ESP : Sim ou não ?

citação:Originalmente colocada por Zen

citação:Originalmente colocada por smithico

Eu considero o ESP um sistema fantástico, quer tecnicamente com pela sua utilidade em situações de risco.

E não me venham dizer que conseguem fazer com os pedais e volante o que o ESP faz em situações de risco. É só condutores ...

Bom bom era ter o carro limitado a 120 km/h, permanentemente ligado a uma base de controlo, a partir da qual um super-computador gestor de tráfico assumiria o controlo do automóvel a 100%...

Yep...e depois fazer o mesmo com as pessoas. Um super-computador a comandar os seus pensamentos e desejos.

Assim é que tava bem!!! Já vi que o criador do Matrix andou por aqui a inspirar-se [:p]

Nightlord eu estava a ser irónico, mas aparentemente há que deseje esse dia.

Nesse dia deixarei de ser automobilista.

Em França os grandes cosntrutores (sobretudo a Renault) estudam e defendem a implementação de a velocidade ser limitada de fábrica ao máximo previsto na lei para a generalidade dos veículos em circulação. Estudam também um projecto para a limitação de velocidade induzida a partir de uma central em certas zonas rodoviárias e em determinads condições climatéricas, de tráfego, etc...

Nightlord eu estava a ser irónico, mas aparentemente há que deseje esse dia.

Eu também ;)

Nesse dia deixarei de ser automobilista.

Em França os grandes cosntrutores (sobretudo a Renault) estudam e defendem a implementação de a velocidade ser limitada de fábrica ao máximo previsto na lei para a generalidade dos veículos em circulação. Estudam também um projecto para a limitação de velocidade induzida a partir de uma central em certas zonas rodoviárias e em determinads condições climatéricas, de tráfego, etc...

Muito meeeeedo!!! Acho que me vou agarrar ao Civic com unhas e dentes

Continuo sem entender a aversão ao ESP.

Se na F1 usavam, e até certo ponto ainda usam, ajudas electrónicas para melhorar o desempenho do carro, quem é que são vcs para dizer que é melhor sem ajudas?

Ou têm muita sorte ou então não levam os carros ao limite. E não venham com essa de saber os limites pq eles só se descobrem quando são ultrapassados....e ai valha-nos as ajudinhas uma vez que não fazemos estas experências em pistas.

Não se lembram de quando o Niki Lauda foi testar o Jaguar? Espetou-se pq levou o carro aos limites. Não teve danos pq estava numa pista, sem arvores, sem passeios, sem pessoas e outras n variáveis que vos podem surgir e GARANTIDAMENTE não vão ter reflexos para as evitar. A sorte não dura para sempre e uma ajudinha do ESP, por mais pequena que seja, pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

O ESP está lá para os imprevistos e para os pissos. Protege-os a eles e protege-nos deles.

Não entendo. Leio e re-leio os vossos argumentos mas não entendo. Falam em altos pneus, jantes e travões...não estão numa pista em que isso é necessário para ganhar preciosos segundos. Estão numa estrada onde o que conta é andar com cuidado e chegar vivo.

Acho bem que seja opcional em todos os veículos ou então obrigatório... e eu comprarei daqueles em que seja opcional, para não o escolher! :D

Gosto muito das traseiradas e de as provocar até para sair melhor (por vezes até para entrar) de algumas curvas. Se o carro tiver algum dispositivo que me impeça de o fazer então deixo de ser eu o condutor do veículo para passar a ser eu o conduzido pelo sistema do meu veículo.

Nos próximos anos não prevejo abandonar esse meu direito a sentir-me livre. Quem sabe quando tiver 70 anos... aí até já deve vir com uma caixa automática... ou um passe para andar de transportes públicos permanentemente... se nessa altura ainda houver gasolina ou gasóleo... :)

:D bem com estas modernices todas:
-caixa automatica (deixamos de por mudanças...)
-sensores no para-brisas...(deixa-mos de carregar no botão qd chove...
-sensores de marcha atraz...o carro faz tudo...)
-gps---deixa-mos de ver o mapa...
-ar condicionado automatico (deixamos de abrir a janela k tb é electrica...

Bem perante estas modernices e as k tao para vir daki a pouco já não conduzimos mas sim o carro é k nos conduz a nós...[}:)][}:)]

das 2 uma:
ou adormecemos ao volante pk se torna uma seca só termos k rodar o volante...:D:D[xx(]

ou o melhor é vender-mos o carro e só andar-mos de taxi...assim somos conduzidos na mesma e não pagamos seguro nem manutenção...e podemos até beber e tudo...[:p];):D:D:D:D

Se fizer-mos contas ainda poupamos dinheiro...[:p]:D:D:D[}:)][}:)][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

citação:Originalmente colocada por ElbB

O Golf GTi tem um péssimo chassis.. não sabia. Por isso é q eles metem lá o ESP né?

