Honda S2000

O MX-5 não está ao nível nem para ti nem para ninguém. [;)]
Apesar de ser um ícone automóvel de um determinado conceito, tendo imensas qualidades, tem logo à partida um bom bocado (bocadão?) de motor a menos.

Já o Z3M está claramente acima do S2000, por diversos motivos, mas começando logo pelo motor, em que já joga em ligas um bom bocado acima, comparando-se a coisas com outros nomes. [;)]
Ele tem todo o drama do S2000 em termos de sensações, só que ainda ampliadas pelo andamento adicional (que não é uma diferença nada pequena).

O SLK não foi um modelo que tenha envelhecido particularmente bem (em termos estéticos, entenda-se), e verdade seja dita que esse é um trunfo do Honda.

Sim, o motor actua num desportivo como o factor com o papel mais forte na diferenciação.

O S2000 saiu já com um conceito acima do MX-5, e bastante exclusivo, é um modelo comemorativo e a Honda como que quis manter o carro "puro". Podia sempre colocar um motor menos potente e vendê-lo mais barato fazendo uma concorrência directa ao miata, ou até uma versão para concorrer com o Boxster S. No entanto isso não aconteceu e as mudanças que foram sempre muito pequenas.

Já o Z3 foi mais abrangente, com versões desde os 115cv aos mais de 300cv. Era um produto que dava uma perninha onde podia mas nunca foi bom o suficiente para ser considerado uma referência com quem quer que fosse. A nivel de concepção é bem inferior a um S2000. O chassis do Z3 era menos rígido que o mx-5 (apesar de ter sido lançado 7 anos mais tarde) E mesmo as suspensões são adaptadas dos carros do qual deriva, sendo a traseira igual à do e30 que se não me engano já era igual à do e21 (foi desenvolvido há quase 40 anos.)
O motor pode realmente ser o factor diferenciador mas overall o S2000 está numa classe à parte comparativamente ao Z3 que sempre foi mais concorrente do mx-5 que do S.

O Punto tem 1 turbo e os VTEC não são conhecidos por ter grande binário... e, no fim de contas, seriam sempre motores atmosféricos.

Outra coisa que aprendi neste forúm: Para sacar mais cavalagem pode-se prejudicar o binário... já não me lembro como, ao certo, mas com uma mecânica que favoreça um e prejudiquem outro. Conscientemente.

Num motor que tem 120cv/l essa explicação deve fazer sentido...

Mas enfim, alguém que saiba do que está a falar que se chegue à frente [:D]

Não sabia dessa "igualdade" de binário. Ainda assim, acredito que se forem os dois em 3ª e puserem pata a fundo no acelerador... o mais certo é o Punto despegar do S2000 por vá... 3 segundos se tanto. São quase 2 vezes mais cavalos que o Punto... 136cv, creio.

O Punto tem 1 turbo e os VTEC não são conhecidos por ter grande binário... e, no fim de contas, seriam sempre motores atmosféricos.

Outra coisa que aprendi neste forúm: Para sacar mais cavalagem pode-se prejudicar o binário... já não me lembro como, ao certo, mas com uma mecânica que favoreça um e prejudiquem outro. Conscientemente.

Num motor que tem 120cv/l essa explicação deve fazer sentido...

Mas enfim, alguém que saiba do que está a falar que se chegue à frente [:D]

Possivelmente estas a referir-te à relação entre o diâmetro e curso dos pistões.
BTW: o termo "cavalagem" não é de todo apropriado.[;)]

Em termos de rotação, não opino, mas uma coisa que sempre me fez confusão, foi este carro ter o mesmo binário de um Punto GT que tive na altura... :confused:

Confusão em que sentido? Por te parecer pouco para um carro com 240cvs?

Para um 2.0 atmosférico, de 4 cil, o valor de binário é muito interessante, e mais do que isso, pelo menos 80% está sempre presente em qualquer rpm...e sendo um carro que sobe de rotação muito rapidamente e com um peso contido, em performance pura o valor de binário que tem chega e sobra.

