Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Alguem consegue explicar-me a diferença indicada em alguns alimentos sobre total de hidratos de carbono, depois indicando "dos quais açucares" sao xxx

Ou seja exemplo

24 gramas hidratos carbono dos quais açucar sao 10g

Eu para contabilizar o que "pode engordar e faz mal" para fazer um plano basico devo considerar os 24 gramas do exemplo ou os 10 gramas. Tenho consciencia que os açucar sao piores mas desconheço a totalidade dos maleficios dos restantes .

A minha segunda duvida é que a Aveia tem muitos hidratos de carbono. Ate que ponto posso comer sem ser maleficio devido a tal ? Pergunto porque ja confirmei que possivelmente o que compro ou nao tem gluten ou tem apenas residual e para mim transforma-se assim em algo secundario.

Outra duvida é se o demolhar em leite minutos antes de ingerir será suficiente para facilicar a assimilação do mesmo.

Desculpem as perguntas. Abraço a todos

Última edição:
Será esta parte da resposta sobre as diferenças nos hidratoscarbono (tempo de absorção dos mesmo e assim colocar em esforço o pancreas - exemplo o açucar) ?

"INDÍCE GLICÉMICO
Após a ingestão de um alimento rico em hidratos de carbono verifica-se um aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicemia). A insulina, hormona produzida pelo pâncreas, é responsável pelo controlo da glicemia, sendo a sua produção maior quando a glicemia é mais elevada.

O índice glicémico (IG) é um sistema de classificação dos hidratos de carbono de acordo com aos seus efeitos na glicemia. Os hidratos de carbono de baixo IG apresentam uma resposta lenta e progressiva da glicemia que permite uma resposta adequada do organismo na produção de insulina e são, genericamente, os complexos.
Elevado IG provoca um rápido aumento da glicemia que submete o organismo a um esforço maior para a controlar e são, genericamente os mono e dissacarídeos.
"

Última edição:
Cada vez mais, ingiro menos whey. Estou a conseguir fazer a minha alimentação toda com "alimentos", sem recorrer à whey.

A única altura no dia que ainda a tomo é no pós-treino, por ser de absorção super rápida.

he he [:cool:]

Eu no auge até whey hidrolisada tomava no pós treino.

Mas como aquilo era amargo pa caralh* tinha de misturar com whey normal.

Alguem consegue explicar-me a diferença indicada em alguns alimentos sobre total de hidratos de carbono, depois indicando "dos quais açucares" sao xxx

Ou seja exemplo

Eu para contabilizar o que "pode engordar e faz mal" para fazer um plano basico devo considerar os 24 gramas do exemplo ou os 10 gramas. Tenho consciencia que os açucar sao piores mas desconheço a totalidade dos maleficios dos restantes .

A minha segunda duvida é que a Aveia tem muitos hidratos de carbono. Ate que ponto posso comer sem ser maleficio devido a tal ? Pergunto porque ja confirmei que possivelmente o que compro ou nao tem gluten ou tem apenas residual e para mim transforma-se assim em algo secundario.

Outra duvida é se o demolhar em leite minutos antes de ingerir será suficiente para facilicar a assimilação do mesmo.

Tens que ver isso num contexto global.

Deves contar todos os hidratos de carbono. Por exemplo pegas no um pacote de arroz carolino, e vês que em 100g tem 70g de Hidratos sendo 3g dos quais açucares.

Isto pode ser altamente enganador e porquê?

Porque o arroz carolino tem cadeias de amido curtas, isto quer dizer que o IG é alto logo ao ingerires 100g de Arroz branco Carolino vais elevar os níveis de glicose no sangue e quando isso acontece a probabilidade de não usares toda essa energia de duração curta para atividade diária é grande logo o restante vai ser acumulado sob forma de gordura.

Por isso deves apostar nos hidratos de absorção lenta (IG baixo, médio) para evitar que isso aconteça, todavia a carga glicémica também é importante aliás mais até.

Por exemplo se tu comes 50g de ananás a quantidade de hidratos que vais ingerir apesar do IG médio/alto (depende da maturidade da fruta) vai-te provocar uma subida da glicose menor que se comeres 100g (pesado cru) de arroz integral porque a quantidade de hidratos ingerida é bem superior logo a carga glicémica total é maior, logo vais aumentar mais os níveis de glicose no sangue.

