ESP : Sim ou não ?

Eu hoje ia efectuar 1 topico muito semelhante a este, mais devido a esta noticia!

Se todos os veículos na Europa até 2010 estivessem equipados ESP, 20 mil pessoas que estariam condenadas a morrer em acidentes de viação, poderiam salvar-se. Os números são da Bosch, construtor que desenvolve este dispositivo de segurança. Toyota e Mercedes concordam que o ESP reduz os acidentes fatais em cerca de 50 por cento, especialmente os causados por despiste. A VW constata, por seu lado, uma redução de 35 %. Nesta linha, a EuroNCAP apelou para que os automobilistas incluam ESP no seu próximo carro.

citação:Se na F1 usavam, e até certo ponto ainda usam, ajudas electrónicas para melhorar o desempenho do carro, quem é que são vcs para dizer que é melhor sem ajudas?
atençao que este ponto nao tem nada de verdadeiro.

os F1 actuais nao teem ajudas ELECTRONICAS para aumentar a estabilidade.

apenas o controlo de tracçao e launch control sao permitidos, e mesmo assim a um nivel bastante reduzido.

o portugues tem confiança nas electronicas, confia mais nelas que na propria familia chegada, mas infelizmente para muitos, a dia em que os carros sao totalmente automaticos e onde nem sequer precisamos de dizer, por voz, o destino pois ele percebe telepaticamente para onde vamos....está a algumas decadas de distancia.

até la, o factor humano está presente e nao pode nunca ser ignorado.
quanto mais importancia lhe dao e mais atençao lhe prestam, mais rapidamente atingimos o ponto onde é mt complicado ou quase impossivel diminuir mais o numero de acidentes.
mais que isso, apenas retirando o factor humano da conduçao.
o dia em que as electronicas sao infaliveis....está a uns seculos de distancia:D

citação:Originalmente colocada por ElbB
Mas embora nunca tenha conduzido um carro automático acredito pelo que tenho visto (relatos e imprensa) estejam constantemente a dar um passo em frente.

Nisso tenho más experiências mas tenho noção que não posso fazer disso um exemplo. O único que conduzi era um Smart ForTwo [}:)] e aquilo nunca estava no que eu queria...então reduções para entrar numa curva mais "seguro" esquece.

so um offtopic: este topico ja tem tres paginas e a terceira consegue se ter aki uma discussao neste caso o nightlord e o elbB em q nao ha birras e ofensas.

Fartei-me de rir com algumas afirmações como por exemplo dizer que só compra carros que tenham ESP 100% desligavel, caso contrario tira-se o fusível[}:)][}:)] e o melhor é não ter:D… comprar como extra nem pensar…
Temos pilotos! Que foi Eliselotus? Vais começar a dizer que o ESP aumenta muito mais os acidentes do que diminui?[}:)][}:)][}:)]

Dispositivos auxiliares à segurança são muito bem-vindos nos meus carros… se não tiver ESP, não morro por isso mas se tiver melhor para qqr condutor!
Não faz milagres, mas que evita um nº bastante razoável de acidentes, disso n tenho duvidas!
A minha experiência com o ESP é positiva e considero indispensável na ajuda a corrigir trajectórias em rotundas… sobretudo no meu que possui tracção traseira!

Elise, tens razao no ponto da F1, e senao me engano, so nos inicio dos anos 90 e so a partir de 2001 ate agora e que se começou a usar o TC ( traction control ), que nao e mais nada, senao um corte progressivo dos cilindros do motor, de maneira a diminuir a potencia que este esta a transmitir às rodas, evitando o patinar das rodas. O ESP ( nem nada que se pareça ) nunca foi usado na F1...

Quanto às ajudas num carro normal, prefiro te-las no carro ( sendo serie ou como opcional, iria compra-las caso fosse necessario ), e poder desliga-las quando necessario. Assim poderia usufruir da sua protecção adicional na estrada normal, e poderia desliga-las e usufruir do "purismo" do carro, na pista ou noutra situação.

citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

Fartei-me de rir com algumas afirmações como por exemplo dizer que só compra carros que tenham ESP 100% desligavel, caso contrario tira-se o fusível[}:)][}:)] e o melhor é não ter:D… comprar como extra nem pensar…
Temos pilotos! Que foi Eliselotus? Vais começar a dizer que o ESP aumenta muito mais os acidentes do que diminui?[}:)][}:)][}:)]

