Filtro de ar

Pessoal, eu sou um leigo nestas coisas de motores... [|)]
Mas como é possível (pelos links que puseram aki), por exemplo o meu Octávia TDI 110cv, depois de uma Repro, ficar com 143cv. e consumir ainda menos que antes de ter feito a Repro?! [:p]
Esclareçam-me:
POR QUANTO ($) FICA UMA REPRO LEVEZINHA? ;)
NÃO DANIFICARÁ UM MOTOR (COM 170 MIL KMS, COMO É O CASO DO MEU)? :(
UMA "REPRO" DEMORA QUANTO TEMPO A SER FEITA?
Agradeço as vossas respostas...
Obrigado!!! [:X]

Sansoni7, envia mensagem ácerca do aumento de potência no teu "xiante" feito em PAREDES, para o meu e-mail (não percebo porquê, mas n consigo lêr a tua msg aki)!... [8]
jdmeneses@sapo.pt
Obrigado Sansoni7...!!! :)

Pessoal, eu sou um leigo nestas coisas de motores... [}:)]
Mas como é possível (pelos links que puseram aki), por exemplo o meu Octávia TDI 110cv, depois de uma Repro, ficar com 143cv. e consumir ainda menos que antes de ter feito a Repro?! [8]
Esclareçam-me:
- POR QUANTO ($) FICA UMA REPRO LEVEZINHA? [:X]
- NÃO DANIFICARÁ UM MOTOR (COM 170 MIL KMS,COMO É O CASO DO MEU)? [8)]
- UMA "REPRO" DEMORA QUANTO TEMPO A SER FEITA? [8]
- O AUTOMÓVEL FICA A CONSUMR AINDA MENOS É ?! DE CERTEZA?! [8]
- GARANTIAS HÁ?
Agradeço as vossas respostas...
Obrigado!!! [:X]

epa, quando fazes a repro, o carro ganha binario e potencia... se conseguires aproveitar o aumento de binario, conseguiras fazer consumos iguais (ou até inferiores em certos casos) isto claro com o pé direito levezinho...
a fundo, ficas com uma fumarada de todo o tamanho... e a gastar mais... obvio... ta mais potente né?

as repros rondam os 500€, podem ser menos ou podem ser muito mais (o melhor que tens a fazer é pedires um orçamento)...

em oficinas devidamente qualificadas eles dão garantia (aliás estão obrigados por lei)

se vai "danificar" o motor? não me parece... o que costuma acontecer, é k o pessoal kd tem um carro a andar mais, anda smp a esgalhar... começam a ser brutos (com um carro a turbo lol) e pronto, á peças k n aguentam... turbos, intercoolers, sistemas de refrigeração, caixa, embraiagem... mas normalmente o motor fica intacto [:P]... portanto para não "danificares" nada, tens é de poupar o pópó e estica-lo com gente civilizada, sem ser um bruto com os pedais e caixa...

a repro é feita em pouco tempo... mas normalmente tens é de estar numa listinha de espera... lol conta com isso...

agoram perdoem-me se disse alguma asneira... lol eu nunca fiz nenhuma repro, nem conheço ninguém que ja o tenha feito... por isso experiencia = 0

de klkmaneira axo k as minhas "respostas" n fogem muito ao que é a realidade... lol

cumps ;)

Ppl, obrigado pelas vossas respostas...mas tentem-nas especificar um pouco mais ok... ;)
Respondam às últimas k coloquei atrás.... :)
E já agora, uma coisa mt importante k já me ía esquecer...se eu submeter o meu TDI 110cv a uma repro "levezita" ele passa na INSPECÇÃO? :(
Obrigadão! [:X]

Se a repro for bem feita, creio que passa como todos os outros TDI's com repros que andam por aí... ;)

Na inspecção não medem a potência do carro.

O único senão serão mesmo os gases de escape que deverão continuar dentro dos paraâmetros legais.

Não sei se agora não farão isso com suspeitas de mexida na potência... saiu uma lei que limita os aumentos (ou perdas) de potência em 20% do original anunciado pela marca.....

