Intercooler para KZJ95!

Parabéns Kuriozu, tens aí uma bela máquina, curiosamente é igualzinho ao meu (KZJ95 de 99) e quantos aos Km´s não te preocupes, isso é carro para fazer muitos mais!

Em relação às modificações que vou fazer está tudo agora em fase de decisão, Intercooler em principio vem da Austrália (www.ARE.com.au), Escape completo virá ou da Austrália ou da Holanda, tudo material testado e aprovado por conhecedores e já instalado em viaturas com muitos Km´s, quando tiver o trabalho feito ou parte dele posto cá as fotos!

Mais tarde será trabalhado ao nível da suspenção mas isso fica para 2ªs núpcias que o guito não dá para tudo!

citação:Originalmente colocada por CarlosSilva

Parabéns Kuriozu, tens aí uma bela máquina, curiosamente é igualzinho ao meu (KZJ95 de 99) e quantos aos Km´s não te preocupes, isso é carro para fazer muitos mais!

Em relação às modificações que vou fazer está tudo agora em fase de decisão, Intercooler em principio vem da Austrália (www.ARE.com.au), Escape completo virá ou da Austrália ou da Holanda, tudo material testado e aprovado por conhecedores e já instalado em viaturas com muitos Km´s, quando tiver o trabalho feito ou parte dele posto cá as fotos!

Mais tarde será trabalhado ao nível da suspenção mas isso fica para 2ªs núpcias que o guito não dá para tudo!

[^]vai dando noticias ,e claro um relatorio detalhado de todo o processo,tava a ver no site uns a agua...

Boas, eu tenho um Toyota 4 runner 3.0 TD com um intercooler ar/ar instalado á frente do radiador de ar condicionado. Posso dizer que o comportamento do motor não tem nada a ver com o de origem. Tem umas prestaçoes muito melhores para alem de ajudar no arrefecimento do turbo. Já dei tb um toque no turbo ( 0.8 ) e na bomba. Se estao indecisos e tem possibilidades não esperem mais pq a diferença é brutal.

citação:Originalmente colocada por 4 runner

Boas, eu tenho um Toyota 4 runner 3.0 TD com um intercooler ar/ar instalado á frente do radiador de ar condicionado. Posso dizer que o comportamento do motor não tem nada a ver com o de origem. Tem umas prestaçoes muito melhores para alem de ajudar no arrefecimento do turbo. Já dei tb um toque no turbo ( 0.8 ) e na bomba. Se estao indecisos e tem possibilidades não esperem mais pq a diferença é brutal.

bem vindo,
esse motor é o mesmo do kzj70,que intercooler foi montado

o ar vem do turbo,passa pelo intercooler é arrefecido e depois
vai para o motor,até acho que a temperatura do motor vai aumentar?

Bem vindo!!!!

citação:Originalmente colocada por Pedro Simões

bem vindo,

Tambem ja ouvi falar dos motores começarem a aquecer depois de levarem uns "toques", mas penso que isso seja principalmente devido ao aumento das pressões do turbo, outro motivo é a montagem dos ICs ser feita em frente ao radiador! penso eu de que... [8)]

@braços

A montagem à frente do radiador foi-me sempre desaconselhada, também costumam ser montados naquele espaço que existe entre a caixa do filtro de ar e a grelha frontal, também me foi desaconselhado, o ideal é em cima da cabeça do motor, como podem ver no site da ARE (tem lá um projecto num motor idêntico mas numa Hilux), há várias soluções e admito que tenham todas as suas vantagens, a grande vantagem dos intercoolers ar/ar é que têm uma manutenção muito reduzida e avariam muito menos, os ar/água costumam dar problemas com a bomba a quem não tem cuidado com o nível de água, são contudo mais performantes do que os ar/ar e são também mais caros, enfim, é uma questão de opção!

Em termos de fiabilidade, se for uma coisa bem feita, não há problemas, o motor foi projectado para ter intercooler e foi vendido assim em muitos países, é certo que vinha com intercooler ar/ar mas aqui a diferença é só na performance para o intercooler ar/água, aumentar pressão do Turbo e aumentar o débito da bomba de gasóleo também não dá problemas, pelo menos os que eu conheço nunca tiveram problemas relacionados com estas alterações e fizeram/fazem muitas centenas de milhar de Km´s, alguns já acima dos 400.000 Km´s sem problemas, obviamente que isto fica tudo condicionado à forma como se conduz o carro e aos cuidados que se tem!

