Intercooler para KZJ95!

citação:Originalmente colocada por CarlosSilva

No meu 95 já lhe coloquei uma centralina, são mais 25 a 30 cavalos, estou a ponderar colocar um intercooler e aumentar ligeiramente a pressão do Turbo, dos 0.5 actuais para os 0.9, limite de corte da injecção, em competição andam com 1.5 bar sem problemas!

Posteriormente vou mudar amortecedores e molas, OME ou Bilstein e depois disso é só gozar o bicho!

E como ficou ele com a centralina? Não perdeu caracteristas Todo Terreno, como potencia me baixas rotações?

Ficou bastante melhor, com mais binário e mais cedo, a uma velocidade constante, 120/140, e em cidade acaba por gastar um pouco menos, abusando gasta mais, não há milagres, no entanto ficou com mais "força" e nota-se bastante na condução em estrada, ultrapassagens principalmente!

Estou satisfeito, espero mais melhorias com as outras alterações, nomeadamente nas acelerações e no comportamento em curva!

Com os bilstein o carro fica da noite pro dia a curvar seja em estrada ou em TT..

Já agora, qt custou a centralina se me permitas perguntar?

Obg

boas
tive oprtunidade de ler aqui alguns comentários ,já vi que há por aqui muito boa gente que sabe estar no todo terreno com bom espirito ,uns encontros bem porreiros,se me permitirem faço conta de ficar...
ainda não me habituei bem ao funcionamento do forum tava ai com 2 duvidas ,como é que cito texto,quando tento juntar uma foto abre uma janela que diz ( tem que estar ligado),se alguem puder dar uma dica agradeço.
durante a semana tou em lisboa ,fins de semana sempre em tomar por onde costumo dar umas voltas,cumprimentos

caro Rui Cruz
esse motor é 6 cilindros? tem intercooler? como é que se porta,gosto muito do Hdj80,aquele motor com as 24 valvulas tambem sairam no 80 ou só no 100.

caro senhor VX
o meu irmão tem um Kzj70,já tinha dado um avanço na bomba ,turbo nada depois já andava ai a pensar num intercooler ,passou pelo Amandio e ele falou que havia lá uma outra afinação na bomba que normalmente era desconhecida ,sacou lá do espelho daqueles tipo dentista e deu um jeito nem sei bem onde ,o meu irmão depois falou que o carro estava outro mas ainda não tive a oportunidade de ver bem.acho que o chip possa dar um desempenho melhor ou parecido ao Kzj90,a nivel de fiabilidade visto esse motor ter a cabeça em ferro superior á de aluminio do 70 não deveras ter problemas e os consumos não vão aumentar até porque a passagem de mudanças será feita a uma rotação bem mais baixa ,cumprimentos
tenho um pajero 2.8 e teria muito gosto em alinhar com a malta

citação:Originalmente colocada por "jose"
tava ai com 2 duvidas ,como é que cito texto,quando tento juntar uma foto abre uma janela que diz ( tem que estar ligado),se alguem puder dar uma dica agradeço.
ó josé nem parece teu, isso são 2 duvidas muito simples de tirar(acho eu) [:p]
ñ consegues pôr imagens pq ñ estás Logado...e para citares tens de ir á resposta q queres citar e carregar onde diz se ñ me engano responder com citação, outra coisa para pôr imagens neste forum é muito facil pq ñ precisas de alojar a foto basta ir a inserir ficheiro de imagem... olha toma lá uma...[^]

Download Attachment: defender_27_.jpg
36.11KB

Um grande abraço espero ter ajudado ;)

boas
obrigado boemia
continuo sem conseguir ,tava ai a ver que o HTML não está activado nem sei o que é isto mas...aqui á tempos tambem queria por um cartaz na net e nada não reconhecia não sei o que,talvez um martelo dê jeito,cumprimentos

quando tiveres um bocado de tempo diz qq coisa para ver se conseguimos pôr isso a bombar nem q seja lá em Vila Nova. [^]

Um grande abraço...

Boas
Sejam benvindos!!

Para fazeres um quote ou citação tens um pequeno "botão" com a imagem de uma folha com uma seta verde, basta carregares ai que ele abre logo a janela de mensagens ja com o texto a citar!
Normalmente so se consegue fazer "responder" ao post sem se estar logado, se inserires a pass e user no ecra onde se esta a esccrever o texto, todas as outras funções como adicionar ficheiros tem que se estar logado, por imagens atraves do seu link tambem da para ser feito sem se estar logado tal como links e mails!!
Espero ter ajudado

@braços

boas
realmente andava mesmo cego,obrigado a todos,ó boemia tambem andas aqui e o BJ tá a bombar ,temos que dar umas voltas com este pessoal parece malta porreira.
a ver se é agora que consigo mandar uma foto

Download Attachment: Img037.jpg
32.46KB

desculpem sei que isto não tem nada a ver com este topico mas quandoum gajo é nabo é o que dá
cumprimentos

Bom, agora que te apresentas-te a ti a o teu pajero, que aproveito para dizer ke ta com um ar possante, seja bem vindo!!! :)

Vou ter de ir ao Amandio um dia destes então, a ver o ke le diz.... N sou grande fã de mexidas mecanicas e ate acho ke o meu 90 tem uma relação cv/binario fixe, mas um gajo ker sempre um bocadiho mais... :)

A ver se te alistas no proximo passeio. Tenho a impressão ke vai ser mais pro norte.... :)

citação:caro Rui Cruz
esse motor é 6 cilindros? tem intercooler? como é que se porta,gosto muito do Hdj80,aquele motor com as 24 valvulas tambem sairam no 80 ou só no 100.

