Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
Por falar em receitas e proteína, vejam como andam os nossos hospitais.

View attachment 122016

Acho que é tão explícita que nem vale a pena ser picuinhas ao ponto de examinar as proporções e os constituintes um a um em função das marcas seleccionadas in loco.

Cuidado, pá. Com isso, ainda vêm alguns dizer que vai piorar a função renal, não vão os valores urémia e creatinémia aumentar exponencialmente.

E depois têm lata de dizer que um doente, internado, perde cerca de 30% da massa muscular em não seu quantos dias". Ou que as úlceras de pressão nunca mais cicatrizam.

E, claro, o fetiche pelas bolachas maria não podia ficar de lado![:D]Haja santa paciência.[8b]

Por falar em receitas e proteína, vejam como andam os nossos hospitais.

View attachment 122016

Acho que é tão explícita que nem vale a pena ser picuinhas ao ponto de examinar as proporções e os constituintes um a um em função das marcas seleccionadas in loco.

Muito bom! [:D]
Mas como disse o HMartinho a bolacha maria é que não pode faltar! :sh)

essas aulinhas de treta são a melhor coisa para os ginásios e a pior para os alunos. Mas há muitas mulheres que ainda não perceberam isso.... Algumas já começam a vir pro ferro e é vê-las a ficarem top...

Muito bom! [:D]
Mas como disse o HMartinho a bolacha maria é que não pode faltar! :sh)

É isto que temos nos nossos Hospitais.

Depois, é tal e qual como disse o Hmartinho, já para não falar da facilidade em culpar os fármacos ou os médicos pelos doentes estarem a piorar do ponto de vista da sua patologia, perderem quantidades absurdas de massa magra e andarem desequilibrados do ponto de vista hidra-eletrolítico.

Enfim...

Ah, e escusam de ligar para o serviço de nutrição para tentar discutir a coisa, porque o mais provável é reponderem " Desculpe, mas quem é que é o nutricionista aqui ? Eu também não me meto na sua escolha de antibióticos".

Estás a confundir conceitos.

Uma coisa é a velocidade de absorção que é influenciada pelos níveis glicémicos por causa da produção de insulina, outra coisa é aquilo que o teu corpo consegue absorver por causa da biodisponibilidade do alimento em si.

Os dados que apresentei refere-se a essa biodisponibilidade, fração aproveitável do mineral e não com a rapidez de absorção de um macronutriente ou micronutriente influenciados pelos níveis de insulina no sangue

E já agora, dizes que os macronutrientes pesam muito pouco e depois dizes que a glicose é a chave para o sucesso!

A glicose é o quê? É um hidrato de carbono. E um hidrato de carbono é o quê? É um macronutriente!
Agora pensa lá sobre o que disseste...

Para se perceber realmente como funcionam as coisas não é só ler umas coisas e depois meter tudo na bimby e debitar informação.
É necessário realmente pensar um pouco e ter espírito critico para se entender conceitos.
O que estás constantemente a fazer é misturar conceitos... e depois dá asneira!

Esse comentário que fiz nem sequer foram feitos em resposta a ti nem a pensar em ti, portanto aquilo que tu disseste ou deixas-te de dizer pouco ou nenhum peso teve no comentário que fiz. O que eu quis dizer é que há pessoas que não percebem nada de como os nutrientes são ingeridos pelo corpo e pensam que por estarem a consumir grandes quantidades de certos macronutrientes estão a fazer o mais certo quando na realidade o corpo não os vai absorver todos ou seriam melhor absorvidos se ingerissem certas quantidades de outros alimentos que pensam que lhes faz mal.

Dei um exemplo de um pós-treino, mas podia ter dado um exemplo de um pequeno-almoço ou lanche...

PS: Eu, que quis emagrecer e ganhar músculo ao mesmo tempo, ganhava mais em tomar meia dose de proteína após o treino e hidratos de carbono de absorção rápida do que só consumir 1 dose de proteína, por exemplo. Era aí que queria chegar...

Last edited:
essas aulinhas de treta são a melhor coisa para os ginásios e a pior para os alunos. Mas há muitas mulheres que ainda não perceberam isso.... Algumas já começam a vir pro ferro e é vê-las a ficarem top...

Não é bem assim. O que há aí é pessoas que vão para o ginásio para o convívio e as aulinhas são muito boas para isso e porque as aulas são "giras", têm música gira... Porque quem se quer esforçar a sério tanto o faz nas aulas ou fora delas. O que acontece é que há pessoas que não se querem esforçar mesmo.

Já para não falar das pessoas mais idosas que aí o objectivo nunca é ficar top, é mais "mexer um bocadinho para não ganhar ferrugem".

