Honda S2000

Então mostra lá alguns exemplos de coisas efectivamente comparáveis, ou seja, mesmo ano, km e potência.

[;)]

Por aqui excluis logo o Z3 2.2, que tem o interessante 6 cilindros, mas faltam lá 70 cavalos (isto numa análise rápida no SV).

70 cavalos era praticamente a potência habitual dos 1.4 europeus nesta altura (Xsara, Golf, Focus...)...

Viva,

BMW Z3 M 321CV, 24.000 EUR, RAMADA-ODIVELAS - Standvirtual

BMW Z3 M, mais velho, mais potencia, e talvez mais bonito se bem que isto é um pouco subjectivo, mas está ao preço normal de um S2000

Mas pela análise aí em cima e por um episódio que vi no TOP GEAR, é preciso puxa-lo ao máximo para ele mostrar a cavalaria toda, porque se não se puxar desconfia-se se realmente tem 240cv...

Isto tem muito a ver com sensações e não tanto com a realidade do motor.

Ao termos um motor que faz 9000 rpm, se o compararmos com um que faz 6500 necessitamos de fazer o devido "ajuste", senão saem essas conclusões.

Num carro com 240cv e que faça 6500 rpm (pensando em motores desportivos), por volta das 4500 rpm já temos o motor na zona dourada - algo que não acontece no S2000.

Só que essas 4500 rpm são (+-) 70% da rotação que esse motor faz, enquanto os mesmos 70% no S2000 são 6300 rpm, e às 6300 rpm já o S está também a entrar na zona dourada.

Na prática esta correcção é sempre feita em condução, porque mesmo na última mudança o S vai sempre com muito mais rotação (à mesma velocidade) do que o motor que só faz 6500 rpm, logo essa acaba por ser uma questão pouco pertinente no dia-a-dia - excepto em termos de ruído.

Ao termos um motor que faz 9000 rpm, se o compararmos com um que faz 6500 necessitamos de fazer o devido "ajuste", senão saem essas conclusões.

Num carro com 240cv e que faça 6500 rpm (pensando em motores desportivos), por volta das 4500 rpm já temos o motor na zona dourada - algo que não acontece no S2000.

Só que essas 4500 rpm são (+-) 70% da rotação que esse motor faz, enquanto os mesmos 70% no S2000 são 6300 rpm, e às 6300 rpm já o S está também a entrar na zona dourada.

Na prática esta correcção é sempre feita em condução, porque mesmo na última mudança o S vai sempre com muito mais rotação (à mesma velocidade) do que o motor que só faz 6500 rpm, logo essa acaba por ser uma questão pouco pertinente no dia-a-dia - excepto em termos de ruído.

Curioso, já agora sabe-me dizer a que rotação vai o S2000 em sexta a 120 kms/h ?

Viva,

BMW Z3 M 321CV, 24.000 EUR, RAMADA-ODIVELAS - Standvirtual

BMW Z3 M, mais velho, mais potencia, e talvez mais bonito se bem que isto é um pouco subjectivo, mas está ao preço normal de um S2000

Bem mais velho, com uma estética que foi sempre pouco ou nada consensual (esse então parece saído do filme Fast & Furious), e com um motor que tem um historial de alguns problemas bem chatos (cuja resolução nem sempre foi simpática).

Esse anúncio em particular é tão estranho que os Z3M coupé que estão logo a seguir custam 16.000 euros a mais...:sh)

Bem mais velho, com uma estética que foi sempre pouco ou nada consensual (esse então parece saído do filme Fast & Furious), e com um motor que tem um historial de alguns problemas bem chatos (cuja resolução nem sempre foi simpática).

Esse anúncio em particular é tão estranho que os Z3M coupé que estão logo a seguir custam 16.000 euros a mais...:sh)

Isso é tão subjectivo como o primeiro S2000 do Standvirtual que custa 36.000,00€ ou que é (não estou a ver) e encontram-se alguns por 18.000,00/20.000,00€ Por isso acho que também não podemos ir de todo por aí..

Contudo volto a dizer, que preferia um S2000 a um Z3M e bastante mais a um SLK.. No entanto acho que seja o único roadster do mundo incomparável, pelo mesmo preço encontram-se opções também muito interessantes.

Nem referimos o RX-8 que é uma coisa muito parecida, esse é o único desportivo que preferia ao S2000 dentro da mesma ordem de preços.
O MX-5 não está ao nivel do S2000 pelo menos para mim..

Faz sim senhor! :)

Eu diria que os 10 litros são um valor normal para uma condução normal, ou seja, com puxões ocasionais mas longe de andar sempre a puxar.

É necessário ter em mente que (como com qualquer outro carro desta ordem de potências) não se consegue andar no dia-a-dia sempre a puxar tudo.

