Grandes Portugueses - a poll

Governo recusa apoiar Museu Salazar reivindicado por Santa Comba Dão...

«Este governo está mesmo a pedir uma irreversível moção de censura popular! Então não é que o Governo recusa apoiar o «Museu Salazar» reivindicado por Santa Comba Dão?... Que governo é este que despreza assim as homenagens àquele que o povo LEGÍTIMA, VOLUNTARIOSA e DEMOCRATICAMENTE escolheu como seu maior herói e exemplo?!... O PNR terá algo a dizer sobre isto... »

http://dn.sapo.pt/2007/03/28/nacional/governo_recusa_apoiar_museu_salazar_.html

Última edição:
Há pessoal que leva estas coisas muito a peito.

Vejam lá que eu nem sabia quem ganhou, nem sabia quem concorria, nem quero saber.

A mim pouco ou nada me diz e não vi mais de 10 minutos disso desde que começou há meses atrás. Só no dia seguinte soube quem tinha ganho. Mas é muito desagradável um gajo entrar no carro de manhã, ligar o rádio e "SALAZAR É O MELHOR PORTUGUÊS DE SEMPRE". É chato e não se faz...
O pouco que vejo de TV ultimamente é só salazar nas noticias. Porque não é candidato, porque é candidato, porque vão abrir um museu de homenagem, mas afinal é apenas museu mas não é homenagem, manifestações pró-salazar, manifestações anti-salazar,...
Quer dizer, começa a chatear um bocadinho, não?

O que vale é que com a seleção e no domingo o Benfica-Porto, para a semana já ninguem sabe quem é o melhor português.

no dia em que a principado da fuzeta quiser [:cool:] declarar a independência e começar a fazer atentados matando pessoas apoiados pelos vermelhuscos cubanos [:vm)], e pelo país vizinho, e o governo da nação tiver que efectuar operações militares para garantir a integridade territorial apr:) existem por aqui senhores que não se importarão de virar as costas à pátria e assinar por baixo tamanho acto cobarde[:vm)] . desde que seja para salvar a pele e apelidar de fascistas os governantes da época.:confused:

mas churchill também foi incompreendido pelo que... traidores à pátria existem em todo o lado.[:blush:]

[:p] [:p]

Bem visto! [;)]

Falou-se por aqui em tom de brincadeira (suponho) que Salazar amealhou riqueza para gasta-la na guerra do ultramar... podemos olhar a questão de outra perspectiva (menos distorcida), Salazar amealhou riqueza para depois usa-la em prol dos interesses da nação e por conseguintes dos portugueses. Salazar usou parte dessa riqueza a defender o patrimonio deixado pelos seus antepassados e mais importante do que isso a defender os cidadãos portugueses, muitos dos quais naceram e viveram nas provincias ultramarinas. É por isso e por outras que Salazar é um grande Português.

Bem visto! [;)]

Falou-se por aqui em tom de brincadeira (suponho) que Salazar amealhou riqueza para gasta-la na guerra do ultramar... podemos olhar a questão de outra perspectiva (menos distorcida), Salazar amealhou riqueza para depois usa-la em prol dos interesses da nação e por conseguintes dos portugueses. Salazar usou parte dessa riqueza a defender o patrimonio deixado pelos seus antepassados e mais importante do que isso a defender os cidadãos portugueses, muitos dos quais naceram e viveram nas provincias ultramarinas. É por isso e por outras que Salazar é um grande Português.

eheheh...

Não há duvida que a desinformação mesmo muitos anos depois continua a dar os seus frutos.

O Bush também só invadiu o Iraque para defender os americanos.
E está a pensar invadir o Irão para defender os americanos que estão no Iraque a defender os americanios que estão na américa...

eheheh...

Não há duvida que a desinformação mesmo muitos anos depois continua a dar os seus frutos.

O Bush também só invadiu o Iraque para defender os americanos.
E está a pensar invadir o Irão para defender os americanos que estão no Iraque a defender os americanios que estão na américa...

