Honda S2000

O MX-5 não está ao nível nem para ti nem para ninguém. [;)]
Apesar de ser um ícone automóvel de um determinado conceito, tendo imensas qualidades, tem logo à partida um bom bocado (bocadão?) de motor a menos.

Já o Z3M está claramente acima do S2000, por diversos motivos, mas começando logo pelo motor, em que já joga em ligas um bom bocado acima, comparando-se a coisas com outros nomes. [;)]
Ele tem todo o drama do S2000 em termos de sensações, só que ainda ampliadas pelo andamento adicional (que não é uma diferença nada pequena).

O SLK não foi um modelo que tenha envelhecido particularmente bem (em termos estéticos, entenda-se), e verdade seja dita que esse é um trunfo do Honda.

Sim, o motor actua num desportivo como o factor com o papel mais forte na diferenciação.

O S2000 saiu já com um conceito acima do MX-5, e bastante exclusivo, é um modelo comemorativo e a Honda como que quis manter o carro "puro". Podia sempre colocar um motor menos potente e vendê-lo mais barato fazendo uma concorrência directa ao miata, ou até uma versão para concorrer com o Boxster S. No entanto isso não aconteceu e as mudanças que foram sempre muito pequenas.

Já o Z3 foi mais abrangente, com versões desde os 115cv aos mais de 300cv. Era um produto que dava uma perninha onde podia mas nunca foi bom o suficiente para ser considerado uma referência com quem quer que fosse. A nivel de concepção é bem inferior a um S2000. O chassis do Z3 era menos rígido que o mx-5 (apesar de ter sido lançado 7 anos mais tarde) E mesmo as suspensões são adaptadas dos carros do qual deriva, sendo a traseira igual à do e30 que se não me engano já era igual à do e21 (foi desenvolvido há quase 40 anos.)
O motor pode realmente ser o factor diferenciador mas overall o S2000 está numa classe à parte comparativamente ao Z3 que sempre foi mais concorrente do mx-5 que do S.

O Punto tem 1 turbo e os VTEC não são conhecidos por ter grande binário... e, no fim de contas, seriam sempre motores atmosféricos.

Outra coisa que aprendi neste forúm: Para sacar mais cavalagem pode-se prejudicar o binário... já não me lembro como, ao certo, mas com uma mecânica que favoreça um e prejudiquem outro. Conscientemente.

Num motor que tem 120cv/l essa explicação deve fazer sentido...

Mas enfim, alguém que saiba do que está a falar que se chegue à frente [:D]

Não sabia dessa "igualdade" de binário. Ainda assim, acredito que se forem os dois em 3ª e puserem pata a fundo no acelerador... o mais certo é o Punto despegar do S2000 por vá... 3 segundos se tanto. São quase 2 vezes mais cavalos que o Punto... 136cv, creio.

O Punto tem 1 turbo e os VTEC não são conhecidos por ter grande binário... e, no fim de contas, seriam sempre motores atmosféricos.

Outra coisa que aprendi neste forúm: Para sacar mais cavalagem pode-se prejudicar o binário... já não me lembro como, ao certo, mas com uma mecânica que favoreça um e prejudiquem outro. Conscientemente.

Num motor que tem 120cv/l essa explicação deve fazer sentido...

Mas enfim, alguém que saiba do que está a falar que se chegue à frente [:D]

Possivelmente estas a referir-te à relação entre o diâmetro e curso dos pistões.
BTW: o termo "cavalagem" não é de todo apropriado.[;)]

Em termos de rotação, não opino, mas uma coisa que sempre me fez confusão, foi este carro ter o mesmo binário de um Punto GT que tive na altura... :confused:

Confusão em que sentido? Por te parecer pouco para um carro com 240cvs?

Para um 2.0 atmosférico, de 4 cil, o valor de binário é muito interessante, e mais do que isso, pelo menos 80% está sempre presente em qualquer rpm...e sendo um carro que sobe de rotação muito rapidamente e com um peso contido, em performance pura o valor de binário que tem chega e sobra.

