Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
(...)
NOTA:
Relativamente a Aveia eu pego nela e normalmente misturo com o leite . Erro grave ? Devo pré lavar ? Devo pre ferver ? O que aconselhas ?
O que queres dizer com demolhar.
Relativamente a pao evito. Alias mesmo leite voltei a consumir mais regularmente para tentar ter uma alimentacao mais proteica. Nos ultimos anos nem bebia assim muito. Apesar de comer queijo e outros derivados.

Abraço

Também fiquei curioso com este aspecto... eu de manhã como cerca de 4 "colheradas" de aveia (~120gr) com ~500ml de água e cerca de 30 gr de caseina. Como aquilo frio e não aqueço. De qualquer forma tenho tido este tipo de alimentação há já alguns anos e os meus níveis de colesterol nunca estiveram tão bons.

Daí não saber se o que está nesse artigo é assim tão linear... pelo menos em relação à aveia:

«Perlmutter afirma, no livro, que a inflamação causada por esses nutrientes desencadeia um processo de oxidação no organismo e é precisamente o LDL (conhecido como colesterol ruim) oxidado que provoca o acúmulo de gordura nas artérias. Em um corpo não inflamado, o LDL segue sua função de levar o colesterol vital (HDL) para o cérebro.» link

Obrigado pela partilha de informacao.
Sim, genericamente o que dizes é aquilo que estava a tentar dizer. O que hoje dizem nao quer dizer que seja totalmente verdade. Para mim demorou alguns anos a perceber que na area da saude e da nutricao nao era como o mundo onde eu "vivo" que eram as engenharias e as matematicas. Eu quando era mais novo acreditava que para sair alguma informacao, a teoria ja estava muito fortemente debatida e observada em grupos de individuos (para dar apoio cientifico) mas já percebi que areas como nutricao estao muito longe de ser ciencias exactas...

Falando de mim eu como carne de porco e vaca. Apenas faço uma alimentacao variada priveligiando aves e peixe... Mas como carne vermelha tambem todas as semanas. E como com regulariadade ovos. Alias como ovos cozidos (tenho no frigorifico varios )
Outra coisa que faço é evitar fritos e caso se frite algo , normalmente faço a baixa temperatura com azeite em vez de oleo vegetal... Deve ser mais saudavel (digo eu)

NOTA:
Relativamente a Aveia eu pego nela e normalmente misturo com o leite . Erro grave ? Devo pré lavar ? Devo pre ferver ? O que aconselhas ?
O que queres dizer com demolhar.
Relativamente a pao evito. Alias mesmo leite voltei a consumir mais regularmente para tentar ter uma alimentacao mais proteica. Nos ultimos anos nem bebia assim muito. Apesar de comer queijo e outros derivados.

Abraço

Exacto: Na matemática, 2 + 2 = 4. No mundo da saúde/nutrição, muitas vezes, não é :D

Em relação à aveia, depende da quantidade que ingeres. Da realidade, aveia, arroz integral, farelo de trigo (o que eu consumo), deve ficar de molho umas horas. Ou então, lavar bem várias vezes antes de cozinhar. Há quem defenda que isto diminui a quantidade de fitatos. :)

Não como pão, nem massa, nem bolachas, pizzas, chocolates e tudo o que possa ter glúten, quase tudo o que é alimentos preparados/processados tem glúten...

O bom é que continuo a poder comer arroz/batatas, carne peixe, ovos, frutas legumes etc.

Nunca me senti tão bem...