Em termos desportivos bom não é de certeza...

Os chassis dos Golf GTI, geração após geração, sempre previligiaram a facilidade de ultilização e o "não assustar" do condutor incauto em detrimento das capacidades efectivas de eficácia.

Quanto ao Golf IV GTI garanto-te que não era o ESP que fazia muito...aquilo de ágil não tinha nada pelo que não havia muito a fazer.

O último pelo que tenho lido é bem melhor...mas nunca o conduzi. Por acaso este é que já tem o ESP, e o outro pior não [}:)]

Será que é mesmo o ESP que mudou o comportamento de uma para outra geração?!?!? :D

É... o GTi não vale nada. O teu é que é bom ;)

O ESP é para otários que não sabem conduzir né? Tu que és bom não precisas ;)

É... o GTi não vale nada. O teu é que é bom ;)

O ESP é para otários que não sabem conduzir né? Tu que és bom não precisas ;)

Melhor do que o meu anterior não tenhas dúvidas [:p]

Onde leste que eu não preciso do ESP?! Ou nem leste sequer o tópico todo?

Leste a minha 1ª resposta? ;) É que para a tua 2ª frase é porque não leste...eu até acho que ele pode vir a ser útil em determinadas situações e é indiscutivelmente melhor tê-lo do que não.

citação:Originalmente colocada por Pedro_H

:D bem com estas modernices todas:
-caixa automatica (deixamos de por mudanças...)
-sensores no para-brisas...(deixa-mos de carregar no botão qd chove...
-sensores de marcha atraz...o carro faz tudo...)
-gps---deixa-mos de ver o mapa...
-ar condicionado automatico (deixamos de abrir a janela k tb é electrica...

Acrescenta aí:

- Sensor de luz
- Sensor de pressão de pneus
- Sensor de nível de liquido pára-brisas
- Sensor de veiculo próximo para manter a distância de segurança
- Sensor de passagem de faixa
- ...

A sensação de ter esses itens é espectacular quando passamos de um carro sem nd como o Defender que nem espelhos nas palas tem, para um carro actual recheado.
Apoio essas coisas todas inclusivé as caixas automáticas VAG, BMW e MB.

A sensação de ter esses itens é espectacular quando passamos de um carro sem nd como o Defender que nem espelhos nas palas tem, para um carro actual recheado.

A sensação que me dá é mais de um transporte de pessoas do que um automóvel...e para isso há aqui uns autocarros muito porreiros ou táxis.

Têm mudanças automáticas, travão, acelerador, volante e tudo...eu só me sento e eles levam-me ao destino. Que bom!!!

Eu gostei da sensação oposta...minorar as futilidades ao essencial e o importante ser realmente importante.

Gadgets e quejandos tenho lá na sala

A sensação que me dá é mais de um transporte de pessoas do que um automóvel...e para isso há aqui uns autocarros muito porreiros ou táxis.

Têm mudanças automáticas, travão, acelerador, volante e tudo...eu só me sento e eles levam-me ao destino. Que bom!!!

Eu gostei da sensação oposta...minorar as futilidades ao essencial e o importante ser realmente importante.

Gadgets e quejandos tenho lá na sala

São opiniões...

Um exemplo é um M5. Cheio de electrónica e pelo que vejo cd vez mais espectacular.

O que é normal... quantos mais dispositivos existirem (como por exemplo sistemas de segurança e outros que melhorem a eficácia como a BMW tem) mais confiança e atenção consegues prestar na condução.

Claro que há casos em que é o contrário... mas não é por ter muita electrónica que vai retirar o prazer.

ElbB, claro que são opiniões. Sei que não tenho a verdade suprema e aceito que outros pensem de forma oposta à minha...é para isso que nós cá estamos, para conversar e expressar.

Não quero insultar as tuas opiniões e se o pensaste peço desculpa pois não é a intenção.

Nunca andei num M5 novo ou antigo para dizer se vão para melhor ou não. O que vejo é que os motores melhoram, mas o peso também aumenta e muito o que não abona muito.

De qualquer maneira a minha resposta foi mais a gadgets que mencionavas e que quanto a mim em nada ajudam à segurança e/ou eficácia.

Não me refiro a ESP ou ABS, refiro-me a sensores de luz, chuva...até caixas automáticas que vão contra o que para mim é importante -> a condução para o condutor, as palavras derivam e tudo.

