«É a gasóleo?»

Por isso digo que as ipo são uma palhaçada, eu faço a inspecção ao meu a gasolina, portanto tenho o carro xpto, passa na inspecção, mas já à 5 anos que não leva uma revisão GPL, tá cheio de fugas e depósito fora da validade... Bela inspeção certo?

Já agora, uma dúvida, há um carro a GPL num subterrâneo, há uma fuga e gás é libertado, a válvula actua e deixa de deitar gás, ora o gás que saiu ( ao será muito) anda ali no ar, com a ventilação do parque carros a passar que provocam deslocamento de ar, aliado a uma grande área de estacionamento, qual o perigo mesmo de, digamos, 1lt andar ali? Que tempo demora a dissipar naturalmente? É que havendo uma fuga, a válvula actuou, logo deixou de haver, se houver algo que dê uma faísca, o que vai arder é aquilo que tá no ar, certo? E atendendo ao que foi libertado com a área que existe, será mesmo assim tão perigoso? Tou a perguntar por ignorância mesmo.

Para teres uma fuga é porque as válvulas já falharam. Logo, o correcto será assumir uma fuga total que poderá ser de um ou de 60 lt.

O tempo de dissipação está ligado à ventilação e quantidade de combustível. O raio da nuvem poderá atingir alguns metros, mas só através de modelos matemáticos é possível aferir a dimensão exacta. Existe no entanto literatura que estipula raios de segurança tipo.

Outra coisa a ter em atenção, é que uma coisa é a dimensão da atmosfera explosiva, e outra é a a distância de segurança. A atmosfera pode ter 3m, mas em caso de detonação/deflagração, afectar-te 10 metros, ou 20 ou 50 ou 200, etc.

Sim, as IPO são mesmo só para encher bolsos.

Para teres uma fuga é porque as válvulas já falharam. Logo, o correcto será assumir uma fuga total que poderá ser de um ou de 60 lt.
Não necessariamente, pode ter sido uma abraçadeira que cedeu junto aos injectores e o gás que estava nos tubos escapou-se, não tens fugas no depósito pois é onde está a válvula ;)

Portanto, se o parque estiver fechado, sem nenhuma ventilação, a "nuvem" até lá pode lá permanecer durante bastantes horas certo?

Mas o sistema GPL tem salvo erro várias válvulas no circuito, isto é, se houver uma fuga, a mesma é automaticamente detectada e a válvula mais próxima da fuga fecha-se, cancelando a fuga e também cancelando o sistema claro, até que seja reparado.

Bem, continuem lá a queixar-se dos preços da gasolina e do gasóleo, e com as desculpas para não terem um combustível mais barato...
Eu conheço desculpas melhores que essas para não e usar GPL... tais como, "gosto mais de conduzir diesel", ou "tenho receio de transformar um carro"...

Cá eu, vou agora a um instituto bastante conceituado, vou estacionar no parque deles que além de fechado e subterrâneo é muito velho (certamente que não cumpre as tais normas)! Sempre que lá vou, tenho um segurança à entrada do parque para me dar os bons dias e as boas tardes.
Já sabem, não se aproximem de lá! [:cool:]

Não necessariamente, pode ter sido uma abraçadeira que cedeu junto aos injectores e o gás que estava nos tubos escapou-se, não tens fugas no depósito pois é onde está a válvula ;)

Portanto, se o parque estiver fechado, sem nenhuma ventilação, a "nuvem" até lá pode lá permanecer durante bastantes horas certo?

Depende da dimensão da nuvem e da dimensão do parque. Mas sim, existe a hipóetese de se conservar por algum tempo..

Eh pah não foi nesse parque que alguém deu um "pum" e sairam todos do instituto a correr pois havia perigo de explosão devido a figa de gás?

Já referi mais atrás, mas volto a referir, quantas vezes fizeram revisão ao depósito de gasolina/gasóleo e respectivas tubagens nos vossos carros? Têm a certeza que está tudo ok? O meu não tenho a certeza, acho que tá tudo ok, agora o de GPL tenho a certeza que está bem pois os testes às válvulas de segurança e fugas são feitos a cada revisão

Têm até o dia em que deixam de funcionar pois nunca ninguém se dá ao trabalho de chamar um técnico a casa para fazer uma revisão aquilo... Basicamente anda até rebentar...

Caso haja alguma fuga de combustível nota-se de imediato pelo cheiro que tresanda!

As válvulas, como qualquer equipamento, falham.

Mas eu não pretendo afirmar que o GPL é mais ou menos perigoso que a gasolina pois ambos têm as suas fragilidades; só não aceito que se lancem ideias completamente erradas como sendo certas!

Os defensores do GPL - e eu não sou contra - têm o mau hábito de referir questões completamente fora da realidade e nem a eles próprios se sabem defender :/

Continuação de uma boa discussão...