Não há comparação posssivel entre "guerra preventiva" e "guerra defensiva". A primeira não tem legitimidade nenhuma.

http://novoforum.autohoje.com/showthread.php?t=28008&highlight=PIB

Dá uma vista de olhos e tenta então explicar-me porque é que é SUPERIOR ao nosso (sim...não é INFERIOR) se as pessoas lá vivem mal...
E já agora para quem diz que Espanha vivia pior que nós na altura de Salazar, expliquem-me lá então o gráfico acima postado àq luz do que eu referi no link acima...:)

O que o sporboy se refere é ao PIB total.....

e não ao PIB per capita.

É obvio que o Brasil facilmente, obtem um Pib total elevado pois são 200 milhoes de pessoas... tens é que dividir esse Pib, por 200 milhoes de cabeças e verificas que o rendimento médio do Brasileiro é muito infeiror ao Português![;)]

Não há comparação posssivel entre "guerra preventiva" e "guerra defensiva". A primeira não tem legitimidade nenhuma.

Por ter defendido os portugueses em África é um grande português?
Eles estavam lá a fazer o quê? A trabalhar?

Mesmo que a guerra tivesse sido uma boa medida (como se alguma vez uma guerra fosse benéfica...) o resto das medidas salazaristas que todos tão bem conhecemos podem ser esquecidas?

Repressão, presos politicos, perseguições, pide, os salários de miséria, fome, censura, etc...

Nada disso conta? Ou ele fez isso para nos proteger sabe-se lá de quê?

Por ter defendido os portugueses em África é um grande português?

SEM DUVIDA!

Os cidadãos portugueses nas provincias ultramarinas (territorio portugues) tanto eram os brancos como negros, e a maioria não compactuava com os movimentos independentistas (terroristas), pelo menos em Angola.

Eles estavam lá a fazer o quê? A trabalhar?

Caso não saibas algumas das principais cidades portuguesa no ultramar não fiacavam nada a dever a muitas das mais importantes cidades europeias da altura. Luanda, Sã da Bandeira, Lorenço Marques, etc já eram bastante desenvolvidas comercial e industrialmente... Brancos e Negros viviam bem, pelo menos muito melhor do que agora.

Mesmo que a guerra tivesse sido uma boa medida (como se alguma vez uma guerra fosse benéfica...)

A guerra nunca foi e nunca será algo positivo, mas quando se trata de defender o nosso espaço de agressões externas temos a obrigação de defender os interesses comuns da melhor forma possivel. Quando se trata de agressão militar terrorista não temos outra alternativa senão aplicar a guerra defensiva.

Se um dia uma certa minoria decide reivindicar a independência da península de Setúbal por meio da violência semeando o terror entre os cidadãos, qual seria a atitude correcta a tomar na tua opinião?

Ceder covardemente? Vender o territorio? Virar as costas aqueles que esperam que os defendam?

................

Se um dia uma certa minoria decide reivindicar a independência da península de Setúbal por meio da violência semeando o terror entre os cidadãos, qual seria a atitude correcta a tomar na tua opinião?

Ceder covardemente? Vender o territorio? Virar as costas aqueles que esperam que os defendam?

O que aconteceu em África está longe de ter sido uma minoria a reivindicar. Ou então era uma minoria muito bem organizada visto que os MILHARES de portugueses (nascidos em Portugal mesmo) que foram para lá defender o indefensável não adiantaram de nada porque Portugal perdeu a guerra.

É curisoso não teres respondido à pergunta que fiz sobre as outras medidas do salazar...

Então agora a COLONIZAÇÃO ganho foros de legitimidade...

Vai daí o Ministério dos Negócios Estrangeiros deveria voltar a designar-se por Ministério da Guerra...

O que aconteceu em África está longe de ter sido uma minoria a reivindicar.

