vso
New member
Já usei isotretinoína, ajuda muito mas não faz milagres. Quando se tem mesmo tendência para desenvolver acne não há cremes ou comprimidos que valham, só mesmo remoção mecânica com frequência. Para andar com a pele mesmo em condições eu tinha que ir ao dermatologista todas as semanas.
Por isso é que acho piada àquelas pessoa que sempre tiveram pele limpinha, e quando lhes aparece uma borbulha metem um bocado de clearasil e no outro dia não é nada (provavelmente até teria desaparecido na mesma se não tivessem usado nada). Não fazem ideia o que é ter acne a sério.
Eu tenho acne desde o início da adolescência. Dos 14 aos 18 foi constantemente com a cara toda em obras (e depois claro está há que levar com aqueles mitos das *******s mal batidas, ou falta de banho, ou sabe-se lá o quê). Depois começou a limpar e no início dos 20 já tinha a cara praticamente limpa. O que é que eu fiz para isso acontecer? Absolutamente nada. Ainda assim hoje tenho muitas marcas na zona dos ombros e costas (já não são bem borbulhas mas pequenos pontos inflamados), e ganho pontos negros a um ritmo inacreditável. Tenho bastantes na zona do nariz e entre as sobrancelhas, e se os tiro todos num dia, passados dois ou três já lá estão outra vez. A isotretinoína aumenta drasticamente o tempo que leva para voltarem a aparecer, mas não resolve totalmente o problema. Em contrapartida quando a uso ando sempre com os lábios todos rebentados e a sangrar :sh)
Também já usei isotretenoina e tive resultados, mas á custa de muitos efeitos secundários. Os lábios secos era o menos. E quando parei voltou ao mesmo passado umas semanas ( tempo para o corpo eliminar o excesso de vit A)
Não notas diferença quando o teu ''perfil hormonal'' está muito acima do valor normal?