UserAHO, não estou bem por trás da tua situação:

Foi-te diagnosticada doença celíaca, ou preferiste, por opção própria, eliminar o glúten da tua dieta? :)

Exacto: Na matemática, 2 + 2 = 4. No mundo da saúde/nutrição, muitas vezes, não é :D

Em relação à aveia, depende da quantidade que ingeres. Da realidade, aveia, arroz integral, farelo de trigo (o que eu consumo), deve ficar de molho umas horas. Ou então, lavar bem várias vezes antes de cozinhar. Há quem defenda que isto diminui a quantidade de fitatos. :)

Mas lá está. "Existe quem defenda" [:D] Isso é quase como ir a uma bruxa e dizer para comer aveia de pernas para o ar pq sim... Eu fico na mesma sem saber nada[:D]. Quer dizer que nao existem estudo nenhuns a nao ser teoricas certo ? O Parkinson nao é especialmente genético ?

Eu que comprei 6 pacotes de 500grmas no Lidle de Aveia a 65 centimos a pensar q era alimentacao saudavel e pelos vistos agora dizem q é puro veneno... Estou lixado.[;)] E aquilo come-se tao bem

Mas lá está. "Existe quem defenda" [:D] Isso é quase como ir a uma bruxa e dizer para comer aveia de pernas para o ar pq sim... Eu fico na mesma sem saber nada[:D]. Eu que comprei 6 pacotes de 500grmas no Lidle de Aveia a 65 centimos a pensar q era alimentacao saudavel e pelos vistos agora dizem q é puro veneno... Estou lixado.[;)]

Em relação à Aveia e ao risco de aumento do colesterol, sempre li que acontece precisamente o contrário daquilo que o tal artigo diz... A Aveia supostamente ajuda a diminuir os níveis de LDL: (calculo que a aveia em causa é a que não está livre de Gluten)

https://www.google.pt/webhp?sourceid=oats%20ldl#q=oats+ldl

Mas lá está. "Existe quem defenda" [:D] Isso é quase como ir a uma bruxa e dizer para comer aveia de pernas para o ar pq sim... Eu fico na mesma sem saber nada[:D]. Quer dizer que nao existem estudo nenhuns a nao ser teoricas certo ? O Parkinson nao é especialmente genético ?

Eu que comprei 6 pacotes de 500grmas no Lidle de Aveia a 65 centimos a pensar q era alimentacao saudavel e pelos vistos agora dizem q é puro veneno... Estou lixado.[;)] E aquilo come-se tao bem

Eu não acho que tenhamos que ser tão radicais, e eliminar por completo os vulgos hidratos de carbono. [:D] (Apesar de haver quem o faça, e é muito mais saudável que qualquer comum mortal).

Seguir uma low-carb, é a solução, e é o que, no meu caso, faço (apesar de ultimamente andar muiiiiitooo desleixado com a minha alimentação) :sh):sh)[8b]

Em relação à Aveia e ao risco de aumento do colesterol, sempre li que acontece precisamente o contrário daquilo que o tal artigo diz... A Aveia supostamente ajuda a diminuir os níveis de LDL: (calculo que a aveia em causa é a que não está livre de Gluten)

https://www.google.pt/webhp?sourceid=oats ldl#q=oats+ldl

Estás a partir de pressupostos errados.

A aveia diminui o colesterol, mas aquilo que o cientista/neurologista diz, é que a aveia/hidratos de carbono, oxidam o colesterol, e apenas o colesterol oxidado é que se agrega à íntima/tunica vascular. Tanto dá estar aumentado, como não. Tem é que ser oxidado.

E, digamos, isto é verdade, pelo menos com os hidratos de carbono em demasia, ou provenientes essencialmente de origem refinados/absorção rápida. Os hidratos de carbono são altamente pro-inflamatórios.

Last edited:
Mas o que eu tenho lido em praticamente toda a parte é que a Aveia ajuda a não oxidação do LDL... :confused:

https://www.google.pt/?gfe_rd=cr&ei=KivxU__6DpDA8ge0kYGoDg&gws_rd=ssl#q=ldl+oxidation+oats

E olhando para o meu caso, um dos aspectos que mudei há cerca de uns 2 anos foi no consumo de aveia.

Desde que comecei a consumi-la (cerca de ~150gr / dia) que o LDL de facto baixou e o HDL subiu... claro que isso está associado a muitos outros factores mas o certo é que nunca tive níveis de colesterol tão bons.

Last edited:
Mas o que eu tenho lido em praticamente toda a parte é que a Aveia ajuda a não oxidação do LDL... :confused:

https://www.google.pt/?gfe_rd=cr&ei=KivxU__6DpDA8ge0kYGoDg&gws_rd=ssl#q=ldl+oxidation+oats

Sim, lá está, não acho que devemos ser assim tão radicais. Não acredito que ingerir moderadamente hidratos de carbono, seja assim tão inflamatório. Mas que cada vez, pelo que vou estudando, olho para eles com mais desconfiança, lá isso olho.

Btw, interpretar a aterosclerose só com base em colesterol, oxidação e etc, é algo extremamente redutor. Até mesmo o autor devia saber isso. Mas, continuo na minha, não devemos descredibilizar quem vem com ideias novas. Desde que sejam fundamentadas...

Ainda não há muito tempo, uma das ditas melhores endocrinologistas do país, foi falar sobre a paleo diet lá à universidade, e pintou-a de tal forma, como se fosse a forma mais silenciosa de nos suicidarmos. [:D][:)][8b]

Mas esquece-se que, tal como diz a palavra, se esta dieta fosse inviável à sobrevivência, a raça humana teria sido extinta logo no paleolítico. E, a menos que todos nós sejamos marcianos, não me parece que tenha sido o caso! [:D]

Eu não acho que tenhamos que ser tão radicais, e eliminar por completo os vulgos hidratos de carbono. [:D] (Apesar de haver quem o faça, e é muito mais saudável que qualquer comum mortal).

Seguir uma low-carb, é a solução, e é o que, no meu caso, faço (apesar de ultimamente andar muiiiiitooo desleixado com a minha alimentação) :sh):sh)[8b]

Quão low carb vais?

Eu se cortar abaixo dos 160 ando todo zombie. [br:)]

Se quiseres informação sobre dietas low carb e performance atlética tens este gajo:

Dr Peter Attia

O gajo é médico, low carb radical e grande atleta.

Só uma questão: O que vêm vocês na aveia? O farelo de trigo tem muito melhor paladar, na minha perspectiva, claro... [:D][;)]

No meu caso é sabor, conveniência além que é nutritivo... É só despejar aveia para uma tigela, juntar um batido de proteina (whey e/ou caseina) ou então leite e está pronto a marchar. Mas estou aberto a outras sugestões. ;)

Nunca experimentei farelo de trigo... isso mistura bem com um batido?

Não como pão, nem massa, nem bolachas, pizzas, chocolates e tudo o que possa ter glúten, quase tudo o que é alimentos preparados/processados tem glúten...

O bom é que continuo a poder comer arroz/batatas, carne peixe, ovos, frutas legumes etc.

Nunca me senti tão bem...

Um conselho, se nao quiseres deixar de comer massa, compra massa sem gluten presente na area viva do continente. É massa de milho com absorsão lenta. Tens esparguete, fusilli e penne. Abraco

Eu agora sinto-me totalmente burro. É possivel viver quase sem hidratos de carbono ?
Tinha a ideia que devemos consumir na proporcao em que gastamos. Ou seja exercitando mais deveria ingerir um pouco mais.
Por exemplo nos ultimos treinos tenho puxado mais e a quase final do treino sinto aquilo que chamam falta de energia (muitos chamam falta de açucar no sangue). Ou seja começo a perder as baterias ainda faltando treino pela frente... Tinha ideia que o ideal era igualar o gasto energetico com o consumido. Ou seja minimizar os hidratos carbono ao diariamente usado (sem entrar em extremismos). No meu caso devo manter a ingestao de hidratos mesmo sentindo que meu metabolismo sente que num treino puxado devia ter mais energia ?

Dito isto tambem devo dizer que sou do tipo de pessoa que tende a emagrecer e nao engordar.

