Fórmula 1 2025

Os fanáticos do rapaz dizem que ele tem um estilo de condução de cavalo de corrida xpto e por isso ninguém se adapta ao carro n2 da Red Bull.🙄
Então pela mesma lógica o rapaz não se iria adaptar a um McLaren, Ferrari ou Mercedes pois são muito diferentes do Red Bull canhão 😅

Naquele paddock é só fanáticos do MAX, vê o Alonso, por exemplo.[:D]

Malta que não percebe nada daquilo.:sh)

Leste a conclusão?

In this case, however, these are very small changes, (...), but which bring a very minimal improvement in terms of performance.

Poderá ter ganhos mas mínimos... Logo não são melhorias para fechar o gap que todos falam que existe em relação à McL.

Mas boa informação 👍

Para mudar um bocado de tema do Max, acho que uma corrida de altíssimo nível que também aconteceu no domingo foi a do Leclerc.

Penso que o Ferrari sofre um pouco do mesmo mal do RedBull, para compensar a falta de ritmo natural adotaram uma aerodinâmica mais agressiva e criaram um carro que se tornou bastante mais difícil de conduzir. Mas apesar do carro bastante edgy e globalmente menos capaz, o Leclerc fez aos dois Mercedes o mesmo que o Max fez aos McLaren.

O Hamilton é que, talvez pelos 40 anos, infelizmente me parece cada vez mais incapaz de na Ferrari mostrar o piloto de elite que me lembro do tempo da McLaren e primeiras épocas de Mercedes. Parece ter cada vez menos capacidade de sentir as reações do carro, de sentir exatamente o momento de rotação, modelar o comportamento do carro, como fazia tão bem e agora está cada vez mais transformado num piloto pouco confiante, que só trava em reta antes de entrar na curva e que perde tempo em cada curva.

Então a conversa de saber onde perdia para o Antonelli foi até chocante para um piloto campeão do mundo por 7 vezes, como é que ele que vai com o outro carro a menos de um segundo à frente não sabe exatamente onde perde e porque perde? No final do grande prémio ainda veio com uma conversa mais lamentável, sobre que espera ser salvo por upgrades porque a traseira é instável. Ou que o carro do Leclerc poderia estar com uma afinação diferente. Enfim... Já tínhamos percebido que a traseira é instável basta ver as vezes que nos treinos livres também o Leclerc anda a lutar com o carro, mas um piloto de elite tem de fazer como o fez o Leclerc e adaptar-se, porque se vai querer desculpar-se com traseiras instáveis... Talvez seja melhor juntar-se ao clube do Lawson e do Tsunoda.

Esperemos que possa em breve encontrar de forma consistente o espirito que se viu um bocadinho no sprint da China, porque o Hamilton de antigamente poderia tornar o campeonato bastante mais interessante.

Hamilton já veio confessar que existe um problema no seu Ferrari, no do Leclerc não...

Parece que o problema se deve a uma peça em especifico, sem identificar o quê.

Acho eu que é aquela peça que fica entre o volante e o banco, de resto deve ser tudo igual...

Há uns tempos o Norris dizia sobre o Hamilton que era fácil ganhar com o melhor carro e agora que o tem acusa qb a pressão e percebe que não basta ter o melhor carro, é preciso ser bom e sobretudo confiança e aguentar a pressão (também ajuda ter colegas mais fracos e claros número 2, algo que o Hamilton teve durante 5 anos e o Norris não tem).

Disto isto, e sendo que nem tenho particular respeito pelo Norris (acho que não tem estaleca de campeão), não acho justo fazer certas comparações diretas com o passado porque os Mercedes 2014-2021 eram no mínimo claramente melhores ou muito melhores que a concorrência dependendo da época.

E não só isso como eram fáceis de conduzir rápido, os carros de ground effect no geral são um pouco mais difíceis de conduzir rápido devido à forma como geram downforce. Comportamento esse que se altera bastante consoante a pista e altura do carro, imagino que não seja fácil de levar ao limite.

Aliás recordo em 2020 quando o Russel pega no W11 do Hamilton e quase sem experiência no carro (aliás acho que só tinha dado umas voltas no W10 do ano anterior um ano antes) mete logo o Bottas no bolso com enorme facilidade e só não ganha facilmente por uma série de erros da equipa na estratégia e erros nas pits.

