Estou quase certo que isto de nada vai servir mas vou arriscar perder o meu tempo na esperança que se possa fazer luz e se depois disto não perceberes não perco nem mais 1 segundo contigo.
BCAA´s representam entre 35 a 40% de todos os aminoácidos essenciais presentes nas proteínas em todo o corpo e 14 a 18% dos aminoácidos presentes no tecido muscular (
Nutraceutical Effects of Branched-Chain Amino Acids on Skeletal Muscle).
Dos 3 aminoácidos a Leucina é o mais importante na síntese proteica e na manutenção da massa muscular. (
The actions of exogenous leucine on mTOR signall... [BMC Physiol. 2011] - PubMed - NCBI ||
Leucine attenuates skeletal muscle wasting via ... [Muscle Nerve. 2010] - PubMed - NCBI)
A isoleucina tem a função de armazenar glicose nas células, a valina é o aminoácido menos estudado até ao momento sendo a sua importância discutível.
Os BCAA´s foram até à data alvo de imensos estudos sendo consensual que têm efeito no desempenho desportivo: prevenção da perda de massa muscular, redução das dores musculares pós-treino, aumento do rendimento desportivo e contribuição para o aumento de massa muscular.
Alguns estudos que provam a sua eficácia:
Num estudo realizado com praticantes de musculação, alguns voluntários consumiram 5gr de BCAA (2,5gr de leucina, 1,25gr de isoleucina e 1,25gr de valina) 30 minutos antes do treino. O outro grupo de voluntários consumiu um placebo na mesma altura. Foram recolhidas amostras de sangue em três alturas diferentes: antes, durante e após o treino.
Os investigadores verificaram que a quantidade de creatinina no sangue foi 27% menor no grupo suplementado com BCAA, tendo concluído que este grupo de aminoácidos tem um papel no fornecimento de energia ao músculo esquelético e na prevenção do catabolismo muscular (
Effect of supplementation of branched chain amino acids in muscle damage induced by resistance training)
Num outro estudo, alguns indivíduos consumiram 12gr de BCAA durante 14 dias, enquanto outros consumiram um placebo. Ao sétimo dia, todos pedalaram durante 2 horas numa bicicleta estática, a 70% do VO2máx. As análises ao sangue mostraram que, num período de 5 dias após o teste na bicicleta, os atletas suplementados com BCAA apresentavam níveis menores de creatina quinase e de lactato desidrogenase, enzimas indicadoras de dano muscular (
Effects of branched-chain amino ac... [J Sports Med Phys Fitness. 2000] - PubMed - NCBI).
Outro estudo demonstrou que os BCAA podem ser especialmente úteis em casos em que o atleta esteja com as reservas de glicogénio muscular em baixo (em períodos de cutting, por exemplo) Branched-chain amino acids supplem... [J Sports Med Phys Fitness. 2011] - PubMed - NCBI
A Leucina principalmente, têm efeitos anabólicos sobre o metabolismo de proteínas, aumentando a taxa de síntese de proteínas e diminuindo a taxa de degradação de proteínas dos músculos. Isso deve-se ao facto de os BCAA´s ativarem mecanismos que controlam a síntese de proteínas, nomeadamente, o mTOR e p70 S6 kinase (
Branched-chain amino acids activate key enzymes in pr... [J Nutr. 2006] - PubMed - NCBI)
Existe também um estudo que mostrou que os BCAA podem aumentar os níveis de testosterona no sangue (
Amino Acid Supplements and Recovery from High-Intensity Resi... : The Journal of Strength & Conditioning Research)
Como vês tens aqui muitos estudos (CIÊNCIA) que comprovam a importância e eficácia dos BCAA´s.
Que tu digas que através da alimentação é possível ingerir a quantidade necessária de aminoácidos essenciais, perfeitamente de acordo, agora que tu digas que os que os BCAA são inúteis é completamente idiota e demonstra falta de conhecimento sobre este assunto.
Além disso a suplementação com BCAA´s em determinados momentos pode ser útil, quando as calorias ingeridas são poucas a quantidade de aminoácidos essenciais ingerida através da alimentação pode ser insuficiente para a tão dificil manutenção da massa muscular nesses períodos e nesses casos a introdução da suplementação com BCAA´s é útil e ajuda a contornar esse problema.
Como vês já te dei muito material cientifico que comprova que estás completamente ERRADO, mas lê os estudos com calma e depois tem duas hipóteses:
Ou chegas à conclusão que estavas errado e assumes, ou então prova através da ciência que eu estou ERRADO.
Mas não me venhas com a conversa de fezes do costume, do Alan Aragon e Jason e bla bla bla, mostra-me estudos que provem o contrário, que digam que os BCAA´s não são importantes para a manutenção da massa muscular e síntese proteica.
Força!