F1 - 2012

Esses comentários sobre o acidente do Senna foram mesmo reais? Não digo que não sejam, mas não sei até onde vai a verdade e onde começa o boato.

Em relação à comparação com Hakkinen, Alonso e Villeneuve (sobretudo este), não te esqueças que nesses três anos o Ferrari era inferior... [;)]

Jà li algures, que o Briatore não comunicou ao Schumacher a gravidade do acidente do Senna durante e no fim da corrida. Dai o festejo normal duma vitoria de uma corrida normal.

Lewis Hamilton news helped with retirement decision - Michael Schumacher | Mercedes | Formula 1 news, live F1 | ESPN F1

Aqui está a prova que a Merc kickou o Schummi, apesar de o Brawn dizer que só iria decidir algo após saber o que o primeiro ia fazer.

Esta saída representa na minha opinião, o fim do maior falhanço da carreira do Schummi. Apenas serviu para diminuir os ratios das estatisticas dele, dado que não me apercebi que ele tivesse extraido algo de bom desta passagem O facto de andar mais descontraído não me parece que tenha tolhido o grau de determinação e de procura de sucesso.

Ao fim ao cabo a Merc nk proporcionou máquina para mostrar grande coisa. Basta ver que este ano deve ter desisitido por falha mecânica metada ou mais das corridas q iniciou.

Não, ele declarou hoje, e já o tinha feito antes, que a Mercedes o pôs a par do que se passava. Foi inclusive afirmado que o contrato podia ter sido renovado durante a paragem de Verão, mas ele simplesmente não tinha ainda decidido se continuava ou não. A Mercedes para se precaver, e dada a intenção do Hamilton sair da Mclaren, aproveitou. Mas o Schumacher esteve sempre, pelo que dizem, a par desta transferência. Ele afirma que esse facto facilitou a decisão dele porque agora já não tinha de decidir se continuava na Mercedes ou deixava a F1, a escolha era deixar a F1 ou procurar outra equipa, começando do 0. Também a mim me parece que a escolha ficou facilitada.

Duvido que o Schumacher tivesse tanto sucesso como teve, se as regras de F1 actuais fossem aplicadas na altura em que obteve os titulos. Soube explorar as falhas e dominar a concorrência.

:confused:

Pelo menos na altura dele não havia asas que abrem e fecham, não havia motores eléctricos nos carros nem se parava uma corrida por chover um bocadinho. Só às vezes mas aí era por outros motivos, não era com medo que os pilotos se constipassem.

A saída do Schumacher é algo que acaba por ser natural em virtude das circunstâncias actuais do plantel e do momento da sua carreira. Acho que nunca deveria ter regressado pois não tinha nada a provar e como saiu em alta, quase sempre um regresso significa sair "menos em alta". Mas lá que teve coragem, lá isso teve.

Nunca fui um apreciador do dito, muito por culpa da sua postura. Jamais o acharei o melhor de todos. É um piloto fantástico mas não está, para mim, no grupo de elite. Os números são fantásticos (os melhores) muito por via de ter corrido anos quase sem concorrência ao seu nível. Quando se cruzou com um Villeneuve, um Hakkinen e um Alonso ao seu melhor nível, perdeu a batalha com estes. Apanhou ali o fim de uma geração e depois uma fase em que a qualidade e quantidade não abundava.

Vamos lá a ver, ele competiu no inicio da carreira na F1 contra o Williams-Renault, um carro que ano após ano, foi o alvo a abater. Os pilotos não eram a nata de todos os tempos da F1 mas ainda assim tinham talento.
Depois de ter sido campeão em 94 e 95 (não vamos voltar à história do Hill, já todos sabemos o que se passou...), em 1996 foi a estreia com um carro de um contrutor que andava muito mal, como sabem.
Em 1997, discutiu o titulo com o Villeneuve, no 2.º ano com a Ferrari.
Em 1998, discutiu-o com o Hakkinen e, se bem se lembram, um incidente muito estranho em SPA retirou-lhe 10 pontos em comparação com o rival. Ainda assim, na última prova estava somente a 4 pontos do titulo, conseguiu a pole-position e foi o mais rápido no warm-up, etc, tudo indicava que poderia campeão. Mas teve um problema na partida e largou lá de trás, durante a corrida ainda recuperou até 3.º, altura em que passou por cima de detritos deixados por uma colisão entre dois carros e rebentou um pneu. Parece que simplesmente não estava destinado a ganhar esse titulo.
Em 1999, partiu a perna.
2000-2004 campeão. Em 2000, foi renhido com o Hakkinen e em 2003 com o Raikkonen.
2005 foi o ano-não da Bridgestone, como sabem. Completamente irreconhecível.
Em 2006 disputou o campeonato com o Alonso até à última prova, apesar de no GP do Japão (outra vez) a quebra do motor (algo que já não acontecia na Ferrari havia "paletes de séculos") lhe ter retirado praticamente a esperança de ser campeão, quando estava a liderar confortavelmente a prova.

