Agora não faz falta nenhuma, mas temos de reconhecer que foi graças a ela ter entrado no mercado dos smartphones que as coisas começaram a evoluir ...
Concorrência!
Claro, agora é lixo, e o meu próximo telefone será da Samsung.
E estes, não controlam o que temos no telefone?
Não nego que a Huawei durante algum tempo trouxe inovações que mexeram com o mercado e obrigaram as outras marcas a acelerar o passo. Eu próprio tive em casa um Huawei Nova 5T, comprado a preços de absoluto saldo no pico do furacão das sanções e duvido que alguma vez na vida volte a comprar um telefone tão bom por 225€, aliás, neste momento continua a ser usado pela minha mãe que o "herdou" depois de em casa termos substituído esse terminal.
Mas esta inovação acelerada, com uma estratégia de tentarem ter algum domínio do mercado de forma muito rápida e sem olharem a custos, vinha com um preço demasiado alto para o mundo ocidental para que fosse um bom negócio no longo prazo.
Penso que mesmo para quem tinha dúvidas e eu tinha algumas na altura, a forma como a guerra na Ucrânia se está a desenrolar e a forma como as ditaduras usam as dependências do ocidente sem qualquer tipo de escrúpulos, deve ser o suficiente para demostrar porque a relação com a China e com empresas chinesas, ou de outras ditaduras potencialmente inimigas do ocidente, em especial em sectores estratégicos, deve ser tratada com extremo cuidado.
Quanto à pergunta que fazes, como é óbvio, a Google através do Google Photos, ou a Apple pelo iCloud, etc, poderiam remotamente apagar videos e fotos do nosso telefone. Classificar as imagens ou vídeos por tema, local, data, também é a coisa mais fácil do mundo. Tal como aparentemente a Huawei fez a vídeos dos protestos na China. A diferença é que as democracias têm quadros legais, como é o caso do famoso RGPD, que tornam isso absolutamente ilegal e inadmissível, as ditaduras como a China, têm quadros legais que tornam isso obrigatório, pois condenam as empresas que não seguirem as orientações do partido do poder ou do exército.