Isto no AHO tem muita gente ou com problemas de auto-confiança em si e/ou na escolha automóvel que fazem ou então gostam de embirrar, não apontando o dedo a ninguém em particular, mas isto é assim:
Vou dar o exemplo da minha mãe, tem um A3 1.9TDI 100cv de 2002 com 220 mil km. NUNCA deu problemas, a única reparação foi trocar uma polie da correia dos acessórios que grilava, de resto é só manutenção a horas paga 40€ de selo, faz 5 litros de média a c*gar mesmo, tem uma repro de 130-140cv em cima (isto já está fora da conversa mas estou a por em contexto), não tem FAP, tem um ESP muito bom, abs, airbags essas tretas todas, até já o levei a trackdays. O carro já andou muito mas agora o dia-a-dia dele é ir para o trabalho, voltar e mais umas voltinhas, tipo 20km por dia. Alguma vez vou trocar este carro e este motor por um 1.0 turbo espremido que se calhar nem 8 anos dura sem dar um problema sério? Ou trocar por um diesel mais pequeno, que não tem a mesma fiabilidade, que não dá o mesmo prazer, paga muito mais de selo, com FAP, mais espremido e que tem uma probabilidade muito maior de dar chatices? Claro que não.
Vou dar o meu exemplo, herdei uma Laguna 1.8 de 96 com 90cv, 310 mil km e a gás paga 140€ (!!) de selo, não tem nem de perto o motor do TDI de 90cv, faz uns consumos absolutamente ridículos, nunca fiz menos de 10 aos 100, se fosse a gasolina preferia andar a pé. Certo que o motor tem uma fiablidade muito boa, mas tenho a certeza absoluta que o carro da minha mãe chega lá sem problemas nenhuns, e a pagar muito menos de selo. Quem lê o fórum e vê estes apologistas da gasolina parece que está num fórum americano em que toda a gente tem altos carrões, mustangs com V8s de 5 litros, mas não, são carros iguais aos do gasóleo com a diferença de serem a gasolina, e que não são demónios de velocidade. Claro que sabe bem esticar um motor a gasolina ao redline (eu faço-o várias vezes no laguna mas é mais por necessidade do que por outra razão qualquer lol), mas sabe ainda melhor, num dia normal, ter que ultrapassar a baixa velocidade sem fazer uma redução, simplesmente pisas mais o acelerador e ele vai. Claro que agora também se pode fazer isto com um gasolina turbo, mas a maior parte das pessoas que tem um carro a gasolina ainda andam num atmosférico e aí não há volta a dar, mesmo em subidas é frustrante, numa subida que o TDI da minha mãe antes da repro entrava a 140 e acabava a 150 no Laguna entra a 140 e acaba a 100 se não reduzir, cheguei a andar em terceira a 500rpm da redline só para aguentar os 120.
Um carro a gasóleo gasta quase sempre menos quantidade de um combustível muito mais barato, basta fazerem uma viagem num carro a gasolina de 300k-500km e ficam logo com a carteira a arder
Onde eu quero chegar é que, um bom diesel, e um bom negócio, compensa muito mais que a gasolina. Eu nunca na vida andaria a pagar quase um euro e meio por um litro de gasolina, ou ter que andar a contar os kms que faço para não ficar com prejuízo. Se puder comprar um diesel ao preço de um a gasolina, compro sempre diesel, como os meus trajetos são sempre Viana-Porto ainda equacionaria comprar um carro com DPF, mas para já nunca comprarei nenhum carro que pague os impostos rídiculos pós 2007, já é um escândalo ter que pagar 140€ por um 1.8 de 1996, nunca pagaria os valores de agora.
Na minha opinião, GPL é a escolha perfeita, mas num motor que se mexa, mas quando leio os apologistas da gasolina dizerem que não se pode por o carro X a GPL, ou que se nota muito a diferença na potência, e que basicamente preferem andar um 1.4 arrastadeira a gasolina do que um 2.0turbo a GPL então não sei o que diga.
Sei que é uma opinião impopular, mas pelo menos quando falam na gasolina falem sempre nas vantagens do GPL, agora já se pode estacionar na maior parte dos parques subterrâneos com o novo selo no vidro e é a única maneira de convencerem alguém a trocar de um carro a gasóleo por um a gasolina. O meu próximo carro espero que seja um Volvo turbo que andam por aí baratos a gás, aí sim, teria um carro superior a qualquer diesel com os mesmos custos de utilização (exceto que ia continuar a pagar um IUC ridículo)