Possivelmente estas a referir-te à relação entre o diâmetro e curso dos pistões.
BTW: o termo "cavalagem" não é de todo apropriado.[;)]

Sim, exacto...

Peço desculpa pela imperfeição... [:p] [;)]

Será porque visa sim fazer mais rpm's (ou favorecer o funcionamento ai, se calhar assim é que está bem) e então, como consequência, conseguir potências mais elevadas lá em cima prejudicando o binário em baixas?

Isto de se falar quando ainda não se está a aprender a sério... [:D] [;)]

é preciso não esquecer que inicialmente o Z3 não previa motor de 6 cilindros

foi preciso adaptar um série de coisas, e o cabrio nunca se saiu muito bem disso.

mesmo no lançamento o S2000 não tinha concorrência, aparte o Opel Speedster (aínda mais radical)

Hoje lá fui gastar um bocadinho de gasolina e borracha, e quanto às dúvidas da rotação em sexta, aqui fica:

Isto tem muito a ver com sensações e não tanto com a realidade do motor.

Ao termos um motor que faz 9000 rpm, se o compararmos com um que faz 6500 necessitamos de fazer o devido "ajuste", senão saem essas conclusões.

Num carro com 240cv e que faça 6500 rpm (pensando em motores desportivos), por volta das 4500 rpm já temos o motor na zona dourada - algo que não acontece no S2000.

Só que essas 4500 rpm são (+-) 70% da rotação que esse motor faz, enquanto os mesmos 70% no S2000 são 6300 rpm, e às 6300 rpm já o S está também a entrar na zona dourada.

Na prática esta correcção é sempre feita em condução, porque mesmo na última mudança o S vai sempre com muito mais rotação (à mesma velocidade) do que o motor que só faz 6500 rpm, logo essa acaba por ser uma questão pouco pertinente no dia-a-dia - excepto em termos de ruído.

exacto!
algo que me recordo muito bem e que as pessoas não têm muito bem noção é que no teste que fizemos aqui no fórum, em 3ª dos 40-120 o S fazia o mesmo tempo que um A3 TDI 130 cvs[;)]

isto é a elasticidade está presente e sem disprimor bem pelo contrário ter 140 cvs até às 5000 rpms já é bastante bom para a maioria das situações[;)]

Isso é tão subjectivo como o primeiro S2000 do Standvirtual que custa 36.000,00€ ou que é (não estou a ver) e encontram-se alguns por 18.000,00/20.000,00€ Por isso acho que também não podemos ir de todo por aí..

Contudo volto a dizer, que preferia um S2000 a um Z3M e bastante mais a um SLK.. No entanto acho que seja o único roadster do mundo incomparável, pelo mesmo preço encontram-se opções também muito interessantes.

Nem referimos o RX-8 que é uma coisa muito parecida, esse é o único desportivo que preferia ao S2000 dentro da mesma ordem de preços.
O MX-5 não está ao nivel do S2000 pelo menos para mim..

Os S's que referes a 35000 euros têm 1 ou 2 anos, com menos de 40000 kms, o que estou em vista é de 2001, 84000 kms e 2 registos, mas bem melhor é o historial que conheço a pente fino, apenas está perto de chegar aos 100000 o que implica pensar em mudar a correia de distribuição, mas de resto está muito bom![;)]

Curiosamente também adoro o RX-8, mas o facto de ser descapotável faz do S mais apetecível.

Que tipo de estradas fazes?

neste momento faço 15 kms diários, em estradas secundárias, no máximo posso passar a curto prazo a fazer 25 kms diários sempre em Lisboa.

mas acabo sempre por fazer uns 15000 kms por ano[:D]
adoro conduzir e gastar gasolina é o meu vício!
tenho poucos vícios além deste. vai ser o meu brinquedo[:D]

a média pela qual me vou guiar é de cerca de 10 litros até porque mais de 5 pessoas já me dizeram que é esse o consumo que fazem normalmente.

