Le Mans 2015

Parabéns à Porscheta por ganharem a corrida, preferia que fosse a Toyota ou a Nissan, mas estando os Japunas tipo anémicos (Toyota) e quase mortos (Nissan) sempre é melhor ganhar um carro com motor a gasolina que um com motor de tractor vitaminado......[:D]

E convenhamos que também já chegava de Audi não é verdade, desde 2000, ganharam 13 corridas, nem a F1 nos tempos do Shumacher na Ferrari era tão previsivel e aborrecida.....[:D]

Coitado do Lamy[8b], mas à falta de melhor foi mais um ano em que um carro Ferrari ganha algo em Le-Mans:

Desde 2008, a Ferrari já teve mais carros a ganhar em Le-Mans do que Campeonatos de F1..........[:D]
Também isto é só uma corrida e pelo menos corridas de F1 a Ferrari lá vai ganhando, pena não chegarem para os títulos [:D]

Mas há que afirmar algo que ninguém menciona, a corrida dos LMP1 e dos LMP2 foi uma seca descomunal nem por um instante tive real incerteza de quem ia ganhar em condições normais..............(Só havia o vislumbre de se começaram a partir peças nos Porschetas como no ano passado, mas afinal foi a Audi que teve mais problemas até.....)

A maior animação e emotividade esteve toda nos GTs, como tem sido mais hábito ultimamente..........

Devemos ter visto corridas diferentes. Durante uma boa parte da corrida tivemos os 3/4 primeiros na mesma volta, parecia uma corrida de sprint.

A Audi e a Porsche honraram a grande tradição que têm em Le Mans e mostraram quem manda. A Porsche parecia o irmão mais velho que farto de ver o puto mais novo a exibir-se ano após ano no seu quintal resolveu puxar dos galões e mostrar quem manda mas teve que suar! A Toyota foi aquele puto lá do bairro que até dá uns toques e tal mas mas nunca conseguiu verdadeiramente ir a jogo e parece que andaram numa corrida à parte, só deles, não se passava nada. E depois temos a Nissan que só podia ser aquele puto meio atrasado e que baba-se e que volta a meia decide descer a rua de bicicleta sentado ao contrário...

O que me deixou mesmo podre foi a desistência do Lamy. Nas últimas duas horas estava fora de casa e quando abro a app e aparece em destaque "Car 98 crashes and withdraw" fiquei podre.

Decididamente o WEC e em particular as 24H de Le Mans oferecem neste momento um nível de espectáculo e interesse com que a F1 neste momento só pode sonhar. As 24H então são mesmo uma coisa à parte.

Falaram aqui da Mazda, como sendo uma marca clássica de Le Mans, coisa que eu não

concordo, pois foi uma marca que só marcou uma presença, se não estou errado. Os

admiradores da marca vêm sempre com a desculpa que proibiram os motores rotativos,

o que deixou de ser verdade à luz dos regulamentos actuais. A Mazda não é, é maluca

para aparecer com um motor que dificilmente seria capaz de cumprir com as limitações de

injeção de combustível atuais.

Estás errado.

A Mazda correu em Le Mans pelo menos em 1990 e 1991.

A vitória da Mazda foi um pouco caida do céu, pois não eram os mais rápidos, nem de perto nem de longe.

Foram sim os mais fiáveis.

E tiveram mérito por isso, e por acreditarem no motor Wankel.

Decididamente o WEC e em particular as 24H de Le Mans oferecem neste momento um nível de espectáculo e interesse com que a F1 neste momento só pode sonhar. As 24H então são mesmo uma coisa à parte.

Também gosto muito.

Alguém sabe se a potência total destes carros se calcula somando a parte mecânica com a hibrida ? o 919 tem + 500 cv e 400 na parte hibrida, tem então mais de 900 cv ?

Também gosto muito.

Alguém sabe se a potência total destes carros se calcula somando a parte mecânica com a hibrida ? o 919 tem + 500 cv e 400 na parte hibrida, tem então mais de 900 cv ?

Sim podem rondar os 800CV/900CV, em certos casos pode chegar aos 1000CV

Sim podem rondar os 800CV/900CV, em certos casos pode chegar aos 1000CV

Penso que têm bem mais que isso... esses números são conservadores.

Ainda estou a ressacar da corrida do final de semana.

Ver os carros a serpentear nas curvas Porsche ... à noite.... dasse....

F1, mantêm te bem longe de Le Mans!!!

Penso que têm bem mais que isso... esses números são conservadores.

Ainda estou a ressacar da corrida do final de semana.

Ver os carros a serpentear nas curvas Porsche ... à noite.... dasse....

F1, mantêm te bem longe de Le Mans!!!

Sim são conservadores na base dos regulamentos actuais, a F1 também pode chegar aos numeros dos 1000CV, mas na base dos regulamentos(combustivel) fica-se pelos 850

A diferença é que nos LM não existe DRS para ajudar a ultrapassar[;)]

E quem acompanha a F1 como eu, sabe que na F1 não se espremem os carros ao máximo devido ao regulamento do combustivel, tornando assim as corridas algo secantes

PS: A nissan anunciava 1000CV no GTR LM, mas com hibrido a funcionar

Last edited:
Eh pá dizer que o WEC ou as 24 de Le Mans dão mais espectáculo automobilisto que a F1 é altamente discutível, que prefiram perder 24h de um ano a acompanhar uma corrida que na classe rainha nos últimos 15 anos em 13 ganhou sempre a mesma marca é lá convosco........[:D] eu cá gosto de tudo, mas tenho obviamente o bom senso de saber que a F1 é uma galáxia à parte, os melhores pilotos estão lá, e todos sonham em correr lá, o WEC é tipo um refugo de pilotos reformados da F1 ou que não vingaram em absoluto na F1, as marcas mais abonadas financeiramente olham para a F1 como o campeonato a investir se quiserem real notoriedade desportiva, a não ser a Porsheta ou a Audi que nunca fizeram um caracol na F1 com equipa oficial, mas são as rainhas de Le Mans.......por motivos financeiros até...........
Como tal preferem sempre as 24h.........

Ora o WEC é um campeonato com meia dúzia de provas, a classe que dá mais emotividade à coisa são os GTs, os LMP1 são 4 marcas ou 3, ou mesmo 1 [:D]

Mediaticamente obviamente que o WEC não gera tanto dinheiro ou atenção como a F1..........
Históricamente as 24 horas são uma prova com um enorme peso, mas as figuras mais mediáticas de todos os tempos fizeram foi história na F1......

Vão lá perguntar na rua se sabem o que fazia o Fangio, Fitipaldi, Senna, Prost, Shumacher, Alonso, Hamilton, Vettel, quase toda a gente sabe....

Pois perguntem quem era um Jacky Ickx.......muito pouca gente vai saber e foi provalvemente a maior figura de todos os tempos do Endurance e das 24h.......(Um grande ex-piloto de F1 que nunca conseguiu ser campeão[:D])

Lá que estejam chateados com o tio Bernie por andar a estrangular a modalidade e a limitar os custos, para a tornar mais apetecível aos tais construtores que não possuam arcabouço financeiro para lá andarem de forma regular, tudo bem........Mas não digam barbaridades, se me disserem que o campeonato de V8 Supercars é mais interessante e apelativo como espectáculo automobilistico que a F1 até percebo, agora o WEC?[:D]....God até o WTCC é mais emocionante que os LMP1......

Eu acompanho o WEC e para mim as 24 Horas deste ano foram a pior corrida do campeonato até agora, no que toca a emotividade........

Uma única corrida ou um campeonato de estafetas com meia dúzia de corridas mais emocionante que a F1?
Anda tudo maluquinho com o Marketing da Nissan, Porsche, Audi e Eurosport....

Ou então sejam razoáveis e digam que vocês pessoalmente preferem corridas de endurance ao resto, como o outro maluquinho da Eurosport [:D]

Gostos não se discutem, mas lá por gostarem mais da Euroliga ou da Liga Europa não quer dizer que sejam campeonatos melhores que a NBA ou que a Champions [:D]

A F1 ganha em tudo aos LMP1, menos numa coisa......inovação tecnológica, mas isso é pelo que está escrito no papel dos regulamentos........[;)]

Mas mesmo assim a F1 continua a ter os melhores pilotos, a maior relevância, o maior mediatismo, o maior peso histórico e os carros mais rápidos, apesar de tudo, ainda é a classe mais importande do mundo do desporto automóvel.....

Last edited:
Last edited:
Depois de ver esta corrida, para mim, as 24h Le Mans sobem mais uns degraus face à F1 actual, tanto em soluções técnicas como no interesse na corrida.
Para mim acima disto só o Rally Dakar (especialmente motos).

A F1 é secante não por a potência dos motores.

Uma corrida de carros não se resume à potência dos motores.

Embora os LMP1 são actualmente mais potentes que os F1 em pico de potência, não duvides disso.

Deixa o DRS bem longe das corridas de endurance. E os pneus Pirelli, e o Ecclestone e o Tilke...

Já agora , será oficial??

http://continental-circus.blogspot.pt/2015/06/a-comemoracao-da-volkswagen-em-le-mans.html

A bold, porque são os regulamentos que obrigam a isso, se "banissem" o tal regra do combustivel veria-mos corridas mais interessantes, eu ontem num resumo da WSR 3.5 vi umas ultrapassagens jeitosas e corrida interessante os homens não tinham medo de arriscar

Ora o WEC é um campeonato com meia dúzia de provas, a classe que dá mais emotividade à coisa são os GTs, os LMP1 são 4 marcas ou 3, ou mesmo 1 [:D]

Mediaticamente obviamente que o WEC ou as 24h não geram tanto dinheiro ou atenção como a F1..........
Históricamente as 24 horas são uma prova com um enorme peso, mas as figuras mais mediáticas de todos os tempos fizeram foi história na F1......

Vão lá perguntar na rua se sabem o que fazia o Fangio, Fitipaldi, Senna, Prost, Shumacher, Alonso, Hamilton, Vettel, quase toda a gente sabe....

Pois perguntem quem era um Jacky Ickx.......muito pouca gente vai saber e foi provalvemente a maior figura de todos os tempos do Endurance e das 24h.......(Um grande ex-piloto de F1 que nunca conseguiu ser campeão[:D])

Lá que estejam chateados com o tio Bernie por andar a estrangular a modalidade e a limitar os custos, para a tornar mais apetecível aos tais construtores que não possuam arcabouço financeiro para lá andarem de forma regular, tudo bem........Mas não digam barbaridades, se me disserem que o campeonato de V8 Supercars é mais interessante e apelativo como espectáculo automobilistico que a F1 até percebo, agora o WEC?
[:D]....God até o WTCC é mais emocionante que os LMP1......

Eu acompanho o WEC e para mim as 24 Horas deste ano foram a pior corrida do campeonato até agora, no que toca a emotividade........

Uma única corrida ou um campeonato de estafetas com meia dúzia de corridas mais emocionante que a F1?

Ou então sejam razoáveis e digam que vocês pessoalmente preferem corridas de endurance ao resto, como o outro maluquinho da Eurosport [:D]

Gostos não se discutem, mas lá por gostarem mais da Euroliga ou da Liga Europa não quer dizer que sejam campeonatos melhores que a NBA ou que a Champions [:D]

Lá está, mas afinal se a F1 é para os mais abastados de dinheiro porque razão andam a reduzir custos e não sei que. O Filipe se fizesse aquilo que fez atrás do Porsche se fizesse na F1 tinha logo uma mensagem rádio "Filipe, mais devagar, mais devagar, tens poupar combustivel, e o motor, não podemos dar ao luxo de perder 1"

Já para não mencionar que o WEC é onde junta todas as categorias numa só prova, coisa que a F1 não junta com a GP2 ou F2

A F1 são o topo para corridas de 2h e com as restriçôes regulamentares que têm e o mesmo para os LMP1 para corridas mais longas.

Numa volta a um circuito um F1 será mais rápido, em 200 ou 300 voltas será o LMP1.

Os LMP1 a fazerem as curvas porshe quase a 300 é qualquer coisa, os carros são mais giros e parecidos com os nossos.

Eh pá dizer que o WEC ou as 24 de Le Mans dão mais espectáculo automobilisto que a F1 é altamente discutível, que prefiram perder 24h de um ano a acompanhar uma corrida que na classe rainha nos últimos 15 anos em 13 ganhou sempre a mesma marca é lá convosco........[:D]

A corrida do fim de semana deu mais espectáculo que as temporadas de 2014 e 2015 de F1. Já a do ano passado foi bem boa.
Presentemente o WEC é superior à F1 em termos de espectáculo, hands down. Não são só os LMP1, tens mais 3 classes todas juntas ao mesmo tempo, já viste a molhada espectacular que isto gera?
Para além disso, não há cá DRS, e os carros fartam-se de se passar uns aos outros. E as ultrapassagens acontecem em curvas, onde é preciso ter as bolas no sítio.
Podia estar para aqui a verborrear ainda mais...

eu cá gosto de tudo, mas tenho obviamente o bom senso de saber que a F1 é uma galáxia à parte, os melhores pilotos estão lá,

Ainda bem que a F1 é uma galáxia à parte. Tão à parte que está completamente longe da realidade e obliterou completamente algumas coisas fundamentais, tipo o perigo e a herança histórica. Se continuar assim, que fique longe e bem longe de Le Mans

e todos sonham em correr lá, o WEC é tipo um refugo de pilotos reformados da F1 ou que não vingaram em absoluto na F1,

O Mark Webber foi para o WEC e é o mais lento dos 3. é caso para dizer que o Webber não vingou no WEC ? ... um passarinho contou-me que o Alonso queria fazer a corrida este ano.... Adicionalmente, não partilho de todo que temos os melhores pilotos na F1.

as marcas olham para a F1 como o campeonato a investir se quiserem real notoriedade desportiva,

....O que dizes não tem sentido algum. Tirando a Mercedes, diz-me um marca que esteja na F1 e seja mais poderosa que a... Toyota e/ou VW (Audi+Porsche), tipo os 2 maiores construtores mundiais?.. Que notoriedade pode ter a Renault por estar na F1? Vende na América? Vende na Asia?...

a não ser a Porsheta ou a Audi que nunca fizeram um caracol na F1

Informa-te melhor, a Porsche deu títulos mundiais ao Alan Prost e ao Niki Lauda.

com equipa oficial, mas são as rainhas de Le Mans.......por motivos financeiros até...........
Como tal preferem sempre as 24h.........

Sempre por motivos comerciais/estratégicos... Não duvides o dinheiro não seria problema para os 2 maiores construtores mundiais.

O que dá emotividade é andarem todos ao mesmo tempo, sempre colados uns nos outros, ou com essa possibilidade.

Mediaticamente obviamente que o WEC ou as 24h não geram tanto dinheiro ou atenção como a F1..........

Pois perguntem quem era um Jacky Ickx.......muito pouca gente vai saber e foi provalvemente a maior figura de todos os tempos do Endurance e das 24h.......(Um ex-piloto de F1 que nunca conseguiu ser campeão[:D])

Concordo contigo exepto nos 3 ultimos nomes da lista de pilotos de F1.... Daqui a uns anos vai à rua e pergunta quem foi o Vettel....

Lá que estejam chateados com o tio Bernie por andar a estrangular a modalidade e a limitar os custos, para a tornar mais apetecível aos tais construtores que não possuam arcabouço financeiro para lá andarem de forma regular, tudo bem........Mas não digam barbaridades, se me disserem que o campeonato de V8 Supercars é mais interessante e apelativo como espectáculo automobilistico que a F1 até percebo, agora o WEC?[:D]....God até o WTCC é mais emocionante que os LMP1......

Tens um ponto de vista perfeitamente aceitável, mas não concordo com ele. Acho que de um modo geral a corrida deste ano foi brutal, e mais brutal ainda quando comparada com o bocejo que é a F1 actualmente. E olha que eu já vi boas corridas de F1.
Só que não as vejo agora, e tenho pena, pois gostava de voltar a gostar de ver uma boa corrida de F1.

Claro que a F1 é muito maior que o WEC, mas o WEC é independente e tem uma identidade própria que neste momento, para mim, é a antítese da F1.

Só espero que não tentem agora matar o endurance, como fizeram no inicio dos 90 com o final do grupo C.

Last edited:
Onde isto já vai. Que interessa comparar ciclismo ao atletismo, matraquilhos ao xadrez?

As unicas coisas em comum são... pistas, rodas, motores e bons pilotos....mas isso o motociclismo tb tem por isso...não vale a pena discutir o sexo dos anjos.

Não me parece que as coisas tenham sido bem assim. Carros mais rápidos que os Porsche, resistentes, mas sofreram acidentes comprometedores. Isto é LeMans, faz parte, mas daí a dizer que foi uma tareia...[:D]
Tareia levou a Toyota.

Acho que viste uma corrida diferente, a AUDI levou mesmo tareia. Então no turno da noite em que o N. Tandy destroçou o todo poderoso Andre Lotterer deixou claro que os Audi não tinham andamento.

Um prova de resistência não se faz de voltas não rápida pontuais, faz-se acima de todo de regularidade.

A corrida do fim de semana deu mais espectáculo que as temporadas de 2014 e 2015 de F1. Já a do ano passado foi bem boa.
Presentemente o WEC é superior à F1 em termos de espectáculo, hands down. Não são só os LMP1, tens mais 3 classes todas juntas ao mesmo tempo, já viste a molhada espectacular que isto gera?
Para além disso, não há cá DRS, e os carros fartam-se de se passar uns aos outros. E as ultrapassagens acontecem em curvas, onde é preciso ter as bolas no sítio.
Podia estar para aqui a verborrear ainda mais...

Ainda bem que a F1 é uma galáxia à parte. Tão à parte que está completamente longe da realidade e obliterou completamente algumas coisas fundamentais, tipo o perigo e a herança histórica. Se continuar assim, que fique longe e bem longe de Le Mans

O Mark Webber foi para o WEC e é o mais lento dos 3. é caso para dizer que o Webber não vingou no WEC ? ... um passarinho contou-me que o Alonso queria fazer a corrida este ano.... Adicionalmente, não partilho de todo que temos os melhores pilotos na F1.

....O que dizes não tem sentido algum. Tirando a Mercedes, diz-me um marca que esteja na F1 e seja mais poderosa que a... Toyota e/ou VW (Audi+Porsche), tipo os 2 maiores construtores mundiais?.. Que notoriedade pode ter a Renault por estar na F1? Vende na América? Vende na Asia?...

Informa-te melhor, a Porsche deu títulos mundiais ao Alan Prost e ao Niki Lauda.

Sempre por motivos comerciais/estratégicos... Não duvides o dinheiro não seria problema para os 2 maiores construtores mundiais.

O que dá emotividade é andarem todos ao mesmo tempo, sempre colados uns nos outros, ou com essa possibilidade.

Concordo contigo exepto nos 3 ultimos nomes da lista de pilotos de F1.... Daqui a uns anos vai à rua e pergunta quem foi o Vettel....

Tens um ponto de vista perfeitamente aceitável, mas não concordo com ele. Acho que de um modo geral a corrida deste ano foi brutal, e mais brutal ainda quando comparada com o bocejo que é a F1 actualmente. E olha que eu já vi boas corridas de F1.
Só que não as vejo agora, e tenho pena, pois gostava de voltar a gostar de ver uma boa corrida de F1.

Claro que a F1 é muito maior que o WEC, mas o WEC é independente e tem uma identidade própria que neste momento, para mim, é a antítese da F1.

Só espero que não tentem agora matar o endurance, como fizeram no inicio dos 90 com o final do grupo C.

No que toca a pilotos não vou comentar mais, basta perceber que nos LMP1 estão miudos que jogavam playstation e pilotos que tiveram boas oportunidades na F1 e nunca vingaram e correm hoje em dia em carros carenados com tracção integral ou frontal e com controle de tracção..........[;)]..........muita coragem sem dúvida...........[;)]

Os LMP1 são tecnológicamente superiores aos F1 mas mesmo com maior potência, não aceleram nem travam tão rápido do que um F1 altamente castrado dos dias de hoje.....

O Webber teve o melhor carro de F1 durante anos e nunca conseguiu ser sequer 2º no campeonato, não admira que não seja dos mais rápidos[:D]

No caso do dinheiro para a Toyota foi problema, até porque desistiram da F1 depois de gastarem rios de dinheiro e terem tido o maior orçamento da F1 sem obter resultados........para onde foram depois?
Pois para o budget mais simpático e menos concorrencial campeonato dos LMP1.......

A verdade é que nos LMP1 gasta-se menos dinheiro e a concorrência é menor do que na F1 e a notoriedade é menor devido ao menor mediatismo do campeonato comparando com o campeonato do mundo de F1..........

Se a tua noção de de emotividade desportiva é uma marca numa prova em 15 anos ganhar 13 corridas mesmo sem as invenções do Bernie e andarem carros estupidamente mais lentos à molhada com mais rápidos então as 24h é mesmo a prova ideal para ti e o WEC um campeonato de sonho [:D]

Eu cá precisava de ver o WEC como um campeonato muito mediático, mais competitivo nos LMP1, com mais corridas por época, com mais marcas e com nomes mais sonantes para poder arriscar dizer que seria um campeonato com um maior interesse ou mais emotivo que a F1.......

Eu adoro as 24h e o WEC, mas cada coisa no seu lugar e não exageremos, o WEC tem provalvemente os carros de corrida tecnológicamente mais avançados do mundo e a prova mais mitíca de sempre, mas a F1 mesmo nesta versão castrada, continua a ser o maior campeonato de desporto automóvel do mundo, e no que toca a emotividade desportiva existem campeonatos bem melhores que WEC e F1 juntas[:D]

Já agora eu falei que a Porscheta nunca fez um caracol como equipa oficial na F1, esses campeonatos do Lauda e do Prost que mencionas, foram ganhos segundo sei por dois dos melhores pilotos da história da F1 e pela Mclaren com o MP4-2 que apesar da pouca potência do motor encomendado pela TAG à Porsche limparam 3 campeonatos .......Grande John Barnard :)

Last edited:
Os carros de F1 não tem controlo de tracção? Comparado com que o Ayrton Senna conduzia nesse sim tempos de ouro da F1 (agora é só meh...), hoje em dia, os F1 tão fáceis de domir como um carro na PS3...

A F1 tem perdido adeptos, tendo em conta que são 24h, LM tem mais adeptos a segurir a prova que F1. Para além de WEC ser uma prova menos política... Tem muito interesse uma prova que controlam o andamento dos pilotos... Realmente emotivo.

A lógica da Porsche não ter feito nada em F1 é a mesma da Ferrari não ter feito nada em Le Mans.

Enfim, conversas sem interesse.

A Porsche nunca ganhou campeonatos sozinha ou como marca oficial na F1[:D].
Os que ganhou foi com carros Mclaren e com dinheiro da TAG.......
A ferrari ganhou 9 edições de Le Mans como marca [:)]

E nos GT são dos carros que mais dominam nos ultimos anos....[:D]

BTW os F1 não possuem controle de tracção......
Uma coisa é a F1 estar numa fase um bocado má, outra é compararem em emotividade a maior corrida do mundo com 4 marcas oficiais e um dominador absoluto nos ultimos 15 anos com um campeonato de F1.....
Volto a repetir, para quem gosta de desporto automóvel existem corridas mais emotivas que a F1 ou Le Mans, mas não existe um campeonato mundial tão importante como a F1 e uma corrida tão mediática como Le Mans.....

Last edited:
Um prova de resistência não se faz de voltas não rápida pontuais, faz-se acima de todo de regularidade.

Certo. E? Alguém pôs isso em questão?
Tu é que falas numa tareia.
2 voltas de atraso, mais paragens nas boxes (estou à procura de uma confirmação sobre o tempo total que cada marca perdeu nas boxes, mas não encontro info completa), carro 8 envolvido em acidente, 7 com um furo e uma asa partida (duas paragens extra, em que numa perdeu cerca de 6/7 minutos, além de todo o tempo que se perde na chegada e saída)... Estamos a falar de cerca de 7 minutos de atraso para um e 11 min para outro.
Isto é uma tareia? Para mim é uma vitória clara, sem espinhas, mas falar em tareia, quando os Audi foram, provavelmente, mais rápidos em pista....

Last edited:
o pessoal confunde animação com prestigio.

uma qualquer corrida do BTCC é mais animada que a F1

mas estamos a comparar uma corrida de trofeu com um campeonato multimarcas.

Back