Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Fletir os joelhos para dentro durante o agachamento não é correto e é propenso a lesões.

O agachamento do Xiaojun é perfeito e se repararem com atenção, os joelhos estão sempre a apontar para fora. Apartir do momento em que as cargas são consideráveis, existe ali um movimento com os joelhos a fletir para dentro MAS sem nunca passar do alinhamento com o corpo (os joelhos ficam a apontar para a frente e não para dentro).

Estás em forma?

Fletir os joelhos para dentro durante o agachamento não é correto e é propenso a lesões.

O agachamento do Xiaojun é perfeito e se repararem com atenção, os joelhos estão sempre a apontar para fora. Apartir do momento em que as cargas são consideráveis, existe ali um movimento com os joelhos a fletir para dentro MAS sem nunca passar do alinhamento com o corpo (os joelhos ficam a apontar para a frente e não para dentro).

Acho isso Nitpicking, aquilo que o Xiaojun fez é o que se diz sempre pra não fazer

Aliás, não estou a ver como alguém mete os joelhos pra dentro como dizes, a não ser que tenha uma técnica mesmo ma - e aí claro que há problema

Repara que eu referi "um agachamento tipo power lifting" que não é tão abaixo.

Aqui faz 275 kg há 4 anos, na altura competia na categoria "até 77 kg", acredito que actualmente com mais 4 kg de peso corporal e mais 4 anos tenha perdido um nadinha de velocidadee tenha ganho força, acho que os 320 kg devem ser possíveis.

https://www.youtube.com/watch?v=MI0L7E_5Qac

Não são possíveis.
O melhor chinês faz 300 e pouco e pesa 96kg

Quanto à técnica, percebo o que dizes, mas lembra te que esta técnica é a “natural” para eles, eles provavelmente não conseguem fazer tanto peso de outra forma. Ou seja, teria de treinar powerlifting alguns tempos.

4kg de peso corporal não correspondem a quase 40kg de peso na barra, quem nos dera! :)

Acho isso Nitpicking, aquilo que o Xiaojun fez é o que se diz sempre pra não fazer

Aliás, não estou a ver como alguém mete os joelhos pra dentro como dizes, a não ser que tenha uma técnica mesmo ma - e aí claro que há problema

O que se diz para não fazer é isto:

bilateralvalgus2.jpg

É comum ver nos ginásios, quando não aguentam com a carga ou quando têm má mobilidade/forma de execução, fletir os joelhos para dentro. E isto , como mostra a imagem
é que é errado e pode levar a lesões nos joelhos.

O que se diz para não fazer é isto:

bilateralvalgus2.jpg

É comum ver nos ginásios, quando não aguentam com a carga ou quando têm má mobilidade/forma de execução, fletir os joelhos para dentro. E isto , como mostra a imagem
é que é errado e pode levar a lesões nos joelhos.

Para mim isso é quase o que o Xiaoju faz, mas em menor escala.
Claro que ao encavar muito os joelhos vêm outros problemas, calcanhares saem do sítio, estabilidade adeusinho, etc

Anyway, resumindo, acho que queremos dizer o mesmo e os joelhos não têm de estar constantemente no mesmo ângulo, desde que não aconteça nada exagerado

Dia de peito hoje, apesar de assim constipado e fanhoso lá fui.

Consegui fazer o supino plano com 30 kg em cada mão, 5x, não deu para mais pois já estava a esgotar a força.

Estava era a meter uns erros grotescos, do tipo, já deitado no banco a mexer a coluna pois estava com alguma falta de noção da posição, depois no inclinado, outra, a fazer muita força no abdominal, deu me uma pontada de lado na barriga que parecia que tinha rasgado alguma coisa, mas passou.

Dia de peito hoje, apesar de assim constipado e fanhoso lá fui.

Consegui fazer o supino plano com 30 kg em cada mão, 5x, não deu para mais pois já estava a esgotar a força.

Estava era a meter uns erros grotescos, do tipo, já deitado no banco a mexer a coluna pois estava com alguma falta de noção da posição, depois no inclinado, outra, a fazer muita força no abdominal, deu me uma pontada de lado na barriga que parecia que tinha rasgado alguma coisa, mas passou.

Não eras tu que ainda há pouco tempo não estavas contente com 25kg em cada mão?!

Percebo pouco disto, mas não estarás a queimar etapas a querer subir peso demasiado rápido?!

