E dos exames nacionais ninguém fala?

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Ela n tem q ver os exames, mas devia porque os homologa.

Trata-se de um acto dela e da sua equipa. Pergunta ao teu pai como é que funciona.
Os erros do concurso de professores tb n foi do ME, mas ele caíu por causa disso.

A ser como pensas ser Ministro era ainda mais fácil. TUDO O QUE PASSA NA TUTELA É DA SUA RESPONSABILIDADE... LÊ A LEI ORGâNICA, INFORMA-TE ANTES DE DEBITAR. Mas eu percebo, estás em época de exames[}:)];)

Vocês são mais cegos que o Ray charles.

Ela nem sequer tem conhecimentos para ver se os exames estão certos ou errados, zerorpm.

Tu estás a falar de uma responsabilidade política muito abstracta. Não podemos ser tão radicais. A instabilidade não leva a lado nenhum ;)

Sim, já se sabe, uma coisa é quando estes problemas acontecem a governos PS, outra quando é a governos PSD. Não é novidade nenhuma. Há que viver com essa realidade :D

Mas já pediram a cabeça da ministra ou não ? :D

O pessoal só gosta de sangue..... principalmente daqueles que mexem em alguns interesses [:P]
Deixam lá a ministra em paz, pois, é uma "ministra boazona":D

Bem.. independentemente de ter corrido bastante melhor este exame à mnha namorada do que o outro ela admitiu que este era bem mais dificil.
E disse-me tb que este continha erros. Mas cm nao percebo nd de quimica n posso dzr mt mais. lol

citação:Originalmente colocada por André

Ela nem sequer tem conhecimentos para ver se os exames estão certos ou errados, zerorpm.

Tu estás a falar de uma responsabilidade política muito abstracta. Não podemos ser tão radicais. A instabilidade não leva a lado nenhum ;)

Sim, já se sabe, uma coisa é quando estes problemas acontecem a governos PS, outra quando é a governos PSD. Não é novidade nenhuma. Há que viver com essa realidade :D

Por isso mesmo tem uma equipa e a equipa falhou... Ou não há responsabilização política? Afinal ela tutela o quê?

Originalmente colocada por Manoel

"Os profs do gave nasceram lá. Do dia para a noite...
E trabalham sem qualquer tipo de supervisão..."

Então os testes para os exames são feitos por professores </u>que estao no GAVE certo?

citação:Originalmente colocada por FGO

Originalmente colocada por Manoel

"Os profs do gave nasceram lá. Do dia para a noite...
E trabalham sem qualquer tipo de supervisão..."

Então os testes para os exames são feitos por professores </u>que estao no GAVE certo?

São feitos por técnicos pedagógicos com parecer não vinculativo de um júri, composto por ilustres (nomeados pela Ministra e um prof nomeado pela Ministra.

Este exame de Química já deve dar para chegar à média nacional em torno da positiva.

E já deve haver mais Profs de Química do Secundário a "ter" 20 numa hora de exame, embora, em termos mais justos, o racio alunos/Profs deva andar mais entre as 2H30 a 3H/1H.

In Público

Que perguntas devem os deputados fazer à ministra da educaçâo?
Por Maria Teresa Pereira Coelho - Carcavelos
Será possível não reconhecer nunca que existem erros e responsabilidades do Ministério da Educação? A culpa é sempre externa ao ME? A tutela e os serviços do ME estão sempre certos e tomam atitudes correctas e os outros é que estão sempre a entender mal? A raiva aos professores será resultado de algum percurso escolar traumatizante? Talvez o internato em instituição não tenha sido a melhor opção na educação da srª Ministra.

Porque será?
Por Anónimo, Coimbra
A Srª Ministra defende a avaliação do desempenho dos Srs. Professores do ensino básico e secundário (estranhamente, nunca não se fala dos Srs. Professores do ensino superior, classe a que a Srª Ministra pertence - se não estou em erro - embora dependentes de outro Ministério). Porém, agora que os Pais e Encarregados de Educação intervieram na questão dos exames, avaliando-os negativamente, já a sua opinião não é levada em consideração. Porque será?

