Há por aqui muita gente que pelos vistos até nem se importava de viver sob um qualquer regime ditatorial...que bom apr

.
Liberdades e garantias restringidas ao mínimo, senão inexistentes mesmo, gostava de assistir a isso!
As liberdades não eram restringidas ao minimo existia controlo sob as opiniões politicas, o resto era igual.
Polícia a entrar pela porta dentro levando os seus familiares, computadores apreendidos sob suspeita de conterem material subversivo aos ideais propostos pelo regime vigente.
Tal como agora isso também pode acontecer, ainda a pouco tempo aconteceu na redacção de um jornal de Lisboa, já não me lembro qual mas passou nos telejornais.
Detenções efectuadas sumáriamente, sem acusação formal, apenas porque se é suspeito de propalar um qualquer ideal.
Propalar outro ideal era proibido, as pessoas sabiam disso, por isso existia acusação formal, eram detidos para interrogatorio se as suspeitas se confirmassem eram então eram detidos, ainda hoje ouvi um advogado ligado ao caso da Universidade Independente a dizer a saida da PJ que nem no tempo da PIDE se tratava tão mal um adgovado.
Mas tudo bem, se assim preferem pode ser que nos vossos futuros empregos sejam "obrigados" por um patrão déspota a sobreviver por 10 ou mais horas fechados ou não a cumprirem àrduamente as tarefas profissionais que ele muito bem entende a troco de um salário que não dê para o gasto e sustentar os "vicíos".
E não é isso que acontece actualmente em muito sitio a troco de um salario que não chega para as depesas. Não conheço nenhum bom profissinal que se queixe do antigo regime a nivel laboral ( mesmo alguns que eram contra o regime), as pessoas com valor eram reconhecidos e recompensados, agora quem não gostava de "vergar a mola" era posto na rua em dois tempos, é certo que esses agora estão nas suas sete quintas andam por aí nos cantos das empresas a espera que o tempo passe, a espera que alguém os despeça para receberem a indemenização e passarem o resto da vida no desemprego pois quer trabalhem ou não agora recebemos todos igual. Porque eu sou muito "feliz" em andar a trabalhar para pagar impostos para os parasitas poderem receber rendimentos minimos e sub. de desemprego durante toda a vida.
Falar é bom e parece fácil, mas por baixo de um regime ditatorial as liberdades do índividuo são as primeiras a ser restringidas por forma a "moldar" o regime.
No caso do Salazar não foi para moldar o regime mas sim para por fim a balburdia que era Portugal quando ele tomo conta do poder.
Gostava de ver gostava, o pessoal todo vestido de cinzento e boina e a andar tudo de bicicleta para o "trabalho" e os possuidores de mais de uma casa e carro a ter de a entregar a uma família desprotegida.
Que grande IGNORANCIA, as pessoas vestiam-se como queriam o regime não andava por aí a impor fardas ao pessoal. O Salazar nunca obrigou ninguém a dar casas e carros aos desfavorecidos existiam muitos que pessoas que possuiam grandes fortunas e nunca foram obrigados a compartilha-las com ninguém. Actualmente eu é que sou obrigado a compartilhar parte do meu salario com os parasitas da nossas sociedade que vivem uma vida a custa de subsideos
Pensem que um dia destes se calhar até lá estaremos a chegar, quando descansados em viagem no trajecto para o trabalho formos abordados por uma patrulha que "porque sim" nos autua por condução agressiva e nós sem direito a defesa ou a reclamar porque o regime assim o determina.
Mas não é isso que eles fazem actualmente, por norma não te autuam "porque sim" mas pagas na hora e não bufas ou seja antes queria se autuado porque sim e ter depois um juiz para me dar razão ou não que ter um cabo da GNR a ditar-me a sentença e executa-la em plena autoestrada e depois é que se reclama mas como o mais importante ( o guito) já está do lado deles demoras 20 anos para a coisa ser resolvida em tribunal.
Liberdades e garantias do índíviduo enquanto elemento da sociedade num regime ditatorial são os primeiros a ser suprimidos...pensem se gostavam de facto sentir o "bafo" da autoridade cada vez que dessem um passo nas vossas vidas.
Já falei a cerca disso mais acima
Pensem se durante as férias, confinados pelo espaço físico territorial do regime qualquer saída do país fôsse abolida.
Não só penso como tenho que viver com isso, o guito não dá para mais, mas existem coisas mais importantes na vida que ferias no estrangeiro. Mas não é totalmente verdade havia muito boa gente que saía do pais para passar ferias no tempo do antigo regime. Ainda há algum tempo atras aqui um nossos colega do forum ( não me lembro do nick) disse que saíu do pais para salvo erro ir ter com a namorada a Paris.
Pensem se nada vos restasse, oprimidos que se sentiam, a única "janela" fôsse o exílio longe dos vossos entes queridos, mulher, namorada.
Mas qual exilio qual carapuça, qual opressão isso só era aplicado aos politicos do contra e não era a todos.
Pensem ainda que numa ditadura uma das pedras basilares do regime são as forças que o protegem, gostava de ver os "objectores de consciência" obrigados a engrossar fileiras.
Eu vi muito falso objector de consciencia a escapar a tropa.
Pensem que discordando das políticas de educação das universidades ou mostrando o descontentamento pelo que o reitor defende, seriam os vossos gritos abafados pelo trote de uma carga de cavalaria da polícia de choque.
Quando a simples discordancia se transformava em manifestações e desordens a policia teria que intrevirpara manter a ordem não é nada que não aconteça actualmente.
Mas as ditaduras nesta velha europa desapareceram fruto da própria evolução, pode ser que se aproximem os "regimes democráticos musculados" baseados numa classe política mais esclarecida.
Quando a democracia teima em seguir caminhos errados é o normal que aconteça já alguns anos que ando a dizer que Portugal não mudar de rumo não me admira nada que os meus filhos ou netos tenham necessidade de votar num ditador, se olharmos para os paises escandinavos por ex. reparamos que eles não teem esse tipo de problemas.
Pode ser que num futuro já não tão distante as liberdades e garantias sejam transformadas noutra coisa mais subtil, livres sim mas condicionados de certa forma até que esse condicionamento, nas mãos de uma política mais agressiva se volte a transformar em algo mais, grosso modo; é assim que querem, é assim que vão ter.
Não é assim que queremos, mas se essa for a solução, porque não.
Antes um Salazar que uma guerra civil.
Falar é bom e a liberdade de expressão idem, as democracias esclarecidas são o melhor regime que existe até se "inventar" outra.
Pois são, pena que os portugueses não tenham mentalidade para seguir os passos de uma Filandia ou Suecia.
Pensem por instantes que até no fórum seriam "vigiados" apenas por serem aquilo que são, índividuos, e nas ditaduras o índividuo não conta.SIC
Ouvi dizer, não sei se é verdade, contaram-me que os moderadores estão aí sempre a escuta.