Graffitis in .... vandalismo

E ainda acresce aqueles que acham que fica engraçado "assinar" num edificio público ou considerado patrimonio municipal ou nacional... isso sim deixa-me...

Numa final qq (já não sei se na UEFA em Alvalade) os adeptos contrários decidiram rabiscar uma das bases das fontes da Praça do Rossio... nojento e ainda ficou assim um tempo.

E que dizer do que esses animais fazem a autênticos monumentos de Lisboa com rodas como o Elevador da Glória?

elevadores-1.jpg

Lisbon2000-2000-09-23-13-30-25Resized.jpg

Aqui ao pé de mim, há uns tempos, ia-se à junta de freguesia pedir autorização para pintar num muro que fica perto da minha casa. E para dizer a verdade, está muito melhor assim (grafitado e não com tags) do que com aquele aspecto cinzento-soviético.

Mais do mesmo: impunidade e falta de civismo e educação. Se tivessem que limpar, já não riscavam.

Assim temos umas cidades muito lindas... Até os combóios, esses abortos riscam. Um gajo que vá dar um passeio e queira tirar umas fotografias, não consegue fazer um enquadramento sem que apareça essa me*da. Vão pintar a testa dos pais, pá!

«Graffitis»: quem pintar, vai ter de limpar

«Graffitis»: quem pintar, vai ter de limpar

Os detidos em flagrante delito a pintar «graffitis» no Bairro Alto, em Lisboa, serão castigados com a limpeza e pintura da fachada que danificaram, de acordo com um protocolo assinado esta quinta-feira, citado pela Lusa.
A limpeza das fachadas pelos infractores é uma das «injunções» previstas no protocolo entre a Câmara de Lisboa, a Procuradoria-geral Distrital de Lisboa, a PSP, a direcção-geral de Reinserção Social e a Associação Lisbonense de Proprietários.
As medidas de sanção previstas, designadas «injunções», vão desde a limpeza e pintura das fachadas à interdição de frequência do Bairro Alto, passando pela indemnização do proprietário ou pela frequência de um «programa adequado».

Pintar «graffitis» no Bairro Alto dá julgamento sumário

O protocolo prevê, para casos de flagrante delito, a suspensão provisória do processo, uma medida que exige o acordo do proprietário do imóvel danificado e do infractor. Caso não seja possível suspender o processo e o infractor seja levado a julgamento, «a sanção não deve ser uma sanção pecuniária, mas deve ser um serviço de interesse comunitário», explicou a procuradora-geral distrital de Lisboa.
«É uma lógica diferente de trabalhar, pouco utilizada entre nós, mas que devemos começar a utilizar cada vez mais neste tipo de situações», acrescentou Francisca Van Dunem.
Questionada sobre a duração da interdição de entrar no Bairro Alto, que será fiscalizada pela polícia, a procuradora-geral respondeu que «em termos teóricos, qualquer injunção pode ser aplicada por dois anos».

Autarquia abre espaço legal para «graffitis»

O papel da autarquia, referiu o presidente da Câmara, António Costa, será dar «apoio técnico sempre que seja aplicada a obrigação da limpeza da parede e a reposição da pintura», fornecendo o material e o apoio técnico para a operação. Outra tarefa da Câmara será «mobilizar os proprietários para que apresentem rapidamente as queixas».
«Não é nenhuma daquelas teorias que ficaram célebres nos anos 1990 por se terem enfurecido de mais contra os grafittis. Isto é equilíbrio, isto é proporção, isto é não deixar passar sem reacção», defendeu o ministro da Justiça, Alberto Costa.
A autarquia irá também abrir, sexta-feira, uma galeria de arte urbana na calçada da Glória, um espaço alternativo e legal à pintura de «grafittis».

Fonte: PortugalDiario

Que estupidez :mad:

Então só no Bairro Alto é que não se pode ***** as paredes? E o resto da cidade? Já pode ficar sujeita á porcaria dos graffitis de atrasados mentais?[8b]

Os autores de Graffitis deviam, alem de serem obrigados a pagar a limpeza das paredes, deviam ser condenados criminalmente por atentado a propriedade alheia.

Há que começar por algum sítio.

E o Bairro Alto era uma vergonha. Pode ser uma espécie de experiência piloto e se a coisas correr bem, pode ser alargada a outros sítio, quem sabe.

Começar por algum lado?

A lei é só fazer.

Basta tirar a palavra Bairro Alto e a lei aplica-se a qualquer zona do pais!

(mas não se preocupem que o Nephilim já vem dizer que o graffiti até protege o edifício!)

Começar por algum lado?

A lei é só fazer.

Basta tirar a palavra Bairro Alto e a lei aplica-se a qualquer zona do pais!

(mas não se preocupem que o Nephilim já vem dizer que o graffiti até protege o edifício!)

[:)] [:)]

Olha, amanhã ainda vem o Antonio Costa a dizer que no Bairro Alto passa a ser proibido fazer assaltos e quem for apanhado terá de devolver o dinheiro. [;)]
Quem o fizer no resto do pais, está á vontade [:)] [:)] [8b]

Porque até acho que tem a ver com o assunto deixo aqui esta notícia:
Nem os "graffitis" escapam aos gatafunhos

Eu sou contra os gatafunhos (que muita gente erradamente chamada de graffitis...) mas um bom graffiti, bem feito, num local apropriado, é uma verdadeira obra de arte!

apr:)apr:)

Edit : O problema continua a ser o mesmo, continua-se a julgar tudo pela mesma moeda, não há inteligência para se saber distinguir um "tagger" de um "graffiter".

Last edited:
Podem sempre por uma placa no vosso predio a dizer:

"Aceita-se graffitis"

[:p]

Com todo o gosto o faria... mas o mais provável era ficar com gatafunhos e não com graffitis!

Aliás, se tivesse jeito para a coisa, pintava mesmo uma parede dentro de minha casa :)

Back