Edit: Só uma achega: todos os carros perdem potência com a conversão para GPL. Só não entendo porque raio alguns teimam em dizer o contrário! Não estou a falar de um ou outro caso pontual e sim na generalidade. Provavelmente os "tais" casos em que isso não acontece é que serão a excepção à regra.

Last edited:
Caso haja alguma fuga de combustível nota-se de imediato pelo cheiro que tresanda!

Mas eu não pretendo afirmar que o GPL é mais ou menos perigoso que a gasolina pois ambos têm as suas fragilidades; só não aceito que se lancem ideias completamente erradas como sendo certas!

Os defensores do GPL - e eu não sou contra - têm o mau hábito de referir questões completamente fora da realidade e nem a eles próprios se sabem defender :/

Edit: Só uma achega: todos os carros perdem potência com a conversão para GPL. Só não entendo porque raio alguns teimam em dizer o contrário! Não estou a falar de um ou outro caso pontual e sim na generalidade. Provavelmente os "tais" casos em que isso não acontece é que serão a excepção à regra.

Onde é que um carro com um kit de injecção líquida a gás perde potência?

EDIT: E já agora sabes que além de na generalidade ter mais octanas, um sistema a gás ou com gás é mais "resistente" ao knock, certo? Sabes o que isso significa quando aplicado a um motor de "jeito" (como quem diz com controlo de knock)?

Last edited:

Pois nota-se, a diferença é que se a fuga ocorrer enquanto está estacionado e não se ta ao pé, a gasolina vai continuar a escorrer até se acabar, o GPL tem a válvula de segurança que vai cortar a fuga, portanto o que sai é apenas o que está nas tubagens, portanto eu considero o sistema GPL muito mais seguro devido aos sistemas de retenção que tem, mas em caso de explosão (que para acontecer muita coisa tem que correr mal ao mesmo tempo) é mais perigoso como é óbvio.
A realidade é que já houve bastantes situações com viaturas GPL e nunca ouve uma explosão, isto ninguém pode contradizer, portanto, quem tem dúvidas acerca da segurança que tire as suas conclusões.

[/B]

Onde é que um carro com um kit de injecção líquida a gás perde potência?

Ou mesmo num turbinado com um kit de injeção gasosa bem afinado...

A mim até me perguntaram se queria uma afinação para consumos, performances ou se queria um comportamento igual entre combustíveis.

O que acontece é que muita malta quer o carro a consumir pouco e isso pode-se notar nas performances.

Este tópico foi fugindo ao essencial da questão: diesel ou gasolina? E agora, no fim, surgiu a questão do GPL. Como em tudo na vida, não há verdades absolutas e as avaliações são muito subjetivas. Por força das circunstâncias recentes da evolução dos motores a diesel e o baixo preço desse combustível em Portugal levaram a que o número de carros a diesel disparasse no nosso país nos últimos dez anos. Mas o tipo de combustível que nós optamos num motor depende de muitos fatores como o número de quilómetros anuais, os tipos de percurso, a longevidade que pretendemos ter do veículo, o preço, a desvalorização do mesmo, o custo das manutenções e outros fatores para além destes. Por isso, cada caso é um caso e tem de ser avaliado individualmente. Portanto, a questão é muito mais abrangente do que a simples diferença de preço entre um litro de um combustível e do outro ou até do que o próprio consumo médio. No entanto, o diesel em Portugal tornou-se numa moda e quem compra carros novos a gasolina parece que é um louco. Ou então quem adapta carros a GPL está a fazer algo de estranho. Cada caso é um caso.

Isto no AHO tem muita gente ou com problemas de auto-confiança em si e/ou na escolha automóvel que fazem ou então gostam de embirrar, não apontando o dedo a ninguém em particular, mas isto é assim:

Vou dar o exemplo da minha mãe, tem um A3 1.9TDI 100cv de 2002 com 220 mil km. NUNCA deu problemas, a única reparação foi trocar uma polie da correia dos acessórios que grilava, de resto é só manutenção a horas paga 40€ de selo, faz 5 litros de média a c*gar mesmo, tem uma repro de 130-140cv em cima (isto já está fora da conversa mas estou a por em contexto), não tem FAP, tem um ESP muito bom, abs, airbags essas tretas todas, até já o levei a trackdays. O carro já andou muito mas agora o dia-a-dia dele é ir para o trabalho, voltar e mais umas voltinhas, tipo 20km por dia. Alguma vez vou trocar este carro e este motor por um 1.0 turbo espremido que se calhar nem 8 anos dura sem dar um problema sério? Ou trocar por um diesel mais pequeno, que não tem a mesma fiabilidade, que não dá o mesmo prazer, paga muito mais de selo, com FAP, mais espremido e que tem uma probabilidade muito maior de dar chatices? Claro que não.