Qual o critério?
Por Manuel António Martins - Paredes
Não é pelo que a senhora ministra fez que se deve criticá-la. Deve-se, isso sim, procurar saber com rigor em que argumentos é que se baseou para tomar esta medida. Sim, é certo que a senhora em causa tem o poder...Mas poderá usá-lo desta forma? Porque afinal, publicar um despacho da noite para o dia sem dar razão alguma soa a despotismo! Médias baixas? Não serve, Matemática, por exemplo, também foi muito baixo. Programa novo? Há muito mais disciplinas para serem abrangidas com esse argumento. Excesso de dureza na correcção? Elaborem-se novos critérios e corrijam-se de novo as provas. Erros na elaboração das provas? É abusar. Durante anos, os alunos erraram e não puderam fazer nada. O ministério erra e tem logo desculpa, "não nos caiam em cima que a gente põe já fitacola". Está errado. Alunos antigos em vantagem? Tivesse-lhes dito no inicio do ano (ou até em Maio!) que ia dar duas chances aos novos programas e talvez eles se tivessem inscrito e estudado para esses. Ausência de espírito democrático e de enquadramento com a dura realidade do acesso ao ensino superior? ...Seria mau, mas um mal menor... Ao menos tem a desculpa do "não sabia, vou tentar fazer melhor"... mas já vai tarde...

Perguntas que não podem ficar sem resposta
Por José Pedro Leal Araújo Alves - Porto
1 - Quem são (nomes e funções) os elementos que fizeram parte da elaboração dos exames que têm de ser repetidos? 2 - Que medidas a Sra. Ministra vai providenciar perante os elementos que elaboraram os referidos exames?

Que paridade?
Por Anónimo, Braga
A Sra Ministra já reparou que um professor do sexo masculino muda de escalão mais rapidamente que um do sexo feminino? É que os homens não engravidam e na larga maioria dos casos quando uma criança fica doente cabe à mãe acompanhá-la... Que igualdade? Ou sertá discriminação. Leiam a proposta do novo ECD. É humilhante numa democracia.

grande ministra!
Por anabela pereira - braga
Onde está o tal rigor, de que tanto se orgulhou não abdicar, quando se tratava de denegrir a imagem dos professores deste país? Acha "uma coisa mínima" hipotecar o futuro de milhares de estudantes num exame de duas horas!? Onde mora o rigor na elaboração dos exames!? O que acha de uma aluna que termina o secundário com uma média de 18.5 e em duas horas vê as suas expectativas defraudadas?

Há muito mais...

Desculpem mas acho que NÃO SE ADMITE que num país como o nosso, professores ditos "especializados" estejam 1 ano a fazer os exames nacionais e no fim estes venham com erros, de tal forma que tenham que ser repetidos... é incrível... Eu acho que no fundo os exames nacionais são uma coisa um pouco parva...em vez de fazermos os exames do ministério da educação, cada Faculdade deveria ter um exame próprio de acesso para que os alunos fossem admitidos... ou seja eu queria ir para a faculdade de letras : chegava lá, candidatava-me e eles entregavam um exame para eu fazer lá.. Exame feito pela própria faculdade...

Mas como não é assim, tenho que estudar para ver se me safo na 2ª fase de MAT... é já na 6ª feira :(... se não tiver no mínimo 9.5 , não entro na univ... ao menos já tenho o 12º feito, independentemente da nota de exame, mas se não tiver 9.5, fico um ano a estudar para em 2007 fazer outra vez o exame de mat [xx(]... e esta é a ultima oportunidade este ano...
Vou ver se me safo hehe[:p]... Cumps Citro4EVER

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Desculpem mas acho que NÃO SE ADMITE que num país como o nosso, professores ditos "especializados" estejam 1 ano a fazer os exames nacionais e no fim estes venham com erros, de tal forma que tenham que ser repetidos... é incrível... Eu acho que no fundo os exames nacionais são uma coisa um pouco parva...em vez de fazermos os exames do ministério da educação, cada Faculdade deveria ter um exame próprio de acesso para que os alunos fossem admitidos... ou seja eu queria ir para a faculdade de letras : chegava lá, candidatava-me e eles entregavam um exame para eu fazer lá.. Exame feito pela própria faculdade...