Tento ir onde posso, trabalhar onde estou e subir um pouco a carga, foi o que aconteceu, o estar constipado esta semana não ajudou, pois tenho estado assim para o mole, só de ter agarrado os 30kg em cada mão para preparar a subida, comecou uma voz cá dentro a perguntar se não ia fazer figuras tristes e como ia subir os halteres, é ignorar, só custou a 1ª, as outras 3 ou 4 reps lá foram conseguidas, para semana é trabalhar o mesmo peso.

O principio de sobrecarga progressiva para hipertrofia muscular é o que funciona, aqui não há volta a dar.
O problema comum aqui é que a esmagadora maioria crê que esse princípio se refere exclusivamente ao aumento de peso, mas não é.
Por isso é relativamente comum bodybuilders com mais de 100kg fazerem exercícios com menos peso que qualquer jovem que anda num ginásio há 1 ano.

O Fernando Maradona um bodybuilder pro brasileiro há poucos meses esteve no meu ginásio durante uma semana a treinar. E foi interessante ver uma pessoa com um nível de conhecimento gigante (prático e teórico) a colocar alguns "matulões" a fazer exercícios comuns mas com muito menos peso, muda-se a biomecânica do movimento e de repente o que parece pouco já passa a ser 1 tonelada.

O principio de sobrecarga progressiva para hipertrofia muscular é o que funciona, aqui não há volta a dar.
O problema comum aqui é que a esmagadora maioria crê que esse princípio se refere exclusivamente ao aumento de peso, mas não é.
Por isso é relativamente comum bodybuilders com mais de 100kg fazerem exercícios com menos peso que qualquer jovem que anda num ginásio há 1 ano.

O Fernando Maradona um bodybuilder pro brasileiro há poucos meses esteve no meu ginásio durante uma semana a treinar. E foi interessante ver uma pessoa com um nível de conhecimento gigante (prático e teórico) a colocar alguns "matulões" a fazer exercícios comuns mas com muito menos peso, muda-se a biomecânica do movimento e de repente o que parece pouco já passa a ser 1 tonelada.

É por isso que eu faço exercícios com pouco peso.... [:D][:)][:p]apr:)

A principal "batota" é malta não passar os angulos negativos, ou as meias repetiçoes. Fazem grandes cargas mas quando lhes dizes para fazerem toda a extensão do movimento, têm de voltar uns bons kg de peso para trás.

Quem faz 100kg de supino em meia rep, normalmente não faz nem metade quando, por exemplo, lhes é pedido para que a barra toque no peito em todas as repetiçoes. É todo um mundo novo a nivel muscular, tecnico e psicologico.

Quem diz supino também diz agachamento, elevações, press de ombros... Estes exercicios fundamentais de cada grupo muscular, são onde se vê mais batota.

No fundo o que interessa é o volume total atingido.

No meu caso aplico mais peso com menos repetições mas mais séries para compensar.

Estive parado cerca de 3 meses e quando voltei recuperei rapidamente as marcas anteriores, julgo que tem a ver com o tipo de exercício e objectivo que se alcança, no meu caso tenho o perfil de powerlifter.

Nem metade .... ? É uma metáfora ?

O curioso é que depois vamos ver gajos realmente bons a treinar e não fazem os movimentos completos, nomeadamente não esticam os braços, assim de repente lembro-me do Larry Wheels um gajo do power lifting ou do Big Ramy do bodybuilding.

Tudo depende, até porque o tocar no peito ou trancar os cotovelos são alturas em que a tensão muscular baixa.

Não me parece que fosse a isso que o PMNA se referia

O curioso é que depois vamos ver gajos realmente bons a treinar e não fazem os movimentos completos, nomeadamente não esticam os braços, assim de repente lembro-me do Larry Wheels um gajo do power lifting ou do Big Ramy do bodybuilding.

Tudo depende, até porque o tocar no peito ou trancar os cotovelos são alturas em que a tensão muscular baixa.

O não esticar os braços/pernas na totalidade faz todo o sentido. Podes prejudicar as articulaçoes.

No caso do supino, se a barra ficar longe do peito, que movimento fazes? Quase nenhum. E tocar no peito, não é lá deixa-la a dormir. Por isso da baixa tensão, lá está, é a tecnica.

