Grandes Portugueses - a poll

No meio de toda a porcaria que o salazar fez, para mim o seu erro mais grave foi ter violado um dos direitos básicos da condição humana: a nossa liberdade.

Por exemplo, se 3 gajos estivessem a falar na rua durante algum tempo vinha logo a policia dizer para dispersar...

Outra coisa, como é possivel dizer que os politicos de agora estão agarrados ao poder e o salazar não estava??
Um gajo que está no poder durante 40 anos não está agarrado???
Sem eleições ou eleições onde ele era o único candidato.

Só não vê quem não quer...

Já vi de tudo neste tópico, mas o que mais me salta à vista é a argumentação infantil do estilo:

- "Antes era tão mau tão mau, mas tão mau que os políticos de agora estão quase perdoados por não serem tão maus"

Ninguém pode negar os malefícios que a ditadura trouxe ao povo e ao país, ninguém. parece haver algum saudosismo em relação a temas como a "segurança", mas isso prende-se mais com um sinal dos tempos do que com qualquer regime político, "antigamente" as crianças eram bem educadas e respeitavam os mais velhos, antigamente não havia o flagelo da droga como há hoje em dia, antigamente não...

Também espero que ninguém defenda qualquer regime monárquico em detrimento do estado novo, certo? ISSO é que é estar agarrado ao poder, lol, agarrado e bem agarrado.

E por fim, na transição para a democracia, é natural que se cometam erros, infelizmente, raras são as pessoas que estão contentes com o resultado, e atenção, estar descontente com os estado actual não é de maneira nenhuma ser salazarista ou ser adepto de um regime dictatorial.

Já o disse atrás, votei Salazar, mas também disse que não lhe reconhecia mérito nenhum, não é o meu heroi, é responsável por uma estagnação económica, por uma repreensão sem limites, por guerras no ultramar imperdoáveis, etc...

Mas também é aquele regime que poderia ter servido de exemplo, aquele regime que convém não esquecer (como uns iluminados queriam fechar o museu do estado novo...). E o facto de ter sido mau como foi não desculpa nunca a suprema incompetência do bando de políticos que lhe seguiram, com condições para fazer muitíssimo melhor. Cada governo teve altos e baixos, mas aquilo que fica na memória colectiva, é o desperdício, o esbanjamento de dinheiros para onde realmente não fazia falta, políticas que prejudicam os pobres e não os ricos, tachos para os amigos, etc etc... ISSO é que fica na memória de uma "democracia" que deveria servir o povo e que muitas vezes serve os "amigos".

Já vi de tudo neste tópico, mas o que mais me salta à vista é a argumentação infantil do estilo:

- "Antes era tão mau tão mau, mas tão mau que os políticos de agora estão quase perdoados por não serem tão maus"

Ninguém pode negar os malefícios que a ditadura trouxe ao povo e ao país, ninguém. parece haver algum saudosismo em relação a temas como a "segurança", mas isso prende-se mais com um sinal dos tempos do que com qualquer regime político, "antigamente" as crianças eram bem educadas e respeitavam os mais velhos, antigamente não havia o flagelo da droga como há hoje em dia, antigamente não...

Também espero que ninguém defenda qualquer regime monárquico em detrimento do estado novo, certo? ISSO é que é estar agarrado ao poder, lol, agarrado e bem agarrado.

E por fim, na transição para a democracia, é natural que se cometam erros, infelizmente, raras são as pessoas que estão contentes com o resultado, e atenção, estar descontente com os estado actual não é de maneira nenhuma ser salazarista ou ser adepto de um regime dictatorial.

Já o disse atrás, votei Salazar, mas também disse que não lhe reconhecia mérito nenhum, não é o meu heroi, é responsável por uma estagnação económica, por uma repreensão sem limites, por guerras no ultramar imperdoáveis, etc...