Possivelmente estas a referir-te à relação entre o diâmetro e curso dos pistões.
BTW: o termo "cavalagem" não é de todo apropriado.[;)]

Sim, exacto...

Peço desculpa pela imperfeição... [:p] [;)]

Será porque visa sim fazer mais rpm's (ou favorecer o funcionamento ai, se calhar assim é que está bem) e então, como consequência, conseguir potências mais elevadas lá em cima prejudicando o binário em baixas?

Isto de se falar quando ainda não se está a aprender a sério... [:D] [;)]

é preciso não esquecer que inicialmente o Z3 não previa motor de 6 cilindros

foi preciso adaptar um série de coisas, e o cabrio nunca se saiu muito bem disso.

mesmo no lançamento o S2000 não tinha concorrência, aparte o Opel Speedster (aínda mais radical)

Isto tem muito a ver com sensações e não tanto com a realidade do motor.

Ao termos um motor que faz 9000 rpm, se o compararmos com um que faz 6500 necessitamos de fazer o devido "ajuste", senão saem essas conclusões.

Num carro com 240cv e que faça 6500 rpm (pensando em motores desportivos), por volta das 4500 rpm já temos o motor na zona dourada - algo que não acontece no S2000.

Só que essas 4500 rpm são (+-) 70% da rotação que esse motor faz, enquanto os mesmos 70% no S2000 são 6300 rpm, e às 6300 rpm já o S está também a entrar na zona dourada.

Na prática esta correcção é sempre feita em condução, porque mesmo na última mudança o S vai sempre com muito mais rotação (à mesma velocidade) do que o motor que só faz 6500 rpm, logo essa acaba por ser uma questão pouco pertinente no dia-a-dia - excepto em termos de ruído.

exacto!
algo que me recordo muito bem e que as pessoas não têm muito bem noção é que no teste que fizemos aqui no fórum, em 3ª dos 40-120 o S fazia o mesmo tempo que um A3 TDI 130 cvs[;)]

isto é a elasticidade está presente e sem disprimor bem pelo contrário ter 140 cvs até às 5000 rpms já é bastante bom para a maioria das situações[;)]

Isso é tão subjectivo como o primeiro S2000 do Standvirtual que custa 36.000,00€ ou que é (não estou a ver) e encontram-se alguns por 18.000,00/20.000,00€ Por isso acho que também não podemos ir de todo por aí..

Contudo volto a dizer, que preferia um S2000 a um Z3M e bastante mais a um SLK.. No entanto acho que seja o único roadster do mundo incomparável, pelo mesmo preço encontram-se opções também muito interessantes.

Nem referimos o RX-8 que é uma coisa muito parecida, esse é o único desportivo que preferia ao S2000 dentro da mesma ordem de preços.
O MX-5 não está ao nivel do S2000 pelo menos para mim..

Os S's que referes a 35000 euros têm 1 ou 2 anos, com menos de 40000 kms, o que estou em vista é de 2001, 84000 kms e 2 registos, mas bem melhor é o historial que conheço a pente fino, apenas está perto de chegar aos 100000 o que implica pensar em mudar a correia de distribuição, mas de resto está muito bom![;)]

Curiosamente também adoro o RX-8, mas o facto de ser descapotável faz do S mais apetecível.

Que tipo de estradas fazes?

neste momento faço 15 kms diários, em estradas secundárias, no máximo posso passar a curto prazo a fazer 25 kms diários sempre em Lisboa.

mas acabo sempre por fazer uns 15000 kms por ano[:D]
adoro conduzir e gastar gasolina é o meu vício!
tenho poucos vícios além deste. vai ser o meu brinquedo[:D]

a média pela qual me vou guiar é de cerca de 10 litros até porque mais de 5 pessoas já me dizeram que é esse o consumo que fazem normalmente.

