Electrodomésticos

Ainda sobre o ponto 4, o tempo é um dos elementos mais importantes na cozinha e tem de ser respeitado. Aliás, tempo e temperatura não podem ser mais ou maior, mas o ideal. Mas isso depende do que se gosta. Cozinhar para mim é uma arte e uma terapia. Para outros é só uma tarefa a ser realizada da forma mais rápida e fácil.

Para outros e para ti.... eu acredito no que disseste, cozinhar é uma arte e terapia, para mim é igual, ha dias assim, mas há muitos dias que chegas do trabalho com fome e queres rapidez e eficácia, e não é terapia nenhuma, é mesmo obrigação para matar a fome.

Bem, por aqui tenho placa de indução há cerca de 11 anos.

Não chegámos a aumentar a potencia contratada, mas também não consigo ligar os "bicos" todos no máximo ao mesmo tempo. Utilizo solução de recurso, ligo o que preciso logo no máximo, e coloco os outros numa posição mais fraca, e depois vou aumentando uns e diminuindo outros. (Isto se tiver os 4 bicos a funcionar ao mesmo tempo, que é raríssimo). No fim do mês, não notei diferença na conta da luz, sinceramente.

Vantagens: Muito mais limpo que o gás, tão ou mais rápido a aquecer como o gás, melhor "precisão" da temperatura que o gás.

Desvantagens: Não consigo usar os bicos todos ao mesmo tempo. Ainda andamos na dúvida de aumentarmos ou não a potencia contratada. Como é algo raríssimo de ser necessário, temo-nos deixado estar. Outra desvantagem, daquela placa em específico: Se alguma coisa pousar em cima dos botões, começa a apitar e não se cala enquanto não tirarmos. [:D] E o temporizador só funciona num bico de cada vez.

@paulomrtins, não é por os grandes chefes de cozinha usarem fogões a gás (e até isso tem vindo a mudar), que automaticamente é muito melhor. Até poderá ser... para eles. Mas pode não ser para o comum dos mortais. E também ainda não é muito comum haver fogões industriais em indução.

Que potência tens?
Eu tenho 6.9 e nunca tive problemas.

Mas também vendo os preços da EDP sem desconto:

3.45 - 7.42€
4.60 - 9.43€
5.75 - 11.26€
6.90 - 12.94€

Hoje em dia ter 4.60 numa casa "normal" já é curto. Quanto mais com indução.

Que potência tens?
Eu tenho 6.9 e nunca tive problemas.

Mas também vendo os preços da EDP sem desconto:

3.45 - 7.42€
4.60 - 9.43€
5.75 - 11.26€
6.90 - 12.94€

Tenho 10.35Kva... trifásicos.[8b] o que equivale a cerca de 3.45Kva por fase.

E tenho trifásico por causa do motor do poço, que os sogros insistem em manter.

Janeiro o mês que mais consumi por causa do frio, aquecimento do AC sempre ligado na sala e quartos para manter a casa nos 21º, aquecedores de resistência nas casas de banho e cozinha, e só tive ali uns picos nos 4.5, primavera/verão sempre abaixo dos 3.0 o consumo. Tenho esquentador e fogão a gás natural.

XXCm5Cs.jpg

Mas quais as vantagens e desvantagens da indução em relação a uma placa de vitrocerâmica normal?

A inducão é ligeiramente mais eficiente, principalmente se o tacho nao ocupar toda a superficie da vitroceramica e se não for aproveitado o calor residual.

Como não aquece directamente a placa em si, é mais facil de limpar e não tem residuos queimados no fundo.

É mais seguro por causa de queimaduras e ou colocar coisas que possam derreter em cima da vitroceramica depois de desligar.

A desvantagem é ter de usar tachos com fundo proprio.

e mais caro valor de aquisição.

Nunca explorei muito, mas para quem tenha uma placa vitroceramica, justifica passar para uma de indução?

Vantagens:
controlas melhor a temperatura, e ao "segundo". Começa a ferver, baixas a potencia, e deixa de ferver imediatamente, como no gás.
Começa a aquecer também quase imediatamente. Na vitroceramica a halogenio, aquece a "resistencia", depois a placa, depois a panela, e depois a comida. neste, os magneticos fazem aquecer quase imediatamente a panela, e depois a comida.
Como a placa em si não aquece tanto, não ficas com aqueles restos quase carbonizados no fogão. é muito mais fácil de limpar. A placa em si também arrefece muito mais rápido, depois de tirares as coisas de cima.

Desvantagens: O trem de cozinha tem de ser próprio. Nos tempos que correm, quase tudo já dá.