Por isso, deves ter em atenção não só aos hidratos que escolhes bem como as horas a que os ingeres e as quantidades.

Por exemplo se tens um trabalho sedentário e treinas ao fim do dia, além de uma aposta em hidratos de IG baixo/médio deves ingerir menos quantidade no início do dia (ao pequeno almoço é mais discutível) e ir aumentando mais na altura do treino (pré e lanche ou almoço), e onde deves ingerir hidratos de absorção rápida para repor os níveis de glicogénio muscular e absorveres mais rápido os aminoácidos que ingerires é no pós treino.

Se não és intolerante ao glúten não te preocupes com a aveia, é dos melhores hidratos que podes comer.

Última edição:

Ou seja exemplo

Eu no início tinha todas essa dúvidas, isto ao princípio é uma grande confusão.

HC´s considerados saudáveis pelo mainstream nutricação

Aveia, ervilhas, feijão, grão, batata branca, batata doce, arroz, frutas.

HC´s considerados não saudáveis pelo mainstream nutricação

Pão, bolachas, gelados, chocapic, açucar, kitkats etc.

Considera os 24g de HC.

Não te preocupes com o gluten da aveia.

Tens que ver isso num contexto global.

Deves contar todos os hidratos de carbono. Por exemplo pegas no um pacote de arroz carolino, e vês que em 100g tem 70g de Hidratos sendo 3g dos quais açucares.

Isto pode ser altamente enganador e porquê?

Porque o arroz carolino tem cadeias de amido curtas, isto quer dizer que o IG é alto logo ao ingerires 100g de Arroz branco Carolino vais elevar os níveis de glicose no sangue e quando isso acontece a probabilidade de não usares toda essa energia de duração curta para atividade diária é grande logo o restante vai ser acumulado sob forma de gordura.

Por isso deves apostar nos hidratos de absorção lenta (IG baixo, médio) para evitar que isso aconteça, todavia a carga glicémica também é importante aliás mais até.

Por exemplo se tu comes 50g de ananás a quantidade de hidratos que vais ingerir apesar do IG médio/alto (depende da maturidade da fruta) vai-te provocar uma subida da glicose menor que se comeres 100g (pesado cru) de arroz integral porque a quantidade de hidratos ingerida é bem superior logo a carga glicémica total é maior, logo vais aumentar mais os níveis de glicose no sangue.

Por isso, deves ter em atenção não só aos hidratos que escolhes bem como as horas a que os ingeres e as quantidades.

Por exemplo se tens um trabalho sedentário e treinas ao fim do dia, além de uma aposta em hidratos de IG baixo/médio deves ingerir menos quantidade no início do dia (ao pequeno almoço é mais discutível) e ir aumentando mais na altura do treino (pré e lanche ou almoço), e onde deves ingerir hidratos de absorção rápida para repor os níveis de glicogénio muscular e absorveres mais rápido os aminoácidos que ingerires é no pós treino.

Se não és intolerante ao glúten não te preocupes com a aveia, é dos melhores hidratos que podes comer.

post muitíssimo importante.

muito bom [;)]

OK
Obrigado pessoal [;)]

Entao no caso de Aveia como os 2 referiram sao de absorçao lenta. Ou seja é uma boa fonte de hidratos de carbono.
Agora ja entendo pq recomendam comer Aveia antes de deitar. É por ser de absorsao lenta certo ?

De facto as tabelas podem ser enganadoras. Ja vi alimentos como "cereais de pequeno almoço" que dizem por exemplo 50 g de hidratos dos quais apenas 5 sao açucares. Mas fica-se sem perceber se restante sao de facto absorçao lenta ou rapida... [8b]

Tenho de controlar os hidratos que como . Antigamente comia muitos (faz ja muitos anos) pq na altura considerava aquilo energia para o treino... Grande erro possivelmente.

