HMartinho
Banido
Mas lá está, tu falas da dieta aplica de uma maneira geral a pessoas que provavelmente não são desportistas ou activas e terão excesso de peso (certo ?) .
Ele também defende uma dieta pobre em HC para esses casos.
Mas o "alvo" do artigo não é para esses casos e é comparando com a dieta pobre em gorduras.
Em relação à afirmação, de facto poderia estar algo do género: «Muitas pessoas não acreditam ou não querem acreditar nisso, mas a típica sugestão de seguir uma dieta pobre em carbohidratos para maximizar a perda de gordura quando comparada à dieta pobre em gorduras não tem qualquer tipo de fundamento científico.»
De qualquer forma creio que é isto que era sugerido.
Jacaré, eu não quis referir que estás enganado na interpretação que fazes do artigo, apenas não gostei das comparações que lá são feitas. Low-carb, mesmo para desportistas, resulta e há fundamentação cientifica para tal (ao contrário do que diz o autor desse artigo), e vou deixar mais à frente um link para um site, que tem referências a dezenas, se não centenas de estudos que o provam.
Agora, resulta para todos? "Nim"! Quem me conhece, sabe que eu sou o primeiro a dizer que, na saúde, não há chapa-5 para todos! Cada um, cada qual.
Tens, inclusive, desportistas de "elite" que fazem dietas cetogénicas. E esta, hein?
Todavia, falas num assunto do artigo, que me deixou intrigado... E qual pobre em gordura são essas dietas? Uma dieta "normal" carb (55% HC/30% prot/15% lipidos)?
Quem me garante que uma dieta pobre em lípidos, é mais saudável que uma dieta pobre em hidratos de carbono?
Não sei se têm a noção, mas há por aí muita gente no mundo do desporto, cujas ditas pobres em lípidos, chegam a ter níveis tão baixos deste macronutriente, que pode chegar a comprometer gravemente a saúde.
Fat New World: Low-carb
(Secção low carb, têm dezenas de artigos com referência aos respectivos estudos cientificos)
Dieta Low-Carb e Paleolítica
(sim, é um blog, mas é escrito por um médico (têm dados dele no site para o confirmar), que também deixa referência aos estudos em que se baseia para os seus artigos).