Dispositivos auxiliares à segurança são muito bem-vindos nos meus carros… se não tiver ESP, não morro por isso mas se tiver melhor para qqr condutor!
Não faz milagres, mas que evita um nº bastante razoável de acidentes, disso n tenho duvidas!
A minha experiência com o ESP é positiva e considero indispensável na ajuda a corrigir trajectórias em rotundas… sobretudo no meu que possui tracção traseira!
pois o problema é mesmo este. é que os dispositivos sao bons, mas o portugues so exagera.

ou seja, para o portugues agora é impossivel nao haver carros sem ESP! e se conduz um acagaça-se todo de medo. o ESP é perfeito, é maravilha.
depois ha a noçao que o ESP resolve todas as situaçoes. ja em tempos pus aqui duas situaçoes onde o ESP nao resolve e ate pode piorar!
oleo. nao travar é a receita de à umas boas decadas! onde é que o ESP actua? UNICAMENTE nos travoes. cada um que conclua como achar.
com a inclinaçao das rotundas em portugal, nao é dificil levantar 2 rodas, basta ir um pouco mais depressa. quando um carro levanta 2 rodas, ha que virar pro lado oposto das rodas que levantam e acelerar ligeiramente ou n fazer mais nada. o que é que o ESP faz? trava.
atençao que isto tambem é a Bosch que diz, mas eles so interessam qd é pra dizer bem, como é normal.

eu nao sei o que a tua experiencia diz, mas o meu carro tb é tracçao traseira e aqui nao para de chover à 1a semana...o ABS nunca activou, nem foi necessaria qualquer tipo de correcçao em que o ESP activaria (se tivesse). claro, aqui as estradas teem piso minimamente aceitavel.

eu contra preconceitos nao luto, nem me dou a esse trabalho.
cada um tem a sua opiniao com o ESP. quem acredita no ESPM (exclusivo pra PT), está tao sujeito a um acidente como num carro sem ESP....esses sao so a maioria!

ups....

citação:Originalmente colocada por Pedro_H

citação:Originalmente colocada por Zen

citação:Originalmente colocada por smithico

Eu considero o ESP um sistema fantástico, quer tecnicamente com pela sua utilidade em situações de risco.

E não me venham dizer que conseguem fazer com os pedais e volante o que o ESP faz em situações de risco. É só condutores ...

Bom bom era ter o carro limitado a 120 km/h, permanentemente ligado a uma base de controlo, a partir da qual um super-computador gestor de tráfico assumiria o controlo do automóvel a 100%...

[^][^][^][^][^][^]
Eu pa mim qd menos tretas o carro tiver mais fiavel é...:D:D:D essa tretas só servem é pa avariar e depois custam um balurdio a sua reparação...[:o)]

É isso! É uma seca o airbag avariar-se, depois lá temos nós de gastar dinheiro no arranjo. Vale muito mais a pena dobrar o volante com uma cabeçada, ou ir em frente numa curva e ficar a comer comida de hospital (com sorte) durante 1 mes porque o arranjo do ESP era demasiado caro..
[8][8][8][8][8][8][8]
(Espero que esse comentário tenha sido irónico)

citação:Originalmente colocada por GreatAsaf1
Quanto às ajudas num carro normal, prefiro te-las no carro ( sendo serie ou como opcional, iria compra-las caso fosse necessario ), e poder desliga-las quando necessario. Assim poderia usufruir da sua protecção adicional na estrada normal, e poderia desliga-las e usufruir do "purismo" do carro, na pista ou noutra situação.

Yep, é assim que penso...a possibilidade de o desligar seria fundamental, ou numa pista ou mesmo no dia-a-dia numa situação que soubesse o que queria fazer e os riscos que correria.

Por exemplo numa estrada retorcida que conheça, e que queira provocar o carro e ter uns momentos de curtição com o carro...claro que os riscos são maiores, há que ter noção.

Mas porra, eu quando saío à rua também posso morrer atropelado, levar com um meteorito, etc.

Como diria algum sábio, para se morrer só é preciso estar vivo.

Não vamos tirar todo o sabor da vida, viver mais mas sem sabor. Parecem aquelas noticias da sra. com 107 anos que diz que lá chegou porque não fumou, não comeu nada que fizesse mal, não f****, não nada lolol E eu pergunto...então para quê quis prolongar a agonia?

Nem 8 nem 80...encarar as coisas com ponderação é bom.

octavia, como é que sabes se o airbag está avariado?

confias na luzinha????

tal como os farois e farolins, as lampadas do tablier tambem fundem.

a unica forma de teres a certeza que o airbag esta avariado é qd ele te rebenta na cara sem bateres. casos nao faltam...

citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

citação:Originalmente colocada por GreatAsaf1

Yep, é assim que penso...a possibilidade de o desligar seria fundamental, ou numa pista ou mesmo no dia-a-dia numa situação que soubesse o que queria fazer e os riscos que correria.