Mas como não é assim, tenho que estudar para ver se me safo na 2ª fase de MAT... é já na 6ª feira :(... se não tiver no mínimo 9.5 , não entro na univ... ao menos já tenho o 12º feito, independentemente da nota de exame, mas se não tiver 9.5, fico um ano a estudar para em 2007 fazer outra vez o exame de mat [xx(]... e esta é a ultima oportunidade este ano...
Vou ver se me safo hehe[:p]... Cumps Citro4EVER

E assim fazias 5 exames diferentes, pela ordem de preferência de entrada [8)]

Ministra nega erros nos exames
2006/07/19 | 22:38
E justifica excepção a Química e Física com notas baixas

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, reiterou hoje a inexistência, «no geral», de erros nos exames nacionais do secundário e afastou a possibilidade de serem apuradas responsabilidades nos serviços da tutela, noticia a agência Lusa.

«Está completamente fora de causa. Como disse, os exames, no geral, correram bem», afirmou em entrevista à SIC, quando questionada sobre um eventual apuramento de responsabilidade junto dos serviços do Ministério da Educação.

A Sociedade Portuguesa de Química e Associação Portuguesa de Professores de Matemática tinham denunciado, na semana passada, a existência de «incorrecções nos enunciados, alguma confusão na formulação das perguntas (...) e desajustamento entre o tempo estipulado para a realização da prova e o efectivamente necessário».

Apesar das denúncias, o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) do ME nunca reconheceu a existência das falhas, admitindo apenas, no caso de Química e de Física, a possibilidade de ter havido «uma apropriação insuficiente do novo programa por parte de professores, alunos e manuais».

«Os relatórios técnicos dizem que não houve erros. Há, por vezes, controvérsias em relação ao conteúdo e isso é normal em ciência», acrescentou a ministra.

Maria de Lurdes Rodrigues justificou ainda a repetição dos exames relativos aos novos programas de Física e Química, sem prejuízo para os alunos no acesso ao Ensino Superior, com um «grau de ruptura» entre o programa novo e o antigo daquelas duas disciplinas.

«Havia uma situação de desvantagem em relação aos alunos do programa antigo, que apresentavam maior possibilidade de treino e preparação», justificou, salientando que os programas foram este ano testados pela primeira vez.

Um despacho do secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, emitido na semana passada, determinou que estes alunos podem à mesma concorrer à primeira fase de acesso ao ensino superior, na qual há mais vagas disponíveis, apesar de beneficiarem de uma segunda oportunidade nos exames, contando a melhor das notas obtidas para a candidatura à universidade.

A excepção foi justificada pelo Ministério com o facto dos alunos terem alcançado nas duas provas um «valor médio relativamente baixo e muito inferior ao verificado no ano passado» (médias de 6,9 valores a Química e 7,7 a Física) e ainda por se tratarem de programas novos, testados este ano pela primeira vez em exame nacional do 12º.

Contudo, as justificações apresentadas não convenceram pais, sindicatos e partidos políticos, que alegam que o mesmo argumento pode ser aplicado noutras disciplinas nas mesmas condições e, por isso, acusam a tutela de discriminação.

A ministra reportou ainda para Setembro uma «análise e avaliação exaustiva ao que se passou», juntamente com os departamentos disciplinares das escolas.

Maria de Lurdes Rodrigues desloca-se quinta-feira ao Parlamento para um debate de urgência sobre a forma como correram os exames nacionais do ensino secundário, solicitado pelo PSD.

EXCELENTE MINISTRA[^][^][^].

Os teus argumentos, Sr. Zerorpm-Sinatra, vê na sequência dos ultimos meses.

Farto destas demagogias básicas.

citação:Originalmente colocada por 3com

citação:Originalmente colocada por zerorpm

3COM,

Só que foram quase todos que baixaram a média... Quase todos com excepção do André e do Amigo génio.Pq? Pq os critérios foram alterados

Se baixaram todos e o exame foi igual para todos, não vejo onde está o problema, pois, vão todos concorrer sob as mesmas condições!

O problema é que também concorrem alunos do ano passado, com notas muito mais altas, bem como quem este ano fez os exames pelo programa antigo, também com média bastante mais alta.

Mais do que os hipotéticos erros, o que vai mal são critérios de correcção que não consideram respostas correctas só porque não constam da lista das respostas possíveis, ou resoluções que por caminhos não previstos chegam a um resultado final correcto.

