Golf TDI 150cv VS Colt Cz3 Did

Pronto, vai pedir a folha na BMW, na Mercedes, etc...já agora, se fosse possível saber quantos desses tinham repro (é que o pessoal quando os leva partidos já leva o carro com o file original, por causa das cócegas). Não é miragem que partem, mas o que quero enfatizar é que partem, não porque são fracos mas tirando os que trazem defeito de fabrico, é maioritariamente culpa dos condutores. Já não estamos na época dos 190d...

mas olha que nessa epoca podias apertar com eles á vontade que só davam o que tinham, actualmente acho que dão mais do que podem e por isso partem.
não faz parte da minha ideia de carro andar com ele ao colo para não estragar, essa da culpa dos condutores deve ser piada.

Isto é que tem que ser dito e não começar a assustar as pessoas dizendo que o TDI 150 por princípio é um cancro ou problemático.

um tdi de 150cv novo não deve ser problemático, o que se comenta aqui é um tdi 150cv com 120 000 km's que já levou um turbo (sabe-se lá porquê), e que depois de fazer essa reparação o quer vender, será que não é problemático? tu fazias essa troca?

Eu não trocava, pois era-me dificil ir de 2005 para 2001, dessa maneira.
Mas porquê esse interesse súbito por um tdi 150 de 2001?
Já conduziste o carro?
Eu não o compraria sem a inspecção dum mecânico antes...

até podes dar as voltas que quiseres, mas o que eu sei e basta ver á nossa volta é que se fossem fiaveis a vw não tería feito as alterações para os de 160cv, volto a dizer que não conheço nenhum tdi 150cv que não tenha levado o turbo a cerca de 100 000 km's, e digo mais, quando isso aconteceu por norma os mecânicos até diziam que era normal, portanto a imagem de fiabilidade desses é muito fraca.
mas claro que não são todos, pois se assim fosse mais valia a vw fechar as portas.
mas isso que chamas de mito é tanto como esses bmw e lagunas, tambem achas um mito?

Boas. Já referi que o quero dizer com "mito" é que não é o material que é fraco, os condutores é que não estão preparados para os cuidados que eles exigem.
Volto a dizer que o de 160 é o mesmo turbo (VNT17vb) e que até está a fazer mais pressão de origem. Conheço muita gente com a versão 150, em especial no Leon e os problemas não são como os querem pintar aqui.
Tirando a questão dos KKK com defeito e alguns lotes que trazem defeitos (assim como alguns blocos que por vezes também vêm com defeito), a mensagem que se passa aqui no forum é que estamos perante uma lotaria e comprar um diesel 1.9 - 2.2 com 140 ou mais é uma questão de sorte...! Como comparação, usem um retro projecto DELL por exemplo e desliguem o mesmo da corrente antes de a ventoinha ter parado de trabalhar...agora repitam o processo continuamente...vai durar menos...! É isto que se passa com os carros mas se querem acreditar mais na lotaria ou de que o material de facto é muito pouco fiável, tudo bem! Eu não creio assim e a verdade é que tendo eu os tais cuidados que refiro ainda não me saí mal (e o mais interessante é que das várias pessoas que sei que os têm, também não se saíram mal)...

um tdi de 150cv novo não deve ser problemático, o que se comenta aqui é um tdi 150cv com 120 000 km's que já levou um turbo (sabe-se lá porquê), e que depois de fazer essa reparação o quer vender, será que não é problemático? tu fazias essa troca?

Esta observação já concordo. Eu não fazia a troca. Uma das razões é que para comprar um diesel usado só sabendo muito bem o historial do mesmo e como foi conduzido, visto eu acreditar que existe uma relação directa e estreita entre a forma de conduzir e a durabilidade. Depois, neste caso, torna-se estranho ao fim de 16.000 e já com alguns gastos no carro querer vendê-lo (ou por outra, nem é estranho mas é de facto um sinal para quem está no mercado à procura).
Ainda por fim, o valor pedido não é o exactamente o de um negócio da China.
Aposto que levou turbo novo por duas razões: Ou era KKK, ou quem o conduzia antes não cumpria com a "bíblia" dos diesel turbinados.

Afcivic - Não me leves a mal por esta troca de posts e nada me move contra tí ou a tua posição e por respeito não vou insistir mais com a minha posição, até porque já a expuz e cada um é livre de a interpretar como entender.

Pronto, vai pedir a folha na BMW, na Mercedes, etc...já agora, se fosse possível saber quantos desses tinham repro (é que o pessoal quando os leva partidos já leva o carro com o file original, por causa das cócegas). Não é miragem que partem, mas o que quero enfatizar é que partem, não porque são fracos mas tirando os que trazem defeito de fabrico, é maioritariamente culpa dos condutores. Já não estamos na época dos 190d...
Sei por exemplo que agora a Seat já não troca só assim de turbo...leva uma peritagem valente mandatada por Espanha...é que já se desconfia em demasia de que os carros têm repros ou são conduzidos displicentemente.

acho que não percebes-te...
era uma folha de serviço interna para troca dos tubos nas revisões programadas![;)]
e não estamos a falar de outras marcas...e sim todas têm este tipo de comunicados internos, mas estamos a falar deste carro em concreto não de outro![;)]

Boas. Já referi que o quero dizer com "mito" é que não é o material que é fraco, os condutores é que não estão preparados para os cuidados que eles exigem.
Volto a dizer que o de 160 é o mesmo turbo (VNT17vb) e que até está a fazer mais pressão de origem. Conheço muita gente com a versão 150, em especial no Leon e os problemas não são como os querem pintar aqui.
Tirando a questão dos KKK com defeito e alguns lotes que trazem defeitos (assim como alguns blocos que por vezes também vêm com defeito), a mensagem que se passa aqui no forum é que estamos perante uma lotaria e comprar um diesel 1.9 - 2.2 com 140 ou mais é uma questão de sorte...! Como comparação, usem um retro projecto DELL por exemplo e desliguem o mesmo da corrente antes de a ventoinha ter parado de trabalhar...agora repitam o processo continuamente...vai durar menos...! É isto que se passa com os carros mas se querem acreditar mais na lotaria ou de que o material de facto é muito pouco fiável, tudo bem! Eu não creio assim e a verdade é que tendo eu os tais cuidados que refiro ainda não me saí mal (e o mais interessante é que das várias pessoas que sei que os têm, também não se saíram mal)...

eu acho é que estás a tentar pintar a coisa á tua maneira, ninguem aqui referiu que diesel turbinados com mais de 140cv não são fiaveis, antes pelo contrario, estou farto de dizer que os tdi de 160cv são mais fiaveis que esses de 150, acho que tu é não estás a ouvir\ler. basta ver o facto de a vw anbandonar logo esse conjunto, sim conjunto porque nunca disse que o problema é do turbo, o problema será do conjunto que alguma coisa estava mal e notava-se no turbo (parte pelo mais fraco), tal como nos lagunas ou bmw que no inicio partiam e com algumas alterações mesmo com mais potencia deixaram de partir.
não são mitos, aconteceu mesmo, se é uma lotaria comprar um carro desses? para mim é.

acho que não percebes-te...
era uma folha de serviço interna para troca dos tubos nas revisões programadas![;)]
e não estamos a falar de outras marcas...e sim todas têm este tipo de comunicados internos, mas estamos a falar deste carro em concreto não de outro![;)]

Troquei tubos por turbos...mas isso não significa que o Turbo é um cancro! (e o que estou aqui a defender é a qualidade dos VNT17vb).
É bom saber deste género de comunicados mas gosto mais da atitude das marcas que o fazem publicamente.

Afcivic - Não me leves a mal por esta troca de posts e nada me move contra tí ou a tua posição e por respeito não vou insistir mais com a minha posição, até porque já a expuz e cada um é livre de a interpretar como entender.

não levo a mal, e espero que tu tambem não, pois afinal os foruns servem para isto.[;)]

só não entendo é que no caso dos lagunas aquilo partia porque era renault e tal, o material não presta, e no caso dos vag's já é por causa dos condutores ou é um mito.
fico chateado.....claro que fico chateado.[:D]

eu acho é que estás a tentar pintar a coisa á tua maneira, ninguem aqui referiu que diesel turbinados com mais de 140cv não são fiaveis, antes pelo contrario, estou farto de dizer que os tdi de 160cv são mais fiaveis que esses de 150, acho que tu é não estás a ouvir\ler. basta ver o facto de a vw anbandonar logo esse conjunto, sim conjunto porque nunca disse que o problema é do turbo, o problema será do conjunto que alguma coisa estava mal e notava-se no turbo (parte pelo mais fraco), tal como nos lagunas ou bmw que no inicio partiam e com algumas alterações mesmo com mais potencia deixaram de partir.
não são mitos, aconteceu mesmo, se é uma lotaria comprar um carro desses? para mim é.

Boas! Fui eu que usei a baliza dos 140 cvs...não é para o que dizes mas é de certo modo a forma como muitas vezes vemos os motores a diesel (pelo menos assim interpreto muitos comentários pelo forum).

Eu defendo que os de 160 não são tão superiores. O bloco do motor é o mesmo...e o turbo é também um VNT17vb. Do que lí, apenas os colectores são diferentes (reforçados, o que é importante) mas depois a electrónica também permite que turbo faça uma pressão de pico e média 0.5 bares acima.

Tanto o Golf como o Bora tiveram a versão de 150 por vários anos e a Seat por um pouco mais de tempo...não me parece que tenha havido um abandono rápido...isso aconteceu sim na versão de 115 (que não era em nada superior à de 130 e por isso foi "à vida").

Já te respondi noutro post que este carro em questão não comprava e este sim seria uma lotaria mas também já o disse, para mim um diesel usado é na maioria dos casos uma lotaria, a não ser que eu sabia bem ao que vou.

eu trocava... pq? pq adoro o Golf IV ainda pra mais com 150cv... avaria? tem um fraco chassis? o turbo parte? Mete novo... É como ter uma gaja podre de boa que gosta de umas prendas de vez em qd... n é pelas prendas q deixo de dar uma boa q****.

[;)]

não levo a mal, e espero que tu tambem não, pois afinal os foruns servem para isto.[;)]

só não entendo é que no caso dos lagunas aquilo partia porque era renault e tal, o material não presta, e no caso dos vag's já é por causa dos condutores ou é um mito.
fico chateado.....claro que fico chateado.[:D]

Boas! Eu, ao contrário do que possa parecer, não tenho a vag acima das outras. Comprei o Seat porque o preço foi de arromba e necessitava de um diesel familiar e gostava do Leon. Também noto no forum que algumas marcas levam mais na cabeça e em determinadas alturas a Renault foi uma delas...também não gosto disso. No geral a minha posição é a mesma para qualquer marca, sabendo que umas têm índices de fiabilidade e satisfação acima de outras mas isso não é tão visível no mercado dos diesel.
Já agora, pra quebrar o gelo, pelo teu nick deves gostar de hondas e por isso carros a gasolina e rotativos...sendo assim convido-te a dares uma vista de olhos ao meu diário de bordo...não é um honda mas é também a gasolina e rotativo e eu gosto muito (mas sei que tem que ser bem tratado).

Última edição:
eu trocava... pq? pq adoro o Golf IV ainda pra mais com 150cv... avaria? tem um fraco chassis? o turbo parte? Mete novo... É como ter uma gaja podre de boa que gosta de umas prendas de vez em qd... n é pelas prendas q deixo de dar uma boa q****.

[;)]

até pode ser, mas essas gajas boas quando se peidam tambem cheiram mal á bruta.[:D]

até pode ser, mas essas gajas boas quando se peidam tambem cheiram mal á bruta.[:D]

Nem mais! Isto de gastar dinheiro sabendo que depois é para continuar a gastar não é pra mim...antes uma miúda mais económica e que dê menos nas vistas mas que afinal também tem lá tudo como deve ser.

Boas! Eu, ao contrário do que possa parecer, não tenho a vag acima das outras. Comprei o Seat porque o preço foi de arromba e necessitava de um diesel familiar e gostava do Leon. Também noto no forum que algumas marcas levam mais na cabeça e em determinadas alturas a Renault foi uma delas...também não gosto disso. No geral a minha posição é a mesma para qualquer marca, sabendo que umas têm índices de fiabilidade e satisfação acima de outras mas isso não é tão visível no mercado dos diesel.
Já agora, pra quebrar o gelo, pelo teu nick deves gostar de hondas e por isso carros a gasolina e rotativos...sendo assim convido-te a dares uma vista de olhos ao meu diário de bordo...não é um honda mas é também a gasolina e rotativo e eu gosto muito (mas sei que tem que ser bem tratado).

certo, mas umas são mais fiaveis que outras, pois tenho ideia que por exemplo os 1.5 dci, ou os 1.6 hdi, tdci, etc têm sido até muito fiaveis, o que já não acontece tanto com os cdi, tdi, ou mesmo os d da bmw, ainda gostava de ver uma tabela de fiabilidade dos diesel actuais.

ah! e não concordo com essa dos condutores, pois compro um carro e não posso ter que deixar de andar com ele no limite porque senão parte, acho que a marca tem que colocar o limite abaixo do ponto de ruptura e não acima.

Epá continuam na mesma.

Afcivic, tens algum tdi em casa para falares com tantas certezas, ou baseias-te no diz que disse o primo do amigo...etc...?

Conheço de PERTO vários tdi´s de 150 montados em várias carroçarias e uma data de tdi´s de 130 sem problemas.

O tdi de 150cv só foi mal parido na boca de alguns que achavam que um mero 1.9 com 150 cv iria rebentar assim que ligassem a chave.

Se o meu pai tivesse ido na conversa de alguns amigos, hoje andava ao volante de um laguna com 110cv, ao invés de reconhecer que nunca teve um carro (no global) tão bom quanto o toledo. E que está a ter muita peno de o ir trocar em breve....

E o melhor de tudo, é que a média do carro cifra-se nos 6/7 l/100, e nunca deu problemas.

O menos feliz de todos os tdi´s foi o de 115 cv, esse sim deu muita barraca, e mesmo assim andam por aí muitos...

Cump.

ah! e não concordo com essa dos condutores, pois compro um carro e não posso ter que deixar de andar com ele no limite porque senão parte, acho que a marca tem que colocar o limite abaixo do ponto de ruptura e não acima.
Não há turbo que aguente certos maus tratamentos. Por exemplo, 100kms de AE a fundo e depois desligar o carro sem deixar o turbo arrefecer. [;)]

certo, mas umas são mais fiaveis que outras, pois tenho ideia que por exemplo os 1.5 dci, ou os 1.6 hdi, tdci, etc têm sido até muito fiaveis, o que já não acontece tanto com os cdi, tdi, ou mesmo os d da bmw, ainda gostava de ver uma tabela de fiabilidade dos diesel actuais.

Tocas num ponto interessante...eu acho que a razão pela qual os 1.5 e os 1.6 são ou parecem mais fiáveis se deve ao facto de terem turbos a fazerem pressões menores, terem menos potência e convidarem menos a grandes velocidades e se calhar na mente das pessoas também há logo a ideia de que não convém apertar à toa com eles...por outro lado que os compra pensa mais na economia que na performance...!

Eu não digo que não podes andar no limite. O que digo é que não é para andar sempre no limite e sempre, mesmo quando não se anda no limite, as regras de cuidado com o carro (não acelerar a frio, não desligar logo o carro, etc) devem ser sempre cumpridas. E se calhar, em determinadas situações, não devemos abusar da "sorte" (ex: à dois anos no Algarve apanhei aquela semana de 40 e tal graus...46 se não falha a memória foi o máximo)...tive o cuidado de me por a abrir com o Leon com estas temperaturas mas isso não quer dizer que andei a pisar ovos...andei normalmente.

Agora com o Z3MC, só passa das 3000 depois de estar com o ponteiro do óleo perto deo 110 graus.

Ah, nota que no meu caso, o Leon até faz 5200/5300 rpms em força e o Redline vem às 4800 e não são poucas as vezes que o passo, em especial quando a 2ª tem que ser bem aproveitada.

Voltar
Superior