Posto isto, não concordo que os campeonatos tenham sido um passeio (talvez o de 2001 e 2002) nem que a concorrência era fraca.

Há um mérito que lhe dou de caras nesse período e esse é o ter sido a face visível e força motivadora e aglutinadora da Scuderia, que culminou talvez na fase mais dominadora da história desta mítica equipa e que tantos títulos conquistou. Para a Ferrari e para ele.

Mas jamais me esquecerei de muitos momentos em que o seu mau feitio (e não confundir com competitividade) veio ao cima. O Villeneuve que o diga, quando o Schumi percebeu que o canadiano estava por cima em Jerez de La Frontera (97) e atirou - literalmente - com o carro para cima do canadiano. Lixou-se, pois ficou na escapatória e o Williams lá seguiu. Ou como na disputa do título com o Hill, vendo que este estava mais rápido (Austrália 94 se não me engano), "meteu" o carro de forma a colidirem. E lá ficou o Hil com a suspensão traseira direita nas couves, acabando ali a luta. E podia continuar como "n" episódios com o Coulthard, etc, etc.

Também nunca lhe perdoei, aquando do fatídico acidente do Senna, os comentários dele acerca desse mesmo acidente, dizendo que teria sido um erro do brasileiro e que a ele isso não aconteceria. Na altura nenhum piloto sequer aventou essa hipótese perante o dramatismo de tudo, mas ele, muito seguro de si mesmo, atirou com esta. Depois retratou-se.

Ele gostava do Senna, portanto, mais fácil se torna perceber que ele só soube da tragédia mais tarde, como foi dado a conhecer pela comunicação. Daí a atitude menos sensivel. Não sei porque insistem, já lá vão 18 anos, em bater na mesma tecla.

Já o seu regresso teve o condão de aumentar o respeito que tenho por ele. O seu talento é imenso mas a suas capacidades humanas sempre foram um ponto fraco, factor este que ele emendou neste regresso. Voltou descontraído, afável, com aquele ar de que sabe muito daquilo e que vinha para se divertir. E penso que ele conseguiu isso. Já não tem a rapidez de outros tempos mas continua bem rápido. Além disso, em termos de domínio técnico e pormenorizado da mecânica, é capaz de ser o melhor piloto em actividade, fruto da experiência e da sua sensibilidade técnica. Sempre esmiuçou tudo ao pormenor e assim há-de ser até ao último quilómetro da sua última prova.

Outra coisa que sempre associarei é a sua capacidade física. Simplesmente impressionante. Até hoje não me lembro de ver um piloto tão bem fisicamente, sempre num aprumo de forma impressionante. Quantas corridas não vi em que todos acabavam esbaforidos, com ar de quem não podia com um gato pelo rabo e lá vinha o Schumacher, com o cabelo praticamente seco, com um ar de quem tinha vindo de uma sala com AC[:D].

Para terminar, penso que a perda de rapidez se nota mas é algo normal. O que terá "prejudicado" mais a sua performance pessoal terá sido aquela lesão grave no pescoço que sofreu numa corrida de motos, quando andou com aquela mania que queria ir por essa via. Regressou à F1 depois disso mas muito se especulou acerca do desconforto que isso lhe causaria.

Claro que a saída dele fica também manchada com as temporadas fraquíssimas da Mercedes. Mas não foi por culpa dele. Errou aqui e ali mas também nunca teve um monolugar competitivo para se bater pelos melhores lugares.

Agora vai curtir uma reforma super, hiper dourada!

PS: Para mim, o melhor de sempre, abandonou a F1 no dia 1 de Maio de 1994.

Ele ainda vai ver o que vai fazer:

Schumacher is not ruling out taking up a non-driving role with Mercedes.

The seven time world champion announced at Suzuka on Thursday that, after a three-year comeback with the German squad, he is once again returning to retirement.