O do 80 do Rui é um 4.2 6 cilindros com turbo e 12 valvulas sem intercooler, e tem 165 cv salvo erro. O de 24 valvulas tb saiu no 80 apesar de ser raro ver esse modelo, mas foi sem intercooler. Eu so conheço um destes.....
Com intercooler de origem e 204 cv salvo erro so no 100.

citação:Originalmente colocada por "jose"

caro Carlos Silva,agora tava aqui a pensar o motor D4D terá intercooler? cumprimentos

O D-4D tem intercooler mas é por cima da cabeça do motor, local complicado de adaptar no meu 3.0 TD, depois de me ter informado melhor confirmei que a Aruncauto, Pombal, é mesmo o melhor local para fazer o "acrescento" de um intercooler, pode não ser o mais barato mas não há dinheiro que pague uma adaptação bem feita por quem sabe e ainda por cima com Garantia!

Na Aruncauto há 2 tipos de intercooler, ar-ar ou ar-água, o 2º dá mais rendimento, é mais caro, necessita de mais material e mais trabalho de montagem, bomba de água e afins, no entanto parece-me a melhor escolha mas requer atenção no uso para evitar problemas com a bomba de água, o ar-ar é de funcionamento mais simples e por isso menos avesso a avarias, tem menor rendimento, enfim, é uma questão de opção mas ainda não decidi qual vou comprar, para já na próxima semana vou aumentar a pressão do Turbo e o carro deve andar à volta, com este aumento, dos 160/170 cavalos, já a contar com os 30 adicionais da centralina, com o intercooler terá mais 15/20 cavalos, no final conto ter uma potência da ordem dos 180/190 cavalos, daqui a uns meses, depois do devido teste em banco de potência fiável, digo com quantos cavalos ficou a meu "bombardeiro"!:)

P.S - De realçar que em conjunto com isto vou montar novos amortecedores e talvez molas para limitar o adornar da carroceria em curva, algo acentuada com o conjunto mola/amortecedor de série, os escolhidos serão uns OME ou Bilstein, não vou mexer nos travões, excelentes de série, vou é ter ainda mais cuidado com o Turbo, aquecimento e arrefecimento obrigatórios, no entanto não espero problemas!

caro Carlos Silva,tou a ver que temos acelera ,hehehe
se o carro é para tt de velocidade os amortecedores bilstein serão os mais aconselhados,para os obstaculos os OME tem um comportamento melhor então se aumentar o curso...
tava aqui com mais uma duvida o chip de potencia que tens montado onde é que vai buscar os cavalos extra?não aumenta a pressao do turbo
cumprimentos

É uma centralina adicional ligada ao ECU principal, é apenas electrónica, mudar a pressão do Turbo é outra questão que estou a pensar fazer nos próximos tempos, mais tarde vem o intercooler, tem que ser por partes!

Estou muito inclinado para os Bilstein mas ainda não decidi!

Por acaso já fui acelera, mas comprei um carro grande e relativamente lento para não me meter em trabalhos novamente, os tempos que correm são propícios para um gajo se lixar e preciso da carta de condução, no entanto isso não me impede de ter um carro com quase 3 toneladas mas com um comportamento "nervoso", o bichinho continua cá, quando desperta vou acelerar para uma estrada de terra batida ou algo do género!

caro Carlos Silva quando disse acho que temos um acelera foi no sentido de uma pessoa que gosta de tt de velocidade ,nunca no intuito de o considerar perigoso,até porque a meu ver um carro com uma boa resposta ao acelarador é muito mais seguro,para o tipo de utilização que vai dar ao carro os amortecedores bilstein serão os mais indicados pois são mais duros,estaveis e tem maior resistencia para esse tipo de condução os OME são muito bons mas muito mais macios o que vai fazer o carro adornar, mas contornam melhor as irregularidades do terreno ,quer dizer que o chip apenas aumenta o debito de gasol e a abertura do turbo a rotações mais baixas ,para aumentar a pressao é mecanico certo?cumprimentos

Entendidos em relação ao "acelera"!! eheheh!!

A centralina adicional acho que nem chega a mexer com a abertura do Turbo, deve ser só mesmo com o fluxo da bomba injectora (o motor do meu carro não é common-rail mas também não é bomba injectora normal, é de bomba injectora mas esta é controlada electronicamente, daí a injecção indirecta, daí também a possibilidade de lhe alterar os parãmetros de injecção, que deve ser o caso da centralina que coloquei), para alterar a pressão do Turbo é uma peça que se coloca, se não estou em erro (apartir de agora vou falar de ouvido sem conhecimento), na admissão e tem algo a ver com a válvula "wastegate", no entanto vou saber pormenores em breve, já encomendei a dita peça e quem a vai montar explica-me o seu funcionamento, depois escrevo cá as melhorias na resposta e a parte técnica da "coisa"!

Back