Por exemplo numa estrada retorcida que conheça, e que queira provocar o carro e ter uns momentos de curtição com o carro...claro que os riscos são maiores, há que ter noção.

Mas porra, eu quando saío à rua também posso morrer atropelado, levar com um meteorito, etc.

Como diria algum sábio, para se morrer só é preciso estar vivo.

Não vamos tirar todo o sabor da vida, viver mais mas sem sabor. Parecem aquelas noticias da sra. com 107 anos que diz que lá chegou porque não fumou, não comeu nada que fizesse mal, não f****, não nada lolol E eu pergunto...então para quê quis prolongar a agonia?

Nem 8 nem 80...encarar as coisas com ponderação é bom.

[}:)][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

Mas embora nunca tenha conduzido um carro automático acredito pelo que tenho visto (relatos e imprensa) estejam constantemente a dar um passo em frente.

Nisso tenho más experiências mas tenho noção que não posso fazer disso um exemplo. O único que conduzi era um Smart ForTwo [}:)] e aquilo nunca estava no que eu queria...então reduções para entrar numa curva mais "seguro" esquece.

Mas olha que o tempo em que tives.t com o carro tb é importante [:p]

Já ouvi dizer que por vezes para nos habituarmos a um carro automático é necessário algum tempo.

Ou pormenor (fora do contexto) é o facto de as caixas automáticas dos utilitários que não são nada de especial contarem com uma opção mais desportiva, outra calma e etc.

Com tempo acredito q as automáticas evoluam.

Aliás... nós é que estamos habituados a manuais... se estivessemos desde sempre habituados a automáticas, quando fossemos a conduzir uma manual seria... "porra... lá para a manete que só atrapalha" [:p]

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

pois o problema é mesmo este. é que os dispositivos sao bons, mas o portugues so exagera.

ou seja, para o portugues agora é impossivel nao haver carros sem ESP! e se conduz um acagaça-se todo de medo. o ESP é perfeito, é maravilha.
depois ha a noçao que o ESP resolve todas as situaçoes. ja em tempos pus aqui duas situaçoes onde o ESP nao resolve e ate pode piorar!
oleo. nao travar é a receita de à umas boas decadas! onde é que o ESP actua? UNICAMENTE nos travoes. cada um que conclua como achar.
com a inclinaçao das rotundas em portugal, nao é dificil levantar 2 rodas, basta ir um pouco mais depressa. quando um carro levanta 2 rodas, ha que virar pro lado oposto das rodas que levantam e acelerar ligeiramente ou n fazer mais nada. o que é que o ESP faz? trava.
atençao que isto tambem é a Bosch que diz, mas eles so interessam qd é pra dizer bem, como é normal.

eu nao sei o que a tua experiencia diz, mas o meu carro tb é tracçao traseira e aqui nao para de chover à 1a semana...o ABS nunca activou, nem foi necessaria qualquer tipo de correcçao em que o ESP activaria (se tivesse). claro, aqui as estradas teem piso minimamente aceitavel.

eu contra preconceitos nao luto, nem me dou a esse trabalho.
cada um tem a sua opiniao com o ESP. quem acredita no ESPM (exclusivo pra PT), está tao sujeito a um acidente como num carro sem ESP....esses sao so a maioria!

ups....
Lá estás tu… Quem é que disse que o ESP é ESP é perfeito, é maravilha?? Quem é que disse que o ESP resolve todas as situações? Preconceitos eu? Por causa do ESP? Chamas-me preconceituoso só por causa de eu afirmar que o ESP evita acidentes? Trata-te[|)]…

Não é só a Bosch que diz que reduz significativamente acidentes de despiste, é a Toyota, a Mercedes, a Vw, o EuroNcap, varias revistas, etc.

No meu se puxar pela 2ª numa rotunda as rodas patinam e o carro "anda de lado" até a luz do ESP piscar… o carro para de deslizar na maioria das situações! Só noto o ESP a activar baixas velocidades (- de 50) de resto não!

Tive cerca de 5 dias com ele e fiz para aí uns 400/500kms. ainda foi um bocadito, mas não muito aceito.

Claro que se a habituação nossa fosse às automáticas era isso que queriamos. O bicho homem é um bicho de hábitos.

Mas acho que passar de uma manual para a automática mais dificil, é do tipo depois de ver a luz já não voltas à escuridão lolol

Mas confio que a evolução nos dê melhores caixas. Até agora e depois de conhecer as da Honda (lá está quando saí da Opel para a VW achei que aquilo era o supra-sumo, pois as da Opel eram péssimas...agora que vi a do meu carro quando vou para conduzir outro penso que raio de caixa)...vamos abrindo os olhos.