Uma condução com menos disciplina (digamos que a fazer metade do que o Filipe fazia com o I-VT ), atira certamente os consumos bem "lá para cima". (isto sem qualquer sentido negativo, atenção).

não sei o que queres dizer com isso[:p][:D]

até tenho andado bem devagar nos ultimos tempos!

xiii o teu S ainda está na rodagem!!![:)]

Sim, exacto...

Peço desculpa pela imperfeição... [:p] [;)]

Será porque visa sim fazer mais rpm's (ou favorecer o funcionamento ai, se calhar assim é que está bem) e então, como consequência, conseguir potências mais elevadas lá em cima prejudicando o binário em baixas?

Isto de se falar quando ainda não se está a aprender a sério... [:D] [;)]
Não tens de pedir desculpa, eu não sou nenhum mestre no assunto mas posso tentar dar uma ideia e se alguém achar que me deva corrigir força nisso. [;)]

O termo binário aplica-se nos motores porque o objectivo é fazer girar a cambota. Num motor com um curso maior o pistão vai fazer uma viagem maior a cada explosão, transmitindo a tal força à cambota. Se por sua vez um motor tiver a mesma cilindrada e um diâmetro maior nos pistões quer também dizer que o curso é mais pequeno portanto vai ser tendencialmente mais rotativo pois a "viagem" que os pistões fazem é mais pequena.

Quanto à pergunta o binário não quer dizer que fique prejudicado em baixas, estes motores até costumam ter uma curva de binário relativamente linear.
O que se passa é que para fazer potência só existe dois caminhos, o da rotação ou do binário. Neste caso do S tira-se partido da capacidade de fazer rotação para produzir potência, é um caminho muito explorado pelos motores Honda devido ao conhecimento que a marca adquiriu na construção de motociclos (que não necessitam de binário fruto do baixo peso).

No entanto os 240cv do S só são possíveis devido a um conjunto de características do motor que não só o diametro e curso. As 16v também ajudam o motor a respirar melhor em altas (e pior em baixas), o uso do vtec torna o motor dócil em baixas. Repara que é simples fazer um motor com os cv/litro do S2000 sem vtec, no entanto um motor destes tem obrigatoriamente de levar uma arvore de cames muito agressiva o que em baixas deixa o carro inutilizável (repara no relanti dos carros de competição), o vtec simplesmente faz com que em baixas utilize um comando de válvulas adequado e em altas outro, conseguindo o melhor de dois mundos tornando o motor dócil o suficiente para que possa ser utilizado no dia a dia.

Um motor rotativo não quer dizer que tenha pouco binário no entanto se comparares os 240 cv de um motor menos rotativo ao do S é claro que o Honda vai ter menos binário, são simplesmente caminho diferentes de chegar ao mesmo fim. Há quem goste, e há quem não goste.

Que caixa tão curtinha, não tem muito a ver com as 6ªs de alguns carros quase overdrive.
Em 6ª as 4000[br:)]

De notar que a 45 km/h este motor em 6ª responde, fruto do escalonamento curto da caixa (e de uma resposta em baixas não tão má quanto se pudesse imaginar).

Não tens de pedir desculpa, eu não sou nenhum mestre no assunto mas posso tentar dar uma ideia e se alguém achar que me deva corrigir força nisso. [;)]

O termo binário aplica-se nos motores porque o objectivo é fazer girar a cambota. Num motor com um curso maior o pistão vai fazer uma viagem maior a cada explosão, transmitindo a tal força à cambota. Se por sua vez um motor tiver a mesma cilindrada e um diâmetro maior nos pistões quer também dizer que o curso é mais pequeno portanto vai ser tendencialmente mais rotativo pois a "viagem" que os pistões fazem é mais pequena.

Quanto à pergunta o binário não quer dizer que fique prejudicado em baixas, estes motores até costumam ter uma curva de binário relativamente linear.
O que se passa é que para fazer potência só existe dois caminhos, o da rotação ou do binário. Neste caso do S tira-se partido da capacidade de fazer rotação para produzir potência, é um caminho muito explorado pelos motores Honda devido ao conhecimento que a marca adquiriu na construção de motociclos (que não necessitam de binário fruto do baixo peso).