Mas também é aquele regime que poderia ter servido de exemplo, aquele regime que convém não esquecer (como uns iluminados queriam fechar o museu do estado novo...). E o facto de ter sido mau como foi não desculpa nunca a suprema incompetência do bando de políticos que lhe seguiram, com condições para fazer muitíssimo melhor. Cada governo teve altos e baixos, mas aquilo que fica na memória colectiva, é o desperdício, o esbanjamento de dinheiros para onde realmente não fazia falta, políticas que prejudicam os pobres e não os ricos, tachos para os amigos, etc etc... ISSO é que fica na memória de uma "democracia" que deveria servir o povo e que muitas vezes serve os "amigos".

Concordo...

No caso do Salazar apesar das criticas, tem que se avaliar a politica no seu tempo e não esquecer que toda a politica é empírica , logo a politica evolui tal como as sociedades.

O Salazar foi provavelmente a pessoa certa para governar portugal até 1945... disso não tenho duvidas assim como mtos históriadores tambem defendem isso, mas apartir de 1945...a politica de Salazar já não interessava ao país , isto porque o mundo evoluío e o Salazar ficou estagnado.

Uma visão coerente, sóbria e não susceptível de criar clivagens...[;)]

K2000
Se não te identificas com a politica dele porque votaste nele?

Votaste apenas uma vez?
É que nesta propaganda da RTP (chamar sondagem é falso) podíamos votar quantas vezes quisessemos bastando usar diferentes numeros de telefone.
Bastante semelhante com o regime salazarista onde até os mortos votavam.

Repito, se o nosso governo tivesse tomates o responsável por esta palhaçada já estava despedido ou mesmo preso (já que tanto gostam do salazar).
Uma vergonha ver cartazes com a carinha do salazar espalhados por Lisboa. Não sei como era pelo resto do país...

Na Alemanha estão proibidas imagens de hitler, referencias nazis como a suastica, e até fundar partidos de extrema ditreita.
Só cá é possivel esta vergonha.

Concordo...

No caso do Salazar apesar das criticas, tem que se avaliar a politica no seu tempo e não esquecer que toda a politica é empírica , logo a politica evolui tal como as sociedades.

O Salazar foi provavelmente a pessoa certa para governar portugal até 1945... disso não tenho duvidas assim como mtos históriadores tambem defendem isso, mas apartir de 1945...a politica de Salazar já não interessava ao país , isto porque o mundo evoluío e o Salazar ficou estagnado.

Ainda acreditas nisso??
O homem mandou milhares de pessoas para o desemprego, reduziu as reformas DE QUEM JÁ ESTAVA REFORMADO, aumentou TODOS OS IMPOSTOS em 15%. Isto no seu primeiro ano como ministro das finanças. Achas que isto é saber governar?? Assim qualquer um equilibrava o orçamento.

Ainda acreditas nisso??
O homem mandou milhares de pessoas para o desemprego, reduziu as reformas DE QUEM JÁ ESTAVA REFORMADO, aumentou TODOS OS IMPOSTOS em 15%. Isto no seu primeiro ano como ministro das finanças. Achas que isto é saber governar?? Assim qualquer um equilibrava o orçamento.

O que o Nephilim diz é verdade... eu acho que o Salazar conseguiu endireitar este país. Nas primeiras 2 ou 3 decadas do século passado este país estava decadente, os governos não tinham estabilidade para governar e andava tudo desorganizado. As politicas de Salazar em termos financeiros foram positivas.

Óbvio que com o passar do tempo (anos 60 e 70... anos de revolução de mentalidades na maior parte do mundo) e com a falta de evolução e mentalidade politica e administrativa, a revolução tinha que acontecer. Por muito que custe entender a alguns... a politica de Salazar ainda teve os seus aspectos muito positivos.

Pode-se dizer que o homem cometeu barbaridades absurdas para "manter na ordem" o país... mas até acho que o homem ainda foi mais dedicado ao país do que muitos pseudo-herois do pós 25 de abril...

Ainda acreditas nisso??

