Extras...util ou luxo?

Confesso que sou um consumidor exigente. Carros sem extras é um horror! A menos que sejam modelos que já tragam tudo ou praticamente tudo.

Eu concordo com muitas das opiniões que já foram dadas aqui: os extras fazem falta a quem já os experimentou.

Nem todos..

Há uns que é inclusive a experiência de quem já os experimentou que faz com que se perceba que não têm grande utilidade.

Por exemplo, o assistente de máximos.

É um equipamento que em teoria parece relativamente útil para quem faz muita estrada à noite, sobretudo EN's ou algum tipo de AE's menos movimentadas.

Na prática, pelo menos numa BMW 320d E91 LCI, é uma bela treta, não é suficiente rápido a mudar entre médios e máximos, desliga os máximos à mínima luminosidade, mesmo que não seja outro carro mas apenas um poste de iluminação, etc etc.

Conheço quem já tenha experimentado este opcional noutros carros (inclusive Mercedes de topo) e me tenha dada a mesmíssima opinião. E falo de uma pessoa que dá bastante importância a certos mimos, mesmo os não indispensáveis como xénon, pele, tecto etc. E é também uma pessoa que está bastante familiarizada com bons e variados veículos do segmento E e mesmo F.

Portanto e resumindo, os extras devem sempre ser bem ponderados tendo em conta a relação preço/utilidade/frequência de utilização.

Sobretudo quando são bem pagos, como é nas marcas premium.

Última edição:
Pra mim apenas faz-me falta o AC. Pelo menos no Verão iria dar um jeitaço.

Rádio com MP3 tenho.

Não tenho comandos no volante, mas da experiência que tenho com comandos do volante, o máximo que conseguiria fazer em condução é mexer no volume. Se o rádio tiver controlador de volume através de roda, então com a "roda" à mão-de-semear, os comandos no volante são dispensáveis.

O CB é bom, mas não é à prova de erros. Nada como ir atestando o depósito e ir fazendo as contas.

Confesso que sou um consumidor exigente. Carros sem extras é um horror! A menos que sejam modelos que já tragam tudo ou praticamente tudo.

Mesmíssima opinião aqui... faz-me muita confusão ver carros base, principalmente os premium.

De entre os extras que tenho e dos que já experimentei há muito poucos que considero inúteis, nomeadamente o assistente de máximos, como disse o clioIIIRS aquilo faz mais vezes asneira do que ajuda e a visão nocturna... pelo menos nos mercedes.

Em termos de mimos básicos reconheço que a utilidade de muitos não é chave, mas que sabe muito bem ter, sabe. Sobretudo em carros de segmento D ou superior (refiro-me aos sensores est/luz/chuva aos faróis de xenon, bons bancos se possivel em pele, etc... aquelas coisas que todos os generalistas têm nas versões mais bem acabadas).

Relativamente aos sistemas de navegaçao integrados, havendo restrições orçamentais, acho que é algo que racionalmente faz pouco sentido, se a compra for á larga, é algo que sabe sempre bem, um gajo ve se aflito e com meia duzia de toques no idrive/command/MMi ou o que for tem ali a informaçãozinha toda integrada e conectada entre o tablier e o quadrante. Dá gosto.

Ao nivel de mimos de topo sublinho por exemplo o prazer que é ter uns bons bancos dinamicos ou uma suspensão pneumática.

Fiquei na mesma. :sh)

Acho que qualquer pessoa que ande na estrada e saiba o minimo de automóveis percebe o que quero dizer.

No fundo refiro-me a quem deu quase 50.000€ por um carro para o ter básico, sem o mínimo e configuração e com metade dos mimos que teria na compra de um generalista em versão de topo.

Não querendo responder pelo momentos, mas dando exemplos dentro dos exemplos que dei:
BMW 320 , 28.000 EUR, Colmeias Leiria - Standvirtual
Audi A4 Avant 2.0 TDi 143 Cv Exclusive, 34.750 EUR, CERNACHE DO BONJARDIM - Standvirtual

O caso dos Audis é na maioria das vezes ainda mais gritante, porque os BM's com o pack confort ja levam ali o básico dos básicos... os audis muitas vezes nem comandos no volante têm ou CB.

Aqui dois exemplos dos mesmos carros mas feitos como eu acho que deve ser:
Audi A4 Avant SPORT FULL EXTRAS, 35.000 EUR, Felgueiras - Standvirtual
BMW 320 d Touring/Pele/Gps/Tecto, 29.450 EUR, QUARTEIRA - Standvirtual

(classicismo/desportividade á parte, estão ambos com configurações de jeito)

Não tenho comandos no volante, mas da experiência que tenho com comandos do volante, o máximo que conseguiria fazer em condução é mexer no volume. Se o rádio tiver controlador de volume através de roda, então com a "roda" à mão-de-semear, os comandos no volante são dispensáveis.
Eu uso mais coisas...tenho comando à 3 semanas...e já mecanizei aquilo quase tudo...uso o volume, andar para trás e para a frente na pasta (MP3), mudar de pasta...mudar para radio, mudar de estação...etc...muito pratico para quem viaja muito sozinho...(e usa o radio para "companhia")

E o mais importante...fazer e atender chamadas...por Bluetooth...

