Finalmente...........Da Vinci Code....

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_n/a
  • Data de início Data de início
citação:Originalmente colocada por Carlos.L

O filme poderá ser muito bom, mas tenho dúvidas que seja o filme do livro.

Em termos da acção que se passa no livro, ela é francamente mediana, para não dizer má. Todas as situações demasiado previsíveis e sem grandes contornos de qualidade.

O que o livro tem de bom, o conjunto de questões lançadas à volta do sagrado feminino e da interacção com a história da Igreja Católica, que nos faz fazer pausas na leitura para ajustar o nosso pensamento, isso não o vamos ver no filme.

O que não quer dizer que o filme seja mau. Nada disso. O Indiana Jones é um tipo de filme que muito aprecio... :)

Recorrendo às minhas memórias, o único livro que foi ultrapassado pelo filme, foi nitidamente O Nome da Rosa, do Umberto Eco. Aquele fime tem uma plástica, uma expressão associado à narrativa que bate tudo o que tenho visto.
Mas ler o Eco também não é fácil. [8D]

Claro que esta análise está limitada aos livros e filmes que conheço. ;)

É este o teu argumento para classificar o Dan Brown, como mau escritor???

citação:Originalmente colocada por smi1e

citação:Originalmente colocada por J.R.

Qto ao livro em si, o Dan Brown deixa claro q a historia de ficção se baseia em factos documentados, principalmete relatados nos livros: Santo gral e os cavaleiros templarios</u>. Ele tem a subtileza de pegar em pormenores menos bem esclarecidos da historia (cristã e não só) e fazer um romance (eu vejo-o mais como um policial), daí a polemica.
Não existem factos documentados nesse livro.

E DESISTO... Venceram-me...
Basta[xx(]

Admito q já li o livro a mto tempo e por isso não me lembro mto bem, de tudo o q o Dan Brown admite ter algo em q se baseasse.

Hum???
Eu estava a falar do "Santo gral e os cavaleiros templarios".
É este livro que serve de base ao Dan Brown em que não há um único FACTO DOCUMENTADO.
E se alguém escrever uma tese de doutoramento usando como base Dan Brown e o "Santo gral e os cavaleiros templarios" é INTERNADO num hospício.
Mas se fizerem outro livro de fiocção.... bom... arrisca-se a enganar mais alguns.
citação:
Mas não preciso ir mto longe, basta pegar no exemplo da igreja catolica, fundada 3 seculos após a morte de Jesus Cristo, pelo imperio romano por conveniencia e baseada em escrituras feitas mais ou menos 50 anos depois dos eventos do novo testamento acontecerem. A igreja catolica baseou-se nos apostolos q quis e sabe-se lá se não adulterou as escrituras.
Por favor.
Antes de falar... informa-te.
;).

citação:Se o priorado do sião existe ou não, será sempre uma incerteza, é bastante dificil provar q algo existe ou não, qdo é secreto ou vive na clandestinidade. Há tempos vi uma reportagem sobre uma entrevista feita a alguém q se intitulava membro desta organização e de facto tinha ideias algo convincentes, mas tb outras incoerentes. Segundo o Dan Brown existem documentos, poucos é certo e alguns possivelmente forjados.
Não é o Dan Brown que diz que há documentos.
E já agora os documentos, que existem;), estão na Biblioteca Nacional de França.
Informa-te, tá???
citação:
Os cavaleiros templários existiram, foram uma organização mto poderosa e com objectivos poucos claros, não foi por acaso q a igreja catolica se quis ver livre desta organização e fê-lo com a tal sexta-feira 13, hoje em dia lembrado como sendo um dia de azar.
Falso.
Não é nada disso nem fui nada disso.
Mas donde vem isto tudo???.... sinceramente fico abismado.

citação:Depois há a interpretação da simbologia, mensagens ocultas (por exemplo a dos quadros de Da Vinci) e monumentos.
Já ouviste falar no código secreto da biblia????
Se o aplicares às páginas amarelas tens resultados... semelhantes:D[}:)][}:)]

citação:
Agora, não há q confundir </u>a interpretação dada pelo Dan Brown as imprecisões historicas e não só, q poderá ser ou não verdade e até agora ninguém o desmentiu cabalmente. O q é certo, é q foram usadas para criar uma boa ficção e não é por acaso, já q uma boa mentira, é sempre baseada numa verdade. A chave do seu sucesso é exactamente esta.