É o que dizes tú! Convivo com muitos "retornados" a minha mãe nasceu em Angola, etc, etc e tal.

Ou então era uma minoria muito bem organizada visto que os MILHARES de portugueses (nascidos em Portugal mesmo)

Já ouviste falar em "Golpe Mediatico"...

E depois o que é ou foi Portugal do ponto de vista historico? Já ouviste falar no "Rei de Portugal e dos Algarves"? Era o título dos nossos monarcas no passado.
Porque o MFA (Movimento das forças Armadas) não abandonou também o Algarve? Ou os Açores e a Madeira. Ou Lisboa ou Santarém que conquistámos aos mouros?

que foram para lá defender o indefensável não adiantaram de nada porque Portugal perdeu a guerra.

Indefensavel? porque? A guerra ja estava ganha!!!!!!

Texto extraido algures:

ULTRAMAR -- ABANDONO
Se não tivesse sido publicado o decreto-lei 353/73, o regime continuaria. Em Angola a guerra
estava ganha. Em Moçambique a politica militar do general Kaúlza de Arriaga estava a resultar
e Cabora Bassa que era um dos objectivos do terrorismo internacional (soviéticos e
americanos) nunca foi atacada. A situação mais complicada era em relação à Guiné, mas
também se encaminhava para uma solução política. Já estava destinado um governador da
etnia "Balanta", pessoa culta com formação universitária.

Constava
na altura, que se estava em negociações com Nino Vieira e este estaria disposto

(em troca de algumas contrapartidas)

a terminar a guerrilha. O 25 de Abril veio interromper as

negociações. Hoje a Guiné seria uma região autónoma como a Madeira ou Açores o que era
uma boa solução. Poucas semanas antes do famigerado 25Abril, os militares portugueses
infligiram uma derrota esmagadora ao PAIGC, capturando-lhes muito armamento pesado o que
os deixou em franca desvantagem. Em S. Tomé e Cabo Verde havia paz.
E JÁ AGORA:

quem alterou o texto do Programa do MFA sobre os "Territórios Ultramarinos"?

Na versão 25/A propunha-se a autodeterminação, através de referendos organizados e
controlados pela ONU. A revisão "abrilista" consistiu apenas no seu abandono para pilhagem
pelos partidos comunistas a soldo de Moscovo e não só.

É curisoso não teres respondido à pergunta que fiz sobre as outras medidas do salazar...

Começamos a falar da guerra de ultramar, depois se quiseres lá vamos.

.................​

Era nosso património e para além disso eram colónias muito "ricas", portanto foi natural haver um intuito de defender os interesses portugueses por lá. A questão talvez tenha sido o facto de se ter prolongado a guerra por tanto tempo, apesar da nossa desvantagem.

E outra coisa... a interpretação do estado do nosso país nessa época tem de se dar por meio de comparações. Comparação com outros países europeus e comparação com periodos passados em que o nosso país esteve à beira do precipicio.

"Repressão, presos politicos, perseguições, pide, os salários de miséria, fome, censura, etc..." Sim... isso é verdade em parte. Mas até há quem tenha vivido nessa época e afirme que apesar de ser uma época de restrições, o trabalho árduo era recompensado e os crimes e a corrupção eram minimas. É o nosso passado e eu até tenho a opinião que se não houvesse estabilidade politica e económica na segunda decada do século passado o nosso país tinha passado por muito pior.

Discutir a Guerra do Ultramar (ou Colonial como lhe chamam) não é fácil.

São muitos os traumas que quem por lá andou e só isso é motivo suficiente para se encarar esta discussão de um modo sério.

Todos os processos de descolonização são complexos. A prova disso é que a maioria fizeram-se à custa do derrame de sangue dos envolvidos.

Salazar, na sua mediocridade não fez mais do que aquilo que a sua mente retrógada lhe ditou. Esperou até à última por uma intervenção Divina (mais uma vez a Igreja e o Santuário de Fátima e culto Mariano...) e deixou andar a sua opção militar. Obrigou a juventude deste País a sacrificar 2 e depois 4 anos da sua vida por uma causa que ninguém conhecia ao certo.