Para mudar um bocado de tema do Max, acho que uma corrida de altíssimo nível que também aconteceu no domingo foi a do Leclerc.

Penso que o Ferrari sofre um pouco do mesmo mal do RedBull, para compensar a falta de ritmo natural adotaram uma aerodinâmica mais agressiva e criaram um carro que se tornou bastante mais difícil de conduzir. Mas apesar do carro bastante edgy e globalmente menos capaz, o Leclerc fez aos dois Mercedes o mesmo que o Max fez aos McLaren.

O Hamilton é que, talvez pelos 40 anos, infelizmente me parece cada vez mais incapaz de na Ferrari mostrar o piloto de elite que me lembro do tempo da McLaren e primeiras épocas de Mercedes. Parece ter cada vez menos capacidade de sentir as reações do carro, de sentir exatamente o momento de rotação, modelar o comportamento do carro, como fazia tão bem e agora está cada vez mais transformado num piloto pouco confiante, que só trava em reta antes de entrar na curva e que perde tempo em cada curva.

Então a conversa de saber onde perdia para o Antonelli foi até chocante para um piloto campeão do mundo por 7 vezes, como é que ele que vai com o outro carro a menos de um segundo à frente não sabe exatamente onde perde e porque perde? No final do grande prémio ainda veio com uma conversa mais lamentável, sobre que espera ser salvo por upgrades porque a traseira é instável. Ou que o carro do Leclerc poderia estar com uma afinação diferente. Enfim... Já tínhamos percebido que a traseira é instável basta ver as vezes que nos treinos livres também o Leclerc anda a lutar com o carro, mas um piloto de elite tem de fazer como o fez o Leclerc e adaptar-se, porque se vai querer desculpar-se com traseiras instáveis... Talvez seja melhor juntar-se ao clube do Lawson e do Tsunoda.

Esperemos que possa em breve encontrar de forma consistente o espirito que se viu um bocadinho no sprint da China, porque o Hamilton de antigamente poderia tornar o campeonato bastante mais interessante.

Não vi a corrida e no resumo mostraram nada disso.

É normal a Ferrari seguir esse caminho pois se querem ganhar, se não conseguem perceber o truque da Mclaren e sabendo que têm em teorias dois dos melhores pilotos da grid (em teoria ambos pilotos top5 fácil) sobra esse caminho para o sucesso. Mas não vai ser fácil.

Esse Kimi é que parece ser realmente começar a convencer desde o dia 1, muito curioso sobre o seu futuro.

Nem queria falar muito do Hamilton, mas obviamente o Hamilton de há 15 anos atrás já não existe, o que é normal devido à idade. Depois na era híbrida o Hamilton teve a sorte de uma vida. Agora que as mesas viraram é o que se vai vendo. Talvez ainda mostre alguma coisa pontualmente, mas realmente li alguma coisa sobre essas conversa dele com o engenheiro e oh god, como é que um tipo 7WC faz essas perguntas?

Só prova que é o piloto onde há maior desproporcionalidade entre a qualidade real e número de títulos e records que tem, algo que acho desde sempre.

Não faz dele mau obviamente, e já foi bastante bom mas está longe de ser um GOAT.

Mas o que adoro no Hamilton é só se lembrar do fator carro quando já jeito [:D]

Durante anos isso era pouco relevante porque ele era o maior, agora de repente o carro já importa [:D]

Last edited:
Leste a conclusão?

Poderá ter ganhos mas mínimos... Logo não são melhorias para fechar o gap que todos falam que existe em relação à McL.

Mas boa informação 👍

Paraste de ler aí? A melhor parte vem a seguir.

"Red Bull’s choice to prioritise qualifying over the race had a specific reason: on a track like Suzuka qualifying is crucial due to the difficulty in overtaking, caused by the narrow layout and the single DRS zone.

This year, other factors made qualifying more important than ever: due to the new tarmac in Sector 1, the very low temperature during the race and the green surface (caused by the rain fallen in the morning) the track offered a very high level of grip but generated low stress into the tyres, making tyre wear almost inexistent during the race on Sunday.

