Grandes Portugueses - a poll

Porra, e isto continua?

Uma pergunta inocente...

A todos aqueles que encontrem na governação de salazar algo que considerem positivo, importavam-se de viver _hoje_ sob um regime semelhante?

i.e. assumindo que até tenha feito alguma coisa em prol da pátria, não terá feito muito mais coisas que a médio e a longo prazo prejudicaram o país?

A repressão é de facto lamentável, mas relembro a todos que existem HOJE países onde se vive infinitamente pior do que aquilo que assistimos durante o salazarismo. E digo já que as atitudes colonialistas europeias (no geral) contribuiram grandemente nesse sentido.

Voltando ao tema principal, a todos os que defendem o homem e o seu regime (com ou sem razão, eu tenho a minha opinião, vocês terão a vossa), aceitariam viver sob um estado repressor e dictatorial semelhante a uns quantos existentes por esse mundo fora?

é só bufos e queixinhas aqui dentro! [:D] [:D] [:D] [:D]
só santidades [8b] :sh)
[:cool:]

AVISO PUBLICO PARA QUE NÃO RESTEM DUVIDAS

Acabou de reincidir nas infracções que ontem levaram à aplicação de dois pontos de penalização as regras são claras:

1. Um fórum é um espaço de debate e troca de opiniões. Qualquer "post" que ultrapasse os limites da sã convivência social, seja por má-educação, afirmações insultuosas, ataques pessoais ou por mera vontade de incendiar um tópico será moderado. A decisão da moderação é final nesta matéria e sem espaço a discussão.
Os esclarecimentos, seja qual for o assunto, só poderão ser solicitados via “Mensagem Privada”.

A regra foi violada claramente.

Acresce que reiteradamente desafiou os avisos da moderação aqui colocados no tópico, hoje foi informado por PM num pedido de esclarecimentos da sua parte, volta a reincidir, a atitude da moderação para consigo só pode ser uma.

Que fique o exemplo, estes são infelizmente os casos extremos com que a moderação tem de lidar.

Lamentável e desnecessário

Última edição:
Há por aqui muita gente que pelos vistos até nem se importava de viver sob um qualquer regime ditatorial...que bom apr:) .

Liberdades e garantias restringidas ao mínimo, senão inexistentes mesmo, gostava de assistir a isso!

As liberdades não eram restringidas ao minimo existia controlo sob as opiniões politicas, o resto era igual.

Polícia a entrar pela porta dentro levando os seus familiares, computadores apreendidos sob suspeita de conterem material subversivo aos ideais propostos pelo regime vigente.

Tal como agora isso também pode acontecer, ainda a pouco tempo aconteceu na redacção de um jornal de Lisboa, já não me lembro qual mas passou nos telejornais.

Detenções efectuadas sumáriamente, sem acusação formal, apenas porque se é suspeito de propalar um qualquer ideal.

Propalar outro ideal era proibido, as pessoas sabiam disso, por isso existia acusação formal, eram detidos para interrogatorio se as suspeitas se confirmassem eram então eram detidos, ainda hoje ouvi um advogado ligado ao caso da Universidade Independente a dizer a saida da PJ que nem no tempo da PIDE se tratava tão mal um adgovado.

Mas tudo bem, se assim preferem pode ser que nos vossos futuros empregos sejam "obrigados" por um patrão déspota a sobreviver por 10 ou mais horas fechados ou não a cumprirem àrduamente as tarefas profissionais que ele muito bem entende a troco de um salário que não dê para o gasto e sustentar os "vicíos".

E não é isso que acontece actualmente em muito sitio a troco de um salario que não chega para as depesas. Não conheço nenhum bom profissinal que se queixe do antigo regime a nivel laboral ( mesmo alguns que eram contra o regime), as pessoas com valor eram reconhecidos e recompensados, agora quem não gostava de "vergar a mola" era posto na rua em dois tempos, é certo que esses agora estão nas suas sete quintas andam por aí nos cantos das empresas a espera que o tempo passe, a espera que alguém os despeça para receberem a indemenização e passarem o resto da vida no desemprego pois quer trabalhem ou não agora recebemos todos igual. Porque eu sou muito "feliz" em andar a trabalhar para pagar impostos para os parasitas poderem receber rendimentos minimos e sub. de desemprego durante toda a vida.