O land rover defender é o melhor jipe do mundo não tenhas duvidas...
pelo menos a nivel da carroçaria...é um dos meus carros de sonho...(neste caso jipe..)[B)][B)][B)][B)][:p]:D:D:D[}:)][}:)]

ElbB, claro que são opiniões. Sei que não tenho a verdade suprema e aceito que outros pensem de forma oposta à minha...é para isso que nós cá estamos, para conversar e expressar.

Não quero insultar as tuas opiniões e se o pensaste peço desculpa pois não é a intenção.

Nunca andei num M5 novo ou antigo para dizer se vão para melhor ou não. O que vejo é que os motores melhoram, mas o peso também aumenta e muito o que não abona muito.

De qualquer maneira a minha resposta foi mais a gadgets que mencionavas e que quanto a mim em nada ajudam à segurança e/ou eficácia.

Não me refiro a ESP ou ABS, refiro-me a sensores de luz, chuva...até caixas automáticas que vão contra o que para mim é importante -> a condução para o condutor, as palavras derivam e tudo.

Ninguém se está a ofender tem calma :D:D

Repara que vais a uma velocidade elevada... n convem o limpa para brisas actuar automaticamente de forma a n desviares a tua atenção do que se passa na AE por exemplo? Ao entrares num tunel não convém que ou não é mais fácil as luzes ligarem automáticamente de forma a não desviares a tua atenção?

Caixas automáticas? Não desvia menos a atenção de um condutor com caixa automática sequencial? Onde o manejo pode ser feito no volante que para além de ser mais prático é mais rápido? E verdade seja dita as caixas automáticas de topo estão cada vez mais rápidas.

Outros pormenores na direcção, em multiplas regulações do volante, pedais, banco que permitem obter um posto perfeito, até nos farois que se movimentam na entrada de uma curva, o banco a tremer em caso de o conduto se distrair... acho que só contribui.

Atenção que uma coisa é prazer e outra é facilidade de condução. EM mts casos consegue.s enorme prazer com a facilidade como imagino no M5 por exemplo.

Desde que não haja automatismos para pedais e direcção... [8D]

Mais uma coisa... os carros estão cada vez mais pesados, mas a potência é cada vez maior e os dispositos electrónicos vão ajudando muito.

O tmepo dirá tudo...

citação:Originalmente colocada por Pedro_H

O land rover defender é o melhor jipe do mundo não tenhas duvidas...
pelo menos a nivel da carroçaria...é um dos meus carros de sonho...(neste caso jipe..)[B)][B)][B)][B)][:p]:D:D:D[}:)][}:)]

Se estás no gozo ou não, não sei...

Mas que ele é o melhor jipe do mundo à venda actualmente a transmitir o feeling de "jipe" e em off road, disso não tenhas duvidas

Edit: Talvez o novo Discovery bata o Defender mas não tenho certezas.

ElbB, acredito que todos esses gadgets facilitem a condução e que em certas e determinadas situações por isso contribuam para a condução...mas por outro lado estão cada vez mais a afastarmo-nos do que é a condução de uma máquina pura, ou seja 4 rodas e um motor lolol

ElbB, acredito que todos esses gadgets facilitem a condução e que em certas e determinadas situações por isso contribuam para a condução...mas por outro lado estão cada vez mais a afastarmo-nos do que é a condução de uma máquina pura, ou seja 4 rodas e um motor lolol

Tb é verdd... mas imagina que vais sair com a tua miuda.. vais a correr? [:p]

Deixares.t levar por uma caixa automatica e diversos sensores de vez em quando até faz jeito pois nem sempre vamos com aquele espírito de subir nas rotações [:p];)

Deixares.t levar por uma caixa automatica e diversos sensores de vez em quando até faz jeito pois nem sempre vamos com aquele espírito de subir nas rotações [:p];)

Boa comparação [}:)]

Claro que isto que falo nem acontece metade das situações em que uso o carro para transportar-me para o trabalho...mas prefiro o "esforço" de não ter a automática nessa situação do que tê-la noutras e não querer.

Claro que o ideal é ter 2 carros, um para cada situação...e depois um para o TT e tal e por aí a fora.

Mas isso só com o euro-milhões...por agora é 1 e já não é nada mau.

Boa comparação [}:)]

Claro que isto que falo nem acontece metade das situações em que uso o carro para transportar-me para o trabalho...mas prefiro o "esforço" de não ter a automática nessa situação do que tê-la noutras e não querer.

Claro que o ideal é ter 2 carros, um para cada situação...e depois um para o TT e tal e por aí a fora.

Mas isso só com o euro-milhões...por agora é 1 e já não é nada mau.

Claro que não e um CTR é excelente.

Mas embora nunca tenha conduzido um carro automático acredito pelo que tenho visto (relatos e imprensa) estejam constantemente a dar um passo em frente.

Back