E provavelmente existe algures algo melhor. Por isso é fixe ir mudando de marca lo

se tu puxares uma 2ª é porque tens noçao que sabes agarrar o carro. se nao tens e confias na electronica....mereces mesmo bater.
quando faço dessas é porque ha espaço pra n bater em nada ou ninguem. ja me virei umas vezes, nc sai de estrada...mas é naquela, fui eu que provoquei a situaçao, foi DE PROPOSITO. e se batesse...foi merda minha, azar, agora aguento-me à bronca.
fora coisas propositadas, o carro nao sai do sitio enquanto eu nao entrar com uma velocidade estupidamente elevada. com este carro, fazer conduçao "limpa" e no limiar da aderencia é algo que ja assusta, exactamente pela velocidade necessaria para o carro sair do sitio. claro, nao é nenhum porsche:D mas mesmo assim ja é uma velocidade elevada.

eu sou contra a ideia de que reduz os despistes, sou contra a ideia que se pode usar o ESP como desculpa para os nossos erros ou provocaçoes.

um condutor que faz um erro grosseiro de conduçao ou provoca uma situaçao que n tem a certeza que se sabe safar....deveria mesmo bater! mas vá la, n sejamos tao dramaticos, ao menos que o carro avarie no sitio:D

Eu tb estou para aqui com esta treta toda dos sensores e tal mas um carro que desejava ter era um Speedster 2.2 e esse n vem com nd :P

Por mt que sejamos fiel a uma filosofia por vezes basta uma estética fenomenal para nos levar para o oposto daquilo que sempre quisemos.

Para um condutor normal Elise como muitos de nós numa situação de piso com pouca aderência o ESP pode ser a salvação.

Para um condutor normal Elise como muitos de nós numa situação de piso com pouca aderência o ESP pode ser a salvação.
tudo bem. eu sou mais da ideia que se deve alcatroar decentemente e lutar por condiçoes minimas de segurança.

se tu puxares uma 2ª é porque tens noçao que sabes agarrar o carro. se nao tens e confias na electronica....mereces mesmo bater.
quando faço dessas é porque ha espaço pra n bater em nada ou ninguem. ja me virei umas vezes, nc sai de estrada...mas é naquela, fui eu que provoquei a situaçao, foi DE PROPOSITO. e se batesse...foi merda minha, azar, agora aguento-me à bronca.
fora coisas propositadas, o carro nao sai do sitio enquanto eu nao entrar com uma velocidade estupidamente elevada. com este carro, fazer conduçao "limpa" e no limiar da aderencia é algo que ja assusta, exactamente pela velocidade necessaria para o carro sair do sitio. claro, nao é nenhum porsche:D mas mesmo assim ja é uma velocidade elevada.

eu sou contra a ideia de que reduz os despistes, sou contra a ideia que se pode usar o ESP como desculpa para os nossos erros ou provocaçoes.

um condutor que faz um erro grosseiro de conduçao ou provoca uma situaçao que n tem a certeza que se sabe safar....deveria mesmo bater! mas vá la, n sejamos tao dramaticos, ao menos que o carro avarie no sitio:D

Não sejamos assim...o ESP pode safar-nos dos nossos erros de avaliação ou de distracção, e todos mais dia menos dia cometemos uns quantos na condução...somos humanos.

Aí concordo que ele esteja presente. Mas sempre com a possibilidade dada ao condutor de o desligar.

Puxar umas mudanças e patinar as rodas no RWD é curtido e tal...mas sem o ESP, pois com ele não patina pêva.

Mas lá está se o fazes é porque queres, logo presumo que sabes que tens espaço para umas atravessadelas ou piões se acontecerem.

Se o patinanço acontece sem querer, então o ESP pode-te safar de boa...se bem que devias saber que não deves puxar assim sem saber os limites de aderência.

É um bom exemplo de como é bom ter ESP mas desligável totalmente para a ramboia.

ElbB, Speedster, quem me dera...depois de ver o VXR Turbo nas mãos do Jeremy tenho vontade de emigrar para lá para curtir com um.

E não tem ESP pois o propósito é esse mesmo.

tudo bem. eu sou mais da ideia que se deve alcatroar decentemente e lutar por condiçoes minimas de segurança.

E achas mesmo que algum dia vamos ter um piso decente? Neste país o obreiro o que quer é receber X para 100 de massa e depois só gasta 80 e mete 20 ao bolso.

Em vez de esperarmos por milagres devemos é tomar providências. Se for possível o ESP porque não?

Back