Sim é provavel...mas não te esqueças que pouco antes ainda havia uma monarquia...as coisas estavam complicadas. E u a dizer que foi no inicio talvez a pessoa certa não tou a fazer NADA comparações com os tempos de agora...foi naquela altura de acordo com a forma de pensar na epoca...

Claro que até 1945 foi uma altura mto dificil ainda para mais com a 2ªGG...

mas depois disso devia ter sido logo corrido[;)]

K2000

Votaste apenas uma vez?
É que nesta propaganda da RTP (chamar sondagem é falso) podíamos votar quantas vezes quisessemos bastando usar diferentes numeros de telefone.

Repito, se o nosso governo tivesse tomates o responsável por esta palhaçada já estava despedido ou mesmo preso (já que tanto gostam do salazar).
Uma vergonha ver cartazes com a carinha do salazar espalhados por Lisboa. Não sei como era pelo resto do país...

Na Alemanha estão proibidas imagens de hitler, referencias nazis como a suastica, e até fundar partidos de extrema ditreita.

Votei apenas uma vez, e só neste último. Não segui o programa desde o início, e votei no salazar sem nenhuma razão particular.

- Para ser do contra?
- Em protesto do estado em que estão as coisas?
- Para ver a odete santos vermelha de raiva e a espumar?

Sei lá, foi um pouco disto tudo, mas absolutamente nada que se prenda com a figura do homem em si. E só o fiz por ter plena consciência que era uma votação perfeitamente inofensiva inserida num programa de entretenimento.

O que o Nephilim diz é verdade... eu acho que o Salazar conseguiu endireitar este país. Nas primeiras 2 ou 3 decadas do século passado este país estava decadente, os governos não tinham estabilidade para governar e andava tudo desorganizado. As politicas de Salazar em termos financeiros foram positivas.

...

Calma lá... não disse isso...3 decadas?[:blush:] Salazar talvez fosse a pessoa certa até 1945... depois dessas data o Salazar só serviu para atrofiar e estagnar o País.

K2000

Votaste apenas uma vez?

Não te estás a precipitar um pouco? O governo não tem que meter o bedelho neste caso específico. E muito menos há que ter medo de uma votação numa democracia, já o disse antes neste tópico umas páginas lá para trás, não é proibindo que se faz desaparecer. Deste o caso da Alemanha, mas há muitos outros países em que o povo é livre de votar em movimentos de extrema direita e (infelizmente) em alguns casos, chegam a votações razoáveis.

Se tivéssemos esse género de movimentos em Portugal, preferia que fossem a votos, qualquer pessoa com dois dedos de testa escolheria outro partido qualquer.

Muita coisa aconteceu desde as 13 h por aqui!!

Gostei!!

E parece-me que cada vez mais estou convencido que Salazar teve como coisa positiva o facto de enriquecer os cofres de Portugal...para seguidamente os esvaziar na Guerra Colonial!![:)][:)]

E parece-me que cada vez mais estou convencido que Salazar teve como coisa positiva o facto de enriquecer os cofres de Portugal...para seguidamente os esvaziar na Guerra Colonial!![:)][:)]

Talvez mas tambem..
"E parece-me que cada vez mais estou convencido que Salazar teve como coisa positiva o facto de enriquecer os cofres de Portugal...para seguidamente os politicos pos 25 Abril os esvaziarem!"

Talvez mas tambem..
"E parece-me que cada vez mais estou convencido que Salazar teve como coisa positiva o facto de enriquecer os cofres de Portugal...para seguidamente os politicos pos 25 Abril os esvaziarem!"

Também, também!!