Falar é bom e parece fácil, mas por baixo de um regime ditatorial as liberdades do índividuo são as primeiras a ser restringidas por forma a "moldar" o regime.

No caso do Salazar não foi para moldar o regime mas sim para por fim a balburdia que era Portugal quando ele tomo conta do poder.

Gostava de ver gostava, o pessoal todo vestido de cinzento e boina e a andar tudo de bicicleta para o "trabalho" e os possuidores de mais de uma casa e carro a ter de a entregar a uma família desprotegida.

Que grande IGNORANCIA, as pessoas vestiam-se como queriam o regime não andava por aí a impor fardas ao pessoal. O Salazar nunca obrigou ninguém a dar casas e carros aos desfavorecidos existiam muitos que pessoas que possuiam grandes fortunas e nunca foram obrigados a compartilha-las com ninguém. Actualmente eu é que sou obrigado a compartilhar parte do meu salario com os parasitas da nossas sociedade que vivem uma vida a custa de subsideos

Pensem que um dia destes se calhar até lá estaremos a chegar, quando descansados em viagem no trajecto para o trabalho formos abordados por uma patrulha que "porque sim" nos autua por condução agressiva e nós sem direito a defesa ou a reclamar porque o regime assim o determina.

Mas não é isso que eles fazem actualmente, por norma não te autuam "porque sim" mas pagas na hora e não bufas ou seja antes queria se autuado porque sim e ter depois um juiz para me dar razão ou não que ter um cabo da GNR a ditar-me a sentença e executa-la em plena autoestrada e depois é que se reclama mas como o mais importante ( o guito) já está do lado deles demoras 20 anos para a coisa ser resolvida em tribunal.

Liberdades e garantias do índíviduo enquanto elemento da sociedade num regime ditatorial são os primeiros a ser suprimidos...pensem se gostavam de facto sentir o "bafo" da autoridade cada vez que dessem um passo nas vossas vidas.

Já falei a cerca disso mais acima

Pensem se durante as férias, confinados pelo espaço físico territorial do regime qualquer saída do país fôsse abolida.

Não só penso como tenho que viver com isso, o guito não dá para mais, mas existem coisas mais importantes na vida que ferias no estrangeiro. Mas não é totalmente verdade havia muito boa gente que saía do pais para passar ferias no tempo do antigo regime. Ainda há algum tempo atras aqui um nossos colega do forum ( não me lembro do nick) disse que saíu do pais para salvo erro ir ter com a namorada a Paris.

Pensem se nada vos restasse, oprimidos que se sentiam, a única "janela" fôsse o exílio longe dos vossos entes queridos, mulher, namorada.

Mas qual exilio qual carapuça, qual opressão isso só era aplicado aos politicos do contra e não era a todos.

Pensem ainda que numa ditadura uma das pedras basilares do regime são as forças que o protegem, gostava de ver os "objectores de consciência" obrigados a engrossar fileiras.

Eu vi muito falso objector de consciencia a escapar a tropa.

Pensem que discordando das políticas de educação das universidades ou mostrando o descontentamento pelo que o reitor defende, seriam os vossos gritos abafados pelo trote de uma carga de cavalaria da polícia de choque.

Quando a simples discordancia se transformava em manifestações e desordens a policia teria que intrevirpara manter a ordem não é nada que não aconteça actualmente.

Mas as ditaduras nesta velha europa desapareceram fruto da própria evolução, pode ser que se aproximem os "regimes democráticos musculados" baseados numa classe política mais esclarecida.

