Fiabilidade Vs Qualidade

Eu não falo dos paineis digitais, falo dos check panel que todos os unos a partir da versão base tinham, nos segmentos do uno as outras marcas na altura não tinham nada disso.
A fiat nunca deixou de produzir os unos tipos sem check panel.

Quanto ás outras marcas em segmentos superiores é provavel que já usassem, mas tambem falamos de veiculos com outros preços mais elevados que um uno.

Portanto as outras marcas nem apostavam num painel e interiores mais completos nem tinham nada disso em segmentos dos do uno.
E falo de um uno como poderia falar dos lancia Y10 esse então na altura com os seus interiores e gadgets envergonhavam muito premium.

Esse check panel, seja num Y10, num Uno ou mesmo num thema, era uma bela de uma bosta e um item de marketing, que para nada servia.
As luzes equivaliam às de um automóvel normal, só que lá tinha o desenho do carro. E depois aquele botão de CHECK que existia por exemplo nos thema só servia para verificar se alguma lâmpada do check panel estava fundida (bom, pelo menos tinham consciência do que tinham).

Os Uno tinham bom equipamento, e muitos deixava-se levar por isso. Mas depois os problemas e a qualidade falavam mais alto. Passou por aqui um Uno 70s comprado novo. Foi o carro que menos durou e que menos saudades deixou...

Esse check panel, seja num Y10, num Uno ou mesmo num thema, era uma bela de uma bosta e um item de marketing, que para nada servia.
As luzes equivaliam às de um automóvel normal, só que lá tinha o desenho do carro. E depois aquele botão de CHECK que existia por exemplo nos thema só servia para verificar se alguma lâmpada do check panel estava fundida (bom, pelo menos tinham consciência do que tinham).

Os Uno tinham bom equipamento, e muitos deixava-se levar por isso. Mas depois os problemas e a qualidade falavam mais alto. Passou por aqui um Uno 70s comprado novo. Foi o carro que menos durou e que menos saudades deixou...
Tenho uma Iveco dos principios de 90 que tem um botão TEST. Carregas e faz um teste ao ponteiro da temperatura.[:D]

Também não acho piada nenhuma a essas merdices no entanto nos anos 80 e principios de 90 qualquer trampa dessas tinha o seu efeito de impressionar.

O meu 323F é bastante básico a esse nivel no entanto quando tem por exemplo uma luz de stop fundida e travo ele acende uma luz de aviso no tablier, até fiquei admirado quando vi aquilo, principalmente para um carro que nem tem o sinal de luz dos médios no painel (que neste caso em particular nem faz muita falta).

Vocês continuam a pegar nos unos eu apenas dei o ex do uno mas referi outros, vais dizer que o Alfa control que referi tambem eram apenas luzinhas como os unos.
O Alfa control indicava, desde direcções desalinhadas, a niveis/variações de temperatura/liquidos falhas várias.
Eram complementos dessas luzinhas que referes.
E não eram apenas luzinhas com o desenho do carro como indicas, tu nos outros não tinhas indicação de falha de iluminação, não tinhas os sensores de falha de travagem individualizados, falha bomba/nivel oleo vs pastilhas desgaste.
Não tinhas como mais tarde apareceu indicadores de mau fecho das portas... apenas alguns ex que o uno/y10/outros tinham e que não eram apenas luzinhas com um boneco giro.

Eu continuo a dizer as marcas que começaram a apostar mais na electrónica e em gadgets naquele segmento foram os italianos é inegável.
Daí eu ter dado esses ex.
Mais tarde outras marcas do segmento ultrapassaram-nos mas tambem não deixaram de ter os seus espinhos.

Era apenas isso que quero sublinhar, se foram ou não fiáveis uns foram outros não... como tudo.
Mas temos de ver tambem que quem aposta tem de desbravar caminhos.

Bolas se hoje em dia com a evolução tecnológica que existe e todo o know how os clientes pagam 40.000/50.000 euros ou mais por carros que dizem serem super/hiper fiáveis.
Vão a uma revisão trocam metade dos componentes antes dos 100.000 km alguns nem metade fazem, quando não têm de l evar motores novos como se passa numa certa marca... ainda chulam os clientes.
E nem mesmo assim deixam de ser fiáveis...

