SRLA
New member
Eu até ia mais longe: pode ser mesmo daqueles que usam como se fossem pastilhas. É que mesmo nesse extremo não conheço casos de morte devido a abuso de esteróides. Conheço casos de alguns problemas graves de saúde e até morte em culturistas, não devido aos esteróides mas outras drogas mais tóxicas (aliás esteróides injectáveis nem são tóxicos de todo).Já agora Cuto, mostra-me um caso em que esteja comprovado que o atleta tenha morrido por uso de esteroides. Isto que não tenha sido usado como se fossem pastilhas, mas num uso correcto e com dosagens corretas e proteções devidas usadas. É que mesmo em milhões de milhões de pessoas que os tomam diáriamente, acho que vais ter uma tarefa dificil em encontrar algo veridico no que toca a esse assunto.
Há uns tempos lembro-me de ver uma estatística de visitas ao hospital nos EUA (onde abusam dos esteróides muito mais do que aqui) e mesmo assim a frequência de emergências médicas por abuso de esteróides era qualquer coisa de irrisória, numa lista de para aí 200 causas os esteróides estavam para aí nos últimos 50 e atrás de muitas drogas que as pessoas usam e abusam sem dar grande atenção (tanto medicinais como recreativas).
Em termos de consequências a curto/médio prazo os esteróides são até drogas bastante seguras, e até na Well's se pode comprar coisas mais nocivas para o organismo. Os problemas dos esteróides são sobretudo a longo prazo, coisas associadas a hipertensão, triglicerídeos, LDL, etc que no fundo tanto são causadas por esteróides como por feijoadas e tempo demais sentado no sofá.
Last edited: