Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
São alimentos que normalmente têm um valor calórico elevado e em contrapartida não fornecem nada ou quase nada em termos de nutrientes saudáveis que ajudam os processos metabólicos do nosso corpo, como por exemplo as vitaminas e minerais (micronutrientes).

Um exemplo de calorias vazias são as Junk Food. [;)]

Grato pelo esclarecimento.

Em jeito de update aproveito também para dizer que já perdi 6kg com a dieta que coloquei aqui à uns tempos atrás. Muitos diziam que passava fome [:D] mas não passo. Como de 3 em 3 horas máximo e agora que comecei a treinar aumentei ligeiramente algumas quantidades (principalmente proteína e alguns HC e adicionei umas calorias recomendáveis como manteiga de amendoim).

Onde é que há ginásios destes??? Vou-me já inscrever. [br:)]

O melhor é arranjares uma "máquina" daquelas para ter em casa (dá trabalho e não se arranja assim tão facilmente), porque ires a "ginásios" pegar para pegar na "máquina" vai-te ficar caro!!!

tem de se ter muito cuidado com a escolha deste tipo de máquinas senão fica muito mais caro do que ir ao ginásio usar estas máquinas.
o cadete que o diga.

tem de se ter muito cuidado com a escolha deste tipo de máquinas senão fica muito mais caro do que ir ao ginásio usar estas máquinas.
o cadete que o diga.

Mas se durante o tempo que ele usou a máquina dele fosse a um ginásio de qualidade, digamos 3x por semana, quanto é que não gastaria?

todos nós sabemos que a alimentação é um pilar fundamental na musculacao. e quem quer crescer tem de comer, em qualidade e quantidade. portanto a primeira parte está ok sei os alimentos que são mais benéficos e faço ao máximo uma alimentação saudável com um bom racio de proteína e carbos.

acontece que nestes últimos tempos decidi que devia comer mais, pois li que temos de comer para crescer. mas a questão é, comer ate quando ? o muito de uns é o pouco de outros é sempre relativo.

mas para exemplificar, 45m depois do meu treino e do meu batido whey/creatina faço uma refeição sólida o jantar. tenho entao carregado na dose de forma geral, tanto na proteína como nos hidratos. em bom português, uma boa pratada de arroz/massa/batata, vegetais e um bom bife frango/peixe etc.

Acontece que sempre comi para ficar satisfeito, mas agora para comer o tal "bom para crescer" passo um bocado disso e fico depois horas e horas indisposto. tal como estou agora. Ontem eram prai 3 da manha ainda tinha a barriga super pesada de comer tanto que ainda nem tinha feito a digestão.

A minha duvida é, para crescer o tal comer bem e em boas quantidades tenho de passar por este sacrifício ? ou basta comer ate ficar satisfeito como sempre fiz ?

acontece que nestes últimos tempos decidi que devia comer mais, pois li que temos de comer para crescer. mas a questão é, comer ate quando ?
Até ser o indicado para os teus objectivos.

Se quiseres ser lutador de sumo ou powerlifter de classe aberta, é basicamente comer até não conseguires comer mais. Assim maximizas o ganho muscular (pelo menos pela via da nutrição).

A questão é que, como em tudo, o retorno das calorias a mais vai diminuindo à medida que se aumenta a dose. A diferença entre comer ligeiramente acima das necessidades e muito acima das necessidades, para muita gente, pode ser uma diferença relativamente pequena de ganho de força e massa muscular. Se o objectivo não é apenas ficar o maior e mais forte possível, o mais rapidamente possível e que se lixe todo o resto (que em 99% dos casos não é) então convém ter alguma contenção. Sobretudo para quem não usar "sobrealimentação" porque aí a não ser que se tenha uma genética excelente a capacidade do corpo construir massa muscular acaba por se aproximar do seu máximo sem grande excesso. Toda aquela mania do "bulk" (que como tanta coisa baseia-se naquilo que fazem os profissionais, que afinal de contas estão numa situação totalmente comparável) é a meu ver um erro para a malta natural, causa muito ganho de massa gorda sem uma diferença tão pronunciada quanto isso no ganho de massa muscular, e depois ainda se perde sempre alguma massa magra quando se faz regime para perder essa gordura. É dar dois passos em frente e depois um atrás...

Nada como simplesmente experimentar para ajustar a dose. Começas a comer mais, e vês o resultado. Se ainda não estás a ganhar como queres, come mais. Se achas que estás a ganhar muita gordura, come menos. Há recomendações práticas, estilo 500 calorias acima da manutenção, há folhas de excel para estimar os macros etc, mas será sempre tudo muito genérico e nada substitui cada um experimentar e chegar à dose certa para si.

Comer até ficar satisfeito é uma coisa muito incerta.

Como referiu o smithico, se tens dificuldades com a digestão de refeições grandes à noite a primeira coisa que tens que fazer é distribuir melhor a comida ao longo do dia.

Estás em forma?

Acho que tens de distribuir isso por todas as refeicoes, e nao apostar tudo no jantar. O teu pequeno almoco como e'?

pequeno almoco costuma ser pão de cereais com manteiga amendoim ou fiambre de frango ou papas de aveia ou panquecas proteicas.

Até ser o indicado para os teus objectivos.

Se quiseres ser lutador de sumo ou powerlifter de classe aberta, é basicamente comer até não conseguires comer mais. Assim maximizas o ganho muscular (pelo menos pela via da nutrição).

A questão é que, como em tudo, o retorno das calorias a mais vai diminuindo à medida que se aumenta a dose. A diferença entre comer ligeiramente acima das necessidades e muito acima das necessidades, para muita gente, pode ser uma diferença relativamente pequena de ganho de força e massa muscular. Se o objectivo não é apenas ficar o maior e mais forte possível, o mais rapidamente possível e que se lixe todo o resto (que em 99% dos casos não é) então convém ter alguma contenção. Sobretudo para quem não usar "sobrealimentação" porque aí a não ser que se tenha uma genética excelente a capacidade do corpo construir massa muscular acaba por se aproximar do seu máximo sem grande excesso. Toda aquela mania do "bulk" (que como tanta coisa baseia-se naquilo que fazem os profissionais, que afinal de contas estão numa situação totalmente comparável) é a meu ver um erro para a malta natural, causa muito ganho de massa gorda sem uma diferença tão pronunciada quanto isso no ganho de massa muscular, e depois ainda se perde sempre alguma massa magra quando se faz regime para perder essa gordura. É dar dois passos em frente e depois um atrás...

Nada como simplesmente experimentar para ajustar a dose. Começas a comer mais, e vês o resultado. Se ainda não estás a ganhar como queres, come mais. Se achas que estás a ganhar muita gordura, come menos. Há recomendações práticas, estilo 500 calorias acima da manutenção, há folhas de excel para estimar os macros etc, mas será sempre tudo muito genérico e nada substitui cada um experimentar e chegar à dose certa para si.

Comer até ficar satisfeito é uma coisa muito incerta.

Como referiu o smithico, se tens dificuldades com a digestão de refeições grandes à noite a primeira coisa que tens que fazer é distribuir melhor a comida ao longo do dia.

obrigado desde ja pela excelente resposta , eu tento dividir ao máximo as refeições que faço ao longo dia de forma equilibrado, fiquei essencialmente no jantar por ser a refeição sólida que faço logo após o treino e creio que seja de grande importância. vou experimentar umas semanas comer assim e ver os resultados, é como dizes e bem, tentativa erro e logo se verá! obrigado

De forma geral, se comeres 6 vezes por dia ate ficares satisfeito nas 6 vezes, chega.

sim é isso que tento fazer, mas a questão do foco no jantar prende-se pelo facto de ser a refeição sólida logo após o treino ,dai a importância..

Estás em forma?

Que comes no teu pré-treino?

tento comer hidratos de baixo índice glicémico para não atrapalhar o treino tal como o pmna me indicou e proteinas.

vou variando, uma espécie de iogurte grego magro que existe aqui em França com aveia, por vezes quando tenho muita fome/tempo/vontade batata doce com bife de frango mas esta é raro porque por mais que tente o sabor da batata doce não me entra, sei que tem diferentes tipos mas eu encontro sempre o mesmo e não gosto mesmo.

as vezes também como pão de cereais com uma omolete. vou variando, mas sempre a combinar hidratos baixo IG e proteínas.

Last edited:
Estás em forma?

peq. almoço
meio manha
almoço
meio tarde
lanche (pre-treino no meu caso)
jantar
ceia

acho que deve ser mais ou menos isto as 7 que dizes :)

já cheguei a fazer:

Peq almoço
Lanche1
Lanche2
Almoço
Lanche3
Pré-treino
Pós-treino
Jantar

Neste momento só faço 6 refeições.

Last edited:
1960048_656127344448363_1157602674_n.jpg

Pois .....

Esses desenhos são muito bonitos, mas o B, A, BA creio que todos os que vêm aqui regularmente sabem.

Crescer, com maior ou menor dificuldade todos crescem, o problema é crescer com qualidade, é manter um corpo em forma e "magro" e não falo obviamente de estar todo traçado durante uns dias depois de andar semanas a comer comida sem sal e a beber água destilada.

Falo em conseguir ser seco de forma natural e com cuidados que se possam manter de forma sustentável. É que vejo muitos "chouriços" no ginásio, mas pessoal "fit" como deve ser, nem por isso.

Aguardo com curiosidade por ver o que consegue o dedicado pmna e que nível de massa magra vai perder para ficar com um ar atlético e saudável.

Oh v7 lamento desiludir-te mas a minha dedicação não tem como objetivo mostrar-te o que consigo atingir!

Back