Last edited:
No meu caso é sabor, conveniência além que é nutritivo... É só despejar aveia para uma tigela, juntar um batido de proteina (whey e/ou caseina) ou então leite e está pronto a marchar. Mas estou aberto a outras sugestões. ;)

Nunca experimentei farelo de trigo... isso mistura bem com um batido?

Eu estou na mesma situacao. É saboroso , aparentemente tinha ideia q saudavel , dá com tudo e pratico.
Sugestoes para substituir ? Embora ainda tenha uns 4kg de reserva lá em casa[:D]

Quão low carb vais?

Eu se cortar abaixo dos 160 ando todo zombie. [br:)]

Se quiseres informação sobre dietas low carb e performance atlética tens este gajo:

Dr Peter Attia

O gajo é médico, low carb radical e grande atleta.

Depende das kcal que vou consumindo, mas os meus low-carbs andam à volta dos 35 a 45%. Depois os gramas, claro, depende das calorias que ingiro, que vão variando.

Em setembro vou mudar de desporto, vou deixar natação e vou inscrever-me num ginásio, e aí estou a pensar em não baixar mais que os 45%.

Eu agora sinto-me totalmente burro. É possivel viver quase sem hidratos de carbono ?
Tinha a ideia que devemos consumir na proporcao em que gastamos. Ou seja exercitando mais deveria ingerir um pouco mais.
Por exemplo nos ultimos treinos tenho puxado mais e a quase final do treino sinto aquilo que chamam falta de energia (muitos chamam falta de açucar no sangue). Ou seja começo a perder as baterias ainda faltando treino pela frente... Tinha ideia que o ideal era igualar o gasto energetico com o consumido. Ou seja minimizar os hidratos carbono ao diariamente usado (sem entrar em extremismos). No meu caso devo manter a ingestao de hidratos mesmo sentindo que meu metabolismo sente que num treino puxado devia ter mais energia ?

Dito isto tambem devo dizer que sou do tipo de pessoa que tende a emagrecer e nao engordar.

Sim, é possível. Se não fosse possível, a espécie humana já estaria extinta. Os nossos primórdios andavam constantemente em cetose.

Quando não se ingere hidratos em proporções significativas, tens duas fontes de energia:

Glicogénio, ou seja, existem uns enzimas e umas hormonas (glucagina, por exemplo), que permite que o glicogénio hepático (entre outros), vá para a corrente sanguínea sob a forma de glicose. Acabando o glicogénio, vais buscar energia à gordura armazenada, ou seja, quebramos a gordura em corpos cetónicos e glicerol.

Por outro lado, temos também a via da gluconeogénese, ou seja, fabricar glocogénio através de substâncias não hidrocarbonatadas, como os aminoácidos glucogénicos presentes na ingestão proteica.

Um dos cientistas que defende dietas isentas de hidratos, o Gary Taubes, está em cetose há mais de 10 anos, não toca em hidratos (nem fruta) a não ser legumes, e tem umas análises de fazer invejar a míudos de 20 anos. De perfeita saúde.

Recordo-me de ja ter visto programas sobre isso. E eram bastante saudaveis pelas analises.
A questao é que alguem que ande no ginasio e seja magro ja nao tem muitas reservas de gordura (nao falo do meu caso que devo ter uns 15%).
E tenho ideia que para transformar gordura em "energia" nao seja algo imediato. Ou seja eu no treino nao ingerindo hidratos suficientes nao terei quebras de rendimento a meio ?

Tambem encontrei isto
http://www.fat-new-world.com/2011/02/porque-muitos-falham-entrar-em-cetose.html

PArece-me boa informacao para culturistas sobre o tema
O exemplo dos esquimos comerem só carne de foca foi um bom exemplo

Last edited:
Não fui ao médico, simplesmente experimentei parar de comer glúten e ao fim de 60 horas já me sentia outro.

Perdi muitos centímetros na cintura, mais apetite, e ganhos. 4 dias.

Last edited:
Back