Um uno naquela altura trilhou caminho no segmento é natural que exista alguma fruta podre.
Olhando para o ex acima tambem não podes dizer que eram todos maus, existiram modelos maus e bons.

Última edição:
Tenho uma Iveco dos principios de 90 que tem um botão TEST. Carregas e faz um teste ao ponteiro da temperatura.[:D]

Também não acho piada nenhuma a essas merdices no entanto nos anos 80 e principios de 90 qualquer trampa dessas tinha o seu efeito de impressionar.

O meu 323F é bastante básico a esse nivel no entanto quando tem por exemplo uma luz de stop fundida e travo ele acende uma luz de aviso no tablier, até fiquei admirado quando vi aquilo, principalmente para um carro que nem tem o sinal de luz dos médios no painel (que neste caso em particular nem faz muita falta).

Deves ter esse interruptor avariado, na minha fazia o teste da temperatura e do oleo de travões tinha de acender a luzinha de ok.
Quanto a essa luz de aviso de fundido, os unos traziam isso qual era o carro do mesmo segmento na altura que assinalava essa avaria.
Lembro-me de ter andado em renaults 5 e na altura acho que não possuia.
Tinhas de ligar tudo e fazer o teste visual.nte

Não faz falta, aqui é uma questão de conveniência, pois se analisarmos bem VE, não fazem falta só avariavam nos unos, porque a concorrencia disponibilizava-os muito mais tarde, DE tambem não faz falta, homem que é homem gosta de ganhar musculo no volante, sensores tambem não fazem falta, são apenas luzinhas e esquemas como o outro user diz, mas hoje todas as marcas usam esses esquemas/luzinhas e suas evoluções.

Fiquem bem....

Vocês continuam a pegar nos unos eu apenas dei o ex do uno mas referi outros, vais dizer que o Alfa control que referi tambem eram apenas luzinhas como os unos.
O Alfa control indicava, desde direcções desalinhadas, a niveis/variações de temperatura/liquidos falhas várias.

Não tinha nada disso.

No entanto concordo que, bem ou mal, o sistema de aviso dos italianos na época era avançado.
Se calhar por isso propício a problemas.

No entanto, conheço quem tenha esse sistema a 100% nos carros.

São pessoas algo cuidadosas.

achas a assistencia da Fiat boa??? onde?? é que eu tive 3 Fiat até hoje e a assistencia a que fui,nomeadamente em Lisboa na ECV,Revulco e Automeclis era tão má ou mesmo pior que a das outras marcas.
sobre a fiabilidade dos Unos(sim tive um),á parte das manias dos sistemas electricos,relas de péssima qualidade nos motores FIRE,motores sempre babados,avarias nos modulos de ignição,borrachas das tubagens de liquido de refrigeração com pouca durabilidade,caixas duras e pouco precisas,placas de diodos dos alternadores com pouca durabilidade etc...
fora isto,o Uno até que era fiavel

Se formos a analisar bem nenhuma marca tem uma assistencia boa.
Quanto ás avarias do uno que tiveste, tirando um ou outro ex. nota que são avarias recorrentes em quase todas as marcas de hoje e com tendencia a agravar-se.
Babar o motor não pode ser sinónimo de avaria, existe por ai muito bom motor babado á decadas e em perfeito funcionamento.

Tiveste azar compraste logo 3 limões seguidos isso é que é amor... lol
Parece esta novela http://forum.autohoje.com/forum-ger...ribuicao-partida-modelos-16d-18d-20d-23d.html

O que eu quis dizer no meu primeiro post eu não tive o propósito de discutir a falta de fiabilidade dos unos ou outra qualquer marca/modelo.

Quis apenas dizer que se apostamos em algo que não é muito explorado num segmento barato ou de acesso, estamos a trilhar um caminho e que isso nos pode trazer vantagens como desvantagens.

E que quem quer que seja que tivesse sido o ou um dos primeiros, teria tanta ou mais avaria como nos fiat.
Se os outros não disponibilizam a nova tecnologia ou inovação obvio que terão menos frequencia em avariar.

Se o meu carro tiver manete para abrir os vidros, claro que nunca queimará o elevador ou gastará o botão.