CONFUNDIR... é isso;).
Agora estás LÁ:)

citação:
Dizer q o homem é mau escritor é mentir descaradamente</u>, até pq tb li o livro "Anjos e Demonios" e a sua tecnica é indiscutivelmente boa, pra não falar de toda a investigação q está por trás de cada livro. Pode não ser uma obra literaria digna de um premio nobel da literatura, mas quem dera a mtos premios nobel da literatura ter o sucesso do Dan Brown, q em termos de vendas é incontestável.
Não meu caro, cito palavras tuas:

Deixa-te de tretas e diz-me pq não o achas um bom escritor. Tens direito a tua opinião</u>, assim como eu tenho a minha.

É a minha opinião.
Não estou a MENTIR, NEM DESCARADAMENTE[:p].
Aquilo é um romance policial fraco</u>.
E queres saber o porque de na minha opinião achar isso?
Pq começa bem, emocionante mas rapidamente, a cerca de 1/3 do livro, se torna PREVISIVEL, MAÇUDO, LONGO, EXPLICA SUCESSIVAMENTE A MESMA COISA PARA TODO O LEITOR PERCEBER BEM TUDO.......

E finalmente o FINAL.... sem suspense algum.
ZERO.

Portanto, mantenho a minha opinião, tal como nos livros infanto-juvenis da Enid Blyton. Sabe-se sempre como acaba e como.
BÁSICO.

Minha opinião;).

não li o livro,ontem vi o filme. gostei bastante!
ofereceram-me no natal o dvd "Anjos e Demonios" ainda está por abrir... talvez hoje de tarde dê uma vista d'olhos...

A história é ficção e procura relacionar factos reais com factos inventados dando a ideia da existencia de uma conspiração. É bem possivel que ela exista mas o mais natural é ser tudo história.

Isto não tem nada a ver com fé. Em fé quem acredita não deixa de acreditar por isto até porque o cristianismo tem por base os ideais e as liçoes de moral da vida de jesus etc.
Mas daí a haver quem queira sabotar o filme ou quem proteste o livro porque determinadas facções da igreja (secretas... porque sera?!) la estão mencionadas, acho uma perfeita burriçe e só dá azo a que as pessoas começem a desconfiar de certas organizações religiosas que actuam tudo menos de maneira religiosa ou justa.

Eu li o Codigo Davinci logo perto inicio da venda do livro em Portugal.

Sou fan de policiais e inigmas e gostei do livro e o fim tb só podia ser aquele apesar de ter imaginado mais mas tambem o certo é que não há mais...

Qdo á história do livro eu sempre acreditei que jesus tivesse mulheres e deixasse filhos como outro homem qualquer.

Então é assim:

Ou se acredita k jesus nasceu de uma virgem por obra do espirito santo e fez mtos milagres e foi um "Deus"

Ou se acredita no homem como um politico e um filosofo e que teve uma vida "normal" de humano.

Eu sinceramente acredito k ele teve uma vida normal mulheres etc nao acredito k fosse assexual nem tivesse poderes sobrenaturais.

Como tal mtas teorias que existem no codigo davinci eu acredito mais nelas que nos factores biblicos que ainda sao mais dificeis de acreditar.[8D]

No entato esse livro para mim está genial e é um bom policial disso não restam duvidas;)

Eu vou ver o filme logo a noite.

Já muita gente me disse que quem leu o livro, não acha grande graça pois já sabe o que vai acontecer e isso tira todo o suspense, como eu li o livro vamos ver...

citação:Hum???
Eu estava a falar do "Santo gral e os cavaleiros templarios".
É este livro que serve de base ao Dan Brown em que não há um único FACTO DOCUMENTADO.
E se alguém escrever uma tese de doutoramento usando como base Dan Brown e o "Santo gral e os cavaleiros templarios" é INTERNADO num hospício.
Mas se fizerem outro livro de fiocção.... bom... arrisca-se a enganar mais alguns.

Por acaso li prai metade do livro dos cavaleiros templários (é mto maçudo) e aquilo assim como o santo gral é um livro de investigação, em q são abordadas todas as interpretações posiveis das imprecisões da história, com documentos tb. Alias foi ao ler os cavaleiros templários q soube dos tais documentos forjados do Priorado de Sião, do sec. passado na biblioteca de Paris.

citação:
citação:Mas não preciso ir mto longe, basta pegar no exemplo da igreja catolica, fundada 3 seculos após a morte de Jesus Cristo, pelo imperio romano por conveniencia e baseada em escrituras feitas mais ou menos 50 anos depois dos eventos do novo testamento acontecerem. A igreja catolica baseou-se nos apostolos q quis e sabe-se lá se não adulterou as escrituras.