As a consequence, the lower downforce set-up adopted by Red Bull on Verstappen’s car to favour qualifying, played dividends in the race as well for different reasons:

* first of all, the pole position gave Verstappen the chance to run in free air, giving him a big advantage in tyre management;
* The new tarmac, which offered a high grip and low deg, favoured unloaded set-ups, like the one adopted by Red Bull.
* The low tyre wear made it possible for the RB21, despite being an inferior car in terms of tyre management , to have a similar pace to the MCL39, in contrast to what seen during the first two races of the season. As underlined by Andrea Stella after the race, a gap of 7/8 tenths was needed to overtake the car in front, making it impossible for Norris or Piastri to attack Verstappen: “With the new tarmac, Suzuka completely changed its personality, as the degradation is now very low. This means that it’s very difficult to overtake is you have the same strategy, you need 7/8 tenths of pace advantage to overtake the car in front.”
* RB21’s great efficiency allowed Verstappen to gain time on the two McLaren in the second and third sector, being quicker in the straight-line and in all traction phases (out of turn 11 and 17)."

TLDR: o melhor carro (carro + afinação feita pelos engenheiros de Milton Keynes) ganhou.​
Ou seja, o normal em F1. O carro vale >95% hoje em dia.

Last edited:
Oh malta, deixem lá o hamilton em paz.

Teve o prémio de carreira que o porreiraço do vasseur lhe arranjou pela forte amizade, poder terminar a carreira na equipa onde TODOS querem estar.

Eu fico com a impressão que atualmente até é bom para o merchandising da F1 a ferrari estar onde está. É isto que entusiasma metade da malta (ou até talvez mais) que vai ver a F1, ver o que faz a ferrari.

Algum de voçês com 40 anos ou até menos, tem o mesmo desempenho ao volante que tinha aos 20 ou 25 ? duvido.....

TLDR: o melhor carro (carro + afinação feita pelos engenheiros de Milton Keynes) ganhou.​
Ou seja, o normal em F1. O carro vale >95% hoje em dia.

Sou fã do Max e não gosto do Hamilton, mas não tenho dúvidas que o carro vale mesmo muito na equação.

Em circuitos "fáceis" (muita reta, citadinos exceto Mónaco) e com tempo seco sol vale facilmente 90% e obviamente nem o Max ganhava corridas com um dos 2/3 piores carros (muito menos campeonatos).

Agora em certos circuitos e sobretudo com chuva o talento vem mais ao de cima e aí o fator carro tem menos peso, embora também seja certo que há carros e/ou setups que resultam melhor à chuva que outros, exemplo o Alpine o ano passado no Brasil (portanto mesmo aqui ~60% é carro)

E não duvido que a equipa da RB tenha realmente feito um melhor trabalho de casa que a concorrência, nomeadamente o típico trabalho de simulador de sexta para sábado e já a contar com este tempo para a quali e para a corrida.

Agora aqui eu acrescento um ponto que acho fulcral e que distingue os bons dos pilotos de elite, que é o piloto perceber minimamente da poda e trabalhar em conjunto com os engenheiros algo que era evidente com o Senna, Schumi e agora o Max.

Achas que o input do Max não tem sido fulcral para o desenvolvimento dos últimos RB? Claro que o sr Newey é um génio, mas também ele gosta de trabalhar com os melhores pilotos e chegarem juntos a certas conclusões.

Já o Hamilton achas que alguma vez contribuiu de forma minimamente palpável para o desenvolvimento dos carros que lhe deram os seus títulos? Há-de dar algum feedback claro, mas algo a um nível muito básico.

A Mercedes simplesmente deu-lhe largos anos a fio de um carro dominante e fácil de conduzir no limite. Algo nunca antes visto no geral e sobretudo durante tantos anos seguidos.

Por exemplo os anos de domínio do Schumi o Ferrari não foi sempre super dominante, "só" 2002 e 2004. O motor mais forte salvo erro até era o BMW do Williams.

Onde o Schumi brilhava era, conjugado com um carro sempre o mais leve possível (mais pit spots, combustível sempre à conta) e uns pneus feitos à medida, fazer dezenas de voltas seguidas quase de qualificação.

Back