Fatos: é possível comprar barato com alguma qualidade?

Acho que o Richard Branson não concorda contigo, eu acho que fato não é roupa para trabalhar e por esse mundo fora cada vez se vai dando menos importância ao fatos. Por cá ainda há aquela coisa do fato e da gravata.

O direito à opinião do Richard Branson é igual ao meu.
Isso do "por cá", além de ser exagerado pois há muitos e muitos países em que o fato ainda é obrigatório para as mesmas situações em que aqui o é, também me é igual. As diferenças culturais são uma riqueza. Tive um professor que era um parvo, mas disse uma coisa que tenho verificado ao longo de todos estes anos, nunca vi ninguém assinar um contrato de "calções".

Acho que o Richard Branson não concorda contigo, eu acho que fato não é roupa para trabalhar e por esse mundo fora cada vez se vai dando menos importância ao fatos. Por cá ainda há aquela coisa do fato e da gravata.

Fica atento à roupa que o Richard Branson usa. Não são fatos mas, pois não, mas são camisas, calças e casacos que custam tanto quanto 2 ou 3 fatos Hugo Boss juntos. Aquele look abandalhado chique fica bem caro.
O look do Richard Branson é uma imagem de marca dele, mas isso não significa que ele não ceda à norma nas suas empresas. Nunca vi os pilotos e assistentes de bordo da Virgin de calças de ganga e sapatilhas, por exemplo.

Experimenta o El Corte Inglés. O pessoal associa logo a preços altos, mas encontras lá desde 130€ a mais de 5 dígitos.
Comprei recentemente 2 fatos por uns 350€ em promoção, um super 120' e um 150'. Muito bom corte e acabamento.

O direito à opinião do Richard Branson é igual ao meu.
Isso do "por cá", além de ser exagerado pois há muitos e muitos países em que o fato ainda é obrigatório para as mesmas situações em que aqui o é, também me é igual. As diferenças culturais são uma riqueza. Tive um professor que era um parvo, mas disse uma coisa que tenho verificado ao longo de todos estes anos, nunca vi ninguém assinar um contrato de "calções".

A questão do fato não tem que ver com o andar melhor, ou pior, vestido. É apenas uma norma para controlar as pessoas. Se obrigares as pessoas a andar de fato, não há grande forma de inventarem e, desse modo, envergonharem a empresa.

É verdade que há quem use fatos feios, gravatas e camisas pirosas. No entanto, estão sempre minimamente apresentáveis.

Se deixares o trabalhar escolher, corres o risco de ver malta a andar de ténis brancos, de camisas de manga-curta e padrões estranhos, calças de ganga com buracos, etc.

Há muito tempo que o uso de fato deixou de ser um sinal de distinção, ou significado de andar bem vestido. Estou frequentemente em eventos e apresentações internacionais, onde nem os CEO das empresas andam de fato.

A questão do fato não tem que ver com o andar melhor, ou pior, vestido. É apenas uma norma para controlar as pessoas. Se obrigares as pessoas a andar de fato, não há grande forma de inventarem e, desse modo, envergonharem a empresa.

É verdade que há quem use fatos feios, gravatas e camisas pirosas. No entanto, estão sempre minimamente apresentáveis.

Se deixares o trabalhar escolher, corres o risco de ver malta a andar de ténis brancos, de camisas de manga-curta e padrões estranhos, calças de ganga com buracos, etc.

Há muito tempo que o uso de fato deixou de ser um sinal de distinção, ou significado de andar bem vestido. Estou frequentemente em eventos e apresentações internacionais, onde nem os CEO das empresas andam de fato.

E eu vou a convenções, assinaturas de contratos, exposições em que andam. E então?

Experimenta o El Corte Inglés. O pessoal associa logo a preços altos, mas encontras lá desde 130€ a mais de 5 dígitos.
Comprei recentemente 2 fatos por uns 350€ em promoção, um super 120' e um 150'. Muito bom corte e acabamento.

Já comprei blazers e também me pareceu um sitio ok.

Lá estamos nós portugueses a bajular os hábitos do que e como se faz "lá fora" como se fosse o padrão a seguir.

Definir um dress code para os colaboradores hoje é o equivalente a definir-lhes um local e horário rígido de trabalho. Funciona como medida de controlo, mas é outdated e stressa os colaboradores que apreciam culturas organizacionais mais flexíveis, informais e de auto-responsabilização.

É fácil um colaborador perceber qual o seu dress code numa empresa/evento. Basta que seja inteligente e se preocupe com isso. Se não se preocupa, está desfasado e precisa de um pequeno "toque" da chefia...

Lá estamos nós portugueses a bajular os hábitos do que e como se faz "lá fora" como se fosse o padrão a seguir.

Definir um dress code para os colaboradores hoje é o equivalente a definir-lhes um local e horário rígido de trabalho. Funciona como medida de controlo, mas é outdated e stressa os colaboradores que apreciam culturas organizacionais mais flexíveis, informais e de auto-responsabilização.

