Não sou nenhum perito no assunto (ao contrário de ti que sei que estudas ou trabalhas na área

) nem faço intenção de querer parece-lo mas creio que estás a tirar essa afirmação um pouco fora do contexto. Parece-me que essa afirmação é relativa a pessoas activas e desportistas e à comparação com outros métodos de perder gordura corporal.
Ainda nessa parte do artigo é dito:
«
De fato, outros estudos melhores concebidos e executados provam que, quando a ingestão de proteína é elevada, a dieta pobre em carboidratos não proporciona nenhum benefício especial em relação à dieta pobre em gordura no que diz respeito à perda de peso (1, 2, 3, 4).»
link
Creio que o comentário que colocas é referente a isso mesmo, quando essa dieta é comparado à dieta pobre em gordura.
Logo a seguir diz:
«
O que você tem que manter em mente é que, desde que siga uma dieta com o défice calórico adequado e ingira uma quantidade de proteína elevada, você irá maximizar a perda de gordura ao mesmo tempo que preserva a maior quantidade possível de massa muscular. Não é o fato de seguir uma dieta pobre em carboidratos que o/a irá ajudar a perder mais peso.»
link
Assim colocamos aquela afirmação em contexto. Não me parece grave.
Ainda mais à frente é sugerido:
«
Embora geralmente as dietas pobres em carboidratos não sejam as mais indicadas para os indivíduos envolvidos em desportos e para os fisiculturistas, este tipo de dietas podem ser úteis em alguns cenários específicos. (...)
CASO SEJA COMPLETAMENTE SEDENTÁRIO
Os carboidratos são a principal fonte energética do organismo e a sua principal função é fornecer energia rápida e imediata às nossas células. Mas se você não pratica desporto nem qualquer tipo de atividade física, então poderá não precisar de uma grande quantidade de carboidratos.
Portanto, para uma pessoa sedentária poderia fazer mais sentido uma dieta pobre em carboidratos que inclua cerca de 100 gramas de carboidratos por dia.»
link
Ou seja o artigo até defende em situações específicas uma alimentação pobre em HC. Mas não, de uma maneira geral para desportistas que queiram perder massa gorda.
Mais uma vez, refiro que não digo que não sejam ditas "coisas" acertadas no artigo (porque o são), mas eu não tirei a afirmação de uma forma decontextualizada. Começar por dizer que dietas pobres em hidratos não têm fundamentação científica, não é, de todo, a melhor forma de começar um artigo,
porque isto é mentira. Aliás, vai contra todos os mais básicos principios de metabolismo e fisiologia. Vejamos, o facto do nosso corpo permitir obter energia através da queima de gordura armazenada para produzir corpos cetónicos, nada tem que ver com dietas ou perdas de peso. É, nada mais, nada menos, que um mecanismo de defesa e sobrevivência do nosso organismo. Uma pessoa com uma reserva de gordura normal, consegue sobreviver semanas, se não meses, sem ingerir alimento (desde que ingira água, obviamente). Não se esqueçam que, os nossos antepassados, não chegavam ao supermercado e tinham milhões de kcal disponíveis para os alimentar. Comiam raízes, bagas, e carnes de caça.
Portanto, o low-carb, simplesmente é adaptar um mecanismo que todos nós temos fisiologicamente, para controlar o ganho de peso, ou para perder peso. E resulta. De todas as pessoas que acompanhei e que me pediram ajuda para dietas cetogénicas, todas elas tiveram bons resultados.
Portanto, se ao ingerirmos hidratos que, por sua vez, vão ser desdobrados no seu monómoro, a juntar aos constantes picos de insulina, que, sabidamente,
desactivam as vias da lipólise, como pensam manter níveis de bf na ordem dos 8/10%? Além de que uma boa sensibilidade à insulina é essencial para a manutenção de saúde e do peso.