Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Mas lá está, tu falas da dieta aplica de uma maneira geral a pessoas que provavelmente não são desportistas ou activas e terão excesso de peso (certo ?) .
Ele também defende uma dieta pobre em HC para esses casos.

Mas o "alvo" do artigo não é para esses casos e é comparando com a dieta pobre em gorduras.

Em relação à afirmação, de facto poderia estar algo do género: «Muitas pessoas não acreditam ou não querem acreditar nisso, mas a típica sugestão de seguir uma dieta pobre em carbohidratos para maximizar a perda de gordura quando comparada à dieta pobre em gorduras não tem qualquer tipo de fundamento científico.»

De qualquer forma creio que é isto que era sugerido.

Jacaré, eu não quis referir que estás enganado na interpretação que fazes do artigo, apenas não gostei das comparações que lá são feitas. Low-carb, mesmo para desportistas, resulta e há fundamentação cientifica para tal (ao contrário do que diz o autor desse artigo), e vou deixar mais à frente um link para um site, que tem referências a dezenas, se não centenas de estudos que o provam.

Agora, resulta para todos? "Nim"! Quem me conhece, sabe que eu sou o primeiro a dizer que, na saúde, não há chapa-5 para todos! Cada um, cada qual.

Tens, inclusive, desportistas de "elite" que fazem dietas cetogénicas. E esta, hein? :D São é acompanhados por nutricionistas dignos desse nome, e não por pseudo-nutricionistas que se limitam a brincar às kcal, como a grande maioria dos que conheço.

Todavia, falas num assunto do artigo, que me deixou intrigado... E qual pobre em gordura são essas dietas? Uma dieta "normal" carb (55% HC/30% prot/15% lipidos)?

Quem me garante que uma dieta pobre em lípidos, é mais saudável que uma dieta pobre em hidratos de carbono?

Não sei se têm a noção, mas há por aí muita gente no mundo do desporto, cujas ditas pobres em lípidos, chegam a ter níveis tão baixos deste macronutriente, que pode chegar a comprometer gravemente a saúde.

Fat New World: Low-carb

(Secção low carb, têm dezenas de artigos com referência aos respectivos estudos cientificos)

Dieta Low-Carb e Paleolítica

(sim, é um blog, mas é escrito por um médico (têm dados dele no site para o confirmar), que também deixa referência aos estudos em que se baseia para os seus artigos).

Mas lá está, tu falas da dieta aplica de uma maneira geral a pessoas que provavelmente não são desportistas ou activas e terão excesso de peso (certo ?) .
Ele também defende uma dieta pobre em HC para esses casos.

Mas o "alvo" do artigo não é para esses casos e é comparando com a dieta pobre em gorduras.

Em relação à afirmação, de facto poderia estar algo do género: «Muitas pessoas não acreditam ou não querem acreditar nisso, mas a típica sugestão de seguir uma dieta pobre em carbohidratos para maximizar a perda de gordura quando comparada à dieta pobre em gorduras não tem qualquer tipo de fundamento científico.»

De qualquer forma creio que é isto que era sugerido.

Jacaré, eu não quis referir que estás enganado na interpretação que fazes do artigo, apenas não gostei das comparações que lá são feitas. Low-carb, mesmo para desportistas, resulta e há fundamentação cientifica para tal (ao contrário do que diz o autor desse artigo), e vou deixar mais à frente um link para um site, que tem referências a dezenas, se não centenas de estudos que o provam.

Agora, resulta para todos? "Nim"! Quem me conhece, sabe que eu sou o primeiro a dizer que, na saúde, não há chapa-5 para todos! Cada um, cada qual.

Tens, inclusive, desportistas de "elite" que fazem dietas cetogénicas. E esta, hein? :D São é acompanhados por nutricionistas dignos desse nome, e não por pseudo-nutricionistas que se limitam a brincar às kcal, como a grande maioria dos que conheço.

Todavia, falas num assunto do artigo, que me deixou intrigado... E qual pobre em gordura são essas dietas? Uma dieta "normal" carb (55% HC/30% prot/15% lipidos)?

Quem me garante que uma dieta pobre em lípidos, é mais saudável que uma dieta pobre em hidratos de carbono?

