Eu o ano passado apostei quase sempre num dos da Mclaren e pontualmente ia variando com outro de top. Depois tinha lá sempre um Mclaren. Mas entretanto já tinha percebido que mais valia apostar nos pilotos e menos nas equipas... Mas o que referes é interessante. Eu sinceramente não aprofundei muito a leitura das regras.
Em relação a este tema, o 1º GP com execução perfeita, 3,3M € extra de orçamento.
Em relação à corrida em si, duas coisas sobressaíram:
A Ferrari nos arranques está num campeonato à parte, a forma como o Leclerc vai a ziguezaguear pelos outros é impressionante. Que grande vantagem e é incrível como as outras equipas se deixaram comer desta forma. A Ferrari pode tirar uma vantagem gigante ao longo do ano. Já se tinha visto nos testes, mas sempre achei que as outras estavam a esconder o jogo e as diferenças iam ser mínimas, mas não. O Ferrari ganha com facilidade 4 ou 5 posições no arranque.
Em ritmo puro a Mercedes nesta fase está imbatível. A forma como mantiveram a Ferrari à distância enquanto geriam pneus com o dobro das voltas mostra bem que ainda tinham muito mais para dar caso não fossem a gerir pneus como quem vai a pisar ovos.
Um facto que também foi evidente é que quem gosta de corridas com emoção artificial e ultrapassagens estilo arcade, é aproveitar agora no início, viu-se ao longo da corrida que à medida que as equipas foram obtendo mais dados e aprendendo a gerir melhor as zonas de carregamento e de entrega da energia elétrica, fomos vendo cada vez mais dificuldades em ultrapassar, com carros ligeiramente mais lentos à frente, mesmo com toda esta artilharia eletrónica, vai começar a ser cada vez mais difícil gerir o ar sujo e rapidamente vamos voltar aos comboios de DRS do passado.
Dos pilotos, grande destaque para as primeiras voltas do Leclerc, a mostrar claramente porque é um dos pilotos mais entusiasmantes do pelotão, tão mais talentoso do que o Russell ou o Norris, mas infelizmente está preso na Ferrari há anos a mais e arrisca-se a nunca ser campeão se continuar por lá. O Russell igual a si próprio, sempre um queixinhas, pode haver quem goste, eu honestamente não tenho muita paciência para a sua personagem.
E a recuperação do Max também foi interessante, pena que aparentemente o RBR continua com uma grande desvantagem na gestão de pneus em relação ao McLaren e quando parecia que íamos ter uma batalha interessante, o RBR começou a perder ritmo.
Este último stint do Lando também mostra que não podemos já dar a McLaren como morta, têm provavelmente um excelente chassis e uma base de desenvolvimento muito boa e têm o motor Mercedes. Com os pacotes de desenvolvimento que aí vêm poderão dar um grande salto de performance.