Uma condução com menos disciplina (digamos que a fazer metade do que o Filipe fazia com o I-VT ), atira certamente os consumos bem "lá para cima". (isto sem qualquer sentido negativo, atenção).

não sei o que queres dizer com isso[:p][:D]

até tenho andado bem devagar nos ultimos tempos!

xiii o teu S ainda está na rodagem!!![:)]

Sim, exacto...

Peço desculpa pela imperfeição... [:p] [;)]

Será porque visa sim fazer mais rpm's (ou favorecer o funcionamento ai, se calhar assim é que está bem) e então, como consequência, conseguir potências mais elevadas lá em cima prejudicando o binário em baixas?

Isto de se falar quando ainda não se está a aprender a sério... [:D] [;)]
Não tens de pedir desculpa, eu não sou nenhum mestre no assunto mas posso tentar dar uma ideia e se alguém achar que me deva corrigir força nisso. [;)]

O termo binário aplica-se nos motores porque o objectivo é fazer girar a cambota. Num motor com um curso maior o pistão vai fazer uma viagem maior a cada explosão, transmitindo a tal força à cambota. Se por sua vez um motor tiver a mesma cilindrada e um diâmetro maior nos pistões quer também dizer que o curso é mais pequeno portanto vai ser tendencialmente mais rotativo pois a "viagem" que os pistões fazem é mais pequena.

Quanto à pergunta o binário não quer dizer que fique prejudicado em baixas, estes motores até costumam ter uma curva de binário relativamente linear.
O que se passa é que para fazer potência só existe dois caminhos, o da rotação ou do binário. Neste caso do S tira-se partido da capacidade de fazer rotação para produzir potência, é um caminho muito explorado pelos motores Honda devido ao conhecimento que a marca adquiriu na construção de motociclos (que não necessitam de binário fruto do baixo peso).

No entanto os 240cv do S só são possíveis devido a um conjunto de características do motor que não só o diametro e curso. As 16v também ajudam o motor a respirar melhor em altas (e pior em baixas), o uso do vtec torna o motor dócil em baixas. Repara que é simples fazer um motor com os cv/litro do S2000 sem vtec, no entanto um motor destes tem obrigatoriamente de levar uma arvore de cames muito agressiva o que em baixas deixa o carro inutilizável (repara no relanti dos carros de competição), o vtec simplesmente faz com que em baixas utilize um comando de válvulas adequado e em altas outro, conseguindo o melhor de dois mundos tornando o motor dócil o suficiente para que possa ser utilizado no dia a dia.

Um motor rotativo não quer dizer que tenha pouco binário no entanto se comparares os 240 cv de um motor menos rotativo ao do S é claro que o Honda vai ter menos binário, são simplesmente caminho diferentes de chegar ao mesmo fim. Há quem goste, e há quem não goste.

Não tens de pedir desculpa, eu não sou nenhum mestre no assunto mas posso tentar dar uma ideia e se alguém achar que me deva corrigir força nisso. [;)]

O termo binário aplica-se nos motores porque o objectivo é fazer girar a cambota. Num motor com um curso maior o pistão vai fazer uma viagem maior a cada explosão, transmitindo a tal força à cambota. Se por sua vez um motor tiver a mesma cilindrada e um diâmetro maior nos pistões quer também dizer que o curso é mais pequeno portanto vai ser tendencialmente mais rotativo pois a "viagem" que os pistões fazem é mais pequena.

Quanto à pergunta o binário não quer dizer que fique prejudicado em baixas, estes motores até costumam ter uma curva de binário relativamente linear.
O que se passa é que para fazer potência só existe dois caminhos, o da rotação ou do binário. Neste caso do S tira-se partido da capacidade de fazer rotação para produzir potência, é um caminho muito explorado pelos motores Honda devido ao conhecimento que a marca adquiriu na construção de motociclos (que não necessitam de binário fruto do baixo peso).

