Fórmula 1 2025

O Bortoleto estar num trator não ajuda muito.

Eu quando falei de rookies, estava a referir-me a todos os novatos embora tecnicamente alguns já não sejam rookies, nomeadamente: o Lawson, o Bearman e o Antonelli.

O Hadjar ainda não converteu em corrida, sendo que na China em grane parte porque a sua equipa lhe tirou essa hipótese quando todo o pelotão divergiu para uma paragem e eles insistiram nas duas paragens, mas tem vindo a dar sinais cada vez mais fortes de ter ali matéria de grande piloto.

E uma qualificação com esta a mim surpreendeu-me imenso, num circuito que não é um circuito qualquer, Suzuka é um circuito onde o talento dos pilotos faz realmente diferença e que separa os pilotos que são só bons dos pilotos de elite, se fosse num circuito citadino de retas longas e curvas de 90º, podíamos dizer que o carro isto e aquilo, ali não...

O Hadjar parece-me que é um diamante que a RebBull ali tem e sem duvida mostra um potencial que nem o Lawson, nem o Tsunoda alguma vez mostraram. Vamos ver como evolui e se não se estraga...

Já pesquisei por todo o lado e não encontro um onboard do Piastri que segundo se diz fez purple no S2 e S3 e portanto só não fez pole porque cometeu um pequeno erro no S1.

Gostava mesmo de ver esse onboard, e de preferência side by side com o Norris e com o Max.

Só encontrei isto que já tinha visto de manhã: https://www.youtube.com/watch?v=qRh3GzVvCuU

Se há pessoa aqui que é fã do Max sou eu, e claro que ele tirou o sumo que havia para tirar do carro.

E arriscou bem sobretudo na Degner 1 (embora à conta disso tenha prejudicado qb a Degner 2 onde o Norris recupera de novo terreno) e na Spoon (o que podia ter corrido mal, mas o Max joga sempre para o 1º).

Agora também é verdade que ambos os pilotos da Mclaren tinham obrigação de ter ficado à frente do Max por 3/4 tenths. Nota-se por esse vídeo aí em cima que o Mclaren tem bastante mais downforce (numa pista virada para o high downforce) e o pequeno deficit de v. máxima é mínimo . Aliás prova que não há desculpa para terem ficado atrás (ok, exceto não serem aliens :D) é que o Max não ganha propriamente nas retas, mas sim em momentos como por exemplo na travagem forte para a penúltima curva.

Ainda há muito campeonato e claro que se não chover amanhã em condições normais o Max não tem andamento para os Mclarens e se calhar nem para o Russel e Ferraris (deixa ver), mas o simples facto de até ver o Max estar em P2 e disputar este campeonato já de si é notório.

Podem-me dizer que não gosto do Hamilton (que é verdade) e pode ser muito bom piloto, mas há demasiados evidências que colocam o Max num patamar claramente acima do Hamilton.

Porque o Hamilton não ganhou com o melhor carro, ganhou quase sempre (exceto 2008) com de longe o melhor carro. Portanto 6/7 campeonatos sem concorrência exceto internamente, que levou até a perder o título de 2016.

Já o Max tem 4 títulos mas desses apenas 1/4 foram ao nível dos anos de ouro da Mercedes, os outros foram ganhos sem ter o melhor carro de forma tão incontestável. Ou então só foi o melhor carro num punhado de corridas como o ano passado (e mesmo aí, só nas mãos do Max, mas isso são outros 500).

O Hamilton quando não teve o melhor carro de forma absoluta nunca se destacou por aí além exceto em fogachos.

Para não falar que o Hamilton não só teve o melhor carro durante muitos anos como além da diferença para o 2/3 carro era muito grande eram carros fáceis de pilotar.

Pagava para ver o Hamilton neste RB21, ia ser outro 2º piloto a ficar a milhas.

Mal faz correcções durante a volta? Tens de tirar os óculos e boné da Red Bull e começar a ver a realidade 😂
Não admira estar na pole. Os Red Bulls são sempre rápidos em Suzuka.

https://www.youtube.com/watch?v=puWsv5-4ELg

Já agora, Norris vs Verstappen:
https://www.formula1.com/en/latest/...-in-japan-with-our-new.5Amhfo5IX5lQUNA9OOdgbU
LowspeedPT mete os olhos nisto, mesmo com óculos de ver ao perto.

Dá também uma vista de olhos à volta do Tsunoda e depois diz-me alguma coisa sobre a precisão do Max no mesmo carro:

https://www.youtube.com/watch?v=qJoEqKRGd-o
No Q1 ainda deu um ar de graça a ficar perto do Max, mas quando foi a sério, adeus e um queijo.