After retiring for the first time after 2006, the great German returned to the paddock as a trackside consultant for Ferrari.

And Mercedes chiefs Dieter Zetsche and Norbert Haug have now offered Schumacher a similar non-driving role for 2013 and beyond.

Schumacher said on Thursday he is not ready to decide what to do next.

"It was the same with my first retirement," he is quoted by Auto Motor und Sport.

"Once the season ends, I'm going to ask myself what I want to do with my time.

"There are ways for me to continue to work within the group," Schumacher added.

He dismissed the speculation he could have kept racing with Sauber or Williams.

"I have not thought about it," said the record winner of 91 grands prix, "because I didn't want to do that."

Última edição:
Duvido que o Schumacher tivesse tanto sucesso como teve, se as regras de F1 actuais fossem aplicadas na altura em que obteve os titulos. Soube explorar as falhas e dominar a concorrência.

Nunca saberemos. O que sabemos é que ele era 100% profissional e dava tudo de si. Foi isso que ressuscitou o cavallino rampante na F1. Talvez os seus dotes e dedicação não façam assim tanta diferença nesta era da F1, mas naquela altura, foi decisivo.

Última edição:
Pouco antes do anúncio de Schumacher, saiu esta noticia:

Michael Schumacher is not in the running to replace Felipe Massa at Ferrari next year, the great Italian team has revealed.

With the seven time world champion ousted by Mercedes amid Lewis Hamilton's 2013 arrival, Schumacher had been linked with a possible return to his former team.

Together, Schumacher and Ferrari dominated the sport in the first half of last decade, until the now 43-year-old entered his first retirement phase in 2007.

He was replaced by Kimi Raikkonen, who won the 2007 title, and rumours suggest the Finn might also be an outside contender for Massa's seat next year.

As for Schumacher, Germany's Bild newspaper revealed that the great German spoke "for almost 45 minutes" with Ferrari team boss Stefano Domenicali in Singapore recently.

But, in light of that, Ferrari has told the newspaper: "The records show that Michael Schumacher is the best driver in formula one history, and he still deserves a place in the field.

"But every love story must come to an end, as was the case between Michael and Ferrari."

There are reports the leading contenders to replace Massa are actually Force India's Nico Hulkenberg and Paul di Resta, even though it is quite possible the Brazilian will keep his seat.

Indeed, Spaniard Fernando Alonso made his feelings clear in Singapore by deriding the "little names" that had been linked to Massa's cockpit.

Ferrari president Luca di Montezemolo said last week: "Fernando must first win the title and then we definitely would not put him alongside someone who bothers him.

"The decisions about the drivers are taken by us and, of course, shared with him (Alonso)," Montezemolo is quoted by Brazil's Totalrace.

A fascinating side-note to the whole story is that, by saying Sergio Perez is not ready for Ferrari, the Maranello team allowed its leading driver 'academy' member to be poached by main rival McLaren.

Autosprint magazine claims that Ferrari did not actually rate the 22-year-old Mexican overly highly, after Jules Bianchi went almost half a second faster in their most recent head-to-head test last September.

Referring to Perez's signing by McLaren, the magazine said: "Ferrari, as well as many others, were taken by surprise.

"But if Ferrari had been aware, would they have done something to stop it? Probably not."

Some have surmised that McLaren, whilst clearly rating Perez's performances at Sauber since his debut last year, see just as much promise in the driver's commercial links within Mexico.

Team boss Martin Whitmarsh said on Wednesday: "He's a very intelligent, humble individual and we think he's got greater potential than he's shown so far."

Prost pode testar novo motor da Renault para F1

O ex-piloto Alain Prost está envolvido no projecto do novo motor da Renault para a Fórmula 1 e poderá participar nos testes do bloco V6 turbo 1.6 que deverá começar a ser usado em 2014.

"Pilotar um carro moderno da Fórmula 1 é muito útil e talvez eu tenha outra oportunidade para o fazer com o novo motor nos próximos dois meses. Seria outra boa experiência. Já estou a pensar na nova tecnologia que virá para a Fórmula 1 com os novos motores. Vou trabalhar muito nisso com a Renault. É a nossa nova meta", afirmou o antigo tetracampeão mundial de Fórmula 1, que é actualmente embaixador da Renault.