No entanto os 240cv do S só são possíveis devido a um conjunto de características do motor que não só o diametro e curso. As 16v também ajudam o motor a respirar melhor em altas (e pior em baixas), o uso do vtec torna o motor dócil em baixas. Repara que é simples fazer um motor com os cv/litro do S2000 sem vtec, no entanto um motor destes tem obrigatoriamente de levar uma arvore de cames muito agressiva o que em baixas deixa o carro inutilizável (repara no relanti dos carros de competição), o vtec simplesmente faz com que em baixas utilize um comando de válvulas adequado e em altas outro, conseguindo o melhor de dois mundos tornando o motor dócil o suficiente para que possa ser utilizado no dia a dia.

Um motor rotativo não quer dizer que tenha pouco binário no entanto se comparares os 240 cv de um motor menos rotativo ao do S é claro que o Honda vai ter menos binário, são simplesmente caminho diferentes de chegar ao mesmo fim. Há quem goste, e há quem não goste.

Grande texto Fernando, como de costume[;)]

quero apenas dizer que para este sonho se concretizar ainda estou dependente de 1 ou 2 factores, factores esses que não dependem de mim[;)]

mas que vou fazer tudo para concretizar esse sonho, isso vou!

até tenho um plano com despesas previstas e tudo para mais de 5 anos![:D]

Um motor rotativo não quer dizer que tenha pouco binário no entanto se comparares os 240 cv de um motor menos rotativo ao do S é claro que o Honda vai ter menos binário, são simplesmente caminho diferentes de chegar ao mesmo fim. Há quem goste, e há quem não goste
.

Excelente explicação. apr:)

A titulo de curiosidade na competição os RS 1800 de 75 (que eram 2.0 no caso dos mais desenvolvidos) chegavam a ter mais de 260 cv.

Provavelmente eram intragáveis a baixas rpms, mas não deixa de ser um número impressionante para um carro de há 35 anos. [;)]

Que dizer... excelente [;)]

Ps: Esse S2000 com menos de 30 mil km's... [br:)]

exacto!
algo que me recordo muito bem e que as pessoas não têm muito bem noção é que no teste que fizemos aqui no fórum, em 3ª dos 40-120 o S fazia o mesmo tempo que um A3 TDI 130 cvs[;)]

isto é a elasticidade está presente e sem disprimor bem pelo contrário ter 140 cvs até às 5000 rpms já é bastante bom para a maioria das situações[;)]

Os S's que referes a 35000 euros têm 1 ou 2 anos, com menos de 40000 kms, o que estou em vista é de 2001, 84000 kms e 2 registos, mas bem melhor é o historial que conheço a pente fino, apenas está perto de chegar aos 100000 o que implica pensar em mudar a correia de distribuição, mas de resto está muito bom![;)]

Curiosamente também adoro o RX-8, mas o facto de ser descapotável faz do S mais apetecível.

neste momento faço 15 kms diários, em estradas secundárias, no máximo posso passar a curto prazo a fazer 25 kms diários sempre em Lisboa.

mas acabo sempre por fazer uns 15000 kms por ano[:D]
adoro conduzir e gastar gasolina é o meu vício!
tenho poucos vícios além deste. vai ser o meu brinquedo[:D]

a média pela qual me vou guiar é de cerca de 10 litros até porque mais de 5 pessoas já me dizeram que é esse o consumo que fazem normalmente.

É para beber 98 xpto? Não sei se o carro pode levar 95 e 98...se levar, evita alternar para não estar o "knock sensor" a entrar em acção demasiadas vezes e com os efeitos negativos a médio/longo prazo para o motor.
Nota que nos 15kms diários não chegas a aquecer o motor devidamente...com os 25 já aquece...ainda assim, não será fácil para tão poucos kms conseguir a melhor eficiência no consumo...mas partilho a tua visão "do vício"...é o teu vício, o teu brinquedo e assim sendo, é natural que seja aí que gastes uns euros. Eu gostei muito do S2000 do RCA33 (e está num estado muito bom mesmo)...já tinha um fraquinho pelo carro, a começar pela estética...passei a gostar ainda mais.

Last edited:
Back