citação:Originalmente colocada por "jose"
caro Carlos Silva,agora tava aqui a pensar o motor D4D terá intercooler? cumprimentos
O D-4D tem intercooler mas é por cima da cabeça do motor, local complicado de adaptar no meu 3.0 TD, depois de me ter informado melhor confirmei que a Aruncauto, Pombal, é mesmo o melhor local para fazer o "acrescento" de um intercooler, pode não ser o mais barato mas não há dinheiro que pague uma adaptação bem feita por quem sabe e ainda por cima com Garantia!
Na Aruncauto há 2 tipos de intercooler, ar-ar ou ar-água, o 2º dá mais rendimento, é mais caro, necessita de mais material e mais trabalho de montagem, bomba de água e afins, no entanto parece-me a melhor escolha mas requer atenção no uso para evitar problemas com a bomba de água, o ar-ar é de funcionamento mais simples e por isso menos avesso a avarias, tem menor rendimento, enfim, é uma questão de opção mas ainda não decidi qual vou comprar, para já na próxima semana vou aumentar a pressão do Turbo e o carro deve andar à volta, com este aumento, dos 160/170 cavalos, já a contar com os 30 adicionais da centralina, com o intercooler terá mais 15/20 cavalos, no final conto ter uma potência da ordem dos 180/190 cavalos, daqui a uns meses, depois do devido teste em banco de potência fiável, digo com quantos cavalos ficou a meu "bombardeiro"!
P.S - De realçar que em conjunto com isto vou montar novos amortecedores e talvez molas para limitar o adornar da carroceria em curva, algo acentuada com o conjunto mola/amortecedor de série, os escolhidos serão uns OME ou Bilstein, não vou mexer nos travões, excelentes de série, vou é ter ainda mais cuidado com o Turbo, aquecimento e arrefecimento obrigatórios, no entanto não espero problemas!