Dá para por espelhos rebativeis automáticos em qualquer carro?
Questiono por exemplo ao fechar o carro através do fecho central rebater também os espelhos.

cumps [;)]

Dá para por espelhos rebativeis automáticos em qualquer carro?
Questiono por exemplo ao fechar o carro através do fecho central rebater também os espelhos.

cumps [;)]
Duvido...além de terem de ser capazes de "dobrar" tem de ser possivel colocar um motor que o faça...e depois ligar isso ao controlo do fecho das portas...

Possivel há de ser...mas será tecnicamente complicado...e economicamente inviável...(ou seja se for possivel será muito caro).

O que consideras um carro sem extras?

Como o André já referiu... Qualquer S3 ou A4 sem o equipamento tido como aceitável nos dias de hoje.
Exemplos:

- Sensores de estacionamento;
- Bluetooth;
- Media player;
- Apoio lombar nos bancos da frente e regulação em altura;
- Bancos traseiros rebativeis;
- Etc....

Todos estes elementos são extras em qualquer A4, C ou S3... E alguns deles em segmentos mais altos.

Eu uso mais coisas...tenho comando à 3 semanas...e já mecanizei aquilo quase tudo...uso o volume, andar para trás e para a frente na pasta (MP3), mudar de pasta...mudar para radio, mudar de estação...etc...muito pratico para quem viaja muito sozinho...(e usa o radio para "companhia")

E o mais importante...fazer e atender chamadas...por Bluetooth...

O meu rádio não tem BT.
É um Kenwood com 2 anos, mas com uma distribuição de botões e tomadas semelhante a este modelo

KDC-414UA.jpg

Com a roda da esquerda controlo o volume, mudo de faixa, mudo de pasta, mudo de estação. As estações programadas são fáceis de usar. E o carro onde está, tem o rádio acessível na zona superior.

Não querendo responder pelo momentos, mas dando exemplos dentro dos exemplos que dei:
BMW 320 , 28.000 EUR, Colmeias Leiria - Standvirtual

Este aqui deve ter aí uns 1000€ de extras ou mais até.[:D] Ou seja, já não é propriamente "sem extras", tal como o serie 3 touring que mostraste também está longe de ser "full extras".
Isto das configurações depende muito de pessoa para pessoa e daquilo a que se dá valor. Ando diariamente num carro com sensor de luz e chuva e ando com isso ligado, mas quando passo para outro que não possui tal tecnologia não me incomoda absolutamente nada. Tal como também ando às vezes num que tem o sensor de luz/chuva mas anda desligado e não me dou ao trabalho de ligar.
Outra situação que acontece é, por exemplo, no rádio do carro diário para além de dizer RFM diz "só grandes músicas" e varia consoante a estação etc, resumindo tem RDS RT. Embora ache piada à função e até ache que as estações infelizmente não aproveitam a tecnologia, nos restantes carros não possui essa função e também não me incomoda. Aliás, este que uso, foi o primeiro carro que vi com RDS RT num rádio "normal". Ainda no outro dia vi por aí uma foto de um Giullietta de um user e verifiquei que o rádio de origem não tem tal função (pelo menos fiquei com essa percepção através do que estava no ecran, espero não estar enganado) e não vou estar a considerar que o carro é "sem extras" só por o rádio não ter uma função que ache engraçada.
E como este dois exemplos poderiam haver muitos mais, depende muito do que cada um dá valor.

Última edição:
- Apoio lombar nos bancos da frente e regulação em altura;
- Bancos traseiros rebativeis;
Tenho mais de 1,90...a regulação em altura para mim serve para descer para o minimo...MAS obviamente dá jeito, para que qq pessoa consiga uma boa posição de condução.
O apoio lombar é util...mas curiosamente, tenho o carro novo há tres semanas...e supostamente não teria apoio lombar...reparei HOJE que tem lá uma rodinha do lado do banco que não sei o que faz...e segundo o manual deverá ser o apoio lombar...OOOPPPSSS...pelos vistos não fazia falta :).

A parte dos reabativeis PARA MIM é critério de escolha...comprei um Honda JAzz há 5 anos e a capacidade de tranformar aquilo numa "carrinha" com fundo PLANO já foi salva vidas muitas vezes (transportar TV, fogão, caixas do IKEA, mudanças)...e inclusive, poder manter uma das cadeira dá muito jeito. Quando fui comprar o carro novo, era coisa que não prescindia...

Há por aqui um uso da palavra "extras" que não me parece correcto...os carros têm versões mais ou menos equipadas...se são extras ou de origem é irrelevante para mim...o que me interessa é o equipamento em si.

Por exemplo...no Peugeot 5008...a versão Executive pode ter como extras o MP3, USB, Bluetooth, espelhos rebativeis, electrocromaticos, sensores de estacionamento, sensores de luz, sensores de chuva...e mais umas coisas...seria uma coisa CHEIA de extras. MAS se comprar a versão Sport...tenho tudo isso (e mais umas coisas)...mas é um carro sem extras!

Voltar
Superior