qualquer outra marca... onde os mecânicos não valem a ponta de um chavelho. Felizmente que não são todos mas arrisco a dizer que a maioria passa a vida a dizer disparates, alguns que até custa a crer.

Longe vai o tempo em que um carro era reparado por um mecânico; hoje é, na maioria das vezes, trabalho para um electrotécnico e raramente se encontra algum numa oficina!

Pelo menos acho que já se percebeu que o facto de ter distico verde não permite que se estacione em qualquer parque fechado, o chato é para o pessoal que mora em condomínios em que os parques são subterrâneos, estes a maioria não devem cumprir com os regulamentos e se tiverem um vizinho chato acontece como aconteceu a um amigo meu há uns 15 anos atrás em que a policia foi-lhe bater à porta porque tinha um carro a GPL estacionado na garagem do prédio e tinha que o retirar e pagar uma multa qualquer, foi preciso chatear-se uma semana antes com um vizinho numa reunião de condomínio para repararem que o carro que tinha e que estacionava na garagem (já convertido) há 5 anos era a GPL ;)
Eu por acaso se tivesse um carro com vinheta verde estacionava em qualquer lado, pois finalmente é uma coisa discreta, mas sei que era por minha conta e risco...

Voltar
Superior