Quando a democracia teima em seguir caminhos errados é o normal que aconteça já alguns anos que ando a dizer que Portugal não mudar de rumo não me admira nada que os meus filhos ou netos tenham necessidade de votar num ditador, se olharmos para os paises escandinavos por ex. reparamos que eles não teem esse tipo de problemas.

Pode ser que num futuro já não tão distante as liberdades e garantias sejam transformadas noutra coisa mais subtil, livres sim mas condicionados de certa forma até que esse condicionamento, nas mãos de uma política mais agressiva se volte a transformar em algo mais, grosso modo; é assim que querem, é assim que vão ter.

Não é assim que queremos, mas se essa for a solução, porque não.
Antes um Salazar que uma guerra civil.

Falar é bom e a liberdade de expressão idem, as democracias esclarecidas são o melhor regime que existe até se "inventar" outra.

Pois são, pena que os portugueses não tenham mentalidade para seguir os passos de uma Filandia ou Suecia.

Pensem por instantes que até no fórum seriam "vigiados" apenas por serem aquilo que são, índividuos, e nas ditaduras o índividuo não conta.SIC

Ouvi dizer, não sei se é verdade, contaram-me que os moderadores estão aí sempre a escuta.

.....................................

Realmente, por aquilo que aqui escreves, deves ser mesmo um programa...mal programado! Então, como tu próprio dizes, Salazar nem sequer tava na lista, depois foi a polémica porque ou não queriam falar dele ou falavam mal. Por fim, como Salazar tinha sido o mais votado, resolveram apresentar os "candidatos" por ordem alfabética. Tudo para desviar as atenções. Mas como ele ganhou querias que fizessem o que? Que o CENSURASSEM? Era isso não era? Ainda gostava que me explicasses qual é a diferença entre a tua maneira de pensar e a do regime....

Por essas e por outras é que ele (e outros noutros países) chegou ao poder. Aproveitando as falhas do sistema democrático.

Mais do que a maneira como as coisas foram feitas, a minha indignação é a RTP permitir e dar-se ao luxo de anunciar a alto e bom som que o SALAZAR É O MELHOR PORTUGUÊS DE SEMPRE. É uma falta de TUDO!!
E a RTP deve ter sofrido mais que eu durante o regime.
Andamos nós a pagar para isto. Por isso é que eu acho que o responsável por isto devia ser despedido.

De resto, se foi o mais votado ou deixou de ser é ao menos...
No fundo isto resumiu-se a uns que queriam evitar que o salazar ganhasse contra outros que queriam evitar que o Cunhal ganhasse. A sondagem não tem qualquer base cientifica.
alguem (já não me lembro quem) afirmou que quando são feitos estudos com base cientifica então ganhavam sempre as personagens historicas como D. Afonso Henriques e por aí a fora....

O concurso para mim tem o mesmo ou menos significado do que as votações do Big Brother para votar a saída de um concorrente. Mas infelizmente, o facto de ser anunciado pela televisão publica acaba por ter algum impacto.

Por essas e por outras é que ele (e outros noutros países) chegou ao poder. Aproveitando as falhas do sistema democrático.

Mais do que a maneira como as coisas foram feitas, a minha indignação é a RTP permitir e dar-se ao luxo de anunciar a alto e bom som que o SALAZAR É O MELHOR PORTUGUÊS DE SEMPRE. É uma falta de TUDO!!
E a RTP deve ter sofrido mais que eu durante o regime.
Andamos nós a pagar para isto. Por isso é que eu acho que o responsável por isto devia ser despedido.

De resto, se foi o mais votado ou deixou de ser é ao menos...
No fundo isto resumiu-se a uns que queriam evitar que o salazar ganhasse contra outros que queriam evitar que o Cunhal ganhasse. A sondagem não tem qualquer base cientifica.
alguem (já não me lembro quem) afirmou que quando são feitos estudos com base cientifica então ganhavam sempre as personagens historicas como D. Afonso Henriques e por aí a fora....

O concurso para mim tem o mesmo ou menos significado do que as votações do Big Brother para votar a saída de um concorrente. Mas infelizmente, o facto de ser anunciado pela televisão publica acaba por ter algum impacto.

