Função Pública... Funcionários públicos com privacidade ameaçada...

Uma opinião.

"Sindicatos reaccionários

Cá se, fazem..., Paulo Baldaia Chefe de Redacção

(...)

Em http://jn.sapo.pt/2007/03/10/preto_no_branco/
O autor bem que se podia documentar melhor, o que os sindicatos defendem é a melhoria das condições de trabalho e melhores vencimentos para todos, até pq a possibilidade de se despedir um funcionário publico, mediante os processos disciplinares, já está prevista na lei desde...

...1984.

Quando ele escreve:

" E não me venham com as tretas da Esquerda. A verdadeira Esquerda preocupa-se com a justiça social"

e depois escreve:

"em que um bando de malfeitores vive, como uma carraça, agarrado à produção dos outros."

Fico confuso sem saber qual é o conceito de "justiça social" do autor, principalmente quando há neste país quem se reforme ao fim de 12 anos, acumule reformas com pensões e vencimentos de empresas publicas e privadas bem como fundos do orçamento de estado para fundações privadas com o nome de antigos presidentes.

Quando há empresas que tem lucros astronómicos mas continuam a pagar 400€ de vencimento e se queixam que não podem pagar mais, o governo apoia e dá o exemplo garantindo que os vencimentos são sempre os mais baixos da Europa, quando há empresários que fazem falências fraudulentas ou se retiram do país depois de se acabar os dez anos de benefícios fiscais e apoios à produtividade dados pelo estado pagos com os impostos de todos nós e reabrem dois anos depois com um novo nome noutra zona do país.

Quando se gasta tanto dinheiro do estado em obras publicas que inevitavelmente derrapam para orçamentos varias vezes o valor inicial, mas nunca ninguém é questionado sobre, ou porque se continua a contratar as mesmas empresas para obras publicas, que supostamente apresentam um valor mais baixo de uma obra num concurso e depois acabam por gastar mais, não será já tempo de pedir responsabilidades?

Quando o combate a fraude fiscal e económica não avança, ou pq não há meios, não há pessoas suficientes ou só se descobre esquemas de pequenos malfeitores, mas nos grandes nem se ouve falar.

Etc, etc, etc, etc...

Fico mesmo sem saber de quem fala ele, quando refere "um bando de malfeitores vive, como uma carraça, agarrado à produção dos outros".

Há já sei, dos funcionários públicos aqueles que apesar de trabalhares com falta de pessoal, falta de meios, falta de instalações, vencimentos baixos, condicionados por chefias de nomeação politica que mudam objectivos e formas de trabalhar, instituem modas e manias pessoais de cada vez que mudam os objectivos do governos (e conforme a época, se depois das eleições se na fase, já estamos quase em eleições) ou por simples capricho.

Acho que já sei o que quero fazer na vida, ser jornalista, deve ser bem pago.

Não sei...

.

E no privado a tendência é a piorar.

Porque é que não vejo aqui o pessoal a defender o direito de todos os trabalhadores? Eu aí, até que percebia e a argumentação seguiria uma determinada direcção.

Porque é que uma fábrica pode fechar e colocar centenas e milhares no desemprego, e o Estado que está com excesso de pessoal não pode seguir as mesmas regras?

Por favor, expliquem-me.

Já uma vez escrevi aqui neste fórum que o que se passa na FP é tido como bitola para muitas empresas, e que o Estado deveria ter uma função moralista no que toca a direitos dos trabalhadores, enviando assim um exemplo de cima e tomando em mãos a imprescindível e grandiosa tarefa de produzir um país mais justo.

No entanto, ao atacarem as regalias da FP (que são conquistas importantes da nossa sociedade que agora vêm sendo delapidadas), os trabalhadores do sector privado parecem não perceber o tiro no pé que estão a dar.

O caminho certo não é pedir para tirar na FP. É pedir para ter igual.

Comparamo-nos a países como os EUA, mas é um país assim que devemos ambicionar? Um país que abandona os seus à sorte?

Ou devemos ambicionar um país como os melhores exemplos do norte da Europa, onde o Estado cuida dos cidadãos?

Já uma vez escrevi aqui neste fórum que o que se passa na FP é tido como bitola para muitas empresas, e que o Estado deveria ter uma função moralista no que toca a direitos dos trabalhadores, enviando assim um exemplo de cima e tomando em mãos a imprescindível e grandiosa tarefa de produzir um país mais justo.

No entanto, ao atacarem as regalias da FP (que são conquistas importantes da nossa sociedade que agora vêm sendo delapidadas), os trabalhadores do sector privado parecem não perceber o tiro no pé que estão a dar.

Comparamo-nos a países como os EUA, mas é um país assim que devemos ambicionar? Um país que abandona os seus à sorte?

Ou devemos ambicionar um país como os melhores exemplos do norte da Europa, onde o Estado cuida dos cidadãos?

O que é que a FP tem melhor do que o sector privado?

O que é que a FP tem melhor do que o sector privado?
Nada, mas tb ninguém disse isso.

O que o Henkel, disse foi:

.

que se passa na FP é tido como bitola para muitas empresas, e que o Estado deveria ter uma função moralista no que toca a direitos dos trabalhadores, enviando assim um exemplo de cima e tomando em mãos a imprescindível e grandiosa tarefa de produzir um país mais justo.

O que me parece incrível é, no geral, não se ter percebido precisamente isto mesmo!...

O que me parece incrível é, no geral, não se ter percebido precisamente isto mesmo!...

Porque talvez como gostam de acusar todos que tenham uma ideia diferente de "vermelhos" ou " perigosos esquerdistas ", nem reparam que lhes impingiram uma Cassette que só serve os interesses de alguns.

Ou seja ... uma cassette oposta á da esquerda .. mas no fundo uma cassette.

O Henkel V6 já demonstrou muitas vezes que tem a cabeça no lugar e a usa para pensar e não para demagogias baratas, fico um pouco triste quando por causa de uns supostos "benefícios" existe inveja, e a inveja além de não ter razão de ser neste caso específica é mais deprimente pois pressupõe que existam pessoas que queiram/gostem de ver outros a perder regalias/condições de trabalho para nivelar por baixo em vez de desejarem que quem não tem regalias/boas condições de trabalho/bons salários os/as passem a ter.

O que importa é que o vizinho não esteja melhor do que eu, isso é que realmente importa e é isso que o governo tem conseguido transmitir com muita efficácia, a FP é a culpada de todos os males deste país, os malandros! Nivelar por baixo é preciso! Ou não lembram das palavras de um tal ministro numa visita à China em que teve a lata de dizer que uma das vantagens de Portugal eram os baixos salários?

Porque talvez como gostam de acusar todos que tenham uma ideia diferente de "vermelhos" ou " perigosos esquerdistas ", nem reparam que lhes impingiram uma Cassette que só serve os interesses de alguns.

Ou seja ... uma cassette oposta á da esquerda .. mas no fundo uma cassette.
Exactamente!

A cassete, que já era dispensável quando usada pela esquerda, continua desajustada quando usada por esta (nem sei que lhe chame...) nova ... coisa que nos governa (ideologicamente falando)!...

Ora aí está, não percebo porque é que a FP não pode nivelar com o sector privado se os previlégios são iguais. [:D]
Ainda não percebi o que é que tanto cobiçam na função pública, para concordarem com este ataque cego que se lhe está a fazer...

É a privada que diz haverem diferenças, a eliminar, sublinhe-se...[8b]

E para nos comprarmos com os nossos amigos mais civilizados, em quantos Estados temos uma FP com este genero de privilegios?

A razão para o privado não ter as regalias da função publica é simples, porque não funcionam no mercado! Porque não há trabalhos para a vida, porque é preciso avaliar e reavaliar tudo o que é feito e quem o faz! É assim a realidade.

E para nos comprarmos com os nossos amigos mais civilizados, em quantos Estados temos uma FP com este genero de privilegios?

A razão para o privado não ter as regalias da função publica é simples, porque não funcionam no mercado! Porque não há trabalhos para a vida, porque é preciso avaliar e reavaliar tudo o que é feito e quem o faz! É assim a realidade.

Mas quais regalias? [:D]

Desculpa mas tens andado distraido. Dá só uma espreitadela nos exemplos e factos que apresento nos meus posts (eu sei que são longos e chatos, como o peixe espada) para veres que, por incrivel que pareça, existem mtos funcionarios publicos que`há bastante tempo tem piores condições que no privado...
A unica e exclusiva vantagem? a suposta "segurança" de ser empregado do estado. Mas, como disse atrás, já fui prejudicado anteriormente em inumeras ocasiões comparativamente com os meus colegas da privada, que "comem mto mais carne que eu mensalmente" (opção/obrigação deles) então pq não me hei-de eu agarrar á suposta (ainda) estabilidade do lugar?
Se tenho medo de mudar, de ser avaliado em parametros diferentes? Nenhum!
Mas, das experiências que tenho da privada na saude, as maleitas, o facilitismo, o favorecimento são similares com a agravante de te terem sempre preso pela ameaça que, "não pode gozar as ferias nessa data, senão..." ou "eu sei que não é obrigado a fazer mais horas mas...", "eu até aceito o atestado de doença do seu filho mas vais ser na mesma descontado..." ISSO PARA MIM NÃO É PRODUTIVIDADE, MODERNIDADE, FLEXISEGURANÇA ou outra treta qualquer que nos queiram impingir, desculpem lá...
É voltar ao tempo da revolução industrial...

Voltar ao tempo da revolução industrial? Poupem-me...

Esses argumentos de despedirem por querer tirar férias tambem é no minimo ridiculo. Agora querem pintar o sector privado como um antro de incompentecia e facilitismo?!?! Sim, como não trabalham lá, toca de atacar, infantil no minimo.

Portanto o pessoal trabalha na FP, para gestores incompententes e que promovem apenas os boys..... no entanto continuam lá a trabalhar! Eu há uns tempos trabalhei para uma instituição publica, e felizmente durou pouco tempo a aperceber-me que não tenho perfil para isso. Porque depois há o gajo incompetente que não pode ser despedido, e as quintas que não podem ser provocadas, e quem quer trabalhar sinceramente não pode.

Se na função publica os gestores são incompetentes, boys, etc.. os geridos então são no minimo conformistas.

Ainda não percebi o que é que tanto cobiçam na função pública, para concordarem com este ataque cego que se lhe está a fazer...

É a privada que diz haverem diferenças, a eliminar, sublinhe-se...[8b]

Talvez porque ainda ninguém tenha explicado a um funcionário do sector privado quais as regalias de um funcionário do sector público, tal como está a acontecer agora. [:D]

Voltar
Superior