Não sei se têm a noção, mas há por aí muita gente no mundo do desporto, cujas ditas pobres em lípidos, chegam a ter níveis tão baixos deste macronutriente, que pode chegar a comprometer gravemente a saúde.

Fat New World: Low-carb

(Secção low carb, têm dezenas de artigos com referência aos respectivos estudos cientificos)

Dieta Low-Carb e Paleolítica

(sim, é um blog, mas é escrito por um médico (têm dados dele no site para o confirmar), que também deixa referência aos estudos em que se baseia para os seus artigos).

Portanto, se ao ingerirmos hidratos que, por sua vez, vão ser desdobrados no seu monómoro, a juntar aos constantes picos de insulina, que, sabidamente, desactivam as vias da lipólise, como pensam manter níveis de bf na ordem dos 8/10%? Além de que uma boa sensibilidade à insulina é essencial para a manutenção de saúde e do peso.

Confesso que fico algo perdido com tanto detalhe técnico. [:D]

Como disse esta não é a minha área mas tenho todo o respeito pela paciência que vocês têm em colocarem todas estas informações.

Aquilo que posso afirmar é apenas pela minha experiência meramente pessoal... Como fui fazendo e ajustando ao longo dos tempos a minha alimentação (com boas dicas neste tópico tanto tuas, como do pmna, slra, etc etc) para chegar a um ponto onde não me quero preocupar muito com dietas mas mantendo ao mesmo tempo um bom nível de forma.

Não faço dietas, nem de HC's nem de Gorduras. No entanto tenho o mesmo aspecto praticamente todo o ano. O meu nível de BF anda quase sempre em torno dos 10%, tudo bem que treino que nem um "cavalo" por vezes com 2 treinos diários e isso ajudará a manter-me em forma. Uma das coisas que noto é que se comer menos HC's do que o normal fico mais cansado rapidamente e os treinos custam muito mais...

E de facto isso é afirmado no artigo, por isso faz-me alguma confusão ver "atletas" a fazer dietas de HC. Vivo um bocado no meio atlético e por isso privo pessoalmente e sou amigo de vários ex campeões nacionais de Judo, Ginástica Desportiva e Acrobática e em nenhum destes casos conheço alguém que tenha feito dietas pobres em HC... pelo contrário... alguns dias antes das principais provas as refeições eram extremamente ricas em HC.

De resto alimento-me com uma série de HC's, simplesmente são praticamente todos de baixo indíce glicémico (batata doce, integrais etc etc). No meu caso não sinto que ganharia alguma coisa em fazer uma dieta, principalmente pobre em HC's. (pelo contrário)

Confesso que fico algo perdido com tanto detalhe técnico. [:D]

Como disse esta não é a minha área mas tenho todo o respeito pela paciência que vocês têm em colocarem todas estas informações.

Aquilo que posso afirmar é apenas pela minha experiência meramente pessoal... Como fui fazendo e ajustando ao longo dos tempos a minha alimentação (com boas dicas neste tópico tanto tuas, como do pmna, slra, etc etc) para chegar a um ponto onde não me quero preocupar muito com dietas mas mantendo ao mesmo tempo um bom nível de forma.

Não faço dietas, nem de HC's nem de Gorduras. No entanto tenho o mesmo aspecto praticamente todo o ano. O meu nível de BF anda quase sempre em torno dos 10%, tudo bem que treino que nem um "cavalo" por vezes com 2 treinos diários e isso ajudará a manter-me em forma. Uma das coisas que noto é que se comer menos HC's do que o normal fico mais cansado rapidamente e os treinos custam muito mais...

E de facto isso é afirmado no artigo, por isso faz-me alguma confusão ver "atletas" a fazer dietas de HC. Vivo um bocado no meio atlético e por isso privo pessoalmente e sou amigo de vários ex campeões nacionais de Judo, Ginástica Desportiva e Acrobática e em nenhum destes casos conheço alguém que tenha feito dietas pobres em HC... pelo contrário... alguns dias antes das principais provas as refeições eram extremamente ricas em HC.