Pronto, talvez tenha exagerado no "nem metade". [:D] Podes tentar por ti proprio. Experimenta por exemplo no supino com halteres, passar em todos as reps dos 90º para baixo... Se calhar, como muitos, vais ter uma surpresa. Nao so a nivel de força, como de trabalho do proprio musculo. E depois repetes isto em todos os exercicios base...

Última edição:

Larry Wheels tem recorde do mundo de PL a fazer tudo direitinho, deixa o fazer algumas aldrabices nos treinos ;)

Adoro quando faço Spoto Press ou rack pulls e me vêm dizer que é batota :)

Batota é o quê?! Estamos todos a competir? Preocupem se convosco.

Não é isso que estou a dizer. Spoto Press ou rack pulls têm o seu beneficio. São um tipo de exercicio como outro qualquer.

O que falo, é malta a carregar imenso e a fazer as coisas mal vezes e vezes sem conta, sendo a sua forma de treinar. Pessoal a fazer agachamento com +100kg só com movimentos curtissimos.

Mas pronto, se todos nos devemos preocupar só connosco, então deixa de haver um bem feito e mal feito. É tudo arbitrário. :rolleyes: Podem apagar tudo o que se fez até hoje de "como fazer ou não corretamente".

Não sei ao que o PMNA se referia então... A sobrecarga progressica é inegavel, mas vemos muita gente a carregar a peso, quando a meu ver, nem dominam grande parte dos exercicios com pesos mais baixos.

Foi só isso que disse. E sou o primeiro a aplaudir quando vejo malta a carregar forte e a fazer tudo direitinho. Controlado do inicio ao fim, pesado e dominado.

Última edição:

Certo, movimentos com menos amplitude podem ser úteis, e até fazer batota pode ser vantajoso. O Arnold por vezes fazia batota no bicep curl no movimento concêntrica para depois aguentar o movimento excêntrico e ainda hoje seus bíceps são uma referência (genética à parte).
É importante variar. O que eu me referia é que o foco não deve ser apenas o aumento de peso (principalmente quando isso sacrifica o objetivo do exercício por completo), existem várias formas de aplicar sobrecarga progressiva como o aumento de reps, tempo sobre tensão, isometria etc.

Não é isso que estou a dizer. Spoto Press ou rack pulls têm o seu beneficio. São um tipo de exercicio como outro qualquer.

O que falo, é malta a carregar imenso e a fazer as coisas mal vezes e vezes sem conta, sendo a sua forma de treinar. Pessoal a fazer agachamento com +100kg só com movimentos curtissimos.

Mas pronto, se todos nos devemos preocupar só connosco, então deixa de haver um bem feito e mal feito. É tudo arbitrário. :rolleyes: Podem apagar tudo o que se fez até hoje de "como fazer ou não corretamente".

Não sei ao que o PMNA se referia então... A sobrecarga progressica é inegavel, mas vemos muita gente a carregar a peso, quando a meu ver, nem dominam grande parte dos exercicios com pesos mais baixos.

Foi só isso que disse. E sou o primeiro a aplaudir quando vejo malta a carregar forte e a fazer tudo direitinho. Controlado do inicio ao fim, pesado e dominado.
Fazer as coisas mal é uma coisa. E aqui concordo que haja entreajuda.
Fazer meia rep nem sempre é mau. Eu de momento só consigo fazer meias reps, porque tenho um tendao rasgado e perdi mobilidade. Sei lá qual o motivo dos outros? Se nao está mal feito, se é por ser meia rep... deixa ser. Se essas pessoas quiserem ajuda, elas pedem. E as pessoas pedem ajuda e sabem perfeitamente a quem pedir (quando têm interesse e nao sao timidas...). Eu pessoalmente só entro ao barulho se alguem for claramente novato e estiver a fazer algo que o possa aleijar. Agora alguem anda a fazer mal para andar a puxar mais kg? Lesiona-te e aprende, nao é por alguem ir falar com ele que irá aprender.

E nao há bem ou mal feito quanto a full rep ou meia rep. Apenas há uma regra e é no desporto do powerlifting, de resto cada um faz o que bem entender. Se é para seguir a regra, entao tens de ir ao peito, parar a barra completamente e voltar a subir sem que ela em altura alguma desca. E pronto, 99,9% dos supinos desta vida passaram a ser batota.

Última edição:
Voltar
Superior