A inducão é ligeiramente mais eficiente, principalmente se o tacho nao ocupar toda a superficie da vitroceramica e se não for aproveitado o calor residual.

Como não aquece directamente a placa em si, é mais facil de limpar e não tem residuos queimados no fundo.

É mais seguro por causa de queimaduras e ou colocar coisas que possam derreter em cima da vitroceramica depois de desligar.

A desvantagem é ter de usar tachos com fundo proprio.

e mais caro valor de aquisição.

Um tacho menor que a superficie é uma palermice, ha 4 "bicos" não vou meter um tacho pequeno num grande, mas o limpar pode ser uma vantagem, limpar uma placa não é facil, aquilo é liso e tal mas retirar as coisas queimadas sem riscar aquilo nao é facil.

Quer dizer quando a placa der o berro lá terei de comprar uma de indução, mas nao queria mudar os tachos e panelas, alguns deles já tenho há muitos anos

Para outros e para ti.... eu acredito no que disseste, cozinhar é uma arte e terapia, para mim é igual, ha dias assim, mas há muitos dias que chegas do trabalho com fome e queres rapidez e eficácia, e não é terapia nenhuma, é mesmo obrigação para matar a fome.

Para esses dias, escolho pratos mais simples e rápidos de preparar ou recorro a um take-away. Não tenho de definir a minha cozinha para o pior caso, mas para onde gosto de "estar". Hoje não tive tempo sequer de almoçar, mas amanhã vou fazer um brisket que vai ficar umas 9 horas a assar/fumar..

Para esses dias, escolho pratos mais simples e rápidos de preparar ou recorro a um take-away. Não tenho de definir a minha cozinha para o pior caso, mas para onde gosto de "estar". Hoje não tive tempo sequer de almoçar, mas amanhã vou fazer um brisket que vai ficar umas 9 horas a assar/fumar..

O pior caso,,, no meu caso são 6 dias da semana...[:D]

Opiniões sobre compras na aquario.pt?
Entrega; problemas com a garantia?

Tenho interesse num desumidificador, mas não queria avançar sem feedback.

Janeiro o mês que mais consumi por causa do frio, aquecimento do AC sempre ligado na sala e quartos para manter a casa nos 21º, aquecedores de resistência nas casas de banho e cozinha, e só tive ali uns picos nos 4.5, primavera/verão sempre abaixo dos 3.0 o consumo. Tenho esquentador e fogão a gás natural.

XXCm5Cs.jpg

Interessante.

Como tens esse gráfico?

Com a minha mulher não dava. É máquina da roupa, máquina da loiça, chaleira eléctrica. Tudo ao mesmo tempo. [:D]

Mas só a minha placa de indução em Pico são 11.000W [:D]

Opiniões sobre compras na aquario.pt?
Entrega; problemas com a garantia?

Tenho interesse num desumidificador, mas não queria avançar sem feedback.

Já la comprei uma "chaleira" e correu tudo bem.

Quanto a garantia, até ao momento não foi preciso accionar.

Interessante.

Como tens esse gráfico?

Com a minha mulher não dava. É máquina da roupa, máquina da loiça, chaleira eléctrica. Tudo ao mesmo tempo. [:D]

Mas só a minha placa de indução em Pico são 11.000W [:D]

As pessoas são seres adaptáveis, a minha mulher tambem por ela ligava tudo, ela e toda a gente, mas por experiência própria sabe se ligar 3 coisas rebenta o quadro e fica ás escuras, por isso já se adaptou! [:D]

Nunca explorei muito, mas para quem tenha uma placa vitroceramica, justifica passar para uma de indução?

Bem e em complemento com o que coloquei atrás e responderam, há também gás natural o que se calhar até é a melhor "escolha" (custo/consumo), certo?

As pessoas são seres adaptáveis, a minha mulher tambem por ela ligava tudo, ela e toda a gente, mas por experiência própria sabe se ligar 3 coisas rebenta o quadro e fica ás escuras, por isso já se adaptou! [:D]

Como tenho 6.9 nunca rebentou e nunca ficou as escuras.

Mas ainda no outro dia tive essa discussão com um amigo. Tem 4.6, em casa são 5 pessoas, tudo nos youtubes e Ps5 e computadores e afins.
E a cozinha sempre a produzir comida para alimentar todos.
E volta e meia. Puff lá vai a luz.
Já lhe disse para aumentar, mas diz que não quer.
Para poupar 2€ por mês arrisca-se a um dia queimar qualquer coisa.

Voltar
Superior