Eu vejo é o Lando a cometer muitos erros, faz-me lembrar o Sainz quando se viu em primeiro no inicio de 2022, a pressão de andar lá em cima é qualquer coisa.

Eu quando falei de rookies, estava a referir-me a todos os novatos embora tecnicamente alguns já não sejam rookies, nomeadamente: o Lawson, o Bearman e o Antonelli.

O Hadjar ainda não converteu em corrida, sendo que na China em grane parte porque a sua equipa lhe tirou essa hipótese quando todo o pelotão divergiu para uma paragem e eles insistiram nas duas paragens, mas tem vindo a dar sinais cada vez mais fortes de ter ali matéria de grande piloto.

E uma qualificação com esta a mim surpreendeu-me imenso, num circuito que não é um circuito qualquer, Suzuka é um circuito onde o talento dos pilotos faz realmente diferença e que separa os pilotos que são só bons dos pilotos de elite, se fosse num circuito citadino de retas longas e curvas de 90º, podíamos dizer que o carro isto e aquilo, ali não...

O Hadjar parece-me que é um diamante que a RebBull ali tem e sem duvida mostra um potencial que nem o Lawson, nem o Tsunoda alguma vez mostraram. Vamos ver como evolui e se não se estraga...

Sim eu também não falei deles apenas do Bortoleto. [;)]
Sobre o carro, o Sauber é de longe o pior carro do grid e nota-se bem.

E lá... o clube de cheerleaders em peso!
É lidar malta, o Max não ganha GPs e tão cedo não me parece que os vá ganhar com consistencia... o Vettel sofreu do mesmo.
O Ham sofreu do mesmo mas sempre durou mais quase 50%, e com quase o dobro dos titulos mundiais.
É lidar...

Eu vejo é o Lando a cometer muitos erros, faz-me lembrar o Sainz quando se viu em primeiro no inicio de 2022, a pressão de andar lá em cima é qualquer coisa.

Se se mantiver a superioridade da Mclaren, o Piastri é campeão.
O Lando não é piloto para ser campeão sem ter ordens de equipa para tal.

E lá... o clube de cheerleaders em peso!
É lidar malta, o Max não ganha GPs e tão cedo não me parece que os vá ganhar com consistencia... o Vettel sofreu do mesmo.
O Ham sofreu do mesmo mas sempre durou mais quase 50%, e com quase o dobro dos titulos mundiais.
É lidar...

[:)][:D][:p]

Reza, reza!

Este post vai envelhecer bem

Não admira seres fanzaço da Red Bull! Não consegues distinguir um vídeo real de um vídeo de um jogo. 🤣🤣🤣
Precisas de um telescópio nos olhos rapaz...

Há com cada cromo neste tópico...jasus...
Lol... Grande fail. Tinha visto na TV e pareceu-me parecido, no telefone nem dei conta.

De qualquer forma já puseram aí o onboard e dá para ver as diferenças.

Já agora um bom onboard para ver é o que compara a volta do Lando ao Max, percebe-se perfeitamente a diferença na aproximação às curvas, enquanto o Lando no geral trava mais em reta e depois faz a curva o Max usa muito mais o trail braking até ao interior da curva, foi onde ganhou por exemplo na chicane.

Bem, e por falar em jogos e simulador, acho que vou dar uma volta a Suzuka no GT7 do meu puto.

Se se mantiver a superioridade da Mclaren, o Piastri é campeão.
O Lando não é piloto para ser campeão sem ter ordens de equipa para tal.

Exato, é a ideia que tenho, embora o Piastri começa também a falhar muito, posso atribuir isso a pouca experiência, portanto vamos ver até quando a McLaren vai ter esta corda toda, até porque temos a Ferrari e a Mercedes a aproximarem-se.

A volta do Max ainda por cima no RB que está impossível de pilotar é magistral.
Mas acho que estamos todos a esquecer do Pisatri. O Piastri faz um S1 com 0.300 abaixo. Em amarelo. Depois faz S2 e S3 em Roxo e acaba a 0.040. Sem um pequeno erro no S1 limpava aquilo. Claro está que fez o erro, mas a verdade é que fez 2/3 magistrais e bem melhores que o Max.

O Yuki pelo que entendi com as FP sentiu-se mais à vontade com o carro e tirou mais asa, lixou-se. Mesmo assim algo ficou por explicar, está a perder 7kmh para o Max em recta, não será só asa.
E fica provado que o carro só anda sem asa, e sem asa ninguém (sem ser o Max) sabe conduzir o carro!

Voltar
Superior