F1: Nicolas Prost vai testar Lotus Renault

Nicolas Prost, filho do tetracampeão de Fórmula 1, Alain Prost, deverá testar, ainda este ano, o monolugar da Lotus Renault. O piloto francês, de 29 anos, confirmou ao diário francês «La Provence» que deverá testar o novo monolugar da escuderia anglo-francesa em breve.

Com uma carreira pouco mais que discreta - com passagens pela A1 GP, Le Mans Series e o mundial de GT1 -, o filho de Alain Prost confessou também que ainda alimenta o sonho de um dia correr na Fórmula 1.

"Espero em breve guiar o Renault Lotus em Inglaterra. Acho que ainda não ultrapassei o limite de idade e continuo com esperança, um dia, de guiar numa corrida de F1. As equipas já passaram a sua fase de "baby drivers" e por isso eu acho que ainda tenho dois ou três anos para manter a esperança de chegar aos Grandes Prémios", revelou Nicolas Prost ao jornal francês La Provence.

O teste deverá ter lugar em Silverstone, e caso se concretize, será a segunda experiência de Nicolas com um Fórmula 1, depois de ter rodado com um Renault R29 numa exibição das World Series by Renault em Magny-Cours.

Button penalizado na grelha do GP do Japão

O britânico Jenson Button vai ser penalizado em cinco lugares na grelha de partida do Grande Prémio do Japão de Fórmula 1, uma vez que a McLaren decidiu trocar a caixa de velocidades do monolugar.

De acordo com a notícia avançada pelo site do Autosport britânico, a decisão da escuderia foi tomada após uma análise ao carro no final da corrida de Singapura e de forma a precaver uma situação igual à que aconteceu ao monolugar de Lewis Hamilton, que se viu forçado a abandonar a última prova, sendo que a equipa tinha conhecimento de que a respectiva caixa de velocidades já não estaria nas melhores condições e decidiu arriscar.

“Os dois carros vão começar o Grande Prémio do Japão com novas caixas de velocidades, o que significa que o Jenson vai receber uma penalização de cinco lugares”, anunciou Paddy Lowe, director técnico da McLaren, admitindo tratar-se de “uma grande desilusão” para o piloto e a equipa, mas sublinhando que não poderiam voltar a correr riscos.

Correm riscos com o piloto que tem mais pontos, estava em segundo lugar e com carro para vencer ou terminar no pódio.

Ai McLaren, McLaren..

Fico com pena que o Schumacher termina a carreira desta forma. Acredito que mais depressa um Sauber ou um Lotus o consiga mas gostava de ainda o ver a ganhar uma corrida até final do ano.

Ainda acreditei num regresso à Sauber, um regresso às origens para terminar a carreira mas parece que não. Em relação à competitividade do carro não perdia muito em relação à Mercedes como algumas prestações deles este ano já o mostraram ou como mostram os apenas 36 pontos que os separam da Mercedes (bem mais próxima do que esta da Lotus) ou o Peréz bem à frente do próprio Schumacher e o Kobas logo atrás. É pena, podia ter sido interessante.

Já o disse aqui umas poucas de vezes, não fui grande fã do Schumacher nos seus tempos mais aúreos mas gostava muito deste "novo" Schumacher, mais cool, sem nada a provar e que tinha simplesmente o melhor hobby de fim-de-semana do mundo e gostava de o ver ganhar mais qualquer coisa. Se na Fórmula 1 acabou, acho que um regresso aos Sport-Protótipos lhe assentava perfeitamente e ainda poderia ter carreira para mais uns poucos de anos. Um título no WEC e sobretudo em Le Mans assentava-lhe muito bem. Esperemos para ver se ele decide ou não pendurar de vez o capacete.

Não obstante de eu achar que o Senna foi o melhor talento da F1 o Schummi foi o melhor de todos. Ganhou vezes e vezes sem conta. E para mim o que mais comprova isso foi o estado em que estava a Ferrari quando ele entrou e o que se passou daí para a frente. Mas disso pouca gente se lembra mas é normal. E sim,teve realmente algumas más atitudes em pista e que lhe valeram títulos. Mas por amor de Deus, o Senna fez o mesmo a Prost e ganhou um titulo e vice-versa...não vejo ninguém falar disto...Basta verem o documentário do Senna para saber que ele não era flor que se cheire,mas era um idolo mundial e tinha a força que tinha dentro do Brasil porque era um país de rastos económica e socialmente e ele era visto como um orgulho nacional.Daí todo e elã em sua volta.