Em relação ao escape, a modificação que me foi proposta é total, muda tudo desde o Turbo até ao tubo de saída da última panela, na prática o que se faz é aumentar em algumas polegadas o diâmetro do tubo em toda a sua extensão, modificando também as panelas, o problema desta modificação é que aumenta muito a temperatura dos gases de escape e apartir de um certo limite desaconselha-se puxar pelo "bicho", para saber esse limite é necessário montar um mostrador de temperatura da VDO (catálogo marítimo) ou outra marca qualquer, faz-se um furinho no tubo à saída do turbo, coloca-se o parafuso e lê-se a temperatura no mostrador no interior da temperatura, não me perguntem o limite porque não decorei mas para chegar a essas temperaturas é necessário andar a fundo durante muito tempo, tipo pé a fundo em auto-estrada durante muito tempo, basta ter cuidado mas não me estou a ver a 200 km/h daqui até Lisboa, não ganhava para o gasóleo e não foi para isso que comprei uma viatura de 2750 kg com capacidade TT!:)

Bem-vindo ao fórum. ;)

Bem vindo ao forum e obrigado pelo teu contributo! :)

Um dia destes tb vou meter um IC no meu..... Apesar de achar ke o 90 tem motor ke chega e sobra para o ke eu pretendo dele....

Se fossem mais baratos ja la morava um....

Ah e verdade, bem vido 4 runner!

INTERCOOLER no T2 Tdi

2005714111729_ave.JPG

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

Qual o orçamento previsto para a adição do intercooler?
Sempre foi uma ideia que tive para o HDJ80. ;)

O preço do material deve andar à roda dos 1500 Euros, valor idêntico pedido na Aruncauto, o problema do ARE é que custa mais ou menos isso mas colocá-lo cá em Portugal deve ser bastante caro, quem me o aconselhou está a ver se, pedindo em quantidade, consegue baixar o valor e está a ver se consegue trazer o material da Austrália de uma forma mais "económica"!

bem vindo,

Olá Pedro, o motor da 4 runner é um KZN 130 que é muito identico ao KZT, alias ainda nao percebi qual a diferença. Em relaçao ao intercooler este nao vai aumentar a temperatura do motor, pelo contrario vai até arrefecer, todos os motores que levam toques na bomba e no turbo deveriam ser restruturados uma vez que a temperatura vai ser mais elevada e entao é ai que o intercooler entra. Além de fazer com que a temperatura nao seja tao elevada ainda vai dar mais potencia ao motor pq o ar que sai do turbo é arrefecido e entra mais fresco dentro do motor.

Oi José, tenho um amigo que tem um HDJ 80 e montou um kit de intercooler proprio para este carro, e ficou simplesmente um espetaculo. O carro já é bom entao com o intercooler....ficou brutal.

"jose", e fazem a mesma operação nos HDJ80? E instalam ar condicionado também?

Olá Pedro, o motor da 4 runner é um KZN 130 que é muito identico ao KZT, alias ainda nao percebi qual a diferença. Em relaçao ao intercooler este nao vai aumentar a temperatura do motor, pelo contrario vai até arrefecer, todos os motores que levam toques na bomba e no turbo deveriam ser restruturados uma vez que a temperatura vai ser mais elevada e entao é ai que o intercooler entra. Além de fazer com que a temperatura nao seja tao elevada ainda vai dar mais potencia ao motor pq o ar que sai do turbo é arrefecido e entra mais fresco dentro do motor.

pois mas o ar ao entrar mais fresco dentro do motor vai ocupar menos espaço e permitir uma mistura mais rica e explosiva ,sendo a explosão maior ,maior a temperatura?

que intercooler foi montado no 4runner?

não gosto muito de ver entradas de ar no capo,na frente do carro não funciona bem?

pois mas o ar ao entrar mais fresco dentro do motor vai ocupar menos espaço e permitir uma mistura mais rica e explosiva ,sendo a explosão maior ,maior a temperatura?

que intercooler foi montado no 4runner?

não gosto muito de ver entradas de ar no capo,na frente do carro não funciona bem?

Eu acho que na frente funciona bem, só que nao pode tapar o radiador, só um cadinho.

Os LR tem quase todos á frente do radiator, apanha muito mais ar.

Oi José, tenho um amigo que tem um HDJ 80 e montou um kit de intercooler proprio para este carro, e ficou simplesmente um espetaculo. O carro já é bom entao com o intercooler....ficou brutal.

"jose", e fazem a mesma operação nos HDJ80? E instalam ar condicionado também?

Onde foi feita a aplicação no HDJ80?

Back