Desde que tenha fibra, lipidos, e proteína suficiente por dia, mas calorias a menos, claro que estimula o crescimento muscular. O que é preciso evitar é mesmo défice calórico. Eu que o diga porque quando comecei a comer a quantidade que como agora, a força ( e peso claro) começaram a aumentar drásticamente, depois de muito tempo estagnado.. Quanto á questão de ser saudável, tenho melhor saúde ue 95% das pessoas que ficam em casa sentadas o sofá. Quem treina regularmente tem mais margem para comidas menos ''saudaveis'', apesar do meu caso não ser exemplo claro. Também não estou preocupado em viver para sempre lol
Calorias vazias?
Esse texto está um pouco confuso, mas já te digo que a forma de encarares uma dieta é muito primária.
Tu precisas de excedente calórico para aumentares a massa magra, mas mesmo um hard gainer tem que ter cuidado com o excedente calórico usado.
Quando me refiro a calorias vazias são "alimentos" que usas numa dieta e que não acrescentam nada de nutritivo à mesma. Quando tu usas hidratos de carbono refinados em que é que isso otimiza o teu perfil metabólico? Qual o contributo disso para a tua saúde? Qual o benefício disso para aumento de massa muscular?
Eu respondo: ZERO.
A composição de um alimento tem que ser para além dos principais macro nutrientes. Já leste um rótulo de uma embalagem de bolachas de aveia por exemplo?
Aquilo é o maior engano que pode haver, nunca ultrapassam os 15% do cereal nuclear, o resto é amido, açúcar, dextrose, maltodextrina, óleo vegetal, corantes, conservantes e mais tretas que só te prejudicam.
Os Gainers são outra coisa que não convencem, excetuando dois casos (que eu conheço) os restantes que composição têm de hidratos?
Maltodextrina, palatinose, frutose, dextrose - Novamente tudo calorias vazias, já para nem falar do binómio hidratos/proteina que é absurdo.
Que te interessa gerar excedente calórico se o mesmo é uma nulidade nutricional?
Achas que um perfil metabólico otimizado funciona apenas com macros?
Sabes a importância das vitaminas e minerais para um favorecimento hormonal e aproveitamento dos macronutrientes ingeridos?
Na verdade o que ganhas com isso não é garantidamente massa magra, não te esqueças que a balança só te dá o peso não sabe distinguir se o aumento é de tecido adiposo ou muscular.
Por isso é tão difícil acertar na fórmula certa, é que a esmagadora maioria tem noções erratas e superficiais sobre nutrição.
O que sugiro que faças independentemente do valor energético que consomes e respetivas macros é que uses alimentos nutritivos em vez de comida processada e sem valor nenhum.