A diferença é que não esvaziaram os cofres torturando e oprimindo pessoas.[:p]

[;)]

Bolas, uma pessoa passa umas horas sem vir ao forum e quase se dá a WWIII [:cool:]

Originalmente Colocado por carrilhoni
Já agora não sei se algum dos nossos amigos Salazaristas viram ontem á noite um programa no canal da RTP que tanto gostam de citar,o canal 2?...,sobre os soldados mortos em combate no ultramar,que foram por lá sepultados e que as familias á décadas esperam reaver os seus corpos.
Os caros colegas fascisóides,sabiam que o regime de que tanto gostam,tinha a "lata" de cobrar 11.000$(á epoca bastante dinheiro)ás familias que quizessem que o corpo do seu ente querido fosse transladado para Portugal??
É verdade meus amigos,os desgraçados éram obrigados a ir lutar em terra alheia,numa guerra estupida pra defender os intereses daquela canalha que por lá ia enriquecendo á custa de trabalho escravo e se tivessem "a honra" de morrer por lá,éra lá mesmo que ficavam,ou então as familias que na sua maioria já nem tinham pra comer,ainda tinham que pagar ao estado.
Éra assim que o estado novo recompensava as familias de quem tinha morrido em combate.
O que me alegra é que por mais que estes "novos" fascistas educados por fanáticos pápa hóstias miem,o pais continua livre e democratico e o regime e o ditador de que tanto gostavam,continuam mortos e enterrados.

Pois esperam...porque o Salazar eram um mauzão, mas estes nossos políticos trataram de resolver tudo não foi? [;)]

Originalmente Colocado por beduino
Votaste apenas uma vez?

Mas tu existes? A RTP tentou por todos os meios "apagar" o Salazar e tu vens com estes discursos? :sh)

- Para ver a odete santos vermelha de raiva e a espumar?

Sei lá, foi um pouco disto tudo, mas absolutamente nada que se prenda com a figura do homem em si. E só o fiz por ter plena consciência que era uma votação perfeitamente inofensiva inserida num programa de entretenimento.
Essa da Odete a espumar deve ter sido magnífica. [:D]

Mas de qualquer modo continuo a não concordar contigo, apesar de perceber as tuas razões.
paint.gif

no dia em que a principado da fuzeta quiser [:cool:] declarar a independência e começar a fazer atentados matando pessoas apoiados pelos vermelhuscos cubanos [:vm)], e pelo país vizinho, e o governo da nação tiver que efectuar operações militares para garantir a integridade territorial apr:) existem por aqui senhores que não se importarão de virar as costas à pátria e assinar por baixo tamanho acto cobarde[:vm)] . desde que seja para salvar a pele e apelidar de fascistas os governantes da época.:confused:

mas churchill também foi incompreendido pelo que... traidores à pátria existem em todo o lado.[:blush:]

[:p] [:p]

Bolas, uma pessoa passa umas horas sem vir ao forum e quase se dá a WWIII [:cool:]

Pois esperam...porque o Salazar eram um mauzão, mas estes nossos políticos trataram de resolver tudo não foi? [;)]

Mas tu existes? A RTP tentou por todos os meios "apagar" o Salazar e tu vens com estes discursos? :sh)

mas aínda não percebeste que há pessoas que nem sabem soletrar o nome do homem mas têm na ponta da lingua a palavra fascista.

um dos motivos por ter havido esta votação tão grande deve-se a tentarem sanear o homem na história de portugal. e o português não gostam que se metam e tratem mal outro português, mesmo que este tenha sido um ditador. [:D]

Caros amigos, qualquer que seja a situação, não é aqui que deve ser exposta.
Não estou a tomar partido de ninguém porque somos todos crescidos.
Tá na altura de seguir em frente...para a frente é que é caminho rapazes!
Pelo que sei, este é um grande fórum nacional...tentemos mantê-lo assim!!
O povo agradece...[;)]

E para terminar em grande, contribuam para esta causa[:D] :

Pcp-Campanhasdefundos08.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v652/tocolante/Partidos/PCP/Pcp-Campanhasdefundos08.jpg

[:vm)] [:vm)] [:vm)]
até fico com comichões...

o caro amigo deve ter apoiado então a camarada vermelhusca que espumou de raiva no dito programa e tão bem representou a classe.

O patriotismo é uma peculiar doença do complexo emotivo-mental, amplamente difundida entre as massas...

Curiosamente as classes dominantes, sobremaneira as modernas, parecem ter adquirido imunidade a tal maleita...

Voltar
Superior