Mas isso eu acho de todos os pilotos não são flores que se cheirem. Não estão ali para ser mansinhos e bem educados dentro da pista...o que o são...simplesmente não reza a história ou nunca lá chegam. É devido aos egos exacerbados, a super competitividade e uma busca constante pelo sucesso sem por vezes olhar a meios que os mete no topo. A verdade é esta.

Mas concordo que MS sai pela porta pequena. É uma grande perda para a F1.

Fico com pena que o Schumacher termina a carreira desta forma. Acredito que mais depressa um Sauber ou um Lotus o consiga mas gostava de ainda o ver a ganhar uma corrida até final do ano.

Ainda acreditei num regresso à Sauber, um regresso às origens para terminar a carreira mas parece que não. Em relação à competitividade do carro não perdia muito em relação à Mercedes como algumas prestações deles este ano já o mostraram ou como mostram os apenas 36 pontos que os separam da Mercedes (bem mais próxima do que esta da Lotus) ou o Peréz bem à frente do próprio Schumacher e o Kobas logo atrás. É pena, podia ter sido interessante.

Já o disse aqui umas poucas de vezes, não fui grande fã do Schumacher nos seus tempos mais aúreos mas gostava muito deste "novo" Schumacher, mais cool, sem nada a provar e que tinha simplesmente o melhor hobby de fim-de-semana do mundo e gostava de o ver ganhar mais qualquer coisa. Se na Fórmula 1 acabou, acho que um regresso aos Sport-Protótipos lhe assentava perfeitamente e ainda poderia ter carreira para mais uns poucos de anos. Um título no WEC e sobretudo em Le Mans assentava-lhe muito bem. Esperemos para ver se ele decide ou não pendurar de vez o capacete.

Mas não te podes esquecer que cada piloto tem o seu estilo de condução e teria de haver um período de desenvolvimento do carro. 2013 seria uma época de adaptação e desenvolvimento numa nova equipa, e sem garantias de sucesso. Vide a Mercedes: 3 anos e continua a não ser um sério candidato. E como ele próprio diz, corre para ganhar. É isso que o motiva. Não é propriamente um gentleman driver. E creio ser a falta de resultados da equipa que o fez ficar hesitante acerca da continuação na Mercedes (F1).

Também tenho dito para mim mesmo que gostava de o ver em Le Mans.

Não obstante de eu achar que o Senna foi o melhor talento da F1 o Schummi foi o melhor de todos. Ganhou vezes e vezes sem conta. E para mim o que mais comprova isso foi o estado em que estava a Ferrari quando ele entrou e o que se passou daí para a frente. Mas disso pouca gente se lembra mas é normal. E sim,teve realmente algumas más atitudes em pista e que lhe valeram títulos. Mas por amor de Deus, o Senna fez o mesmo a Prost e ganhou um titulo e vice-versa...não vejo ninguém falar disto...Basta verem o documentário do Senna para saber que ele não era flor que se cheire,mas era um idolo mundial e tinha a força que tinha dentro do Brasil porque era um país de rastos económica e socialmente e ele era visto como um orgulho nacional.Daí todo e elã em sua volta.

Mas isso eu acho de todos os pilotos não são flores que se cheirem. Não estão ali para ser mansinhos e bem educados dentro da pista...o que o são...simplesmente não reza a história ou nunca lá chegam. É devido aos egos exacerbados, a super competitividade e uma busca constante pelo sucesso sem por vezes olhar a meios que os mete no topo. A verdade é esta.

Mas concordo que MS sai pela porta pequena. É uma grande perda para a F1.

Houve sempre um endeusamento do Senna devido a uma simpatia, no geral, por ele, que não se verificou noutros pilotos do mesmo nível. Tem a ver com psicologia e não apenas com os dotes de piloto dele. Para além disso, o Senna era brasileiro e morreu "em combate". O Schumacher é alemão e está vivo. É natural que se esqueça o lado mau de alguém que já não está cá e com quem se simpatizava.

Última edição:
201210587108_Webber6_DR.jpg

Qual forma ?
A carreira do Schumacher não são só este 3 anos, que, diga-se a verdade nem foram assim tão maus. Ele esteve quase sempre no "top ten" das grelhas de partida. Isso não é para qualquer um!
Depois nas corridas ou por culpa dele, ou por culpa do carro ou mesmo de erros da equipa, os resultados não têm sido os melhores.

Mas os 7 tìtulos nem lhe tira!

Última edição:
Voltar
Superior