Vou dar o meu exemplo, herdei uma Laguna 1.8 de 96 com 90cv, 310 mil km e a gás paga 140€ (!!) de selo, não tem nem de perto o motor do TDI de 90cv, faz uns consumos absolutamente ridículos, nunca fiz menos de 10 aos 100, se fosse a gasolina preferia andar a pé. Certo que o motor tem uma fiablidade muito boa, mas tenho a certeza absoluta que o carro da minha mãe chega lá sem problemas nenhuns, e a pagar muito menos de selo. Quem lê o fórum e vê estes apologistas da gasolina parece que está num fórum americano em que toda a gente tem altos carrões, mustangs com V8s de 5 litros, mas não, são carros iguais aos do gasóleo com a diferença de serem a gasolina, e que não são demónios de velocidade. Claro que sabe bem esticar um motor a gasolina ao redline (eu faço-o várias vezes no laguna mas é mais por necessidade do que por outra razão qualquer lol), mas sabe ainda melhor, num dia normal, ter que ultrapassar a baixa velocidade sem fazer uma redução, simplesmente pisas mais o acelerador e ele vai. Claro que agora também se pode fazer isto com um gasolina turbo, mas a maior parte das pessoas que tem um carro a gasolina ainda andam num atmosférico e aí não há volta a dar, mesmo em subidas é frustrante, numa subida que o TDI da minha mãe antes da repro entrava a 140 e acabava a 150 no Laguna entra a 140 e acaba a 100 se não reduzir, cheguei a andar em terceira a 500rpm da redline só para aguentar os 120.

Um carro a gasóleo gasta quase sempre menos quantidade de um combustível muito mais barato, basta fazerem uma viagem num carro a gasolina de 300k-500km e ficam logo com a carteira a arder

Onde eu quero chegar é que, um bom diesel, e um bom negócio, compensa muito mais que a gasolina. Eu nunca na vida andaria a pagar quase um euro e meio por um litro de gasolina, ou ter que andar a contar os kms que faço para não ficar com prejuízo. Se puder comprar um diesel ao preço de um a gasolina, compro sempre diesel, como os meus trajetos são sempre Viana-Porto ainda equacionaria comprar um carro com DPF, mas para já nunca comprarei nenhum carro que pague os impostos rídiculos pós 2007, já é um escândalo ter que pagar 140€ por um 1.8 de 1996, nunca pagaria os valores de agora.

Na minha opinião, GPL é a escolha perfeita, mas num motor que se mexa, mas quando leio os apologistas da gasolina dizerem que não se pode por o carro X a GPL, ou que se nota muito a diferença na potência, e que basicamente preferem andar um 1.4 arrastadeira a gasolina do que um 2.0turbo a GPL então não sei o que diga.

Sei que é uma opinião impopular, mas pelo menos quando falam na gasolina falem sempre nas vantagens do GPL, agora já se pode estacionar na maior parte dos parques subterrâneos com o novo selo no vidro e é a única maneira de convencerem alguém a trocar de um carro a gasóleo por um a gasolina. O meu próximo carro espero que seja um Volvo turbo que andam por aí baratos a gás, aí sim, teria um carro superior a qualquer diesel com os mesmos custos de utilização (exceto que ia continuar a pagar um IUC ridículo)

10 aos 100 ate nem muito mau, cá em casa já passou 1 coisa bem pior e com menos cilindrada

Uma achega à tua achega: não há excepções à regra, existem sim afinações à escolha de cada um, o meu em baixas desenvolve tanto ou mais a GPL, em altas (a partir dos 140) sim demora mais a desenvolver, isto porque escolhi esta programação pois o carro não é pra andar em corridas, se eu quiser ponho-o a andar mais a GPL que a gasolina, como é óbvio com essa programação os consumos disparam. É tudo uma questão de programação da centralizado de GPL, a gasolina a média andava nos 7.5, a GPL ta na mesma média, já se o meter em AE nos 140 díspara pros 11.
Exemplo pratico: atesto de GPL em Lisboa (27l +/- 13€), meto-me na Nacional em direção ao Norte, a cumprir limites de velocidade e chego ao Porto com gás ainda, mesmos litros, meto-me na AE, velocidade entre os 120/140 e na AS da Mealhada ta já na reserva.

Last edited:
Mas como todos os carros a GPL têm um deposito a gasolina no MÍNIMO têm a mesma probabilidade de explodir.
Só com a diferença que nos carros a GPL a gasolina pode nem estar presente. Há sistemas que só precisam de GPL de início e outros nem GPL precisam. A existência de depósito não constitui perigo por si só, convém existir gasolina...

Back