Eu lido com uma senhora diabética e eu disse-lhe para substituir as bolachas Maria integrais (que são mesmo super doces) que o nutricionista lhe recomendou para a ceia por outras bolachas sem açúcar da Gullon que tínhamos visto à venda e ela responde-me: "pois mas foi o que o "médico" disse..."

Bem, contra argumentos de receitas vindas do hospital não me restam muitos argumentos para tentar mudar a opinião de uma senhora idosa de 75 anos. [:D]

É isto que temos nos nossos Hospitais.

Depois, é tal e qual como disse o Hmartinho, já para não falar da facilidade em culpar os fármacos ou os médicos pelos doentes estarem a piorar do ponto de vista da sua patologia, perderem quantidades absurdas de massa magra e andarem desequilibrados do ponto de vista hidra-eletrolítico.

Enfim...

Ah, e escusam de ligar para o serviço de nutrição para tentar discutir a coisa, porque o mais provável é reponderem " Desculpe, mas quem é que é o nutricionista aqui ? Eu também não me meto na sua escolha de antibióticos".

É sempre bom saber que, para além de incompetentes, não sabem o que é trabalho em equipa. :sh)

Isto pode até parecer contraproducente mas já fico satisfeito por existirem vários profissionais de saúde que percebem realmente da poda.
Dá-me esperança para que num futuro próximo as coisas possam mudar. [;)]

Mas essa dieta é durante o internamento? é que assim o orçamento pode explicar algumas coisas. Bolachas maria saem mais barato que bifes ou peixe.

Fiz hoje uma Lasanha de Atum sem bechamel, ficou muito boa mas isto é sempre perigoso eu afirmar porque não sou guloso! [:p]

Antes de ir ao forno:
122066d1397666677-estas-em-forma-2014-04-16-13.31.51.jpg

Já preparada para dar ao dente:
122068d1397666719-estas-em-forma-2014-04-16-14.12.30.jpg

Ingredientes e Macros:
122069d1397666762-estas-em-forma-macros.jpg

Além desses ingredientes que aí estão usei polpa de tomate da Mutti Parma (98,9% de Tomate, sal) e 5 Cogumelos inteiros frescos, juntei estes ingredientes com o Atum e especiarias (pimenta preta, salsa e orégãos) e com isto fiz um refogado e depois recheie as camadas da lasanha.

Não contei as macros do tomate nem dos cogumelos porque são valores pequenos e não me apeteceu.

O Brócolo foi à parte, está só por causa das macros.

Last edited:
Mas essa dieta é durante o internamento? é que assim o orçamento pode explicar algumas coisas. Bolachas maria saem mais barato que bifes ou peixe.

As pessoas por norma, esquecem-se das milhares de variáveis que existem por trás de cada caso. A saude de cada doente, problemas que tenham, orçamentos limitados, etc etc

Analisar as coisas assim à distancia sem sabermos absolutamente nada para além do plano alimentar, é errado. E não se esqueçam que isto são dietas para pessoas acamadas, pelo que percebi; Não têm o mesmo nível de actividade física de uma pessoa em estado normal.

Last edited:
As pessoas por norma, esquecem-se das milhares de variáveis que existem por trás de cada caso. A saude de cada doente, problemas que tenham, orçamentos limitados, etc etc

Analisar as coisas assim à distancia sem sabermos absolutamente nada para além do plano alimentar, é errado. E não se esqueçam que isto são dietas para pessoas acamadas, pelo que percebi; Não têm o mesmo nível de actividade física de uma pessoa em estado normal.

Esqueces-te de um pormenor muito importante:

Grande parte das pessoas acamadas, são pessoas com escaras/úlceras de pressão. Algumas delas, de tal forma enormes, que quase cabe uma mão inteira dentro da loca da ferida. Com a agravante do exsudado que, quando abundante, contribui ainda mais para as perdas proteicas e de fluídos.

Aqui não se trata de olhar para a pessoa só acamada. Temos de a ver como um todo. E os vizinhos da dietética lá da Escola, tão sempre a acusar os médicos de serem muito biomédicos, e não verem a pessoa numa perspectiva holística, e eles próprios, mandam com cada calinada de bradar aos céus.

É isso e eu em estágio ver idosos, com valores analíticos que indicam claramente que estão desnutridos, e ver a dietista a escrever no processo: "Utente bem nutrido".[8b] Quando muitos desses idosos, alimentavam-se à base de pão, chás e frutas.

Enfim, em termos de percentagens, até o meu sobrinho de 6 meses, ingere mais proteína do que aquela que é recomendada nesse pseudo plano alimentar.

Back