Por favor.
Antes de falar... informa-te.
Tá.

Andas a fazer confusão, eu disse Igreja catolica, não cristinaismo. A Igreja Católica Apostólica Romana, q se conhece hoje em dia, formou-se à partir do sec. IV (atrás referi "3 sec. após", falha minha), pelo Constantino e seus seguidores.

citação:Dan Brown é historicamente bastante preciso, em algumas das suas sugestões. Os detalhes podem estar errados ou elaborados para servirem
a rápida sucessão da narrativa.

Mas a principal questão é que Constantino e os imperadores seguintes reformularam o Cristianismo para justificar os seus objectivos políticos para o Império.

Dan Brown representa o papel de agente provocador apresentando a noção
de que talvez, estes carismáticos e anti-materialistas líderes judeus, Jesus, Madalena e os primeiros criadores do Cristianismo, tinham uma visão do mundo muito diferente dos romanos de Constantino. Eram, basicamente, pagãos, adoradores do sol. Foram eles os editores da Bíblia cristã, foram eles que decidiram como o Cristianismo seria praticado no Império Romano e na Europa medieval.

Os Evangelhos foram banidos no séc. IV pela Igreja emergente que tentava sistematizar as suas crenças. Estes Evangelhos foram escondidos, o que os torna mais puros do que os que conhecemos porque foram sujeitos a inumeráveis cortes.

Em 1958, descobriu-se uma carta num mosteiro de Jerusalém. Foi escrita pelo Bispo Clemente, de Alexandria e pedia ao destinatário,
o Imperador Teodoro, para omitir duas partes do livro de Marcos que eram inconvenientes para a Igreja Católica.

Citações dos autores dos livros em causa, no documentário "O Codigo de Da Vinci Decodificado"

citação:
citação:Os cavaleiros templários existiram, foram uma organização mto poderosa e com objectivos poucos claros, não foi por acaso q a igreja catolica se quis ver livre desta organização e fê-lo com a tal sexta-feira 13, hoje em dia lembrado como sendo um dia de azar.

Falso.
Não é nada disso nem fui nada disso.
Mas donde vem isto tudo???.... sinceramente fico abismado.

Vais-me dizer q acreditas q esta ordem apenas se limitava a proteger os peregrinos q se deslocavam a terra santa???

citação:Já ouviste falar no código secreto da biblia????
Se o aplicares às páginas amarelas tens resultados... semelhantes

Ninguém falou em codigo secreto da biblia.

citação:Não meu caro, cito palavras tuas:

Deixa-te de tretas e diz-me pq não o achas um bom escritor. Tens direito a tua opinião, assim como eu tenho a minha.

É a minha opinião.
Não estou a MENTIR, NEM DESCARADAMENTE.
Aquilo é um romance policial fraco.
E queres saber o porque de na minha opinião achar isso?
Pq começa bem, emocionante mas rapidamente, a cerca de 1/3 do livro, se torna PREVISIVEL, MAÇUDO, LONGO, EXPLICA SUCESSIVAMENTE A MESMA COISA PARA TODO O LEITOR PERCEBER BEM TUDO.......

E finalmente o FINAL.... sem suspense algum.
ZERO.

Portanto, mantenho a minha opinião, tal como nos livros infanto-juvenis da Enid Blyton. Sabe-se sempre como acaba e como.
BÁSICO.

Minha opinião.

Não JR, tens direito a tua opinião em relação a se gostas da escrita do Dan Brown. Ele é um bom escritor, isso não tem qualquer contestação.

Eu por exemplo não gosto do José Saramago, mas não afirmo q seja mau escritor. Acho os livros deste senhor intragáveis, mas longe de mim dizer q o homem é uma aberração na escrita. Não seria necessario mto pra me desmentir, basta pensar nos intelectuais da academia sueca q já o premiaram.

citação:Alias foi ao ler os cavaleiros templários q soube dos tais documentos forjados </u>do Priorado de Sião, do sec. passado na biblioteca de Paris.

[^];)

citação:Andas a fazer confusão, eu disse Igreja catolica, não cristinaismo. A Igreja Católica Apostólica Romana, q se conhece hoje em dia, formou-se à partir do sec. IV (atrás referi "3 sec. após", falha minha), pelo Constantino e seus seguidores.