Não tinha nada disso.

No entanto concordo que, bem ou mal, o sistema de aviso dos italianos na época era avançado.
Se calhar por isso propício a problemas.

No entanto, conheço quem tenha esse sistema a 100% nos carros.

São pessoas algo cuidadosas.

Tu entendeste o que quis dizer, os outros apenas entraram a matar e complicaram logo tudo.

Mas voltando ao Alfa control, no meu 33 1.5 TI lembro-me pouco já, comprei-o em segunda mão e não tinha os manuais e net ainda não existia como hoje.. lol existia uma luz do painel em que o simbolo era um volante.
Aquilo de vez em quando acendia e o meu 33 não tinha DA.
Houve um tempo em que essa luz andou algumas semanas acesa, até que o levei a uma casa de pneus para alinhar e a luz apagou.

Se não era alinhamento era o quê?!

Última edição:
Tu entendeste o que quis dizer, os outros apenas entraram a matar e complicaram logo tudo.

Mas voltando ao Alfa control, no meu 33 1.5 TI lembro-me pouco já, comprei-o em segunda mão e não tinha os manuais e net ainda não existia como hoje.. lol existia uma luz do painel em que o simbolo era um volante.
Aquilo de vez em quando acendia e o meu 33 não tinha DA.
Houve um tempo em que essa luz andou algumas semanas acesa, até que o levei a uma casa de pneus para alinhar e a luz apagou.

Se não era alinhamento era o quê?!

Essa luz com um volante desenhado apresentava a eficiência das luzes, creio que as principais - dos farois da frente.

Se ela te apagou depois de ires alinhar a direcção, foi uma grande coincidência.

não é bem assim,os Fiat são tão bons ou tão maus como a concorrencia directa seja hoje ou há 20 anos pois para fazer a comparação com um Uno têm que se por renault 5,citroen Ax etc no mesmo patamar e ai possivelmente o Uno até é superior em muitos items.
hoje em dia passa-se o mesmo,a Fiat elevou os patamares ao nivel de qualidade e fiabilidade e os outros fizeram o mesmo.
o que muitas vezes vejo aqui e sinceramente não compreendo é o fanatismo doentio e anti (por muitos tão apregoado) premium e tudo o que é Germanico.
tenho a certeza que se metessem o VW Fox(que é uma M....) com o simbolo da Fiat,esta claque anti germanica se não soubesse qual era a origem do carro comecavam logo a procurar qualidades e a falar bem dum produto que de bom têm muito pouco.

Acredito nisso mas é o que te estou a dizer. O motor é bom, poupado e despacho q.b, está ali um bom produto, agora a qualidade geral e os problemas eléctricos que tem ..
Um dia tenho buzina, outro dia não, o relógio nunca dá para acertar as horas (desacerta-se sempre que ligo o carro), a luz de avaria na direcção acende e passado 5 min já desliga (menos mal, o problema tá nos sensores, não é nada de grave) ..
Acredito que têm vindo a melhorar e sei disso.

Credo, o VW Fox é lixo.

Essa luz com um volante desenhado apresentava a eficiência das luzes, creio que as principais - dos farois da frente.

Se ela te apagou depois de ires alinhar a direcção, foi uma grande coincidência.

Foi o que aconteceu, esse 33 a unica luz que acendia de vez em quando era essa e uma ou outra vez as dos niveis.
A unica avaria que tive foi um controlador do alternador e o sensor embutido na vareta do nivel do oleo.
Compradas novas as duas peças com desconto não chegaram aos 5 contos.

Concordo com quem diz que os Unos por vezes são uma panóplia de luzes, eu também já presenciei isso em alguns.
Só as versões mais simples, sem medidor de RPM, caso do 45s, é que se safavam porque tinham poucas em relação aos outros.