Tava a dizer uns 12L pq o EK4 cá do sítio que tem menos uns 400cc e menos 80cv, em condições normais, com uma puxadela aos 190km/h numa situação expcepcional, e uma ou outra puxadela menos forte deu um consumo de 9,5L... consumos só em cidade (excepto a dos 190km/h...lol). Mas isto são médias certas com o atestar completo do depósito. Não sei que forma de medir consumos é que estão a falar. É que nos scans que aqui estão, nem a marca dá valores, aliás, dá um extraurbano de 9,9L. E já se sabe como são os consumos anunciados... uma treta, é sempre mais que o anunciado. Se extraurbano é 9,9L, creio que misto ou só urbano sobe para os 12L facilmente...

Cumps!

Last edited:
Isso é tão subjectivo como o primeiro S2000 do Standvirtual que custa 36.000,00€ ou que é (não estou a ver) e encontram-se alguns por 18.000,00/20.000,00€ Por isso acho que também não podemos ir de todo por aí..

Contudo volto a dizer, que preferia um S2000 a um Z3M e bastante mais a um SLK.. No entanto acho que seja o único roadster do mundo incomparável, pelo mesmo preço encontram-se opções também muito interessantes.

Nem referimos o RX-8 que é uma coisa muito parecida, esse é o único desportivo que preferia ao S2000 dentro da mesma ordem de preços.

Tens de olhar para valores médios, e não para casos isolados.

Os casos isolados costumam ter alguma questão por trás.

Em relação às demais opções...

O S2000, para mim, é o roadster mais apetecivel quando comparado com a concorrência... [;)]

O MX-5 não está ao nível nem para ti nem para ninguém. [;)]
Apesar de ser um ícone automóvel de um determinado conceito, tendo imensas qualidades, tem logo à partida um bom bocado (bocadão?) de motor a menos.

Já o Z3M está claramente acima do S2000, por diversos motivos, mas começando logo pelo motor, em que já joga em ligas um bom bocado acima, comparando-se a coisas com outros nomes. [;)]
Ele tem todo o drama do S2000 em termos de sensações, só que ainda ampliadas pelo andamento adicional (que não é uma diferença nada pequena).

O SLK não foi um modelo que tenha envelhecido particularmente bem (em termos estéticos, entenda-se), e verdade seja dita que esse é um trunfo do Honda.

Last edited:
Por acaso acho que o MX-5 tem o motor ideal para o carro que é ! Motor suficiente para nao nos metermos em trabalhos ... mas tambem para nos colocar um sorriso nos labios.

Por acaso acho que o MX-5 tem o motor ideal para o carro que é ! Motor suficiente para nao nos metermos em trabalhos ... mas tambem para nos colocar um sorriso nos labios.

Certo.

O que não elimina o facto de estar uns bons degraus abaixo do S2000.

Muito bem explicado sim sr.!!!

O MX-5 não está ao nível nem para ti nem para ninguém. [;)]
Apesar de ser um ícone automóvel de um determinado conceito, tendo imensas qualidades, tem logo à partida um bom bocado (bocadão?) de motor a menos.

Já o Z3M está claramente acima do S2000, por diversos motivos, mas começando logo pelo motor, em que já joga em ligas um bom bocado acima, comparando-se a coisas com outros nomes. [;)]
Ele tem todo o drama do S2000 em termos de sensações, só que ainda ampliadas pelo andamento adicional (que não é uma diferença nada pequena).

O SLK não foi um modelo que tenha envelhecido particularmente bem (em termos estéticos, entenda-se), e verdade seja dita que esse é um trunfo do Honda.

O Z3M vale pelo motor (e eu pessoalmente acho que esteticamente está bem melhor que um Z3 normal, logo porque a traseira é muito mais larga e todas as 4 rodas estão ao nível das cavas e não para dentro como num Z3 normal, e por outro lado têm um interior de que gosto muito - a versão M). Quanto ao Chassis...é pouco rígido para o conjunto (e só o Coupê muda isso) e tem uma suspensão muito GT. A caixa é porreira mas não está ao nível da precisão do S2000. Para passar na marginal e ouvir o motor e por vezes levar uma toada mais rápida o Z3M Roadster vale a experiência...como roadster drivers car o S2000 está acima do Z3MR. Este necessitaria sempre de mudar a suspensão e colocar ARBs, etc para reforçar a rigidez. O motor S50 só se queixa do Vanos mas que bem tratado não é problemático, mesmo que possa necessitar de uma ou outra intervenção nas solenoides, etc e se nos 1ºs anos já foi trocado pela BMW, tanto melhor...também não se deixam de escolher o S2000 pelo facto de beber óleo e num ou outro caso o motor ter cedido mesmo levando óleo a tempo e horas...!!! Eu fiquei encantado com o S2000, cortesia do RCA33 e de facto apenas lamento a compota servir basicamente para proteger da chuva...