De resto alimento-me com uma série de HC's, simplesmente são praticamente todos de baixo indíce glicémico (batata doce, integrais etc etc
). No meu caso não sinto que ganharia alguma coisa em fazer uma dieta, principalmente pobre em HC's. (pelo contrário)

Ora aí tens. Já é um principio para controlar a bf. [;)]

Bom, eu conheço quem beba um litro de coca-cola por dia, come alimentos processados e batatas fritas todos os dias, não toca num legume e raramente em fruta, lanches à base de bolos, doces, boolycaos ou croissants, e tenha mais "saúde" que eu e, inclusive, o 6-pack bem mais à vista.

Não vamos extrapolar isto para o geral das pessoas, e prescrever dietas "high-refined carb" como a melhor forma de manter o 6-pack à vista.[:D]

Gosto de vos ouvir a conversar para ir aprendendo algumas coisas :)

Mas sem ser conhecedor parece-me que o Link que deixaram refere-se a e direciona-se mais para pessoas comuns que façam dietas prolongadas baixas em HC e sem cuidados, sendo nesse caso prejudicial para o ganho de massa e até podendo levar a perdas da mesma.

Depois diferencia dos que fazem por curtos espaços de tempo.
Até refere que existem quem faça durante curto espaços de tempo (7 ou 10 dias) intercalados com dias onde se ingere bastantes HC.

Acho que é mais um alerta para dietas baixas em HC por periodos muito prolongados do que outra coisa. Tem partes que podem de facto ser mal interpretadas por exclusivas sendo inclusivas. Tem uma frase que tambem achei que era preferivel nao estar lá e foi essa que o nosso colega tambem achou errada.

Última edição:
Há quem saiba mexer nas suas dietas a seu belo prazer conforme a fase que está e têm em atenção aos períodos de cada uma.
Depois existem pessoas que acabam por arranjar problemas porque fazem restrição prolongada de hidratos de carbono (e calórica) e muitas vezes nem sequer adaptam a sua ingestão ao seu dia-a-dia.
Já tive oportunidade de falar com o Sérgio Veloso que já há algum tempo em conjunto com a sua equipa têm um serviço de consultas de diagnostico e otimização metabólica sobre alguns casos que têm recebido de pessoas com desequilíbrios hormonais por esse mesmo motivo. Além de que esse problema impede a pessoa de continuar a perder gordura e ao equilibrar a ingestão dos macronutrientes não só melhora e recupera o perfil hormonal como volta a dar o caminho certo à mesma.

Para mim o problema é sempre o mesmo...conhecimento (ou falta dele)! Não chega ler apenas alguns artigos de opinião sobre dietas é preciso entender os conceitos principais sobe nutrição e impacto metabólico.

Última edição:
Esta a muito bom preço para 4 KG [:D][;)]
Entre este e o da Myprotein pela lista de caracteristicas parece-me identico.

Qual vossa opiniao ? Qual a marca mais considerada e mais segura (pq tem marcas que nao tem o que anunciam)

Abraço

Como atrás referi, essa é a proteína que adquiro há algum tempo e apresenta um excelente aminograma. Antes de tomar a actual, escolhia a da On Gold Standard que também é bastante boa e é das mais vendidas, mas é mais cara.

Alguém atrás referiu a proteína da Aptonia, foi a primeira que experimentei quando me iniciei na musculação, mas considero-a fraquinha face às melhores.

Chamam-se dropsets e devem ser usados de quando em vez. Não vejo utilidade em fazer todo o treino com esse método, eventualmente em depleção mas mesmo aí também não é propriamente necessário.

alguma razão para se evitarem os dropsets? Overtraining?

Certo é que após os dropsets de sexta que o fim-de-semana foi passado com dores, tal e qual as dores de iniciado na musculação. Na praia neste Sábado parecia um velhinho com as dores de PDI, ui, ai, porra.[:D]

Hoje felizmente já estou bem e com energia para puxar forte...[kiss]

alguma razão para se evitarem os dropsets? Overtraining?

Certo é que após os dropsets de sexta que o fim-de-semana foi passado com dores, tal e qual as dores de iniciado na musculação. Na praia neste Sábado parecia um velhinho com as dores de PDI, ui, ai, porra.[:D]

Hoje felizmente já estou bem e com energia para puxar forte...[kiss]

Essa técnica deve ser usada essencialmente como um estimulo diferente.