É fácil um colaborador perceber qual o seu dress code numa empresa/evento. Basta que seja inteligente e se preocupe com isso. Se não se preocupa, está desfasado e precisa de um pequeno "toque" da chefia...

Já agora, vires como hoje de calções e havaianas, não me parece correcto.
Ao menos trazias uma camisolita de alças para combinar.

Para mim comprar um fato feito é desperdício de dinheiro.
É aquele tipo de roupa que pede alfaiate, e ser feito mesmo à medida.
Vale a pena.

Vale a pena.

Depende muito das pessoas e dos fatos claro está. Uma pessoa que tenha medidas dentro do que é considerado o homem padrão não tem problemas nenhuns em encontrar bons fatos de pronto a vestir.

Vale a pena.

Vale, para quem tem dinheiro para isso....

Para os que tem de andar de fato sóp porque trabalham numa empresa troglodita, mas depois chegam ao fim do mês e recebem ordenados miseráveis... secalhar fatos desses não são opção..

E são piores profissionais por isso? O que é que realmente interessa a uma empresa, a aparência ou a real qualidade do trabalho das pessoas?

E são piores profissionais por isso? O que é que realmente interessa a uma empresa, a aparência ou a real qualidade do trabalho das pessoas?

Voltamos ao zero.

O que interessa a aparência e a imagem em ambiente profissional? Isso estuda-se até...

Ambos importam. Como é óbvio o trabalho é o mais importante, mas quando estás a representar a empresa num cliente o que tens vestido reflecte o estilo da empresa, e se nuns casos o ideal é fato e gravata, noutros casos até pode sir com estilo surfista. Tudo depende da empresa e do estilo que queres transmitir.

Vale a pena.

Concordo plenamente!! E vocês mulheres também só deviam andar de vestido de gala, feito por medida pela Fátima Lopes com lingerie Victoria Secret por baixo!

Já no mundo real onde as pessoas recebem mil-e-poucos-euros e têm de andar de fato, há muita coisa boa em pronto-a-vestir, como no exemplo que dei do El Corte Inglés. Eu tenho no roupeiro 7 fatos desses e nenhum teve sequer de levar ajuste, assentaram como uma luva logo na compra (confesso que sou chato e experimento 50 para comprar 1).
Pagar pelo menos 800€ num fato para passar o dia sentado numa cadeira de escritório não faz o menor sentido.

#EDIT#
Dentro do tema, tenho de fazer o meu fato para o casamento... ando à procura de um bom alfaiate em Lisboa mas já restam poucos :(

Last edited:
Se é só para a utilização ocasional compra um fato de corte clássico em preto ou azul escuro, e provavelmente na Zara ou semelhante chega.

Se passar a ser diário ou várias vezes por semana, da minha experiência, porque aprendi por experiência e com algumas dicas, fatos de menos de 200-250 não servem. Normalmente compro na Decenio e na Dielmar, confesso por preguiça de procurar mais cortes ou melhor preço-qualidade. Já tive/tenho da Zara e semelhantes e embora o corte seja muitas vezes bom a durabilidade é fraca. Da Giovanni Galli não quero, só más experiências. Da Massimo Dutti é muito variavel. Quem acha que fatos de 50 fazem com que andemos confortáveis, ou tem muito jeito para fazer negócio ou nunca, como me aconteceu, experimentou fatos mais caros. Eu pensava que andar de fato era mesmo assim desconfortável. Depois aprendi, comecei a experimentar cortes, materiais, e a subir a fasquia, e tenho alguns fatos que são tão confortáveis como qualquer roupa, basta uns arranjos, e nem estou a falar de por medida. Há fatos para o verão, para o inverno, os que ficam melhor a gordos, a magros, a altos e a baixos. Um bom fato, no orçamento que disse, dura sem problemas 3 a 5 anos de pelo menos um dia de uso na semana. Um homem bem vestido de fato, e digam o quer disserem, têm sempre outra apresentação.

Isso é um bocado absoluto demais...
Depende de tudo o resto que rodeia a pessoa. Se eu estiver estendido na praia a apanhar sol e ao meu lado estiver um senhor também ele estendido ao sol com uma fato e gravata eu vou achar que o Sr. está com uma apresentação horrível. Obvio que isto é um exagero, mas outros exemplos mais corriqueiros se podem dar, por exemplo, eu vou ver um concerto de uma banda rock, se eu vir lá alguém de fato e gravata vou achar que a pessoa está horrivel.
Eu acho que o fato e gravata se enquadram em muitos contextos sim, mas não em todos e nem sempre terá boa apresentação de fato e depois há a banalização do uso do fato por vários profissionais (menos honestos) que de alguma forma retiraram aquela aura de que se está de fato deve ser alguém importante.
Eu pessoalmente uso muito o fato profissionalmente porque é uma aspecto cultural e organizacional, em lazer é raro usar e não me parece que me apresente pior que outra pessoa.

Primark cerca de 60€ calças e casaco.

É só mesmo para ter no emprego para vestir em caso de ir a cliente.

Mais barato impossível!! [:D]

Back