Desculpa que te diga, mas falta-te alguma cultura democrática... Ou então estás a levar isto para significados que não tem nem é suposto ter.

Parece-me andar por aqui muita gente que precisa de ser consequente e unir-se aos seus mais semelhantes...

A todos os interessados deixo o «mui patriótico» link do...

POST MODERADO

Editado pela última vez por um moderador:
Ó Mendes, já te vi aqui a defenderes idéias que nem lembrava ao Diabo, mas em relação a isto modera-te rapaz.

Senão ligo à Administração a reportar um grave abuso da nossa paciência.

Não vas por ai... se queres debater centra-te no tema em questão, esquece de atacar quem não pensa como tu, não retornemos a vulgaridade. Lembra-te que ninguem é dono da verdade.

O que conheces tu do Ultramar?

Desculpa que te diga, mas falta-te alguma cultura democrática... Ou então estás a levar isto para significados que não tem nem é suposto ter.

Exactamente. Não se pode ser democrático só para o que se quer. Com que moral se critica a censura do regime e depois espera-se que a RTP ou outro órgão escamoteie o vencedor (DE UM CONCURSO SEM VALOR HISTÓRICO!!!)

Se os regimes democráticos têm falhas, não é através da censura que se resolve a questão. Porque senão, qual é a diferença?

Exactamente. Não se pode ser democrático só para o que se quer. Com que moral se critica a censura do regime e depois espera-se que a RTP ou outro órgão escamoteie o vencedor (DE UM CONCURSO SEM VALOR HISTÓRICO!!!)

Se os regimes democráticos têm falhas, não é através da censura que se resolve a questão. Porque senão, qual é a diferença?

A minha opinião é que o director da RTP devia ser despedido. Mas isso é apenas a minha opinião. Acima de tudo acho que não o deviam ter feito simplesmente por terem VERGONHA NA CARA. Coisa que, obviamente, não tiveram.

Em relação à censura nos regimes democráticos, sabias que em Portugal bem como noutros países da Europa, é proíbido fundar partidos de extrema direita?
Ah pois é...
Há que corrigir as falhas do sistema para que não se repitam os erros do passado.

Qual levar para significados????

Estou a dizer que o concurso não tem valor nenhum e que lamento o facto da RTP o ter transmitido.

Se queres censurar um concurso é porque não tens mais cultura democrática que o salazar.

Trata-se de um concurso sem valor histórico nenhum, é verdade, e por isso mesmo, não vejo razão para estares tão indignado.

E repito, querer proibir, e censurar é típico de regimes dictatoriais, se não gostas do concurso, podes fazê-lo saber, mas nunca pretender a sua proibição.

O proíbido proíbir é um beco sem saída...

Em termos gerais, tens razão, mas neste caso concreto, não vejo razão para tanta indignação, algumas pessoas esquecem que se trata de um programa de entretenimento e querem à força toda dar-lhe a importância que não tem.

Em termos gerais, tens razão, mas neste caso concreto, não vejo razão para tanta indignação, algumas pessoas esquecem que se trata de um programa de entretenimento e querem à força toda dar-lhe a importância que não tem.

Qualquer sondagem efectuada por um dos principais orgãos de comunicação social tem importância...

Se queres censurar um concurso é porque não tens mais cultura democrática que o salazar.

Trata-se de um concurso sem valor histórico nenhum, é verdade, e por isso mesmo, não vejo razão para estares tão indignado.

E repito, querer proibir, e censurar é típico de regimes dictatoriais, se não gostas do concurso, podes fazê-lo saber, mas nunca pretender a sua proibição.

Eu até achei a ideia do concurso engraçada. Mas infelizmente rápidamente se resumiu a uma guerra salazar vs Cunhal. E a RTP nada fez para corrigir e levou aquilo até ao fim e o verdadeiro objectivo ficou deturpado logo de inicio.

Voltar
Superior