E quanto à ministra, se há problemas nas provas responsabilizem-se os técnicos que fizeram a borrada e não a ministra. Neste país quem faz as borradas safa-se e os ministros é que se demitem (lembram-se da ponte de Entre-os-Rios?).

Em matemática a média foi de 5,9 valores (menos 1 valor que em 2005) e um aumento dos chumbos de 23% para 40%...

Mas, ok, considera-se normal...

Porque que não repetir matemática?
Os critérios não se aplicam?

Enfim...

"Ministério da Educação: resultados dos exames nacionais "são razoáveis""
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1264008

Quem sou eu para pôr em causa esta avaliação...

citação:Originalmente colocada por mjm

Em matemática a média foi de 5,9 valores (menos 1 valor que em 2005) e um aumento dos chumbos de 23% para 40%...

Mas, ok, considera-se normal...

Porque que não repetir matemática?
Os critérios não se aplicam?

Enfim...

"Ministério da Educação: resultados dos exames nacionais "são razoáveis""
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1264008

Quem sou eu para pôr em causa esta avaliação...
Tu podias explicar isto:
Houve uma certa constância nos resultados em relação ao ano passado, por exemplo no caso da Matemática, onde, sendo baixos, se mantiveram sem grandes alterações".

Glória Ramalho desvalorizou a descida da média de classificações na maioria dos exames, considerando que a diminuição ocorreu, sobretudo, nas provas relativas ao programa antigo, nas quais os alunos são, maioritariamente, "repetentes ou provenientes de turmas residuais".

"Este ano houve simultaneamente exames relativos aos programas novos e a programas antigos. Os alunos que fizeram os exames antigos estão em situações especiais e, por isso, é compreensível que os resultados tenham baixado nessas provas".

Podias ter ouvido a ministra e ter percebido que o MOTIVO não foi apenas as notas baixas.

A excepção foi justificada pelo Ministério com o facto dos alunos terem alcançado nas duas provas um «valor médio relativamente baixo e muito inferior ao verificado no ano passado» (médias de 6,9 valores a Química e 7,7 a Física) e ainda por se tratarem de programas novos,</u> testados este ano pela primeira vez em exame nacional do 12º.

Mas eu desisto

Este não é o meu GOVERNO.
Façam o que quiserem.....
Enterrem este país bem fundo.

A Matemática, pelo que eu vi do exame, é natural que a média tenha descido um pouco.

O exame tinha lá 3 questões que para um aluno normal, não eram muito fáceis.

Depois era um bocado extenso, mas dava perfeitamente para fazer (fi-lo à posteriori em casa sem grandes preocupações de "escrita limpa", em +/- 90 minutos). Penso que lá tê-lo-ia feito mesmo nos 120 minutos.

A múltipla escolha era dada, dada...

Não vejo o porquê de ter de ser repetido, a não ser claro o interesse das várias capelinhas e dos vários injustiçados do momento à espreita da oportunidade :D

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por 3com

A mulher tem bolas, afirmou categoricamente na SIC que as provas não tinham erros.....
Esteve excelente[^][^].

Enfim, mais uma humilhação da oposição no Parlamento, amanhã[8)].
Não foi hoje ?

Tenho que reconhecer a sua atitude, ele podia ter ido pela via mais fácil, desculpar-se com hipoteticos erros do GAVE.

Parece que já dá para adivinhar a resposta a uma pergunta da oposição:
-"então, é um reflexo dos nossos excelentes alunos e de uma politica de facilitismo! Nem um examezito são capazes de fazer.... já não há alunos como antigamente." [}:)]

As pessoas têm que se mentalizar que os exames têm que ser rigorosos, pois, são a preparação para um futuro numa faculdade e por conseguinte um cargo superior ou então, a preparação para um mercado de trabalho exigente, onde todas as pessoas com o 12º deviam estar aptas a ocupar qualquer quadro médio dentro da sua área de formação.
De que serve extender a escolaridade obrigatória até ao 12º se os alunos vão passando de empurrão ?
Só vejo uma explicação, intrujar as estatísticas e ludibriar a CE.... afinal deixamos de ser tão analfabetos[}:)]

Pessoalmente, acho que chegou a altura de acabar de vez com o facilitismo, não nos leva a lado nenhum!
Temos que ser exigentes com nós proprios se queremos um futuro melhor, para este rectangulo plantado à beira mar.!

Voltar
Superior