è boa ideia por o tubo virado para a frente?
Não há o perigo de entrar ou aguas ou outra coisa qq?
E beneficios?
AB

Pessoal, força aí! [:X]
Continuem a falar das vantagens/desvantagens e de experiências vossas ácerca das "Reprogramações" feitas nos vossos automóveis...
E do que é que vocês sugerem fazer no meu caso...
Obrigado!!! ;)

Bem...já deu para saber pelas vossas conversas k com a aplicação de um novo "filtro de ar" não iria melhorar as prestações do TDI...[8)]
Fala-se mt agora das powerM..."Chips" e das "Repros"
Qual será a melhor opção para o meu carro (k já fez 180 mil REAIS)?
A aplicação de um "Chip" não dará cabo do motor?
E passará na inspecção?
Qual a melhor opção Chip, Repro ou deixar como está?
Agradeço a opinião de quem tenha experiência de quem já tenha feito "coisas dessas" no seu automóvel...Se possível mecânicos...:D
Aki no distrito do PORTO haverá casas conceituadas, para fazer esse tipo de intervenções com a máxima confiança e garantia? [8D]
Quanto terei eu k desembolsar $, para k o TDI fique uns segundos mais "despachadito" ?
Obrigado!!! :)

Bem, a solução encontrada foi levar um tubo curvado para a frente, a chupar ar atrás do farol dianteiro esquerdo (onde está bem protegido de água que entre pela grelha e que ocasionalmente atravessasse o radiador...), um resguardo novo na cava da roda e um adaptado por baixo do motor...

Fez o Verão todo sem problemas e ainda lá anda... Acho que está para durar...

Boas, olha tive o mm dilema ktu e dps de mt peskisar e falar c ppl entendido:Chip´s e box´s aumentão as performances mas ñ são totalmente fiáveis, enquanto as repro são! O meu Skoda Octavia 1.9 tdi 110cv(130cv)de 2000 118000klms, últimos 18000 feitos p/mim, excelente carro a tds os níveis. Reprogramado recentemente por quem sabe o kfaz e sem deixar nuvens negras por onde passa!! Sem problemas na inspecção desde kbem feita. Ah, upgrade nos travões e suspenções é essencial clr e se já era bom ficou mt mlh ainda! É 1 prazer conduzi-lo em cidade, auto-estrada, estrada de serra...etc em relação aos consumos é verdade kbaixam mm, pk recorres mt -vezes á caixa ´devido ao aumento de binário e tb é vê-lo xegar aos 100/120 num ápice. Ronda os 300€ e ñ tens lista de espera! Cumptos, espreita www.turbotec.pt

Na minha opinião, uma suave repro e fica 5***** com toda a fiabilidade, mas atenção, feita por quem sabe e com garantia escrita. No nosso jornal há algumas empresas credênciadas e com provas dadas, a viatura até fica com consumos ligeiramente inferiores.

Cumprimentos

Bom, como em tudo, também neste caso há filtros e filtros.
Num diesel, quer se opte por um elemento de substituição do filtro de
caixa ou por uma admissão dinâmica, há que ter certeza de deixar o
trabalho bem feito. Mesmo assim, os ganhos são marginais, quase
simbólicos. Não esquecer que um turbodiesel já lá tem o turbo a puxar
ar "à maluca" para o motor, e por muito que o filtro lhe simplifique
a tarefa, acaba por ser só uma pequena ajuda.

Por norma, uma admissão boa deve ser complementada com um escape à
sua altura: se vai entrar mais ar, vão ter que sair mais gases.

Mas o que eu tenho reparado na história dos filtros nos diesel é que
a sua manutenção pode ser prejudicial para alguns carros (leia-se,
para algumas MAF's). Quando se limpa/lava um filtro de ar, geralmente
usa-se um detergente próprio e aplica-se, de seguida, um óleo com
que se deve impregnar o filtro. O que eu tenho verificado é que esse
óleo, quando aplicado, parece misturar-se lentamente com o ar que
passa para o motor e acaba por danificar a MAF.

O melhor é mesmo perder o amor a uns 80 a 120 contos (sensivelmente,
e conforme a casa e o serviço feito) e fazer uma reprogramação da
centralina.
Melhor ainda, a meu ver, é optar por uma Power Box ou lá como se
chama (e nada de espetar as Box's da TV Cabo no motor, que isso não
ajuda nada), que armazena 3 níveis de reprogramação + a de origem
e que permite alternar entre eles quando bem entendermos.
Ou seja, aquilo não é uma box, que se pode ligar e desligar no motor:
é uma espécie de micro PC que permite reprogramar a centralina
directamente a partir do habitáculo. E se tivermos que ir a uma
IPO, é só meter-lhe a reprogramação de origem e desligar a caixa.

Boas! Um filtro de ar, tanto de caixa como cónico, não vão melhorar significativamente as performances do motor, embora num cónico seja mais visivel, podes é notar o carro mais "solto" um bocadinho em baixas, por exemplo ao arrancar...pelo menos eu notei no meu opel.
Mas também acredito que muitas vezes isso pode ser psicológico e não aumente nada a perfomance do carro, uns dizem que sim, outros que não...eu axo que melhora.
Agora se queres mesmo aumentar as performances do motor, como já foi dito por muitas pessoas aqui é sem duvida uma repro, e se for bem feita não terá consequências negativas pelo menos a médio prazo.

Back