Esse método esgota-te muito depressa os níveis de glicogénio muscular e dá-te cabe da ATP num instante o que não te vai permitir usar a força durante tanto tempo.

Deves encarar isso como algo diferente e não como a base do teu treino.

Podes mais rapidamente ficar em overtraining com esse método também, além disso dores não sempre sinónimo de evolução. [;)]

Essa técnica deve ser usada essencialmente como um estimulo diferente.

Esse método esgota-te muito depressa os níveis de glicogénio muscular e dá-te cabe da ATP num instante o que não te vai permitir usar a força durante tanto tempo.

Deves encarar isso como algo diferente e não como a base do teu treino.

Podes mais rapidamente ficar em overtraining com esse método também, além disso dores não sempre sinónimo de evolução. [;)]

Sendo assim possivelmente só usarei a técnica dos dropsets na sexta-feira, de forma a ter mais dias para recuperar da tareia... hoje já estou bem, vamos ver como me irei portar no treino daqui a pouco.

O que me importa mais neste novo método é a evolução em termos de força, que ultimamente tem estado estagnada, em algumas alturas até tem regredido.

Já agora a título informativo, ficam aqui os valores nutricionais do meu pequeno-almoço:

quant. calorias proteínas hidratos lípidos fibra
fatias pão shape
2
2551717914
fatias queijo flamengo
2
755,2060
iogurte grego lidl ligeiro150g8896,330,1
whey30g12024,61,52,30
sementes chia10g372,14,23,14,1
queijo fresco Pingo Doce100g8613,92,22,40
Soma:66171,831,225,818,2

BTW, iogurte grego do Lidl misturado com Whey fica...espectacular!

Outra coisa: A MyProtein está com desconto 15% em todos os produtos durante este dia, é usar o código 15SAVE no checkout.

Última edição:
Já agora a título informativo, ficam aqui os valores nutricionais do meu pequeno-almoço:

quant. calorias proteínas hidratos lípidos fibra
fatias pão shape
2
2551717914
fatias queijo flamengo
2
755,2060
iogurte grego lidl ligeiro200g8896,330,1
whey20g12024,61,52,30
sementes chia10g372,14,23,14,1
queijo fresco Pingo Doce100g8613,92,22,40
Soma:66171,831,225,818,2

BTW, iogurte grego do Lidl misturado com Whey fica...espectacular!

Outra coisa: A MyProtein está com desconto 15% em todos os produtos durante este dia, é usar o código 15SAVE no checkout.

Essas contas não estão bem. [:p]

20g de Whey não pode ter 24g de proteína e 200g de Iogurte Grego tem 12g de Proteína.

Depois o pessoal diz que as coisas não funcionam... [:D] Joking [;)]

Espera lá, como é que 20g de whey têm 24,6g de proteína? [:p]

Essas contas não estão bem. [:p]

20g de Whey não pode ter 24g de proteína e 200g de Iogurte Grego tem 12g de Proteína.

Depois o pessoal diz que as coisas não funcionam... [:D] Joking [;)]

Realmente não estão bem, no ginásio durante o treino lembrei-me que a dose que uso de Whey não são 20g, são 30g.

Além disso uso 150g de iogurte e não 200g. Já vou corrigir, peço desculpa.

Felizmente as contas erradas das quantidades em nada altera os valores finais.

Relativamente ao treino de hoje...houve evolução! [kiss] Parece que os dropsets tiveram alguma influência no aumento de força!

Supino com halteres subi para os 32,5Kg e biceps com halteres também consegui chegar aos 22,5 kg. Noutros exercícios (peito, triceps) também notei alguma evolução.

Não fiz nenhum dropset no treino para sobrar energia para o resto da semana.

Nao achas um abuso de lacticínios e derivados ?

Neste caso são só mesmo os derivados, leite não lhe toco.

Talvez exagere um pouco, mas ainda estou a experimentar combinações de alimentos e estou aberto a propostas e ideias.

Por isso questionei há dias aqui mesmo se a lactose dos produtos lacticínios interfere na fase de definição ou na própria saúde do organismo.

Ainda assim a dose de proteína total é bastante superior face ao total de hidratos de carbono.

Voltar
Superior