Ah, esse Z3MR é um crime...neste carro não se trocam as jantes de origem. São únicas. Nenhum outro modelo no mundo (tirando o irmão Z3M Coupê) usa essas jantes. (o Richard H. do Top Gear até se refere a elas coo sendo as mais sexy do mundo). É à partida uma alteração duvidosa e pouco bom gosto e de pouco sentido em termos de melhoria do handling do carro. Tal como num S2000 se deve procurar um carro sem ter batido, num Z3MR devemos sempre contextualizar o carro com o seu dono...isso dirá muito do possível estado do carro.

Filipe, que grande natal que vais ter!!! O S2000 tem um look intemporal, para mim. (eu também quero um...!!!)

Certo.

O que não elimina o facto de estar uns bons degraus abaixo do S2000.

Sim claro ...

Em termos de motor puro ... está muito abaixo !!
Embora seja um grande apreciador do modelo da honda eu nao o retirava da aquação ... é uma compra um bocadinho mais racional !

Só num pequeno aparte, eu não utilizaria um carro destes (coloque-se o S2000, Z3M ou outro do estilo) como daily-car por alguns motivos.

Esquecendo o desgaste de dia-a-dia, eu vejo este tipo de carros como algo fora do comum.

Fazendo uma analogia com o vinho, um bom apreciador e conhecedor de vinhos não deve beber todos os dias um vinho de topo (mesmo que o possa financeiramente fazer), deixando o melhor vinho para ocasiões mais especiais, onde ele saberá melhor.

Uma característica do ser humano é precisamente habituar-se facilmente, e depois de habituado querer ainda mais.

O deixar um carro destes para "fds", ou melhor, para situações de utilização diferentes só lhes aumenta o charme e prazer que se retira deles.
Sair de um carro convencional, confortável, silencioso e entrar num carro destes, rodando a chave e saboreando todos os pormenores é muito mais interessante do que entrar neles a correr porque se está atrasado para o trabalho e vamos ter 30 minutos de pára-arranca ou de ir levar a criança à escola, enquanto se pensa sobre as tarefas do quotidiano.

Isto já não falando que para estar parado no trânsito, é melhor estar num carro confortável, com AC automático, um bom sistema de som a tocar uma música, e sem estar a ouvir perfeitamente todos os outros carros circundantes a chocalhar ao ralenti.

Não tenho problemas com conforto (senão não teria mota há anos e feito desde dia-a-dia até viagens para o estrangeiro nela), mas até na mota sinto o mesmo: ela é mais especial (e melhor) quando utilizada como um veículo fora do comum - que é exactamente o que ela é.

Mas claro, isto são só opiniões.

Só num pequeno aparte, eu não utilizaria um carro destes (coloque-se o S2000, Z3M ou outro do estilo) como daily-car por alguns motivos.

Esquecendo o desgaste de dia-a-dia, eu vejo este tipo de carros como algo fora do comum.

Fazendo uma analogia com o vinho, um bom apreciador e conhecedor de vinhos não deve beber todos os dias um vinho de topo (mesmo que o possa financeiramente fazer), deixando o melhor vinho para ocasiões mais especiais, onde ele saberá melhor.

Uma característica do ser humano é precisamente habituar-se facilmente, e depois de habituado querer ainda mais.

O deixar um carro destes para "fds", ou melhor, para situações de utilização diferentes só lhes aumenta o charme e prazer que se retira deles.
Sair de um carro convencional, confortável, silencioso e entrar num carro destes, rodando a chave e saboreando todos os pormenores é muito mais interessante do que entrar neles a correr porque se está atrasado para o trabalho e vamos ter 30 minutos de pára-arranca ou de ir levar a criança à escola, enquanto se pensa sobre as tarefas do quotidiano.

Isto já não falando que para estar parado no trânsito, é melhor estar num carro confortável, com AC automático, um bom sistema de som a tocar uma música, e sem estar a ouvir perfeitamente todos os outros carros circundantes a chocalhar ao ralenti.

Não tenho problemas com conforto (senão não teria mota há anos e feito desde dia-a-dia até viagens para o estrangeiro nela), mas até na mota sinto o mesmo: ela é mais especial (e melhor) quando utilizada como um veículo fora do comum - que é exactamente o que ela é.

Opinião muito válida, diga-se de passagem... [;)]

Penso de forma igual. Por essa razão é que se comprasse um S2000 não me poderia desfazer do actual... [:D]

Concordo pleanamente [;)]

Back