Lenha

ClioII....seja qual for a tua opção, faz a obra por uma vez. Mais vale esperar uma boa altura para ter as verbas necessárias e fazer bem do que fazer a remediar e depois andar sempre com remendos.

Olha que a ligação dos tubos do rcuperador á caldeira a gás não é nada do outro mundo e a tubagem é «fácil» de ser disfarçada. Precisas é de arranjar um bom técnico e honesto....[;)]

ClioII....seja qual for a tua opção, faz a obra por uma vez. Mais vale esperar uma boa altura para ter as verbas necessárias e fazer bem do que fazer a remediar e depois andar sempre com remendos.

Olha que a ligação dos tubos do rcuperador á caldeira a gás não é nada do outro mundo e a tubagem é «fácil» de ser disfarçada. Precisas é de arranjar um bom técnico e honesto....[;)]

Precisamente. Por vezes é melhor aguardar mais um pouco mas fazer as coisas com cabeça tronco e membros. No meu caso já tinha caldeira a gasóleo e aproveitei os radiadores. Tubagens, devido a um problema que tive optei por trocar os tubos multicamada por inox.

Eu pessoalmente preferi recuperador a água por lenha ao invés dos pellets por 3 razões:

Cerca de metade do preços do recuperador contra os pellets
Consigo lenha muito barata (cerca de 30€ a tonelada, meia verde, ao secar passa para seca de 50€), os pellets andam a cerca de 200€, penso. Atenção, que vem em canas, depois tenho 2 dias para andar a cortar e a enlotar tudo. [:D]
No recuperador, qualquer coisa que queime, serve para aquecer, nos pellets, apenas posso colocar pellets.

Os pellets tem a vantagem da limpeza e do conforto de utilização.

Em apartamentos, de longe o melhor sistema de aquecimento é usar o ar condicionado: é barato, consome pouco e é limpo. A lenha dá muito trabalho e suja muito...

Uma coisa que me esqueci de referir que para o ClioII não serve porque mora num apartamento mas para quem tenha onde armazenar compensa grandemente, comprem lenha verde e armazenem-na para os anos a seguir! Chega a custar menos de metade do preço da seca, tudo bem que se perde algum peso com a perca da humidade mas mesmo assim compensa...

bons preços. É pena ser no sul...

Mas parecem-me que são sem transporte (e sem impostos, mas pelo que percebo daqui, toda a gente compra/vende lenha sem impostos).

São preços com, geralmente, transporte incluido para o Distrito em quantias superiores a 1 ou 2 toneladas (varia de uns para os outros), e sim, sem IVA, neste negocio acho que se contam pelos dedos da mão aqueles que vendem com factura...

Pessoal, quando dizem que a queima das pelletes é 100% ecológica, será verdade? Só liberta mesmo CO2?
É que já vi em vários artigos publicitários isso escrito.

sortudo que a compram. Sabado lá tem de ir Zé o lenhador (nomeadamente eu) cortar ás fatias umas árvores caídas.
não tem o glamour que se vê nos filmes.

Última edição:
Está tudo em aberto. Eu tenho lareira mas sem recuperador. Tenho aquecimento central com caldeira a gás natural.

Uma coisa é certa: quero colocar algum tipo de recuperador na lareira da sala. Estou a equacionar entre lenha e pellets.

Depois falta saber, em função dos custos iniciais e custos de operação, se
- Compro um recuperador simples que aquece a sala e algumas divisões limítrofes e o resto aqueço com gás/electricidade;
- Compro um recuperador com ligação às tubagens do aquecimento central, o que me implica andar a levantar o chão para passar tubos (€€€€);

Por isso é que estou a tentar fazer, neste tópico, uma estimativa dos custos da lenha. :)

Acho que caldeira a lenha é mais interessante, porque podes queimar briquetes e lenha sendo que briquetes tem a vantagem das pellets é de mais facil arrumação e mais limpo alem do PCI superior, e depois consoante os preços na altura vais optando.

Não, nem por isso.

Liberta também CO (monóxido de carbono), óxidos de azoto e principalmente, partículas (o fumo). Nas cidades, se a maioria das pessoas usasse lenha para aquecimento, a poluição seria impressionante...

Aliás, está a acontecer na Grécia: Forests, air quality suffer as crisis-hit Greeks burn wood for heat in midwinter | Fox News

O caso dos pellets, como a queima é doseada estequiometricamente, tem de facto uma poluição muito baixa para além do normal CO2. Alguns gabam-se mesmo de queimar as partículas, "à la FAP".

sortudo que a compram. Sabado lá tem de ir Zé o lenhador (nomeadamente eu) cortar ás fatias umas árvores caídas.
não tem o glamour que se vê nos filmes.

Mas faz de ti um homem, devias estar agradecido. Homem que não vá à tropa e não rache uns cavacos a cada inverno nem voz grossa tem...

Voltar
Superior