No entanto os 240cv do S só são possíveis devido a um conjunto de características do motor que não só o diametro e curso. As 16v também ajudam o motor a respirar melhor em altas (e pior em baixas), o uso do vtec torna o motor dócil em baixas. Repara que é simples fazer um motor com os cv/litro do S2000 sem vtec, no entanto um motor destes tem obrigatoriamente de levar uma arvore de cames muito agressiva o que em baixas deixa o carro inutilizável (repara no relanti dos carros de competição), o vtec simplesmente faz com que em baixas utilize um comando de válvulas adequado e em altas outro, conseguindo o melhor de dois mundos tornando o motor dócil o suficiente para que possa ser utilizado no dia a dia.

Um motor rotativo não quer dizer que tenha pouco binário no entanto se comparares os 240 cv de um motor menos rotativo ao do S é claro que o Honda vai ter menos binário, são simplesmente caminho diferentes de chegar ao mesmo fim. Há quem goste, e há quem não goste.

Grande texto Fernando, como de costume[;)]

quero apenas dizer que para este sonho se concretizar ainda estou dependente de 1 ou 2 factores, factores esses que não dependem de mim[;)]

mas que vou fazer tudo para concretizar esse sonho, isso vou!

até tenho um plano com despesas previstas e tudo para mais de 5 anos![:D]

Um motor rotativo não quer dizer que tenha pouco binário no entanto se comparares os 240 cv de um motor menos rotativo ao do S é claro que o Honda vai ter menos binário, são simplesmente caminho diferentes de chegar ao mesmo fim. Há quem goste, e há quem não goste
.

Excelente explicação. apr:)

A titulo de curiosidade na competição os RS 1800 de 75 (que eram 2.0 no caso dos mais desenvolvidos) chegavam a ter mais de 260 cv.

Provavelmente eram intragáveis a baixas rpms, mas não deixa de ser um número impressionante para um carro de há 35 anos. [;)]

Que dizer... excelente [;)]

Ps: Esse S2000 com menos de 30 mil km's... [br:)]

exacto!
algo que me recordo muito bem e que as pessoas não têm muito bem noção é que no teste que fizemos aqui no fórum, em 3ª dos 40-120 o S fazia o mesmo tempo que um A3 TDI 130 cvs[;)]

isto é a elasticidade está presente e sem disprimor bem pelo contrário ter 140 cvs até às 5000 rpms já é bastante bom para a maioria das situações[;)]

Os S's que referes a 35000 euros têm 1 ou 2 anos, com menos de 40000 kms, o que estou em vista é de 2001, 84000 kms e 2 registos, mas bem melhor é o historial que conheço a pente fino, apenas está perto de chegar aos 100000 o que implica pensar em mudar a correia de distribuição, mas de resto está muito bom![;)]

Curiosamente também adoro o RX-8, mas o facto de ser descapotável faz do S mais apetecível.

neste momento faço 15 kms diários, em estradas secundárias, no máximo posso passar a curto prazo a fazer 25 kms diários sempre em Lisboa.

mas acabo sempre por fazer uns 15000 kms por ano[:D]
adoro conduzir e gastar gasolina é o meu vício!
tenho poucos vícios além deste. vai ser o meu brinquedo[:D]

a média pela qual me vou guiar é de cerca de 10 litros até porque mais de 5 pessoas já me dizeram que é esse o consumo que fazem normalmente.

É para beber 98 xpto? Não sei se o carro pode levar 95 e 98...se levar, evita alternar para não estar o "knock sensor" a entrar em acção demasiadas vezes e com os efeitos negativos a médio/longo prazo para o motor.
Nota que nos 15kms diários não chegas a aquecer o motor devidamente...com os 25 já aquece...ainda assim, não será fácil para tão poucos kms conseguir a melhor eficiência no consumo...mas partilho a tua visão "do vício"...é o teu vício, o teu brinquedo e assim sendo, é natural que seja aí que gastes uns euros. Eu gostei muito do S2000 do RCA33 (e está num estado muito bom mesmo)...já tinha um fraquinho pelo carro, a começar pela estética...passei a gostar ainda mais.

Última edição:
Voltar
Superior