Nope.
Formou-se com Cristo e com Pedro.
Sofreu evoluções ditadas pelo seu crescimento, clandestinidade, tolerada.... até que virou oficial com Constantino.
E depois deixou de ser oficial e voltou outra vez.
Com Constantino não se formou a "Católica" de hoje.
As separações da Ortodoxa, por exemplo, são mais tarde, no sec.10 ou 11.
Cem anos depois de Cristo tinhas a IGREJA estruturada com Bispos, Presbíteros (Padres) e Diáconos, como atesta Santo Inácio de Antioquia, ano 107 d.C.
Constantino é 3 seculos mais tarde.

citação:Dan Brown é historicamente bastante preciso, em algumas das suas sugestões. Os detalhes podem estar errados ou elaborados para servirem a rápida sucessão da narrativa.

Mas a principal questão é que Constantino e os imperadores seguintes reformularam o Cristianismo para justificar os seus objectivos políticos para o Império.

Não foi Constantino, foi sobre o patrocínio de Constantino mas foram os BISPOS reunidos em Concílio.

citação:Dan Brown representa o papel de agente provocador apresentando a noção de que talvez, estes carismáticos e anti-materialistas líderes judeus, Jesus, Madalena e os primeiros criadores do Cristianismo, tinham uma visão do mundo muito diferente dos romanos de Constantino.
Eram, basicamente, pagãos, adoradores do sol.

Quem??? Constantino???
Constantino era pagão até ao leito de morte onde se converteu.
Mas a sua mãe era Cristã desde há muito tempo.
Mas quem "fabricou" ou "produziu" "jurisprudência" nos Concílios era a IGREJA DE CRISTO com Cristãos.
E algumas facções perderam, claro.
Normal.

citação:Foram eles os editores da Bíblia cristã, foram eles que decidiram como o Cristianismo seria praticado no Império Romano e na Europa medieval.

Falso.
Mesmo desde Niceia que a Igreja e a doutrina tem sido melhorada, interpretada.
Até dá direito a CISMAS e tudo.

citação:Os Evangelhos foram banidos no séc. IV pela Igreja emergente que tentava sistematizar as suas crenças. Estes Evangelhos foram escondidos, o que os torna mais puros </u>do que os que conhecemos porque foram sujeitos a inumeráveis cortes.

Falso.
Não são mais puros ou mais certos.
Existem e são estudados HISTÓRICAMENTE.

citação:Em 1958, descobriu-se uma carta num mosteiro de Jerusalém. Foi escrita pelo Bispo Clemente, de Alexandria e pedia ao destinatário,
o Imperador Teodoro, para omitir duas partes do livro de Marcos que eram inconvenientes para a Igreja Católica.

Se ficas incomodado com isso é porque não tens noção de como foi feita a Bíblia.

citação:
Citações dos autores dos livros em causa, no documentário "O Codigo de Da Vinci Decodificado"

citação:
Vais-me dizer q acreditas q esta ordem apenas se limitava a proteger os peregrinos q se deslocavam a terra santa???

Numa certa fase... SIM.
Noutra fase NÃO.
Como numa fase eram tão pobres que partilhavam o cavalo e noutra fase eram ricos.

É essa mistura temporal que é optima para baralhar as pessoas;).

citação:Ninguém falou em codigo secreto da biblia.

Falei eu a titulo de exemplo:D.

citação:

Não JR, tens direito a tua opinião em relação a se gostas da escrita do Dan Brown. Ele é um bom escritor</u>, isso não tem qualquer contestação.

Ya.
Margarida Rebelo Pinto é optima escritora e não merece contestação.
Ok.
Percebido:(

citação:Eu por exemplo não gosto do José Saramago, mas não afirmo q seja mau escritor. Acho os livros deste senhor intragáveis, mas longe de mim dizer q o homem é uma aberração na escrita. Não seria necessario mto pra me desmentir, basta pensar nos intelectuais da academia sueca q já o premiaram.
Ya.
Qd Dan Brown for nomeado ficarei esclarecido:(.