Epah, deixem-se de tretas. O Fiat Croma de 89 já tinha A/C bi-zona, indicador de portas e/ou bagageira abertas (dizendo mesmo qual), direcção assistida, ABS, indicador de pressão do turbo, indicador de voltagem, temperatura do óleo, etc!!! Agora comparem preços e equipamentos de carros idênticos na referida época.... [:p]

Sim, e comparem segurança passiva de ambos na época! [:p] Olha logo o exemplo (desastroso!) que foste referir! [:D]

Fica lá com os luxos quando fores para o céu, que eu prefiro ficar por cá mais uns tempos, ainda que com menos gadgets! [;)]

Acredito nisso mas é o que te estou a dizer. O motor é bom, poupado e despacho q.b, está ali um bom produto, agora a qualidade geral e os problemas eléctricos que tem ..
Um dia tenho buzina, outro dia não, o relógio nunca dá para acertar as horas (desacerta-se sempre que ligo o carro), a luz de avaria na direcção acende e passado 5 min já desliga (menos mal, o problema tá nos sensores, não é nada de grave) ..
Acredito que têm vindo a melhorar e sei disso.

Credo, o VW Fox é lixo.

O Fox é lixo porque... também foi concebido num país latino! [:D]

Deixando aqui o meu comentário: Como já aqui foi um pouco dito, deduzo que a qualidade (pelo menos a aparente) e a fiabilidade deveriam andar em sintonia, ou pelo menos muito próximas, mas também sabemos que a imensa evolução e complexidade na tecnologia (quer à interligação entre a electrónica e à mecânica), faz com que as probabilidades de falhas (graves ou menos graves) possam eventualmente surgir.

É evidente que a maioria de nós (entusiastas do mundo automóvel) apreciamos esta evolução tecnológica quase desenfreada, mas devido à mesma, sou de opinião que os construtores deveriam apostar ainda mais em testes exaustivos da sua fiabilidade, ainda antes do seu lançamento para o mercado (mesmo sabendo que esses testes são efectuados, deduzo que na maioria das situações sejam algo insuficientes).

Todas as marcas (sem excepção) possuem falhas tanto de qualidade como de fiabilidade (umas mais graves, outras menos) e as marcas Japonesas têm a reputação de serem pelo menos as mais fiáveis, talvez porque a maioria dos seus produtos em alguns aspectos eram algo simples, mas penso que actualmente essa simplicidade tende a diminuir gradualmente (devido à feroz concorrência) e talvez por isso mesmo os automóveis Japoneses cada vez mais irão também possuir falhas (e já se visualiza isso mesmo com os crescentes "Recalls"). Também tenho de aqui salientar que pelo que se vai vendo, o que se nota mais nas marcas Japonesas é que admitindo as suas falhas, tentam com relativa celeridade tentar solucioná-las e isso é bastante positivo.

Sem aqui estar a denegrir ainda mais as marcas Alemãs, mas não poderia de deixar aqui um muito recente caso meu, numa viatura com somente 4.556 kms, modéstia à parte num estado geral completamente imaculado, na qual um componente interno do motor cedeu inopinadamente e sem causa aparente, sendo a sua solução mais simples (pelo menos para o importador e concessionário) a colocação de um motor reconstruído.

Eventualmente este meu caso em concreto até poderá ser um caso isolado, mas a minha perspectiva de fiabilidade será sempre alterada, porque nunca me passaria pela mente (nem a qualquer outro automobilista), que um componente interno do próprio motor cedesse (sem qualquer indício de desgaste ou má utilização) com tão reduzido número de kms, principalmente porque esse mesmo componente (martelo/Balanceiro) deveria ter a robustez para aguentar toda a vida útil da própria viatura.

Cumprimentos a todos.

Última edição:
Epah, deixem-se de tretas. O Fiat Croma de 89 já tinha A/C bi-zona, indicador de portas e/ou bagageira abertas (dizendo mesmo qual), direcção assistida, ABS, indicador de pressão do turbo, indicador de voltagem, temperatura do óleo, etc!!! Agora comparem preços e equipamentos de carros idênticos na referida época.... [:p]

Ac bizona? Onde? Tinha Ac automático, mas bizona nao me parece. O Croma pertencia ao projecto tipo 4, e nenhum desses tinha AC bizona. Alias, o Thema e o Saab 9000 ate partilhavam os mesmos comandos do AC...
O Croma tinha uma luz para qualquer porta aberta, por isso não dizia qual.
Não tinha luz de mala aberta.
Os manómetros eram bastante completos, no caso do turbo ie.

Última edição:
Voltar
Superior