Eu nas gorduras ja cortei faz tempo, mas como referi nao sou de engordar. Nunca fui magro magro, mas mais facilmente fico magro se quiser (pouca gordura) do que engordar

Abraço e obrigado

OK
Obrigado pessoal [;)]

Entao no caso de Aveia como os 2 referiram sao de absorçao lenta. Ou seja é uma boa fonte de hidratos de carbono.
Agora ja entendo pq recomendam comer Aveia antes de deitar. É por ser de absorsao lenta certo ?

De facto as tabelas podem ser enganadoras. Ja vi alimentos como "cereais de pequeno almoço" que dizem por exemplo 50 g de hidratos dos quais apenas 5 sao açucares. Mas fica-se sem perceber se restante sao de facto absorçao lenta ou rapida... [8b]

Tenho de controlar os hidratos que como . Antigamente comia muitos (faz ja muitos anos) pq na altura considerava aquilo energia para o treino... Grande erro possivelmente.

Eu nas gorduras ja cortei faz tempo, mas como referi nao sou de engordar. Nunca fui magro magro, mas mais facilmente fico magro se quiser (pouca gordura) do que engordar

Abraço e obrigado

Eu não sei quem é que recomenda, mas recomendam mal.

Quando vais dormir o teu metabolismo diminui consideravelmente (é como se hibernasses) vais consumir hidratos de carbono para quê?

Durante a noite o teu corpo oxida lipídos e usa aminoácidos, se ingerires hidratos antes de ires dormir (depende sempre da quantidade e do contexto global) o risco de não usares os mesmos e serem metabolizados sob forma de gordura é elevado

É fácil, regra geral hidratos refinados (trigo, arroz branco, massas, batata inglesa, farinhas de milho, entre outros) é todo de IG alto, as suas versões integrais tem um IG mais baixo normalmente baixo/médio. Nota o Arroz basmati apesar de ser branco tem um IG médio, tem cadeias de amido mais longas.

As frutas variam.

Aqui tens uma tabela onde podes consultar essa informação:

http://www.musculacao.net/tabela-de-indice-glicemico-dos-alimentos/

Essa tabela só fala de IG e CG não fala se os alimentos são nutritivos ou não, atenção a isso.

Última edição:
É exactamente isso que diz; Dos 24, 10 são açucares adicionados.

Não necessariamente.

Nem só os açúcares adicionados, contam como "açúcares". Aquilo que se adiciona é, nada mais, nada menos, que sacarose ("açúcar de mesa"), xaropes de glicose, xaropes de maltose, xarope de milho invertido, dextrose/glicose, etc.

As pessoas, no senso comum, é que chamam, erradamente, de açúcar à sacarose.

Por exemplo: Um iogurte natural não açucarado, não tem adição alguma de "açúcares" e, se vires no rótulo, tem lá: "hidratos de carbono, dos quais açúcar: 5 gramas. Não se esqueçam que a lactose também é um açúcar. Neste caso, um dissacárido.

Não é má mas chamar-lhe referência é ser muito generoso. Deve ser daqueles casos de sobrevalorizarem por ser famosa.

Em termos de referências de mamas naturais é difícil competir com o The Sun e a sua página 3. Digam o que disseram das bifas no Algarve os ingleses têm olho para a coisa e encontram cada uma...

Não necessariamente.

Nem só os açúcares adicionados, contam como "açúcares". Aquilo que se adiciona é, nada mais, nada menos, que sacarose ("açúcar de mesa"), xaropes de glicose, xaropes de maltose, xarope de milho invertido, dextrose/glicose, etc.

As pessoas, no senso comum, é que chamam, erradamente, de açúcar à sacarose.

Por exemplo: Um iogurte natural não açucarado, não tem adição alguma de "açúcares" e, se vires no rótulo, tem lá: "hidratos de carbono, dos quais açúcar: 5 gramas. Não se esqueçam que a lactose também é um açúcar. Neste caso, um dissacárido.

Epah, o bacano já deve ter a cabeça toda queimadinha de estar a tentar fazer sentido disto tudo. lol

Fernandovieira7
Se não fores um obcecado como nós por nutrição, simplifica:

Esquece o índice glicémico, come HC´s não processados, ignora a altura do dia em que os deves ou não ingerir.

Ter um regime alimentar saudável é super simples.

Voltar
Superior