JR, tar a dizer q a Igreja Católica formou-se à partir do Imperador Constantino, ou q este a "oficializou", vai dar ao mesmo. O q é um facto é q houve adaptações pois acima de tudo este pacto politico-religioso serviu para obter beneficios. E nunca disse q o constantino era cristão, lê bem o q escrevo.

citação:FATO:
O Priorado de Sião.
Sociedade secreta europeia fundada em 1099, é uma organização real. Em 1975, a
Bibliothèque National de Paris descobriu um conjunto de pergaminhos, conhecidos
como Les Dossiers Secrets, que identificam numerosos membros do Priorado de Sião,
incluindo Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Leonardo da Vinci.
A prelatura do Vaticano conhecida como Opus Dei é uma seita católica
profundamente devota que tem sido objecto de controvérsias recentes devido a
acusações de lavagem ao cérebro, coerção e práticas perigosas conhecidas como
"mortificação corporal". A Opus Dei acaba de construir em Nova Iorque, no nº 243 da
Lexington Avenue, uma Sede Nacional que custou 47 milhões de dólares.
Todas as descrições de obras de arte, edifícios, documentos e rituais secretos que
aparecem neste romance são exactas

Esta é a famosa pagina q antecede a historia em si. Basicamente o homem apenas se enterrou mo priorado de sião, já q hoje em dia acredita-se q esta organização foi inventada.

Nem toda a investigação e interpretação q fez pode estar correcta, mas o q é certo é q incomodou mta gente.

citação:Originalmente colocada por Resende

Já vi o filme e gostei bastante.

Não falando do teor do ilme, a adaptação do livro ao cinema foi muito bem feita.

Já tinhas lido o livro? Eu fui ver com a minha esposa na sexta e tb gostei ela já não achou muita piada porque tinha lido o livro mas teve a mesma opinião que tu :)Só se queixou do albino disse qe podiam ter arranjado um albino mais albino :D

citação:Originalmente colocada por Riot

citação:Originalmente colocada por Riot

Se não tens argumentos o melhor é reconhece-lo de imediato. Assim não tinha perdido o meu tempo a escrever o comentário.
Já te tinha informado que estava esclarecido.

A redundância é tua.

'Tass bem...

Se achas que essa prepotência toda te vai dar maior credibilidade, é contigo.
Prepotência? Credibilidade?

Valha-nos a Virgem Santíssima. :D [:p] [}:)]

O filme poderá ser muito bom, mas tenho dúvidas que seja o filme do livro.

Em termos da acção que se passa no livro, ela é francamente mediana, para não dizer má. Todas as situações demasiado previsíveis e sem grandes contornos de qualidade.

O que o livro tem de bom, o conjunto de questões lançadas à volta do sagrado feminino e da interacção com a história da Igreja Católica, que nos faz fazer pausas na leitura para ajustar o nosso pensamento, isso não o vamos ver no filme.

O que não quer dizer que o filme seja mau. Nada disso. O Indiana Jones é um tipo de filme que muito aprecio... :)

Recorrendo às minhas memórias, o único livro que foi ultrapassado pelo filme, foi nitidamente O Nome da Rosa, do Umberto Eco. Aquele fime tem uma plástica, uma expressão associado à narrativa que bate tudo o que tenho visto.
Mas ler o Eco também não é fácil. [8D]

Claro que esta análise está limitada aos livros e filmes que conheço. ;)

É este o teu argumento para classificar o Dan Brown, como mau escritor???
Eu ainda apresento argumentos. [8D] [:p]

Eu até gostei do Livro, não é muito bom, mas dá para ler,
mas não vou voltar a ler nenhum livro dele, porque não aceito
ser enganado. E ele diz claramente logo no ínicio do livro
que todos os factos são reais, e continua a dizê-lo publicamente.
Se anda a enganar o público deliberadamente ou não, não me interessa,
não vou a voltar a comprar nenhum livro dele...

citação:Originalmente colocada por XlPower

Eu até gostei do Livro, não é muito bom, mas dá para ler,
mas não vou voltar a ler nenhum livro dele, porque não aceito
ser enganado. E ele diz claramente logo no ínicio do livro
que todos os factos são reais, e continua a dizê-lo publicamente.
Se anda a enganar o público deliberadamente ou não, não me interessa,
não vou a voltar a comprar nenhum livro dele...

ora bem.
o xlpower chegou ao cerne da questão e ao que eu e o j.r. temos vindo a dizer;)
ld

É pá um gajo que faz um livro sobre a Area 51, e o UFO que lá caiu, tb diz que é baseado em factos verdadeiros...

Já disse, ele fez as pesquisas dele, e para ele o Priorado Existiu e continua a existir...

Aliás no livro (e no filme) refere-se que um tal de jornalisat francês desmascarou tudo... Mas que isso era mesmo o que eles queriam. LOL.

Ele não anda a enganar ninguém. Se há quem tenha teorias que existe, tb há quem tenha teorias que não existe.

Voltar
Superior