Se Salazar tivesse sido um estadista com visão, teria negociado com os líderes Africanos a saída de Portugal como potência Colonial e a entrada de Portugal na salvaguarda dos interesses das Colónias e de Portugal.

Culpar o Mário Soares e Melo Antunes pelo desastre da Descolonização é não perceber puto da nossa história.

Os mesmos que mostram a sua enorme ignorância ao falar da imensa riqueza que nós tínhamos em África. Até nisso o Português é incompetente. Não sabe explorar os outros como deve ser.

Aliás, a maior obra do Português nas suas ex-Colónias é a imensa legião de mulatos.

Coisa que Salazar apreciava com imoderação. Se havia coisa em que o homem se esforçava era no sexo e segundo consta, era mesmo danado para a brincadeira. Num Pais em que qualquer líder é logo apelidado de abixanado, é capaz ser um feito digno de registo. Para mim, de certeza que é o único. [:cool:]

Ó Mendes, já te vi aqui a defenderes idéias que nem lembrava ao Diabo, mas em relação a isto modera-te rapaz.

Senão ligo à Administração a reportar um grave abuso da nossa paciência.

Como é possível este tópico já estar tão off!

Talvez mais 5 páginas e estejamos a questionar o 5 de Outubro e a instauração da républica...a ver :sh)

Não, eu não existo. Sou um produto do mundo cibernético. Os meus posts são gerados por um programa tipo Matrix. Tenham cuidado...

A RTP tentou apagar salazar???? A mim pareceu-me o contrário.
Desde o primeiro minuto do programa que só ouço a palavra "salazar". Ainda antes de ele ser candidato. Primeiro a polémica... Não é candidato! Afinal é! Não é! É! (até os gatos gozaram com isso). Depois os debates onde a maior parte do tempo era gasto a discutir salazar. Depois os cartazes espalhados por toda a cidade com a carinha dele. E finalmente, o aúge do ridiculo com a vitória de salazar (o maior bandido deste país) ao ser eleito o melhor português de todos os tempos.
Propaganda da mais ordinária a fazer lembrar os tempos do maior português de sempre.

Se os responsáveis por isto não merecem estar no olho da rua então não sei... Se calhar sou eu (o Matrix) que estou a exagerar...

Realmente, por aquilo que aqui escreves, deves ser mesmo um programa...mal programado! Então, como tu próprio dizes, Salazar nem sequer tava na lista, depois foi a polémica porque ou não queriam falar dele ou falavam mal. Por fim, como Salazar tinha sido o mais votado, resolveram apresentar os "candidatos" por ordem alfabética. Tudo para desviar as atenções. Mas como ele ganhou querias que fizessem o que? Que o CENSURASSEM? Era isso não era? Ainda gostava que me explicasses qual é a diferença entre a tua maneira de pensar e a do regime....

Como é que ele sabia que era a pide??
Por acaso quando atendeu o telefone do outro lado disseram:
"Estou sim, fala a Pide. Temos a informação que nessa morada vive um comunista. Confirma?"
"Comunista aqui? Claro que não. Agora vou-lhe desligar o telefone na cara para aprenderem a não me chatear"
"Concerteza, pedimos desculpa pelo incómodo."

só te tenho a dizer isto:

apr:) apr:) apr:) apr:) apr:)

és mesmo fixe!
vai lá e pergunta-lhe. ele responde-te!

Última edição:
Ó Mendes, já te vi aqui a defenderes idéias que nem lembrava ao Diabo, mas em relação a isto modera-te rapaz.

Senão ligo à Administração a reportar um grave abuso da nossa paciência.

Carlos.L[;)] por acaso tens alguma procuração dos Membros do Fórum para falares no Plural?

[:)] [:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

Voltar
Superior