pmna
New member
Ola.
Ontem na net encontrei este texto que parece-me completo e bastante tecnico (em portugues pq ingles existem varios) sobre reposicao hormonal
Revista da Folha - Reposio Hormonal - Clínica Fértilis - Medicina Reprodutiva
Destaco esta parte
O exército da reposição hormonal
Adesivo
Vantagem
* Imita a secreção diária da testosterona pelo organismo, sem grandes picos, mas constante
Desvantagem
* Não é discreto
* Às vezes, a aplicação é difícil (no testículo, por ex.)
* Pode causar reação alérgica
Tablete bucal (liberação rápida)
Vantagem
* Não passa pelo fígado (o excesso da metabolização hepática pode causar aumento da próstata, infertilidade, impotência, câncer de fígado e pâncreas)
Desvantagem
* Ainda está em teste
* A absorção é irregular, pode promover pico maior, mas acabar rapidamente
Tablete bucal (liberação contínua)
Vantagem
* Não passa pelofígado
* Imita a secreção diária da testosterona
Desvantagem
* Não tem
Injetável
Vantagem
* Não passa pelo fígado
* Aplicação entre 7 dias e 21 dias
Desvantagem
* Concentração é muito alta nos primeiros dias e, mesmo sem passar pelo fígado, pode provocar excesso de metabolização em outros tecidos e causar aumento da próstata, infertilidade, impotência, câncer de fígado e de pâncreas
* Não imita a secreção diária e a variação hormonal é grande
Implante subcutâneo
Vantagem
* Não passa pelo fígado
* Pode ser trocado a cada oito meses
Desvantagem
* Não imita a secreção diária da testosterona, porque mantém a mesma secreção hormonal o tempo todo
Comprimido (undecanoato de testosterona)
Vantagem
* É tomado por via oral, mas não passa pelo fígado porque é absorvido pelo intestino
Desvantagem
* O número de comprimidos, cerca de 10 por dia
* Ação mais fraca do que dos outros métodos, não serve em todos os casos
Gel
Vantagem
* Mais discreto
* Fácil aplicação
* Não provoca alergias
* Não passa pelo fígado
Desvantagem
* Não tem
Eu faço questao brevemente de ir a um urologista. Na realidade recentemente fui a um, mas mal toquei no tema o homem praticamente começou a rir... Um tipo magrinho e quase escanzelado com 1,50 a falar de analises hormonois com alguem de 1,87 , 82kg todo barbudo deve ter -lhe metido confusao...Só perguntou se tinha problemas em manter uma ereccao...
Eu sou daquelas pessoas q pode andar 60 ou 90 dias razoavelmente bem fisicamente ( sem ter predisposicao genetica para crescer actualmente muitio) mas depois em 1 semana ir a baixo bastante sem explicacoes muito logicas...
O Gel É salvo erro um metodo de hormonizar totalmente sem desvantagens (embora como qq procedimento hormonal tende acho eu a promover a reducao temporaria de producao normal, mas nao faz mal). Seria perigoao apos analises e acmopanhado medico fazer por exemplo um cliclo no periodo em q vou mais abaixo ? Inicio inverno por exemplo...
Alguem sabe se existem em portugal e preços ? Desculpem ser offtopic mas caso tenha valores maus apos ir a um urologista penso em melhorar minha qualidade de vida... Nao tenho complexos com o tema nem preconceitos portanto...Pretendo saude , aumento qualidade de vida e bem estar . Algum retorno tambem em massa muscular seria bem vindo, mas sem exageros.
Fernando, não entendo muito bem essa do urologista. Dizes que fazes questão de ir a um brevemente e logo de seguida dizes que foste a um? Afinal foste mesmo ou não? Ou foste ao teu médico de família? São coisas bem diferentes...
Se foste a um urologista/endócrinologista e disseres que queres fazer análises ao teu perfil hormonal eles prescrevem-te isso sem grandes problemas, tem é que ser pelo particular e as análises também saem do teu bolso (por isso é que o fazem sem entraves, no fundo és tu que pagas tudo, ter seguro de saúde é o ideal para estas situações, foi pelo particular que fiz tudo no meu caso), agora se vais a um médico do estado aí de facto tens que ter algum indicio que estás com um possível problema hormonal.
Outra situação e que me parece que as pessoas não têm bem noção é que a testosterona não é o santo milagreiro de todos os problemas que possas ter, isso de umas vezes te sentires com mais energia ou menos pode em nada ter haver com isso (eu por exemplo tinha os níveis de test pela hora da morte e os meus sintomas não passaram pela falta de energia), por isso o meu conselho é que não uses qualquer tipo de droga para aumentar a testosterona seja a própria testosterona ou um modulador seletivo do receptor de estrógeno porque podes estar a combater um problema que não existe e com isso criares um novo problema para ti mesmo sem resolver o verdadeiro.
A minha sugestão é, podes fazer (e até deves se desconfias disso) realizar análises ao teu perfil hormonal para saber se existe um real problema.
Agora se não for daí tens que ver o resto, e não te esqueças que o nosso balanço hormonal (não existindo nenhum problema congénito) é influenciado na sua grande maioria pela alimentação, descanso, e a vida que levas.
Para teres uma ideia há cerca de 4 semanas estive no seminário dado pelo Ricardo C. Alexandre e o seu treinador Nathan Harman e o bom daquilo foi que falaram abertamente sobre o uso de EA´s.
Ele quando chegou às mãos do Nathan Harman tinha 80Kg e usava uma dose de testosterona superior à que usa atualmente e agora está com cerca de 105Kg, isto dito pelo próprio. O que mudou? A alimentação e o treino!! A primeira vez que ele começou a fazer a dieta dada pelo nathan harman disse que era tanta comida para o que estava habituado que nos primeiros dias cada refeição chegava ao fim com muito custo.
Repara, se os atletas colocassem toda a fé nos EA´s e esquecem-se o resto como é que eles fariam para crescer?
Começavam com 500mg/semana, depois estagnavam passavam para 1000mg depois estagnavam e passavam para 1500mg e depois? Quando é que paravam ? Nunca?
A partir do momento que já tens testosterona mais do que suficiente para maximizar a síntese proteica não te vai valer de muito aumentar ainda mais, tu tens é que combater a homeostase do teu corpo com a alimentação e o treino.
Não te esqueças que espetar uma agulha no cu todos fazem, fazer uma alimentação rigorosa, monótona e sem desvios praticamente nenhuns e treinar além da dor só os campeões o fazem, por isso usar EA´s não é garantia de nada, nem de um corpo excelente nem de performance nem de melhoria de qualidade de vida, isso só funciona como deve ser quando o resto está bem, caso contrário é deitar dinheiro fora e acabas por criar um problema a ti mesmo.
Faz as coisas com cabeça... [
Last edited: