Lenha

Para o andar superior era o mais fácil. Era fazer um furo na laje no sitio dos radiadores para passar os tubos para o andar de cima.

A MrsX estava a falar em distribuição de ar quente por tubarias no tecto falso, não numa solução com radiadores. :)

ClioII....seja qual for a tua opção, faz a obra por uma vez. Mais vale esperar uma boa altura para ter as verbas necessárias e fazer bem do que fazer a remediar e depois andar sempre com remendos.

Olha que a ligação dos tubos do rcuperador á caldeira a gás não é nada do outro mundo e a tubagem é «fácil» de ser disfarçada. Precisas é de arranjar um bom técnico e honesto....[;)]

Há 3 semanas veio 1 tonelada de lenha de azinho.

100€ com transporte incluído.

Zona de Évora.

ClioII....seja qual for a tua opção, faz a obra por uma vez. Mais vale esperar uma boa altura para ter as verbas necessárias e fazer bem do que fazer a remediar e depois andar sempre com remendos.

Olha que a ligação dos tubos do rcuperador á caldeira a gás não é nada do outro mundo e a tubagem é «fácil» de ser disfarçada. Precisas é de arranjar um bom técnico e honesto....[;)]

Precisamente. Por vezes é melhor aguardar mais um pouco mas fazer as coisas com cabeça tronco e membros. No meu caso já tinha caldeira a gasóleo e aproveitei os radiadores. Tubagens, devido a um problema que tive optei por trocar os tubos multicamada por inox.

Eu pessoalmente preferi recuperador a água por lenha ao invés dos pellets por 3 razões:

Cerca de metade do preços do recuperador contra os pellets
Consigo lenha muito barata (cerca de 30€ a tonelada, meia verde, ao secar passa para seca de 50€), os pellets andam a cerca de 200€, penso. Atenção, que vem em canas, depois tenho 2 dias para andar a cortar e a enlotar tudo. [:D]
No recuperador, qualquer coisa que queime, serve para aquecer, nos pellets, apenas posso colocar pellets.

Os pellets tem a vantagem da limpeza e do conforto de utilização.

Em apartamentos, de longe o melhor sistema de aquecimento é usar o ar condicionado: é barato, consome pouco e é limpo. A lenha dá muito trabalho e suja muito...

Uma coisa que me esqueci de referir que para o ClioII não serve porque mora num apartamento mas para quem tenha onde armazenar compensa grandemente, comprem lenha verde e armazenem-na para os anos a seguir! Chega a custar menos de metade do preço da seca, tudo bem que se perde algum peso com a perca da humidade mas mesmo assim compensa...

bons preços. É pena ser no sul...

Mas parecem-me que são sem transporte (e sem impostos, mas pelo que percebo daqui, toda a gente compra/vende lenha sem impostos).

São preços com, geralmente, transporte incluido para o Distrito em quantias superiores a 1 ou 2 toneladas (varia de uns para os outros), e sim, sem IVA, neste negocio acho que se contam pelos dedos da mão aqueles que vendem com factura...

São preços com, geralmente, transporte incluido para o Distrito em quantias superiores a 1 ou 2 toneladas (varia de uns para os outros), e sim, sem IVA, neste negocio acho que se contam pelos dedos da mão aqueles que vendem com factura...

E ainda devem sobrar dedos![:D]

Pessoal, quando dizem que a queima das pelletes é 100% ecológica, será verdade? Só liberta mesmo CO2?
É que já vi em vários artigos publicitários isso escrito.

A quanto por tonelada? Com ou sem transporte incluído?

Sou eu que a trago quando passo pela zona, carro grande, bancos rebatidos e trago cerca de 500Kg até à Maia. Preço ronda os 100Euros/Ton, mais barato que o que eles aqui chamam de lenha.

sortudo que a compram. Sabado lá tem de ir Zé o lenhador (nomeadamente eu) cortar ás fatias umas árvores caídas.
não tem o glamour que se vê nos filmes.

Last edited:
Está tudo em aberto. Eu tenho lareira mas sem recuperador. Tenho aquecimento central com caldeira a gás natural.

Uma coisa é certa: quero colocar algum tipo de recuperador na lareira da sala. Estou a equacionar entre lenha e pellets.

Depois falta saber, em função dos custos iniciais e custos de operação, se
- Compro um recuperador simples que aquece a sala e algumas divisões limítrofes e o resto aqueço com gás/electricidade;
- Compro um recuperador com ligação às tubagens do aquecimento central, o que me implica andar a levantar o chão para passar tubos (€€€€);

Por isso é que estou a tentar fazer, neste tópico, uma estimativa dos custos da lenha. :)

Acho que caldeira a lenha é mais interessante, porque podes queimar briquetes e lenha sendo que briquetes tem a vantagem das pellets é de mais facil arrumação e mais limpo alem do PCI superior, e depois consoante os preços na altura vais optando.

Não, nem por isso.

Liberta também CO (monóxido de carbono), óxidos de azoto e principalmente, partículas (o fumo). Nas cidades, se a maioria das pessoas usasse lenha para aquecimento, a poluição seria impressionante...

Aliás, está a acontecer na Grécia: Forests, air quality suffer as crisis-hit Greeks burn wood for heat in midwinter | Fox News

O caso dos pellets, como a queima é doseada estequiometricamente, tem de facto uma poluição muito baixa para além do normal CO2. Alguns gabam-se mesmo de queimar as partículas, "à la FAP".

2 euros por dia? isso foi há uns 20 anos não?

Se considerares que é média anual e a caldeira está desligada 3/4 do ano, não é assim tão absurdo (embora ainda assim seja bastante baixo para uma casa de sete assoalhadas).

sortudo que a compram. Sabado lá tem de ir Zé o lenhador (nomeadamente eu) cortar ás fatias umas árvores caídas.
não tem o glamour que se vê nos filmes.

Mas faz de ti um homem, devias estar agradecido. Homem que não vá à tropa e não rache uns cavacos a cada inverno nem voz grossa tem...

Mas faz de ti um homem, devias estar agradecido. Homem que não vá à tropa e não rache uns cavacos a cada inverno nem voz grossa tem...

ou me faz um homem ou um velho mais rápido, das duas uma.

Tem de ser. De certeza que vomitei no meu pai quando era bebe, chegou a hora de pagar.

Este ano ninguém na minha família tem de se preocupar com lenha.

Mandei abaixo 4 sobreiros enormes, cortei no local e depois foi só entregar. [:cool:]

Se considerares que é média anual e a caldeira está desligada 3/4 do ano, não é assim tão absurdo (embora ainda assim seja bastante baixo para uma casa de sete assoalhadas).

Aos preços actuais 2 euros dá 1,5l de gasóleo, que dá para aquecer uns 200L de agua, que dá para 3/4 banhos.

Back